Leia a situação hipotética a seguir.
Na sala de aula da professora Ana, os alunos estavam aprendendo a resolver problemas envolvendo a área de retângulos. Ana
desenhou um retângulo no quadro e escreveu: “Um retângulo tem 8 cm de largura e sua área é de 40 cm². Qual é o
comprimento desse retângulo?”. Pedro, um dos alunos, levantou a mão e, após alguns cálculos, respondeu: “o comprimento é
5 cm”. A professora Ana, com um sorriso gentil, disse: “Pedro, sua resposta está quase certa. Mas vamos analisar juntos para
entender por que. Qual é a fórmula que utilizamos para calcular a área de um retângulo?”. Pedro respondeu corretamente: “a
área é igual ao comprimento vezes a largura”. Ana continuou: “Então, podemos montar uma equação usando essa fórmula.
Como ficaria?” Pedro pensou por um instante e disse: “x * 8 = 40, onde x é o comprimento”. Ana concordou e perguntou: “E
agora, como podemos descobrir o valor de x?”. Pedro pensou um pouco mais e respondeu: “Precisamos dividir ambos os lados
por 8”. Ana sorriu e disse: “Ótimo! Faça as contas e me diga qual é o valor de x”. Pedro fez os cálculos e respondeu: “x = 5”. Ana
parabenizou Pedro pela sua participação e explicou que sua resposta inicial estava correta. Em seguida, ela propôs outro
problema similar, para que os alunos pudessem praticar e consolidar o aprendizado.
Ao analisar a descrição da aula da Professora Ana, percebe-se que ela aplicou a técnica Lemov conhecida como:
✂️ a) Faça agora. ✂️ b) Faça o mapa. ✂️ c) Divida em partes. ✂️ d) Dê nome às etapas.