Início Questões de Concursos A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem Resolva questões de A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 501Q897679 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Especialista em Educação: Supervisor Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Assinale a alternativa correta que indica boas ações em relação a práticas de liderança educativa bem-sucedidas na gestão pedagógica. ✂️ a) Evitar estabelecer direções. ✂️ b) Estabelecer altas expectativas. ✂️ c) Melhorar os programas de ensino. ✂️ d) Reprimir atenção e apoio individual. ✂️ e) Centrar seu foco na alocação de pessoal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 502Q901530 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024De acordo com o grau de instrução de cada um, bem como a proposta pedagógica de cada instituição, temos a metodologia de ensino. Marque a alternativa que define a metodologia de ensino: ✂️ a) Estimular e propor soluções para problemas, pesquisar, debater e fazer experimentos. ✂️ b) Reforçar um comportamento proativo na busca pelo aprendizado. ✂️ c) Pode ser definido como resolver um problema de um jeito diferente. ✂️ d) É o conjunto de técnicas e processos cujo objetivo é prover formação para alunos em áreas do conhecimento específicas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 503Q994991 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A Educação Ambiental no contexto educacional contemporâneo desempenha um papel crucial na formação de uma consciência ecológica e sustentável nos estudantes. A educação ambiental tem como princípios fundamentais a sustentabilidade, a justiça social e a responsabilidade cidadã. Entre os principais objetivos da Educação Ambiental no contexto educacional contemporâneo estão: ✂️ a) formar agentes transformadores. ✂️ b) prever normas de convivência escolar. ✂️ c) propor o processo de avaliação e progressão. ✂️ d) preconizar direitos dos profissionais da educação. ✂️ e) organizar conteúdo ideológico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 504Q994994 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A educação indígena e a educação ambiental possuem pontos em comum que contribuem para a construção de uma sociedade mais sustentável e diversa. Em relação a esses princípios, qual das alternativas abaixo apresenta uma afirmação correta sobre as contribuições de ambas as práticas educativas para o contexto escolar? ✂️ a) A educação indígena limita-se ao ensino de línguas tradicionais, enquanto a educação ambiental foca exclusivamente na conservação dos ecossistemas locais. ✂️ b) Ambas promovem o reconhecimento e a valorização de saberes tradicionais e visam formar cidadãos com consciência socioambiental, integrando conhecimentos locais com abordagens contemporâneas. ✂️ c) A educação ambiental e a educação indígena possuem finalidades totalmente distintas, sem sobreposição de valores, pois a primeira trata exclusivamente de questões ecológicas e a segunda, de cultura. ✂️ d) Somente a educação indígena incentiva o uso de metodologias que consideram o saber comunitário, enquanto a educação ambiental segue métodos estritamente científicos. ✂️ e) A educação indígena e a educação ambiental são práticas destinadas a escolas em áreas rurais, não sendo aplicáveis ao contexto urbano. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 505Q896211 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024As teorias de aprendizagem contribuem para a compreensão acerca da construção dos processos mentais e comportamentais dos indivíduos para a promoção da aprendizagem, desde a infância a vida adulta. Acerca das teorias de aprendizagem, leia a situação a seguir, analise-a e identifique qual teoria fundamenta a abordagem materializada pelo professor: Um professor de história, ao iniciar um novo conteúdo, apresenta aos alunos um documentário sobre a Segunda Guerra Mundial. Em seguida, promove um debate em sala de aula, incentivando os alunos a expressarem suas opiniões e a relacionarem os fatos históricos com a realidade atual. Qual teoria da aprendizagem melhor explica a abordagem utilizada pelo professor? ✂️ a) Teoria Behaviorista: O professor utiliza o reforço positivo ao promover o debate, incentivando a participação dos alunos. ✂️ b) Teoria Cognitivista: O professor enfatiza os processos mentais dos alunos, como a compreensão e a construção do conhecimento a partir de experiências significativas e da realidade dos alunos. ✂️ c) Teoria Socioconstrutivista: O professor valoriza a interação social e a construção do conhecimento de forma colaborativa, considerando as experiências e os saberes prévios dos alunos. ✂️ d) Teoria Humanista: O professor