Início

Questões de Concursos A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem

Resolva questões de A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


341Q911486 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, História, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

As metodologias ativas é um modelo pedagógico no qual os elementos típicos da aula e da lição de casa são invertidos, ou seja, os estudantes fazem o trabalho da sala de aula em casa e o trabalho de casa na sala de aula. As vantagens da sua aplicação são diversas. Analise os itens e atribua a numeração de acordo com os respectivos (as) conceitos/técnicas.

1. Aprendizagem por Pares. 2. Método POE. 3. Gamificação. 4. Design Thinking. 5. Cultura Maker.

( ) Essa abordagem metodológica ativa é centrada nas pessoas, ou seja, ela busca envolver personagens com diferentes perspectivas para entender o público-alvo, suas dores, necessidades e comportamentos.

( ) A técnica consiste em dividir os alunos em grupos pequenos para discutir conceitos e resolver problemas.

( ) É uma metodologia ativa que usa elementos de jogos para tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico e motivador.

( ) Essa metodologia é baseada no conflito cognitivo, isto é, para cada assunto abordado, os alunos são estimulados a expor seus conhecimentos e posteriormente, confrontá-los com vídeos de experiências e simulações.

( ) Método educativo que tem como principal característica promover o protagonismo dos estudantes ao longo do seu processo educacional, incentivando os estudantes a criarem com as próprias mãos: agindo, modificando, consertando ou construindo.

Assinale a sequência CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

342Q881550 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Monitor, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

Os reflexos dos acontecimentos do mundo atual afetam a educação no ambiente escolar de muitas formas. Assinale a alternativa que NÃO representa uma interferência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

343Q896915 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Pesquisadores no âmbito educacional sinalizam que o(s) objeto(s) de estudo da Didática é (são):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

344Q897693 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Especialista em Educação: Supervisor Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Segundo ALARCÃO (2004, p. 84), a escola configura-se não mais como um amontoado de pessoas, mas como um todo coeso, organizado, com objetivos coletivos e professores reflexivos.
Assinale a alternativa correta em relação ao tema.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

345Q988574 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Com base no texto “Desafios para os Componentes Curriculares das Línguas” presente no documento intitulado “Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016)”, e nas diretrizes para o ensino de Língua Estrangeira, que seguem uma abordagem histórico-cultural, analise as afirmativas.
I. A abordagem histórico-cultural no ensino de línguas valoriza a gramática prescritiva, pois ela proporciona uma base sólida para o aprendizado da estrutura linguística;
II. O foco da proposta histórico-cultural está na interação social e no uso crítico das línguas, o que inclui o uso do vocabulário e da gramática em contextos reais, não apenas como conteúdo normativo;
III. A formação docente para o ensino de línguas deve priorizar o ensino de conteúdos gramaticais em detrimento dos gêneros textuais, pois isso facilita a apropriação das regras da língua;
IV. A ausência de atividades que tratem do vocabulário e da gramática de forma contextualizada pode prejudicar a compreensão dos usos sociointeracionais da língua;
V. O uso de diferentes gêneros discursivos na sala de aula permite que os estudantes compreendam a funcionalidade da gramática e do vocabulário, relacionando-as aos seus usos em diferentes contextos de interação social.

Estão corretas, apenas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

346Q901536 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

O material didático é muito utilizado no contexto escolar, podemos dizer que sem ele o processo ensino aprendizagem não acontece, Marque a alternativa que traz a definição de material didático:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

347Q900007 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Geografia, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

A geografia especializou-se também em estudar realidades presentes no espaço geográfico dos alunos, como Santos (2010, p.22) coloca, “[...] a geografia é uma ciência ligada à vida e, portanto, ligada ao cotidiano do aluno.” Nesse sentido é muito significativo colocar as crianças diante do mundo a ser decifrado [...].
NASCIMENTO, Claudionor Quixabeira do. As práticas pedagógicas para o ensino de Geografia. Monografia (Licenciatura em Geografia), Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019. (Adaptado)

Considerando a intenção de se colocar os estudantes diante de um mundo a ser decifrado, seria correto recomendar como prática pedagógica a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

348Q994986 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Estimula o desenvolvimento de competências essenciais, como o pensamento crítico, a criatividade, a empatia e a resolução de problemas, preparando os estudantes para enfrentar desafios complexos. Esse modelo educacional é incentivado por políticas e documentos educacionais em diversos países, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil, que destaca a importância das chamadas "competências gerais" aplicáveis a diferentes contextos e disciplinas. A afirmativa é de qual modelo educacional?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

349Q994993 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Com o objetivo de ampliar o foco do planejamento pedagógico em todas as esferas, a Proposta Curricular da Rede Municipal de Florianópolis (2016) define três eixos transversais, articuladores e estruturantes da prática pedagógica com intuito de conduzir o processo de apropriação de conhecimentos para a formação humana integral. São eixos transversais, articuladores e estruturantes da prática pedagógica, a diversidade, as tecnologias e a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

350Q898481 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

A motivação e a aprendizagem têm uma relação recíproca, ou seja, a motivação, influencia o desempenho e a aprendizagem. Aponte qual das alternativas abaixo está INCORRETA quanto a estes fatores da motivação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

351Q898489 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Um aluno motivado demonstra envolvimento com o processo de aprendizagem, participa com entusiasmo nas tarefas e revela disposição para novos desafios. A implementação de sistemas motivacionais que incluam a participação direta do professor e do aluno pode ser feita de diversas formas. Analise as alternativas abaixo e aponte a que NÃO está alinhada a estes sistemas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

