Início

Questões de Concursos A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem

Resolva questões de A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


421Q904066 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Educação Física, Prefeitura de São João do Manteninha MG, Máxima, 2024

As relações de poder na escola influenciam significativamente o ambiente escolar, afetando tanto a dinâmica entre professores e alunos quanto entre os próprios colegas de trabalho. Sendo assim, analise as afirmativas a seguir.

I. A relação de poder entre professores e alunos deve ser baseada em autoridade e controle para garantir a disciplina na sala de aula. II. A gestão democrática na escola envolve a participação ativa de toda a comunidade escolar nas tomadas de decisão. III. Relações de poder equilibradas entre a equipe escolar promovem um ambiente colaborativo e reduzem os conflitos internos. IV.A centralização do poder na figura do diretor é essencial para uma administração escolar eficiente.

Estão CORRETAS as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

422Q899994 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Geografia, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Um professor de Geografia deve desenvolver uma proposta didática para se trabalhar as habilidades sugeridas para os estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental II, com a temática “Fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil”, apresentando como resultado arranjos espaciais de São Lourenço da Mata com características culturais, econômicas e sociais distintas. Ele deverá ressaltar em sua proposta a importância de os estudantes analisarem a influência da temática para o desenvolvimento do município a partir da compreensão dos conflitos e tensões históricas e contemporâneas.

Que metodologias esse professor poderá utilizar para que seus estudantes alcancem o desenvolvimento das habilidades esperadas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

423Q900002 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Geografia, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Algumas das metodologias utilizadas em práticas pedagógicas têm se apresentado como eficazes, por serem estratégias que minimizam ou solucionam alguns dos problemas encontrados no espaço escolar. Entre suas potencialidades estão a de impulsionar o envolvimento dos alunos por meio de atividades lúdicas, e partir de situações vivenciadas por eles para tratar de temas como cidade ou meio ambiente. Essas metodologias são apontadas como um caminho que pode ser trilhado pelo professor a fim de obter resultados mais satisfatórios no processo de ensino e de aprendizagem.
DE MORAES, Jerusa Vilhena; CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. Metodologias ativas para o ensino de Geografia: um estudo centrado em jogos. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 17, n. 2, p. 422-436, 2018. Adaptado. A partir da leitura do texto, analise as afirmações a seguir a respeito das diversas estratégias metodológicas.

I. A utilização de metodologias ativas pode contribuir para: a melhoria da qualidade do ensino, uma vez que o estudante pode dar significado ao que vive; desenvolvendo a consciência sobre a relação entre ciência e sociedade e de conceitos científicos voltados para a construção da cidadania.
II. A aprendizagem ativa é compatível com a prática reflexiva, pois as atividades devem oferecer oportunidades de reflexão, e isso pode ser alcançado colocando o pensamento do estudante em estado de mobilização, estimulando-o, por meio das atividades, a analisar, compreender, comparar fenômenos.
III. Dentro de uma concepção de ensino e aprendizagem ativa, deve-se restringir a criação, a imaginação e a construção de situações, para que seja incluída. Ou seja, deve-se constituir uma proposta visando dinâmicas de reprodução das atividades, e ao cumprimento passivo de algumas ações desconexas.
IV. As atividades de ensino e aprendizagem que se utilizam de métodos passivos são capazes de aguçar o sentido da observação, pois é dessa maneira que o estudante terá capacidade de criar adquirir um novo conhecimento.

É correto o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

424Q901550 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

Em um cenário onde a metodologia construtivista é aplicada, como um professor deve lidar com a diversidade de ritmos de aprendizagem em sua sala de aula, de modo a garantir que todos os alunos se desenvolvam plenamente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

425Q898994 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Em uma escola que apresentou baixos índices de aprovação, o supervisor implementa um plano de reforço escolar e orienta os professores a adotarem metodologias mais interativas. Acerca do significado dessa ação, marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

426Q994765 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Monitor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

O monitor de sala, em uma ida ao banheiro, observa um indivíduo que está em atitude suspeita nas proximidades da entrada lateral da escola, aparentemente, vigiando o local sem motivo ou razão.
Assinale a alternativa que indica qual atitude o monitor de sala deve tomar, nesse caso, para garantir a segurança de todos na escola.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

427Q994777 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Monitor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

O monitor de sala vem observando que Lorena, uma criança de 8 anos, durante a aula, está isolada e evitando interagir com os demais colegas.
Assinale a afirmativa que apresenta a atitude mais adequada do monitor diante dessa situação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

429Q903700 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

O ensino por projetos tem sido uma entre tantas estratégias pedagógicas experimentadas para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem, restituindo ao educando o papel de investigador, o prazer da descoberta e a satisfação pelo ato de aprender. Sobre o trabalho com projetos na escola, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

430Q906779 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Diretor de Escola, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024