reforça o comportamento, molda a aprendizagem e busca atender às necessidades emocionais dos alunos, proporcionando um ambiente de aprendizagem seguro e acolhedor. ✂️ e) Todas as alternativas estão incorretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 506Q994534 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor PEB AI, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023Faz-se cada vez mais necessário o uso de técnicas e métodos interativos, envolventes e dinâmicos em sala de aula, que ultrapassem a mera transmissão e memorização do conhecimento, ou seja, as metodologias ativas. Sobre elas, é correto afirmar que: ✂️ a) colaboram para a formação de um novo estudante, que é mais passivo, que tem anomia no seu processo de ensino e é receptor em todos os sentidos. ✂️ b) pressupõem uma prática pedagógica mais dinâmica, participativa, colaborativa, divertida, instigante e autônoma para o estudante, possibilitando-o uma aprendizagem significativa para a vida além da sala de aula. ✂️ c) independem da relação dialética em constante evolução entre a metodologia e os alunos, mediada pelo educador. ✂️ d) promovem a perpetuação das estratégias tradicionais de ensino, pois os professores também receberam uma formação tradicional e possuem anos de experiência nesse sistema tradicional, que, de certa maneira, funciona bem. ✂️ e) são processos de aprendizagem em que os alunos participam como meros receptores da construção do conhecimento sendo que o papel central está no professor que detém o conhecimento necessário. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 507Q894191 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024Na escola, a mediação é um importante elemento da prática pedagógica; é através dela que o conhecimento pode ser incorporado pelo aluno, produzindo aprendizagem e apropriação adequada dos instrumentos e signos que nos ajudam nas relações sociais. (Moura, 2014.) Assinale a afirmativa correta quanto ao papel de mediador do professor no processo de ensino e aprendizagem. ✂️ a) A mediação da aprendizagem somente é possível ser feita em uma sala de reforço escolar onde o professor auxilia os alunos com dificuldade de aprendizagem. ✂️ b) Considerando que, na sala de aula, o professor é o único detentor do saber, a mediação será planejada e realizada somente por ele com atividades direcionadas para ajustar a aprendizagem. ✂️ c) A mediação da aprendizagem vigora na pedagogia tradicional, onde o professor trabalha a partir do erro do aluno propondo exercícios diversos que a criança realiza até a aprendizagem completa. ✂️ d) A mediação ocorre quando o professor entende em que nível se encontra o desenvolvimento da criança e, a partir, daí realiza uma intervenção para que ela alcance os objetivos propostos pelo planejamento intencional do professor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 508Q895985 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Educação Infantil, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024A utilização de sucatas em atividades educativas representa um desafio à criatividade, incentivando as crianças a explorarem a reutilização de materiais e a desenvolverem sua imaginação e habilidades motoras. Essas atividades podem ser integradas em diversas áreas do conhecimento, contribuindo para uma educação ambiental consciente e criativa. Como o uso de sucatas pode ser efetivamente integrado em atividades pedagógicas na educação infantil, desafiando a criatividade das crianças? ✂️ a) Utilizando sucatas exclusivamente para ensinar sobre reciclagem, sem incorporá-las em atividades criativas ou projetos artísticos. ✂️ b) Promovendo a criação de brinquedos e objetos artísticos a partir de sucatas, incentivando a imaginação e a consciência ambiental. ✂️ c) Restringindo o uso de sucatas a atividades de ciências, focando apenas no estudo dos materiais e suas propriedades. ✂️ d) Usando sucatas somente em atividades dirigidas, onde as crianças seguem instruções específicas para montarem modelos pré-definidos. ✂️ e) Evitando o uso de sucatas, pois elas não oferecem possibilidades educativas ou criativas significativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 509Q1004281 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Ciências, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024A respeito da Metodologia da Problematização, julgue os excertos a seguir. I.A Metodologia da Problematização tem sido apontada como uma manifestação do construtivismo pedagógico porque apresenta, características que o aproximam de tal abordagem, uma vez que parte da realidade, além disso, utiliza-se do que o estudante já sabe sobre a realidade e o estudante ser protagonista de sua