Início

Questões de Concursos A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem

Resolva questões de A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


361Q903464 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, UFRPE, FADURPE, 2024

Para garantir a autonomia didático-científica das universidades, caberá aos seus colegiados de ensino e pesquisa decidir, dentro dos recursos orçamentários disponíveis, sobre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

362Q895532 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Orientador Social, Prefeitura de Inocência MS, Gama Consult, 2024

A utilização de novas tecnologias no trabalho do Orientador Educacional pode contribuir para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

363Q902966 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Educação Infantil, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Leia a seguinte situação hipotética. A professora da educação infantil está começando a utilizar a documentação pedagógica de seus alunos. Ela realiza observações diárias, tira fotos das atividades, guarda produções das crianças e faz anotações sobre o comportamento e as interações. Porém, ao final do mês, percebe que acumulou uma grande quantidade de registros. A documentação pedagógica, como fonte de reflexão de processos e aprendizagens na educação infantil, deve ser

I. utilizada para organizar os registros de forma cronológica, sem a necessidade de categorização, facilitando a visualização da evolução ao longo do tempo.

II. realizada de forma individualizada e analisada regularmente, destacando tanto os avanços quanto as áreas que necessitam de maior atenção possibilitando ajustes no planejamento.

III. arquivada ao final do semestre, com o objetivo de servir como documentação histórica, sem impacto direto nas práticas pedagógicas imediatas.

IV. contínua e detalhada, registrando não apenas os resultados finais, mas também o processo de aprendizagem, permitindo uma análise crítica e colaborativa.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

364Q906806 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor I, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Sobre a avaliação qualitativa, são verdadeiras as seguintes afirmativas, afora:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

365Q889664 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Caconde SP, Avança SP, 2024

A resolução de problemas é um algo que acontece de forma contínua, ao longo da vida do indivíduo. Em âmbito escolar, a criança, em diversas situações, resolve problemas, muitas vezes de forma inconsciente, como, por exemplo, na partilha do lanche entre amigos. De forma pedagógica, é um processo muito importante, previsto por meio da Base Nacional Comum Curricular, em que se observa sua colaboração no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como as destacadas a seguir, afora:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

366Q891969 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Coordenador de Turno, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

Pedagogia e didática são conceitos fundamentais para a prática educacional que, embora se entrelacem a todo momento, referem-se a dimensões distintas.
Assinale a opção que define corretamente a didática.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

367Q894018 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor II, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

O planejamento para uma aprendizagem significativa enfrenta desafios como conectar os conteúdos ao contexto dos alunos, atender à variedade de estilos de aprendizagem, criar avaliações autênticas e manter flexibilidade para adaptações durante o processo de ensino e aprendizagem, especialmente na busca por estratégias que engajem os alunos e promovam uma compreensão profunda dos conteúdos. Alguns desses desafios incluem promover a interdisciplinaridade. As cenas a seguir envolvem a descrição de aulas que deverão ser avaliadas na perspectiva da interdisciplinaridade.

Cena 1: na aula de matemática, o professor apresenta conceitos sobre geometria plana, explicando teoremas e fórmulas específicas. Os alunos realizam exercícios práticos para aplicar esses conceitos.

Cena 2: durante uma atividade de ciências, os alunos estudam sobre o ciclo da água. Além de aprenderem sobre os processos físicos e químicos envolvidos, eles também realizam experimentos práticos para compreender melhor o tema. O professor relaciona o ciclo da água com conceitos de geografia, explorando como os fenômenos climáticos e a distribuição da água afetam diferentes regiões do planeta.

Cena 3: em uma aula sobre sustentabilidade, os alunos são desafiados a investigar os impactos ambientais de uma comunidade fictícia. Eles não apenas analisam os aspectos ambientais, como também consideram questões sociais, econômicas e políticas, que influenciam no desenvolvimento sustentável da região.


Com base na análise dos casos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Na cena 1, não há interdisciplinaridade evidente, pois a aula se concentra em conceitos e práticas específicos da matemática, sem integração com outras áreas do conhecimento.

( ) Na cena 1, há visão complexa, pois permite aos alunos realizar exercícios práticos para aplicar conceitos.