Em consonância com o artigo 24 da LDB, “a Educação Básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns [...]”. Na sequência, em seu parágrafo V, afirma-se “a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios [...]”. Em observância literal, aos critérios estabelecidos, destaque a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

431Q905521 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEDUC SP, FGV, 2024

Em uma escola de idiomas que adotou o ensino híbrido, os estudantes têm aulas presenciais e utilizam uma plataforma online para prática de conversação e exercícios de gramática. Qual das seguintes estratégias exemplifica melhor o uso eficaz do ensino híbrido nesse contexto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

432Q903486 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, UFRPE, FADURPE, 2024

Sabemos que existem incontáveis características que aproximam as instituições, assim como há uma infinidade de outras que as diferenciam, o que torna a escola uma instituição com cultura própria. Os elementos essenciais que desenham essa cultura são:

1) as formas de comunicação.
2) a organização escolar.
3) o sistema educativo.
4) as práticas.
5) os atores.

Estão corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

434Q903488 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, UFRPE, FADURPE, 2024

Os projetos de extensão pretendem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

435Q911429 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Informática, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Cavalcanti (2023) descreve as metodologias ativas como “estratégias, abordagens e técnicas que dão a estudantes e profissionais o protagonismo de seu processo de aprendizagem”. Marque a alternativa que não representa uma metodologia ativa de ensino:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

436Q910929 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Municipal IV, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

O professor, ao organizar as situações de aprendizagem, deve estar atento ao fato de que cada atividade proposta realizada possa contribuir para aproximar o aluno, cada vez mais, do resultado esperado. Libâneo (2013) nos explica que a escolha e a organização dos métodos de ensino devem corresponder à necessária unidade objetivos-conteúdos-métodos e formas de organização do ensino e às condições concretas das situações didáticas. Relacione as técnicas de ensino indicadas às suas respectivas características.

1. Seminário.
2. Estudo do meio.
3. Estudo de caso.
4. Aula expositiva.

( ) Técnica da vivência da realidade, bastante dinâmica, e envolve também atividades extraclasses, tais como visitas a museus, parques de exposições, jardins zoológicos, dentre outros lugares.
( ) Trata-se de uma comunicação verbal estruturada, utilizada pelos professores com o objetivo de transmitir determinados conteúdos aos alunos. Nesse processo, o professor define, apresenta e aplica determinado tema.
( ) Conduz o educando à pesquisa em relação a algum tema, apresentação e discussão do mesmo cientificamente. Tem como finalidade introduzir o educando não apenas na pesquisa, mas também na análise sistemática de fatos, estruturando-as para uma apresentação clara.
( ) Trabalha com a turma situações reais que já tenham sido solucionadas e que têm relação com o conteúdo estudado, permitindo, assim, que o aprendizado seja melhor concretizado. Apresenta os seguintes objetivos: oferecer oportunidades para que os alunos apliquem o conhecimento adquirido a situações reais e próximas do seu cotidiano; criar meios para que o aluno reflita e tome posição de mudança; e, favorecer a relação do tema estudado com a realidade.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

437Q889980 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de 1° ao 5° Ano, Prefeitura de Turilândia MA, LJ Assessoria e Planejamento Administrativo Limita, 2024

Processo que se refere à capacidade de associar sons às letras e símbolos escritos. É a habilidade de reconhecer e entender as palavras através da pronúncia correta. Processo central na leitura. Envolve a capacidade de entender e interpretar o texto, fazendo conexões entre ideias, identificando temas e inferindo informações que podem não ser explicitamente indicadas no texto. Envolve a capacidade de ler de forma fluente e automática, sem esforço excessivo, o que permite uma compreensão mais eficaz do texto. Fluência está relacionada à velocidade, precisão e entonação ao ler. A questão trouxe à luz alguns processos cognitivos fundamentais na compreensão da leitura, quais são eles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

438Q889981 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de 1° ao 5° Ano, Prefeitura de Turilândia MA, LJ Assessoria e Planejamento Administrativo Limita, 2024

A decodificação desempenha um papel crucial na leitura, especialmente em estágios iniciais do aprendizado e desenvolvimento da habilidade de compreensão de textos. Qual é a importância da decodificação na leitura?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

439Q901501 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

Uma professora de história utiliza a teoria crítica para fomentar o pensamento reflexivo em seus alunos sobre eventos históricos. Ela propõe um debate em sala de aula sobre as diferentes perspectivas dos eventos da Revolução Francesa. Sobre o contexto do enunciado, analise as alternativas abaixo e assinale a correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

440Q889988 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de 1° ao 5° Ano, Prefeitura de Turilândia MA, LJ Assessoria e Planejamento Administrativo Limita, 2024

João, Professor do 1° ao 5° ano, está na sala de aula explicando conceitos matemáticos aos seus alunos. Eis que, Clemêncio, seu aluno, pergunta: qual o nome dado ao número que é divisível por 1 e por ele mesmo? Neste caso, o que João deve responder:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.