aprendizagem. II.A Metodologia da Problematização, não se apoia em conceitos do marxismo, principalmente aqueles relacionados com a dialética e a práxis. Fonte: SANTANA, E. B.; VALENTE, J. A. S.; FREITAS, N. M. S. Metodologia da problematização: o uso de situações-problema no ensino de Astronomia. Rev. Exitus, Santarém , v. 9, n. 1, p. 175-201, 2019. Assinale a alternativa correta. ✂️ a) Os excertos I e II estão corretos. ✂️ b) Os excertos I e II estão incorretos. ✂️ c) Somente o excerto II está correto. ✂️ d) Somente o excerto I está correto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 510Q899889 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Informática, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024Como explica mendes (2005, p. 42), “as mídias digitais desempenham um papel muito significativo para quem pretende trabalhar com base no” Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). Ilustram esse tipo de tecnologia: ✂️ a) os museus, os parques, os teatros e o cinema. ✂️ b) os smartphones, os tablets, os notebooks e os livros digitais. ✂️ c) os veículos adaptados, os elevadores, as rampas e corrimãos. ✂️ d) a pintura, as artes plásticas, as artes cênicas e os programas de TV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 511Q895815 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Ensino Fundamental Anos Iniciais 1° ao 5°, Prefeitura de Cururupu MA, FUNATEC, 2024Marque a alternativa que representa a principal contribuição das novas tecnologias da informação e comunicação para a prática pedagógica: ✂️ a) Ampliar o acesso à informação e diversificar as estratégias de ensino-aprendizagem. ✂️ b) Substituir completamente o professor no processo de ensino. ✂️ c) Facilitar a avaliação contínua e quantitativa dos alunos. ✂️ d) Eliminar a necessidade de aulas presenciais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 512Q910408 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, História, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024No que se refere ao fazer histórico e ao fazer pedagógico, um desafio se destaca dos enfrentados pelos educadores na sala de aula, e pode ser lembrado como necessário à formação do professor de história: realizar a transposição didática dos conteúdos e do procedimento histórico. BITTENCOURT, Circe (org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004. p. 58. Sobre a transposição didática dos conteúdos e do procedimento histórico, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas. ( ) Transposição didática é a transformação de um saber científico em um saber escolar. ( ) A transposição didática do conhecimento histórico permite a realização, em sala de aula, de alguns procedimentos inerentes à atividade do historiador. ( ) A transposição didática, em linhas gerais, é uma forma de simplificar e reduzir o conhecimento científico. ( ) A transposição didática, ao inserir documentos históricos na sala de aula, permite aos estudantes encarar os documentos como provas reais dos fatos e acontecimentos estudados. Assinale a sequência correta. ✂️ a) V V F F ✂️ b) V V V F ✂️ c) F F V V ✂️ d) F F F V Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 513Q901537 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024Uma metodologia educacional é fundamental para apoiar a formação, no entanto o conjunto de técnicas e processos cujo objetivo é prover formação para alunos em áreas do conhecimento específicas tem outra denominação. Marque a alternativa que denomina esse conjunto: ✂️ a) Metodologia da prática. ✂️ b) Metodologia construtivista. ✂️ c) Metodologia tradicional. ✂️ d) Metodologia de ensino. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 514Q994985 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024O processo educativo deve reconhecer e valorizar as múltiplas identidades, buscando criar um ambiente inclusivo e acolhedor. Quando a escola valoriza e respeita a diversidade identitária das crianças, ela contribui para o fortalecimento da autoestima e do senso de pertencimento delas. Assinale a alternativa que corresponde a uma das identidades importantes a ser reconhecida no processo educativo. ✂️ a) Identidade Psicoeconômica. ✂️ b) Identidade Psicomotora. ✂️ c) Identidade Linguística. ✂️ d) Identidade Cênica. ✂️ e) Identidade Ética. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 515Q901549 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024Uma escola de educação infantil adota o método de aprendizado colaborativo, onde as crianças são estimuladas a resolver problemas em grupo. Durante uma atividade, um grupo de alunos apresenta dificuldades em compartilhar ideias sobre um projeto de ciências. Como o professor deve intervir para facilitar a colaboração efetiva entre os alunos? ✂️ a) O professor deve incentivar a comunicação e a escuta ativa, promovendo um ambiente onde todos os alunos se sintam confortáveis para expressar suas ideias. ✂️ b) O professor deve ignorar o conflito e deixar que os alunos resolvam por conta própria, estimulando a autonomia. ✂️ c) O professor deve designar um líder no grupo para tomar todas as decisões, e o líder deve ser responsável por resolver qualquer falha na comunicação do grupo. ✂️ d) O professor deve resolver o problema sozinho e apresentar a solução ao aluno, e caso necessário, ao grupo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 516Q898480 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024O psicopedagogo pode atuar na identificação de dificuldades ou distúrbios que possam interferir no desenvolvimento dos estudantes. As práticas de atendimento psicopedagógico nesse sentido são diversas. Aponte a alternativa CORRETA sobre o atendimento nessa área. ✂️ a) Conversas preferenciamente com os amigos da criança acima da idade, no local de moradia, onde são relatadas preocupações e observações. ✂️ b) Uso de atividades pseudolúdicas. ✂️ c) Aplicação de testes e avaliações, como avaliação psicomotora, cognitiva, emocional e social, fonológica, da percepção visual, da linguagem oral e socioemocional. ✂️ d) Observação de estratégias para treinar habilidades inaptas do sujeito. ✂️ e) Constatação de instrumentos inversivos para conduzir o processo de reabilitação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 517Q994258 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Ciências, Prefeitura de Guaçuí ES, IBADE, 2022Em relação a Aprendizagem Baseada em Problemas, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas. ( ) O aprendizado ocorre na maior parte através da exposição dos conteúdos dentro de um contexto. ( ) O conhecimento que os alunos devem adquirir é organizado em torno de problemas em vez de disciplinas. ( ) Os alunos são testados sobre o assunto para receber recompensas no resultado final da aprendizagem. ( ) Os problemas cotidianos são apresentados e, a partir deles, as disciplinas são ensinadas simultaneamente. ( ) Os membros dos grupos pesquisam soluções para o problema e compartilham o resultado uns com os outros. A sequência correta, de cima para baixo, é: ✂️ a) V- F -V - V - V. ✂️ b) F - V- F- V - V. ✂️ c) V- V- V- V- F. ✂️ d) F- V - F - F - V. ✂️ e) V- V- F - V - V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 518Q896224 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024Saviani (1991) é um dos principais pensadores da educação no Brasil, conhecido por sua defesa da Pedagogia Histórico-Crítica. Com base em suas ideias, assinale a alternativa CORRETA: ✂️ a) Saviani defende uma educação neutra, desvinculada das questões sociais e políticas. ✂️ b) A Pedagogia Histórico-Crítica propõe uma educação bancária, na qual o professor transmite o conhecimento de forma passiva. ✂️ c) Para Saviani, a educação deve ser um instrumento de transformação social, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa. ✂️ d) A Pedagogia Histórico-Crítica ignora a importância dos conteúdos escolares, priorizando as relações interpessoais em sala de aula. ✂️ e) Saviani defende que a escola deve se adaptar às demandas do mercado de trabalho, formando profissionais para a indústria. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 519Q896999 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Língua Estrangeira: Inglês, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024Analise o texto abaixo: Ao aprender uma nova língua, torna-se essencial compreender que seu ensino deverá ser através de uma abordagem .........................., haja vista as inúmeras dificuldades enfrentadas no processo de ensino-aprendizagem do idioma, porque o aluno ........................... a cultura na qual o idioma está inserido, desmotivando sua aprendizagem da língua de forma geral. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto. ✂️ a) intercultural • desconhece ✂️ b) comunicativa • conhece ✂️ c) tradicional • compreende ✂️ d) direta • critica ✂️ e) audiolingual • enxerga Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 520Q896241 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024A Didática Magna ou a Grande Didática contém as teorias educacionais de Comenius, que faz uma tentativa de criar a ciência da educação. Ele foi pioneiro na elaboração e considerações sobre métodos que despertassem e ampliassem a experiência do cotidiano, elevando o interesse do aluno, ainda na infância. Dessa forma, podemos afirmar CORRETAMENTE que: ✂️ a) Comênius foi considerado o Pai da Didática, valorizando as questões do cotidiano e primava pelo despertar o conhecimento pelos próprios alunos e em conjunto com os professores. ✂️ b) Comênius nada tem a ver com a Didática enquanto ciência. ✂️ c) A Didática é uma ciência da educação, porém, não primava pelos métodos de ensino nem pelo ensino em si. ✂️ d) A Didática supera a lógica do ensino, valorizando na atualidade questões relacionadas a tecnologias de ensino, meramente. ✂️ e) As práticas pedagógicas não devem focar tanto no ensino, e sim, no esforço individual de cada criança, desde muito pequenos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