( ) Na cena 2, não há interdisciplinaridade, apesar da integração de ciências com geografia.

( ) Na cena 3, há interdisciplinaridade, pois há Integração de diversas áreas do conhecimento.

( ) Na cena 3, há abordagem holística, pois estuda o desenvolvimento da comunidade de forma abrangente, considerando diferentes aspectos interligados.

( ) A cena 2, demonstra um esforço de ir além da interdisciplinaridade, caminhando em direção à transdisciplinaridade.


A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

368Q903246 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

A Educação Socioemocional é fundamental nas mais diferentes situações, dentro e fora da escola. Sobre esse tema, assinale a opção que preenche corretamente as lacunas com as competências correspondentes às definições apresentadas a seguir:

A _____________1 envolve o conhecimento de cada pessoa, bem como de suas forças e limitações, sempre mantendo uma atitude otimista e voltada para o crescimento. A_____________2 corresponde ao gerenciamento eficiente do estresse, ao controle de impulsos e à definição de metas. A _____________3 necessita do exercício da empatia, do colocar-se “no lugar do outro”, respeitando a diversidade. A _____________4 refere-se às habilidades de ouvir com empatia, falar clara e objetivamente, cooperar com os demais, resistir à pressão social inadequada (ao bullying, por exemplo), solucionar conflitos de modo construtivo e respeitoso, bem como auxiliar o outro quando for o caso. A _____________5 preconiza as escolhas pessoais e as interações sociais de acordo com as normas, os cuidados com a segurança e os padrões éticos de uma sociedade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

369Q899160 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Pedagogo, SEEDPR, Consulplan, 2024

A sociedade contemporânea é caracterizada pela velocidade de mudanças sociais, culturais, econômicas e tecnológicas, e os jovens são atores-chave dessas mudanças (Carrano, 2012, p. 85). A escola precisa estar em consonância com esses processos, envolvendo a participação dos jovens no seu interior e respeitando suas percepções e leituras de mundo. Isso pode ocorrer em múltiplos espaços, a começar pela sala de aula, na qual os profissionais da educação podem repensar suas práticas, levando em consideração “o contexto, os interesses e a cultura dos estudantes”, articulados aos métodos ativos e maneiras diversas de abordagem dos conteúdos. (Pátaro; MoruzzI, 2011, p. 68).
(Disponível em: https://www.educacao.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2021. Acesso em: agosto de 2024.)
Nessa perspectiva, a construção do projeto de vida se constitui em um processo de desenvolvimento pessoal/social e enaltece a proposição do protagonismo do estudante, inserida na presente proposta de reestruturação do ensino médio. Sobre o projeto de vida no novo ensino médio, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Deve ser entendido como componente curricular específico, de caráter facultativo, devendo ser ofertado somando-se à carga horária da parte flexível.
( ) Configura-se como uma estratégia de aprendizagem a instrumentalizar os estudantes a refletirem sobre seus objetivos e propósitos a curto, médio e longo prazo, o que significa projetar onde e como irão se desenvolver profissional e economicamente, fomentando seus sonhos e expectativas futuras.
( ) É um componente curricular que contribui para a formação integral dos estudantes por meio de aprendizagens que colaboram com o seu planejamento de vida, haja vista a sua importância no processo de escolha do estudante, do seu percurso formativo.
( ) Proporciona experiências para aprender sobre a realidade, os novos desafios da contemporaneidade e a tomada de decisões éticas e fundamentadas, formando sujeitos críticos, criativos, autônomos, responsáveis e que sejam protagonistas de suas vidas.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

370Q984665 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Anos Iniciais Ensino Fundamental, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

A educadora Maria Nilde Mascellani foi um dos grandes nomes da educação no Brasil. Entre outros teóricos, ela acreditava na pedagogia da autonomia, que tem como característica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

371Q903266 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Atente para a seguinte passagem extraída do livro “O Movimento Negro Educador: saberes construídos nas lutas por emancipação”, publicado por Nilma Lino Gomes no ano de 2017, e assinale a opção que completa corretamente as lacunas do texto a seguir:

“A escola pública, mesmo sendo um direito social, se esquece de que ela é a instituição que mais recebe corpos marcados pela _______________ 1 sociorracial acirrada no contexto da globalização capitalista. Corpos diferentes, porém discriminados por causa da sua diferença. [...]. O processo de emancipação e _______________ 2 sociorracial nos desafia a construir uma pedagogia da diversidade (de _______________ 3 , de gênero, de idade, de culturas). Esta é fruto da ação dos movimentos sociais desde os anos de 1950 e 1960 como o movimento de educação popular e a participação de Paulo Freire. No caso específico da comunidade negra, podemos dizer que a pedagogia da diversidade faz parte da história de luta dos negros e negras brasileiros e se adensa no início do século XX, fruto das organizações negras e suas alternativas de educação formal e não formal para a comunidade negra. Ela assume uma radicalidade maior no terceiro milênio com a _______________4 do ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas, a demanda por ações afirmativas no Ensino Superior, a implementação de cotas raciais e as políticas de promoção da _______________ 5 . A pedagogia da diversidade pode ser considerada como produto da luta contra-hegemônica no campo educacional e está no cerne do processo de emancipação social na educação”.

Gomes, 2017, p. 134-135
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

372Q903269 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Atente para o seguinte enunciado:

“(...) tem como foco a personalização, considerando que os recursos digitais são meios para que o estudante aprenda, em seu ritmo e tempo, que possa ter um papel protagonista e que, portanto, esteja no centro do processo. Para isso, as experiências desenhadas para online além de oferecerem possibilidades de interação com os conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades, também oferecem evidências de aprendizagem. A partir dessas evidências, nos momentos em que os alunos estão face a face com o professor, presencialmente, em uma sala de aula física, é possível que o professor utilize as evidências coletadas para potencializar a aprendizagem de sua turma”.

O enunciado acima define o conceito de ensino
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

373Q898947 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Matemática, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Durante uma aula sobre geometria, um professor de Matemática decide utilizar modelos tridimensionais de sólidos para ensinar volume e área de superfície. Acerca da utilização desse recurso didático, qual é o principal benefício pedagógico desse tipo de recurso manipulativo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

374Q1004164 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Um coordenador pedagógico, percebe que os alunos têm dificuldades em expressar por escrito os processos utilizados na resolução de problemas matemáticos. Ele decide implementar ações baseadas nas orientações de "Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática". Acerca do assunto, marque (V( para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.
(__) Incentivar os alunos a registrarem por escrito seus raciocínios matemáticos pode melhorar a compreensão dos conceitos envolvidos.
(__) A escrita em matemática é irrelevante, pois o importante é chegar ao resultado correto dos problemas.
(__) Proporcionar atividades que envolvam a elaboração de textos matemáticos favorece o desenvolvimento da comunicação matemática.
(__) O desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita em matemática auxilia apenas na disciplina de língua portuguesa, sem impactar o aprendizado matemático.

A sequência está correta em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

375Q902279 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Nova Ramada RS, FUNDATEC, 2024

Conjunto de ferramentas que auxiliam no acompanhamento e interpretação dos processos educativos, mesclando conteúdo e forma, teoria e prática, em busca de coerência sobre o trabalho realizado. O trecho refere-se ao(à):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

376Q897430 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Alvorada do Oeste RO, Instituto Exata, 2024

A orientação vocacional é um processo importante para auxiliar os adolescentes na escolha profissional. Qual das alternativas abaixodescreve um dos objetivos da orientação vocacional?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

377Q897688 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Especialista em Educação: Supervisor Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa correta sobre a organização do tempo e dos espaços na prática pedagógica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

378Q898492 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Um determinado método de ensino tem uma abordagem pedagógica que não é focada em livros ou recursos didáticos tradicionais, mas em técnicas e materiais e colocam o aluno em contato com a natureza e com atividades do dia a dia. Analise as alternativas abaixo e aponte a que informa qual é este método.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

379Q898271 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Pedagogia Ensino Fundamental, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

Sobre as diferentes concepções de ensinar e aprender, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que corresponde corretamente às teorias educacionais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

380Q989934 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor 40 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Ao abordar práticas pedagógicas, considere as seguintes alternativas e escolha a CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.