352Q901574 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Letras/Português e Inglês, Prefeitura de Rondinha RS, FUNDATEC, 2024

De acordo com Sant’anna (2014), “Visa determinar a presença ou ausência de conhecimentos e habilidades, inclusive buscando detectar pré-requisitos para novas experiências de aprendizagem. Permite averiguar as causas de repetidas dificuldades de aprendizagem”. O trecho refere-se à modalidade de avaliação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

353Q907221 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Passo Fundo RS, FUNDATEC, 2024

Segundo Luckesi (2014), “o ato de avaliar realiza-se através de dois passos necessários e um opcional (contudo, o opcional, quando necessário, se não for realizado, aborta as consequências positivas do ato avaliativo)”. Os dois passos constitutivos do ato de avaliar são a descrição da realidade e a sua qualificação. O terceiro passo, se necessário, é chamado de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

354Q898525 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de 1° ao 5° Ano do Ensino Fundamental, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2024

O conceito de interdisciplinaridade estabelece relações entre duas ou mais disciplinas, ou áreas do conhecimento, associando o que é comum entre elas, aplicada no processo de ensino e aprendizagem. Ensinar de maneira interdisciplinar proporciona uma ________________, pois todos os conteúdos interagem entre si e constroem um sentido lógico, crítico e reflexivo, vinculados à realidade dos alunos.

Acesse:https://sae.digital/interdisciplinaridade-na-educacao/

Marque a alternativa que completa corretamente o texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

355Q905955 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Analise a estratégia de um professor de matemática, durante uma atividade de resolução de uma situação-problema, em uma sala do 6º ano do Ensino Fundamental.
O professor organizou a classe em grupos de 4 a 5 estudantes e propôs uma situação-problema. Durante a realização da atividade, ele circulou pelos grupos observando a estratégia que estavam adotando para solucionar o problema. Alguns haviam chegado à resposta correta, outros não. O professor não interrompeu as discussões para corrigir os grupos que haviam se equivocado na resposta, pelo contrário, lançou perguntas e incentivou-os a continuarem discutindo. Em nenhum momento, forneceu a resposta ou elogiou algum grupo por ter conseguido realizar a atividade a contento. No final, solicitou que todos os grupos escolhessem um representante para ir à lousa explicar o caminho percorrido por eles para solucionar o problema. Foi chamando à frente, em primeiro lugar, os grupos que não haviam chegado à resposta correta. Naquele momento, foi discutindo de forma coletiva as estratégias, respostas e possíveis soluções. Houve uma participação ativa dos estudantes, de uma forma geral.
Sobre as condições didáticas oferecidas pelo professor de matemática durante a realização da atividade, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F), de acordo com as atuais concepções de ensino e de aprendizagem

( ) O professor considera os erros detectados durante a realização da atividade como parte integrante da aprendizagem, aproveitando-os para revelar o caminho percorrido pelos estudantes na resolução do problema.
( ) O professor erra ao não corrigir os problemas quando observa os grupos realizando as atividades, já que os erros devem ser corrigidos no ato, e não valorizados, evitando assim assimilações equivocadas.
( ) O professor, ao solicitar que os estudantes explicitem suas resoluções do problema, colocando-as em discussão, contribui para que os estudantes tomem consciência dos seus erros e possam corrigi-los.
( ) O professor deveria fornecer estratégias e procedimentos matemáticos adequados à resolução dos problemas, no início da atividade, evitando assim que os estudantes cometessem erros e se sentissem expostos por isso.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

356Q991980 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, DT, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

Há uma variedade de instrumentos metodológicos utilizados na educação para promover uma aprendizagem eficaz e o engajamento dos alunos. Nesse sentido, quando o objetivo do professor for buscar promover a interação entre os alunos e promover atividades colaborativas, ele deve propor a realização de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

357Q899060 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

Sobre a organização do trabalho pedagógico na escola pública, analise a sentença abaixo:

A definição do processo de construção do trabalho pedagógico deve ser compreendida como participativa, ou seja, sob os olhares de estudantes, famílias e profissionais de educação, e seu planejamento deve contemplar quatro níveis: Educacional; Escolar; Curricular e Ensino, este subdividido em: planos de aula ou sequências didáticas. (1ª PARTE) A organização do trabalho pedagógico, por se tratar de um documento onde se elencam as ações pedagógicas em curto, médio e longo prazo, como forma de dar sustentação e possibilitar a avaliação das práticas adotadas. Ele estampa a identidade da instituição que representa, dando aspectos legais ao modelo, bem como atendendo os direitos constitucionalmente assegurados coletivamente. (2ª PARTE)

A sentença está:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

358Q909068 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

A didática é uma área da pedagogia que se ocupa do estudo do ensino, ou seja, do processo de transmissão de conhecimentos e habilidades. Nesse sentido, um dos princípios fundamentais da didática é a adaptação do ensino às características dos alunos. Com base nessa afirmação, assinale a alternativa que apresenta uma estratégia didática que contribui para a adaptação do ensino às características dos alunos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

359Q890383 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

Para o pleno desenvolvimento das atividades pedagógicas, isto é, para que a mediação no processo de ensino aconteça de maneira eficaz, a prática educacional deve ser orientada e organizada com base em elementos que constituem a didática, segundo explica Libâneo (1993). Acerca do exposto, para que a aula aconteça, NÃO é considerado um elemento da pratica educacional:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

360Q903463 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, UFRPE, FADURPE, 2024

“Nas instituições públicas de educação superior, o professor ficará obrigado ao mínimo de ________ semanais de aulas.” Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.