501Q897679 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Especialista em Educação: Supervisor Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Assinale a alternativa correta que indica boas ações em relação a práticas de liderança educativa bem-sucedidas na gestão pedagógica. ✂️ a) Evitar estabelecer direções. ✂️ b) Estabelecer altas expectativas. ✂️ c) Melhorar os programas de ensino. ✂️ d) Reprimir atenção e apoio individual. ✂️ e) Centrar seu foco na alocação de pessoal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
502Q901530 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024De acordo com o grau de instrução de cada um, bem como a proposta pedagógica de cada instituição, temos a metodologia de ensino. Marque a alternativa que define a metodologia de ensino: ✂️ a) Estimular e propor soluções para problemas, pesquisar, debater e fazer experimentos. ✂️ b) Reforçar um comportamento proativo na busca pelo aprendizado. ✂️ c) Pode ser definido como resolver um problema de um jeito diferente. ✂️ d) É o conjunto de técnicas e processos cujo objetivo é prover formação para alunos em áreas do conhecimento específicas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
503Q994991 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A Educação Ambiental no contexto educacional contemporâneo desempenha um papel crucial na formação de uma consciência ecológica e sustentável nos estudantes. A educação ambiental tem como princípios fundamentais a sustentabilidade, a justiça social e a responsabilidade cidadã. Entre os principais objetivos da Educação Ambiental no contexto educacional contemporâneo estão: ✂️ a) formar agentes transformadores. ✂️ b) prever normas de convivência escolar. ✂️ c) propor o processo de avaliação e progressão. ✂️ d) preconizar direitos dos profissionais da educação. ✂️ e) organizar conteúdo ideológico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
504Q994994 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A educação indígena e a educação ambiental possuem pontos em comum que contribuem para a construção de uma sociedade mais sustentável e diversa. Em relação a esses princípios, qual das alternativas abaixo apresenta uma afirmação correta sobre as contribuições de ambas as práticas educativas para o contexto escolar? ✂️ a) A educação indígena limita-se ao ensino de línguas tradicionais, enquanto a educação ambiental foca exclusivamente na conservação dos ecossistemas locais. ✂️ b) Ambas promovem o reconhecimento e a valorização de saberes tradicionais e visam formar cidadãos com consciência socioambiental, integrando conhecimentos locais com abordagens contemporâneas. ✂️ c) A educação ambiental e a educação indígena possuem finalidades totalmente distintas, sem sobreposição de valores, pois a primeira trata exclusivamente de questões ecológicas e a segunda, de cultura. ✂️ d) Somente a educação indígena incentiva o uso de metodologias que consideram o saber comunitário, enquanto a educação ambiental segue métodos estritamente científicos. ✂️ e) A educação indígena e a educação ambiental são práticas destinadas a escolas em áreas rurais, não sendo aplicáveis ao contexto urbano. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
505Q896211 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024As teorias de aprendizagem contribuem para a compreensão acerca da construção dos processos mentais e comportamentais dos indivíduos para a promoção da aprendizagem, desde a infância a vida adulta. Acerca das teorias de aprendizagem, leia a situação a seguir, analise-a e identifique qual teoria fundamenta a abordagem materializada pelo professor: Um professor de história, ao iniciar um novo conteúdo, apresenta aos alunos um documentário sobre a Segunda Guerra Mundial. Em seguida, promove um debate em sala de aula, incentivando os alunos a expressarem suas opiniões e a relacionarem os fatos históricos com a realidade atual. Qual teoria da aprendizagem melhor explica a abordagem utilizada pelo professor? ✂️ a) Teoria Behaviorista: O professor utiliza o reforço positivo ao promover o debate, incentivando a participação dos alunos. ✂️ b) Teoria Cognitivista: O professor enfatiza os processos mentais dos alunos, como a compreensão e a construção do conhecimento a partir de experiências significativas e da realidade dos alunos. ✂️ c) Teoria Socioconstrutivista: O professor valoriza a interação social e a construção do conhecimento de forma colaborativa, considerando as experiências e os saberes prévios dos alunos. ✂️ d) Teoria Humanista: O professor reforça o comportamento, molda a aprendizagem e busca atender às necessidades emocionais dos alunos, proporcionando um ambiente de aprendizagem seguro e acolhedor. ✂️ e) Todas as alternativas estão incorretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
