Início

Questões de Concursos A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem

Resolva questões de A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


401Q896948 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de História, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) sobre a pedagogia histórico-crítica.


( ) Favorece o diálogo dos alunos entre si e com o professor.


( ) Foca os conteúdos que confrontam as realidades sociais.


( ) Articula a teoria e a prática.


( ) Tem como fundamento a ENP (Pedagogia da Escola Nova).



Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

402Q898485 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

O processo de aprendizagem é o método pelo qual as pessoas adquirem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes. Avalie as alternativas abaixo e aponte a que está INCORRETA sobre as etapas desse processos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

403Q909251 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Educação Física, Prefeitura de Ibirapuitã RS, FUNDATEC, 2024

São modelos disruptivos do ensino híbrido:

1. Rotação por estações.

2. Flex.

3. À la carte.

4. Sala de aula invertida.

5. Aprendizado baseado em projetos.

O resultado da somatória dos números correspondentes às características corretas é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

404Q952261 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Monitor Socioeducativo, Prefeitura de Sério RS, OBJETIVA, 2025

Sobre os maus−tratos na infância, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.

____________infantil é a falha em atender às necessidades físicas e emocionais básicas de uma criança.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

405Q900045 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

A prática pedagógica inovadora envolve a utilização de recursos tecnológicos para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__) A utilização de laboratórios de informática é uma prática inovadora que pode ser aplicada em todas as disciplinas.
(__) A resistência dos professores ao uso de novas tecnologias é frequentemente causada pela falta de recursos nas instituições de ensino.
(__) A implementação de metodologias ativas, como a sala de aula invertida, é independente da infraestrutura tecnológica disponível.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

406Q906724 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2024

A turma da professora Valéria, do 2º ano, que revelou grande interesse ao estudar o tema "animais", decidiu criar um bichonário, um dicionário de animais contendo suas características e hábitos. Cada letra do alfabeto terá um animal com o nome iniciado por aquela letra. Para que esse produto final se concretize, a professora deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

407Q898283 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Pedagogia Ensino Fundamental, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

A Didática, enquanto campo do conhecimento pedagógico, estabelece fundamentos que orientam a prática educativa, considerando os contextos histórico-sociais. Segundo os fundamentos clássicos desse campo, tal como sistematizado por Comenius, a Didática Moderna propõe-se a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

408Q910365 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Com relação às estratégias para a execução do tema transversal de Ciência e Tecnologia do Ensino Fundamental nos Referenciais Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros quanto aos modelos rotacionais, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(    ) Na rotação por estações, os estudantes são organizados em grupos, e cada um realiza uma tarefa seguindo os objetivos estabelecidos pelo professor.
(    ) O modelo flexível é aquele em que os professores propõem atividades opcionais, as quais os alunos podem decidir as que mais lhes interessam.
(    ) A sala de aula invertida é quando a teoria é estudada previamente em casa, no formato on‑line, e a sala de aula é reservada para resolução de atividades, discussões e tira‑dúvidas.
(    ) O laboratório rotacional é o modelo indicado para escolas que dispõem de laboratórios de informática com aceso à internet que dividem seu espaço com outras escolas sem esses acampamentos.

Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

409Q904231 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

A avaliação escolar desempenha um papel crucial no processo educativo, influenciando tanto o ensino quanto a aprendizagem. Sobre esse contexto, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

410Q898605 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2024

Em uma aula sobre abordagens diferenciadas, a professora Clara utiliza a metodologia de sala de aula invertida para ensinar conceitos de ciências. Nesse contexto, analise as proposições abaixo e após assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

411Q903477 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, UFRPE, FADURPE, 2024

As instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em:

1) escolas públicas.
2) escolas filantrópicas conveniadas com o poder público.
3) escolas confessionais localizadas na zona rural e urbana.
4) escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo, conveniadas com o poder público.

