Início

Questões de Concursos A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem

Resolva questões de A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


461Q897691 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Especialista em Educação: Supervisor Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

A Didática tem a capacidade de tornar um conhecimento compreensível ou acessível de maneira plural.
Assinale a alternativa correta sobre a didática e o trabalho pedagógico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

462Q907420 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Araruna PR, OBJETIVA, 2024

As práticas pedagógicas são ações conscientes e participativas que visam a atender expectativas educacionais de uma determinada comunidade. Elas servem para organizar, potencializar e interpretar as intencionalidades de um projeto educativo. Por esse motivo, algumas práticas pedagógicas podem ser desenvolvidas por meio de algumas ações. Com base nessa informação, analisar os itens.

I. Colocar o estudante no centro do processo de ensino-aprendizagem.

II. Manter as metodologias tradicionais no plano de aula, como as aulas totalmente expositivas.

III. Conhecer o contexto sociocultural em que as turmas estão inseridas para promover uma aprendizagem significativa.

IV. Apostar na figura central do professor como único detentor do conhecimento.

Está CORRETO o que se afirma:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

463Q898475 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

A Psicopedagogia como campo de conhecimento, possui uma história própria que deve ser perscrutada com o objetivo de propiciar um melhor conhecimento de seu campo de atuação. Analise as alternativas abaixo e aponte a que está INCORRETA sobre esses seus aspectos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

464Q898484 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

O trabalho de um psicopedagogo pode se manifestar de várias formas, dependendo do local de atuação. Avalie as alternativas abaixo e aponte a que está INCORRETA sobre essas formas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

465Q898486 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

O psicopedagogo pode influenciar positivamente o desenvolvimento cognitivo dos alunos. O psicólogo e biólogo Jean Piaget propôs que o desenvolvimento cognitivo acontece em quatro estágios. Analise as alternativas abaixo e aponte a CORRETA sobre um destes estágios.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

466Q881085 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Salto do Lontra PR, FAU, 2024

A Didática é a área da Pedagogia e da Educação que compreende o campo do conhecimento que privilegia a ação docente, ou seja, o ensino. Ao longo do desenvolvimento do ensino em nosso país temos diferentes tendências pedagógicas que expressam a concepção de homem, mundo e sociedade num determinado período e é influenciada pela forma como está organizada a sociedade, a política, a economia e a própria escola. Numa determinada linha do tempo, a partir da história educacional do nosso país, qual alternativa contempla a sequência temporal correta das tendências pedagógicas na educação brasileira?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

467Q893122 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Outros cargos, Prefeitura de Espera Feliz MG, Consulplan, 2024

Em um ambiente escolar, diferentes abordagens pedagógicas podem ser aplicadas para orientar a prática educativa. Três perspectivas amplamente discutidas são a pedagogia relacional; a pedagogia diretiva; e, a pedagogia não diretiva. Essas abordagens têm influências significativas na maneira como os educadores conduzem o processo de ensino e aprendizagem. Considerando as abordagens pedagógicas mencionadas, assinale a alternativa correta que descreve características distintivas da pedagogia relacional; pedagogia diretiva; e, pedagogia não diretiva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

468Q893123 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Outros cargos, Prefeitura de Espera Feliz MG, Consulplan, 2024

Um grupo de professores de uma escola decide realizar uma pesquisa colaborativa com investigação qualitativa para averiguar estratégias eficazes no ensino de matemática para alunos do 6º ano. Cada professor traz sua experiência e perspectiva para contribuir com o projeto. Eles definem objetivos claros, elaboram um plano de ação, coletam dados durante as aulas e realizam análises conjuntas para identificar práticas pedagógicas mais bem-sucedidas. Considerando a situação apresentada, analise as afirmativas a seguir.

I. A pesquisa colaborativa permite que os professores compartilhem suas experiências e conhecimentos, promovendo uma abordagem mais rica e diversificada na análise dos resultados.
II. O processo de trabalho de uma pesquisa qualitativa é maior que o produto, ou seja, o resultado é sempre associado ao contexto no qual ocorreu a investigação.
III. A coleta de dados durante as aulas possibilita a obtenção de informações concretas e contextualizadas sobre o impacto das práticas pedagógicas, contribuindo para uma análise mais fundamentada.
IV. O contato direto e prolongado do pesquisador com o ambiente e a situação investigada interfere negativamente na investigação qualitativa.
V. A análise conjunta dos resultados é uma etapa crucial, pois permite que os professores identifiquem práticas mais eficazes, promovam melhorias contínuas e compartilhem aprendizados.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

469Q904219 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

O bullying é um fenômeno recorrente no ambiente escolar que afeta o desenvolvimento emocional, social e acadêmico dos envolvidos. Analise as alternativas abaixo e aponte aquela que está INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

470Q898110 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Oeste SC, AMEOSC, 2024

As abordagens pedagógicas são estratégias de ensino que orientam a prática educativa, promovendo o aprendizado significativo e adaptado às necessidades dos alunos. Acerca da abordagem pedagógica montessoriana, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

471Q895813 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Ensino Fundamental Anos Iniciais 1° ao 5°, Prefeitura de Cururupu MA, FUNATEC, 2024

Marque a alternativa que descreve corretamente a função social da escola segundo os fundamentos sócio filosóficos da educação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

472Q899146 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Pedagogo, SEEDPR, Consulplan, 2024

No processo de planejamento escolar, destaca-se a importância da atuação do pedagogo, enquanto profissional que, no processo de ensino-aprendizagem, pode e deve buscar a finalidade de propiciar, junto aos professores, mudanças significativas na promoção da qualidade de ensino com sugestões enriquecedoras para o trabalho pedagógico. Sendo assim, a mediação desse profissional junto ao trabalho docente exige:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

473Q910410 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, História, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Sobre os usos das metodologias ativas na educação, analise as afirmativas a seguir.

