Início

Questões de Concursos A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem

Resolva questões de A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


381Q895221 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

A aula é constituída de um sistema complexo de significados, de relações e intercâmbios que ocorrem num cenário social que define demandas da aprendizagem.

(Veiga, 2008, p. 269.)

A aula é um projeto que busca aproximar a escola da realidade social por meio de um processo de colaboração entre os docentes e os discentes. Para tanto, a realidade é o ponto de partida e de chegada que se desenvolve com base nos seguintes questionamentos: para quê? O quê? Como? Com quê? Como avaliar? Para quem? Quem? Quando? Onde? Essas indagações incluem saberes, culturas, experiências e conhecimentos organizados em uma estruturação didática composta por objetivos, conteúdos, metodologias, recursos e avaliações. Considerando os elementos estruturantes na construção do plano de aula, Analise as afirmativas a seguir.

I. “______________ são os meios utilizados pelo docente para criar condições que favoreçam as aprendizagens dos discentes, contribuindo para o alcance dos fins da educação.”

II. “______________ compreende dispositivos que visam favorecer a construção de aprendizagens mais significativas, com abertura da cultura curricular às culturas locais.”

III. “_______________ representam o conjunto rico e variado de conhecimentos, que possibilitam ao aluno desenvolver suas capacidades, ao mesmo tempo que esclarece suas relações com os outros e com o meio onde vive.”

IV. “______________ são formulações que advêm das intencionalidades; guia que orienta o processo didático e devem incluir a capacidade humana cognitiva, afetiva, psicomotora de relações interpessoais e de inserção social.”

V. “________________, como orientadora de toda prática que acompanha o trabalho pedagógico, deve estar presente em todos os momentos da sala de aula; ela inicia, acompanha e finaliza o trabalho pedagógico.”


Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

382Q988450 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Monitor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A escola é espaço privilegiado para as relações entre pares, e quando crianças e adolescentes consideram as regras da escola justas, claras e inclusivas, envolvem-se menos em vitimização, além de relatarem maior apreço pela escola.
Quando a escola estabelece limites e consequências adequadas para o comportamento dos alunos, inclusive cerceando abusos, prevenindo violência cria-se um contexto em que cada estudante pode desenvolver seu potencial.
Essas são características de uma escola que promove?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

383Q899367 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Anos Inciais, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Sobre o ensino da escrita, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

384Q906791 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Português, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

O dia a dia em sala de aula é marcado por inúmeras variáveis que contribuem ou geram obstáculos para a aprendizagem. Dolz, Gagnon e Decânio analisam especificamente as variáveis que causam dificuldades de aprendizagem, propondo uma reflexão sobre a ação docente em tais situações. Assim, a referida obra dos autores supracitados propõe um tipo de metodologia capaz de depreender quais aspectos dos alunos que devem ser sistematizados para a organização do ensino?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

385Q881716 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Educador Social, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Durante um projeto de revitalização comunitária em Queimadas-PB, os educadores sociais decidiram adotar metodologias participativas para garantir que os moradores estejam ativamente envolvidos no processo. Para tanto, é crucial que as metodologias educativas utilizadas estejam alinhadas com os princípios de participação ativa e inclusão.
Considere as afirmativas abaixo:

1. O principal objetivo das metodologias participativas é garantir que todos os participantes tenham voz ativa no processo educativo, possibilitando que as decisões coletivas reflitam as necessidades e os interesses da comunidade como um todo.
2. As metodologias educativas participativas, embora fomentem a participação dos sujeitos, ainda devem ser centradas na condução do educador, que direciona as atividades de forma a garantir que os objetivos de aprendizado sejam atingidos de maneira eficiente.
3. O uso de metodologias participativas em contextos de educação social favorece a construção coletiva do conhecimento, estimulando a autonomia e o protagonismo dos sujeitos, ajudando a comunidade a se apropriar dos processos educativos.
4. As metodologias participativas devem ser adaptadas às realidades locais, considerando as especificidades culturais, sociais e econômicas da comunidade, massem abrir mão de uma abordagem padronizada que assegure a consistência dos resultados educacionais.
5. As metodologias participativas valorizam o conhecimento prévio dos participantes, promovendo o diálogo e a troca de saberes entre educadores e educandos, mas a experiência dos educadores deve prevalecer como referência principal para o processo.

Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

386Q881717 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Educador Social, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

A equipe de educadores sociais de QueimadasPB, está implementando um projeto de desenvolvimento comunitário e precisa adotar metodologias participativas que incentivem o envolvimento ativo da população local na tomada de decisões. Considere as afirmativas abaixo:

1. A metodologia de participação comunitária deve respeitar os saberes locais, valorizando a experiência e o conhecimento dos membros da comunidade na solução de problemas, mas os saberes técnicos dos educadores devem sempre ter maior peso nas decisões finais.
2. O objetivo central das metodologias participativas é garantir que as decisões sejam tomadas de forma coletiva e que todos os envolvidos tenham voz ativa no processo, mas o processo decisório final pode ser delegado ao educador social em situações de impasse, garantindo eficiência.
3. As metodologias participativas devem ser conduzidas de forma colaborativa pelo educador social, promovendo um ambiente onde o diálogo e a troca de ideias são incentivados, sem que o educador assuma um papel autoritário no processo.
4. A construção de diagnósticos participativos é fundamental para identificar as necessidades e potencialidades da comunidade, permitindo o desenvolvimento de ações mais eficazes e conectadas às realidades locais.
5. A avaliação do impacto das metodologias participativas deve incluir o monitoramento contínuo e o feedback da comunidade, permitindo ajustes nas estratégias conforme necessário e assegurando a relevância das ações ao longo do projeto.

Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

387Q898616 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Inspetor Escolar, Prefeitura de Matriz de Camaragibe AL, ADM TEC, 2024

Compreender os aspectos psicológicos que influenciam a aprendizagem e o comportamento é crucial para promover um ambiente educativo equilibrado. Qual fator psicológico pode ter um impacto significativo no desempenho escolar de alunos nos anos iniciais?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

388Q994107 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Orientador Escolar Pedagogo, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Acerca da promoção da humanização na escola, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

389Q891970 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Coordenador de Turno, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

“Na tentativa de adotar uma nova forma de avaliação em sua turma, uma professora distribuiu um questionário para entender as dificuldades de aprendizado dos alunos e oferecer um feedback mais personalizado. No entanto, ela anunciou que os resultados do questionário influenciariam diretamente as notas finais. Isso levou os alunos a responderem com base no que supunham ser o que a professora queria ouvir, visando a maximizar suas notas.”
Na situação acima, a atitude da professora gerou efeitos indesejados. Assinale a opção que descreve corretamente o ocorrido.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

390Q900428 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Artes, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

Em seu livro Tradição, ciência do povo (São Paulo: Global, 2016), o folclorista Luís da Câmara CASCUDO apresenta uma listagem de locuções tradicionais proferidas pelo povo brasileiro a respeito da morte, tais como “Morte do cavalo é alegria do urubu”, “Defunto rico, pranto longo”, “Sisudo como um defunto”, “Visagem de pobre é que faz medo”, “Morreu, acabou-se” etc. Depois de analisar essas frases com olhar etnográfico, é correto classificá-las como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

391Q898644 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Edital nº 4, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024

Na perspectiva construtivista, o conhecimento é construído na interação da criança com o mundo em que vive, porque:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

392Q891998 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Coordenador de Turno, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

A formação do educando é de suma importância para a escola; entretanto faz-se necessária a articulação de coletivos à integração ao espaço escolar. Neste sentido, a família ou os responsáveis pelo aluno podem contribuir com o processo ensino-aprendizagem sendo chamados à reunirem-se com a escola.
Nessa ação está a ideia de que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

