Questões de Concursos A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem

Resolva questões de A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

51Q900087 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental Anos Iniciais, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Um professor está planejando uma unidade didática para o ensino fundamental sobre os temas de história e cultura local. Qual abordagem metodológica seria mais eficaz para engajar os alunos e garantir a compreensão dos conceitos, considerando a importância de contextualizar o aprendizado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q897758 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor, FSASP, FSA, 2024

Não se apresentam como modalidades de metodologias ativas de ensino e aprendizagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q895530 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Orientador Social, Prefeitura de Inocência MS, Gama Consult, 2024

A organização do trabalho do Orientador Educacional na escola deve considerar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q897815 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa que apresenta apenas exemplos de modelos de atividades relacionadas à Educação Maker.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q907966 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Anos Iniciais, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

Os métodos de ensino escolhidos pelo professor devem considerar os conhecimentos prévios dos alunos, reconhecendo que o processo de aprendizagem é mais eficaz quando os novos conhecimentos se ancoram nas experiências prévias dos estudantes. Isso porque a aprendizagem significativa pressupõe uma estrutura cognitiva já existente na qual o novo conhecimento possa se apoiar. É fundamental que o professor esteja ciente dessa premissa, pois caso os alunos não possuam esse conhecimento prévio, cabe ao educador estabelecer a conexão entre os conhecimentos universais e as experiências concretas dos alunos, proporcionando continuidade ao processo de aprendizagem.
Por essa razão, o professor deve utilizar estratégias pedagógicas que proporcionem aos alunos o acesso aos conhecimentos de forma significativa, promovendo participação ativa no processo de aprendizagem, garantindo o desenvolvimento de competências essenciais para a formação integral.

SAVIANI, D. Teorias Pedagógicas contra hegemônicas no Brasil. Revista do Centro de Educação e Letras da UNIOESTE. Campus de Foz do Iguaçu. v. 10, n. 2, p. 11-28, 2008 (adaptado).

Com base nas informações do texto, avalie as afirmativas indicadas a seguir.
I. Os métodos de ensino eficazes são aqueles que levam em consideração os conhecimentos prévios dos alunos, pois a aprendizagem é mais eficaz quando os novos conhecimentos estão ancorados nas experiências prévias dos estudantes.
II. A aprendizagem significativa requer uma estrutura cognitiva prévia na qual o novo conhecimento possa se apoiar, o que enfatiza a importância de os professores considerarem os conhecimentos prévios dos alunos ao escolherem seus métodos de ensino.
III. É papel do professor estabelecer conexões entre os conhecimentos universais e as experiências concretas dos alunos, garantindo assim a continuidade do processo de aprendizagem e promovendo a significância dos novos conhecimentos.
É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q897755 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor, FSASP, FSA, 2024

Não que se refira ao emprego aprendizagem baseado em problemas, em sua qualidade de metodologia ativa na educação, assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q897761 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor, FSASP, FSA, 2024

Assinale uma alternativa que está em contradição com os princípios que orientam o emprego das metodologias ativas na educação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q882944 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, SEMAE, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

O processo de ensino se caracteriza pela combinação de atividades do professor e dos alunos. A direção eficaz desse processo depende do trabalho sistematizado do professor que, tanto no planejamento como no desenvolvimento das aulas, conjuga objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas do ensino. No que tange aos métodos, é CORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q897337 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicólogo Educacional, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024

Levando em conta o valor que as atividades adquirem quando as colocamos numa série ou sequência significativa, é preciso identificar as sequências didáticas como unidade preferencial para análise da prática educativa (Zabala, 2014).
Fonte: ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar [recurso eletrônico]; traduação: Ernani F. da F. Rosa; revisão técnica: Nalú Farenzana. - Porto alegre: Penso, 2014.

Nesse sentido, analise as afirmativas de acordo com o que diz Zabala (2014) sobre as sequências didáticas.

I- São um conjunto de atividades, ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais, que têm um princípio e um fim conhecidos pelos professores, mas não pelos alunos.
II- São consideradas unidade preferencial para análise da prática, pois elas mantêm o caráter unitário e reúnem toda a complexidade da prática, ao mesmo tempo que são instrumentos que permitem incluir as três fases de toda intervenção reflexiva: planejamento, aplicação e avaliação.
III- A maneira de configurar as sequências didáticas, ou seja, as atividades que as compõem e o modo como essas atividades são organizadas e articuladas em sequências ordenadas, é um dos traços mais claros que determinam as características diferenciais da prática educativa.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q894276 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Educação Básica MA I, Prefeitura de Espera Feliz MG, Consulplan, 2024

A sequência didática não é uma novidade para os professores do ensino fundamental. Conforme ressaltam Maroquio, Paiva e Fonseca (2015, p. 2-3), “[...] o uso da sequência didática, como recurso pedagógico, permite um novo olhar sobre a organização curricular, com ênfase no ensino pautado em investigação, por meio de condições reais do cotidiano, partindo de problematizações que levem o aluno a conferir o seu conhecimento prévio com o conhecimento apresentado no espaço de aprendizagem, levando-o a se apropriar de novos significados, novos métodos de investigação e a produzir novos produtos e processos”. Ao pensarmos o processo de elaboração de uma sequência didática, são considerados fundamentos de uma sequência didática, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.