506Q994534 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor PEB AI, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023Faz-se cada vez mais necessário o uso de técnicas e métodos interativos, envolventes e dinâmicos em sala de aula, que ultrapassem a mera transmissão e memorização do conhecimento, ou seja, as metodologias ativas. Sobre elas, é correto afirmar que: ✂️ a) colaboram para a formação de um novo estudante, que é mais passivo, que tem anomia no seu processo de ensino e é receptor em todos os sentidos. ✂️ b) pressupõem uma prática pedagógica mais dinâmica, participativa, colaborativa, divertida, instigante e autônoma para o estudante, possibilitando-o uma aprendizagem significativa para a vida além da sala de aula. ✂️ c) independem da relação dialética em constante evolução entre a metodologia e os alunos, mediada pelo educador. ✂️ d) promovem a perpetuação das estratégias tradicionais de ensino, pois os professores também receberam uma formação tradicional e possuem anos de experiência nesse sistema tradicional, que, de certa maneira, funciona bem. ✂️ e) são processos de aprendizagem em que os alunos participam como meros receptores da construção do conhecimento sendo que o papel central está no professor que detém o conhecimento necessário. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
507Q894191 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024Na escola, a mediação é um importante elemento da prática pedagógica; é através dela que o conhecimento pode ser incorporado pelo aluno, produzindo aprendizagem e apropriação adequada dos instrumentos e signos que nos ajudam nas relações sociais. (Moura, 2014.) Assinale a afirmativa correta quanto ao papel de mediador do professor no processo de ensino e aprendizagem. ✂️ a) A mediação da aprendizagem somente é possível ser feita em uma sala de reforço escolar onde o professor auxilia os alunos com dificuldade de aprendizagem. ✂️ b) Considerando que, na sala de aula, o professor é o único detentor do saber, a mediação será planejada e realizada somente por ele com atividades direcionadas para ajustar a aprendizagem. ✂️ c) A mediação da aprendizagem vigora na pedagogia tradicional, onde o professor trabalha a partir do erro do aluno propondo exercícios diversos que a criança realiza até a aprendizagem completa. ✂️ d) A mediação ocorre quando o professor entende em que nível se encontra o desenvolvimento da criança e, a partir, daí realiza uma intervenção para que ela alcance os objetivos propostos pelo planejamento intencional do professor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
508Q895985 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Educação Infantil, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024A utilização de sucatas em atividades educativas representa um desafio à criatividade, incentivando as crianças a explorarem a reutilização de materiais e a desenvolverem sua imaginação e habilidades motoras. Essas atividades podem ser integradas em diversas áreas do conhecimento, contribuindo para uma educação ambiental consciente e criativa. Como o uso de sucatas pode ser efetivamente integrado em atividades pedagógicas na educação infantil, desafiando a criatividade das crianças? ✂️ a) Utilizando sucatas exclusivamente para ensinar sobre reciclagem, sem incorporá-las em atividades criativas ou projetos artísticos. ✂️ b) Promovendo a criação de brinquedos e objetos artísticos a partir de sucatas, incentivando a imaginação e a consciência ambiental. ✂️ c) Restringindo o uso de sucatas a atividades de ciências, focando apenas no estudo dos materiais e suas propriedades. ✂️ d) Usando sucatas somente em atividades dirigidas, onde as crianças seguem instruções específicas para montarem modelos pré-definidos. ✂️ e) Evitando o uso de sucatas, pois elas não oferecem possibilidades educativas ou criativas significativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