393Q890219 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

Ao final do bimestre, na reunião do conselho de classe em determinada escola classe, Ana, professora do 3.º ano, estava preocupada com o processo de alfabetização do aluno Mateus. Ela relatou ao grupo de professores e da gestão escolar que ele poderia “perder o ano” devido às suas dificuldades, relacionadas tanto ao campo da leitura quanto da escrita.
Em seguida, a coordenadora pedagógica perguntou a Ana sobre as estratégias de ensino adotadas por ela em sala de aula, até aquele momento, para que o grupo pudesse pensar em outras possibilidades.
Ana ficou pensativa sobre sua forma de ensino e não conseguiu responder à pergunta, tendo permanecido em silêncio.
Então, a coordenadora iniciou uma discussão com o grupo sobre a intencionalidade da prática pedagógica e de sua relação com a aprendizagem. Logo, pediu ajuda a Ana e aos colegas para listar no quadro algumas estratégias pedagógicas possíveis para o caso de Mateus.

Acerca dessa situação hipotética, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

394Q898418 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Licenciatura em Computação, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Aponte a alternativa que apresenta uma afirmação CORRETA sobre Didática.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

395Q904063 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Educação Física, Prefeitura de São João do Manteninha MG, Máxima, 2024

Os processos de ensino e aprendizagem envolvem diversas teorias e metodologias que influenciam a prática pedagógica. Considerando as abordagens construtivista e sociointeracionista, qual das seguintes estratégias de ensino é mais alinhada com esses paradigmas e qual é a principal razão para sua eficácia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

396Q897425 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Alvorada do Oeste RO, Instituto Exata, 2024

A orientação aos pais é uma das atribuições do Psicopedagogo. Qual das alternativas abaixo descreve o principal objetivo dessa orientação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

397Q898198 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

A tendência contemporânea de autonomizar o processo de alfabetização em relação ao letramento representa uma mudança significativa no ensino da língua escrita. Esse movimento, contrário ao modelo holístico predominante nas últimas décadas, busca enfatizar a construção de sentido a partir da interação com textos, nesse sentido leia as afirmações sobre o processo de alfabetização e assinale com V, as alternativas verdadeiras, e com F, as falsas:

1.(__)A alfabetização deve ser integrada às práticas sociais de leitura e escrita.
2.(__)O desenvolvimento da dependência e do pensamento crítico é um dos objetivos centrais da alfabetização.
3.(__)Na alfabetização, o foco principal está na memorização de palavras e frases sem contextualização.
4.(__)A alfabetização possibilita a compreensão do mundo e o exercício pleno da cidadania.

Marque a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

398Q988577 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Ao planejar uma sequência didática sobre gêneros discursivos para seus alunos do Ensino Fundamental, um professor de inglês precisa considerar as diferenças entre gêneros primários e secundários. Qual das alternativas abaixo apresenta a melhor definição para gêneros discursivos primários e secundários, respectivamente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

399Q918703 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Auxiliar de Sala, Prefeitura de São Luís do Quitunde AL, ADM TEC, 2024

Em nosso país, o livro didático exerce um papel muito importante no contexto escolar, seja como instrumento de sistematização do conhecimento escolar, seja como elemento mediador da prática pedagógica ou como instrumento de controle. Sobre o livro didático, leia as afirmações abaixo:

I. A utilização do livro didático deve ser norteada por uma reflexão teórica e metodológica que possibilite ao professor analisar e criticar as obras adotadas.

II. É imprescindível que a escolha de um livro didático promova a contextualização e a formação integral do indivíduo, comprometido com sua realidade social, cultural, política e econômica.

III. O livro didático serve de instrumento para a transmissão dos conteúdos que devem ser trabalhados de forma linear, descontextualizada e acrítica, dando ao saber escolar um teor de conhecimento acabado demonstrando a responsabilidade social da escola.

Estão CORRETAS as afirmações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

400Q898479 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

O desenvolvimento cognitivo é o processo de evolução das habilidades mentais e intelectuais de uma pessoa, que acontece ao longo da vida. Em relação ao aluno, qual das alternativas abaixo apresenta uma forma INCORRETA de estimular este processo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.