I. Nas metodologias ativas de aprendizagem, o aprendizado se dá a partir de problemas e situações reais, os quais os alunos vivenciarão depois na vida profissional.
II. A sala de aula invertida é um modelo em que se concentra, no ambiente virtual, o que é informação básica, e que deixa para a sala de aula as atividades mais criativas e supervisionadas.
III. Na perspectiva das metodologias ativas, a educação formal deve ser cada vez mais misturada, híbrida, não acontecendo somente no espaço físico da sala de aula, mas nos múltiplos espaços do cotidiano, que incluem os digitais.

Estão de acordo com as metodologias ativas na educação as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

474Q899161 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Pedagogo, SEEDPR, Consulplan, 2024

A gestão dos conflitos sociais, a partir da mediação, constrói bases dialógicas, de reciprocidade e reconhecedoras do outro. Perfaz as ideias trabalhadas no que diz respeito a uma “practice of conflict transformation”, na qual há a “conceituação dos direitos humanos, como parte da agenda de resolução de conflitos”. (Dudouet; Schmelzle, 2010, p. 05.)
A “escola” representa: [...] um espaço de reprodução social, onde valores, princípios e condutas, tidos como importantes pela sociedade, são transmitidos de geração a geração. [...] a escola funciona como instrumento de manutenção da ordem social. [...] espaço paradoxal – de manutenção e de renovação – da ordem social. (Chrispino; 2002.)
Entende-se que a noção de conflito que mais se aproxima da realidade educacional direciona-se ao fato de alguns sujeitos quererem a unidade, com tudo igual, e outros lutarem pela diversidade, com a afirmação das identidades. As mesmas características do processo de individuação que regem as relações sujeito/sujeito na contemporaneidade, também se materializam no distanciamento existente na relação instituições sociais/escola. Tavares dos Santos (2001, p. 115) apresenta uma importante perspectiva de compreensão quanto às conflitualidades com as quais convive o ambiente escolar. Para o autor, os conflitos existentes na escola são realçados por uma dupla perspectiva: como expressão de um “autoritarismo pedagógico” ou como “transferência de uma norma ou valor social violento e não dialógico”. Considerando o exposto e, ainda, os conflitos existentes numa perspectiva de “transferência de uma norma ou valor social violento e não dialógico” na escola, está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

475Q898427 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Assinale a alternativa CORRETA sobre a importância da resolução de problemas como metodologia de ensino.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

476Q1002630 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2025

Segundo Barbosa (2006):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

477Q897421 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Orientador Educacional, Prefeitura de Alvorada do Oeste RO, Instituto Exata, 2024

Qual das alternativas abaixo melhor descreve o papel da escola na Grécia Antiga?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

478Q897684 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Especialista em Educação: Supervisor Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Diante do desafio por uma educação de qualidade, que suscite desenvolver no educando competências para que possa atuar com responsabilidade crítica frente aos dilemas que a sociedade contemporânea apresenta, faz-se necessário repensar a prática do supervisor escolar.
Sobre sua atuação é correto afirmar:

1. Os dilemas educacionais hoje vivenciados não têm decorrência das transformações sociais, culturais, políticas e dos avanços técnico-científicos.
2. Os dilemas educacionais hoje vivenciados apresentam para a escola novos desafios que exigem uma mudança na maneira de compreender o fazer pedagógico.
3. A formação continuada dos docentes configura-se como uma atividade supérflua que vai ao encontro da evolução da sociedade atual, uma vez que a escola supre inteiramente as novas demandas do processo didático-pedagógico.
4. A ação do supervisor não se reduz somente ao controle das rotinas burocrático- administrativas, mas desenvolve-se em parceria com o corpo docente, por meio de ações de reflexão, de orientação e de intervenção no processo ensino-aprendizagem.
5. O processo ensino-aprendizagem realizado pelo professor passa a ser desvinculado da supervisão, o que possibilita aos professores subsídios teórico-metodológicos, para que ampliem as expectativas em relação a suaprática.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

479Q904343 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

A relação professor-aluno é fundamental no processo educacional, pois influencia diretamente o engajamento e o desempenho dos estudantes. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta os fatores importantes para fortalecer a relação entre professor e aluno.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

480Q898482 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Os problemas de aprendizagem englobam distúrbios relacionados à escrita, leitura, fala, desenvolvimento da psicomotricidade e comorbidades associadas a limitações no desenvolvimento da aprendizagem. Avalie as alternativas abaixo e aponte a que está INCORRETA no que se refere a dislexia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.