Estão corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

412Q899136 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Pedagogo, SEEDPR, Consulplan, 2024

O legado de Doug Lemov é um conjunto robusto de práticas educacionais que ajudaram a transformar a maneira como o ensino é abordado, tornando-o mais eficaz e acessível para educadores e alunos em todo o mundo. Para ele, os fatores-chave para dar uma aula efetiva do tipo “eu/nós/vocês” incluem não apenas a maneira e a sequência em que o trabalho cognitivo é apresentado aos alunos, mas também a velocidade com a qual o trabalho cognitivo lhes é entregue. Essa última parte requer que o professor verifique o tempo todo o nível de compreensão do conceito trabalhado que os alunos estão alcançando. De acordo com Lemov, para um “vocês” efetivo:

I. Os alunos precisam praticar e praticar. Alguns aprendem a nova habilidade na terceira vez que fazem; outros só vão aprender na décima vez. Muito poucos aprendem logo na primeira ou na segunda vez.
II. No final da prática independente, os alunos devem poder resolver completamente sozinhos os problemas no nível de complexidade em que serão avaliados.
III. Os alunos devem ser capazes de responder perguntas em formatos diferentes, com um número significativo e plausível de variações e variáveis.
IV. À medida que alguns alunos demonstram domínio do conteúdo mais rapidamente do que outros, podem ajudar os que ainda não compreenderam o conteúdo proposto.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

413Q889674 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Caconde SP, Avança SP, 2024

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, “a avaliação é compreendida pelos educadores como elemento integrador, entre a aprendizagem e o ensino, que envolve múltiplos aspectos”, destacados a seguir, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

414Q892241 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Assistente de Ensino/Monitora Escolar, Prefeitura de Campo Alegre de Goiás GO, Aroeira, 2024

Qual das seguintes afirmações sobre atividades pedagógicas e religiosas na escola está CORRETA?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

415Q896086 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor/Artes, Prefeitura de Inocência MS, Gama Consult, 2024

Tendência que apareceu no Brasil nos fins dos anos 70, acentua a prioridade de focar os conteúdos no seu confronto com as realidades sociais, é necessário enfatizar o conhecimento histórico. Prepara o aluno para o mundo adulto, com participação organizada e ativa na democratização da sociedade; por meio da aquisição de conteúdos e da socialização. É o mediador entre conteúdos e alunos. O ensino/aprendizagem tem como centro o aluno. Os conhecimentos são construídos pela experiência pessoal e subjetiva:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

416Q898149 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Supervisor de Ensino Pedagógico, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024

As diferentes estratégias de ação que podem ser implementadas em prol do desenvolvimento da educação dependem de uma série de fatores. Nesse sentido, assinale a alternativa que corresponde às seguintes especificidades, segundo Zabala: “se a exposição introduz as possíveis questões, paradoxos ou contradições, sem dúvida favorecerá os conflitos cognitivos de alguns alunos, mas não os de todos, nem com a profundidade suficiente para garantir que cada um deles realize o processo construtivo que a aprendizagem exige. Para poder influir no processo de elaboração individual, na atividade mental de cada menino e menina, terá que introduzir atividades que obriguem os alunos a questionar seus conhecimentos e a reconsiderar as interpretações que fizeram deles.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

417Q883308 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Um professor reconhece a dificuldade dos alunos em acompanhar os conteúdos das aulas ao analisar os resultados da última avaliação. Como resposta, ele busca incluir uma dinâmica de feedback na condução do processo.

Identifique a opção que descreve corretamente essa dinâmica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

418Q888690 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PROVA ANULADA, Prefeitura de Luiz Alves SC, INAZ do Pará, 2024

A didática é considerada um ramo de estudos da pedagogia que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

419Q895872 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PEB I, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

Das alternativas abaixo, assinale a que apresenta uma política pública que, se implementada de forma eficaz, poderia contribuir significativamente para a melhoria da qualidade da educação básica no Brasil e para a redução do fracasso escolar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

420Q901504 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

Pedro, um adolescente de 15 anos, está mostrando um interesse crescente em debates filosóficos e questões existenciais. Assim, avalie as proposições:

I.Pedro está no estágio operatório formal, onde o pensamento abstrato se desenvolve.
II.Nessa idade, é comum que Pedro esteja interessado em construir relacionamentos sociais.
III.O interesse de Pedro por debates filosóficos indica um avanço em seu desenvolvimento socioemocional.

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.