509Q1004281 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Ciências, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024A respeito da Metodologia da Problematização, julgue os excertos a seguir. I.A Metodologia da Problematização tem sido apontada como uma manifestação do construtivismo pedagógico porque apresenta, características que o aproximam de tal abordagem, uma vez que parte da realidade, além disso, utiliza-se do que o estudante já sabe sobre a realidade e o estudante ser protagonista de sua aprendizagem. II.A Metodologia da Problematização, não se apoia em conceitos do marxismo, principalmente aqueles relacionados com a dialética e a práxis. Fonte: SANTANA, E. B.; VALENTE, J. A. S.; FREITAS, N. M. S. Metodologia da problematização: o uso de situações-problema no ensino de Astronomia. Rev. Exitus, Santarém , v. 9, n. 1, p. 175-201, 2019. Assinale a alternativa correta. ✂️ a) Os excertos I e II estão corretos. ✂️ b) Os excertos I e II estão incorretos. ✂️ c) Somente o excerto II está correto. ✂️ d) Somente o excerto I está correto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
510Q899889 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Informática, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024Como explica mendes (2005, p. 42), “as mídias digitais desempenham um papel muito significativo para quem pretende trabalhar com base no” Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). Ilustram esse tipo de tecnologia: ✂️ a) os museus, os parques, os teatros e o cinema. ✂️ b) os smartphones, os tablets, os notebooks e os livros digitais. ✂️ c) os veículos adaptados, os elevadores, as rampas e corrimãos. ✂️ d) a pintura, as artes plásticas, as artes cênicas e os programas de TV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
511Q895815 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Ensino Fundamental Anos Iniciais 1° ao 5°, Prefeitura de Cururupu MA, FUNATEC, 2024Marque a alternativa que representa a principal contribuição das novas tecnologias da informação e comunicação para a prática pedagógica: ✂️ a) Ampliar o acesso à informação e diversificar as estratégias de ensino-aprendizagem. ✂️ b) Substituir completamente o professor no processo de ensino. ✂️ c) Facilitar a avaliação contínua e quantitativa dos alunos. ✂️ d) Eliminar a necessidade de aulas presenciais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
512Q910408 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, História, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024No que se refere ao fazer histórico e ao fazer pedagógico, um desafio se destaca dos enfrentados pelos educadores na sala de aula, e pode ser lembrado como necessário à formação do professor de história: realizar a transposição didática dos conteúdos e do procedimento histórico. BITTENCOURT, Circe (org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004. p. 58. Sobre a transposição didática dos conteúdos e do procedimento histórico, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas. ( ) Transposição didática é a transformação de um saber científico em um saber escolar. ( ) A transposição didática do conhecimento histórico permite a realização, em sala de aula, de alguns procedimentos inerentes à atividade do historiador. ( ) A transposição didática, em linhas gerais, é uma forma de simplificar e reduzir o conhecimento científico. ( ) A transposição didática, ao inserir documentos históricos na sala de aula, permite aos estudantes encarar os documentos como provas reais dos fatos e acontecimentos estudados. Assinale a sequência correta. ✂️ a) V V F F ✂️ b) V V V F ✂️ c) F F V V ✂️ d) F F F V Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
513Q901537 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024Uma metodologia educacional é fundamental para apoiar a formação, no entanto o conjunto de técnicas e processos cujo objetivo é prover formação para alunos em áreas do conhecimento específicas tem outra denominação. Marque a alternativa que denomina esse conjunto: ✂️ a) Metodologia da prática. ✂️ b) Metodologia construtivista. ✂️ c) Metodologia tradicional. ✂️ d) Metodologia de ensino. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
514Q994985 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Ciências, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024O processo educativo deve reconhecer e valorizar as múltiplas identidades, buscando criar um ambiente inclusivo e acolhedor. Quando a escola valoriza e respeita a diversidade identitária das crianças, ela contribui para o fortalecimento da autoestima e do senso de pertencimento delas. Assinale a alternativa que corresponde a uma das identidades importantes a ser reconhecida no processo educativo. ✂️ a) Identidade Psicoeconômica. ✂️ b) Identidade Psicomotora. ✂️ c) Identidade Linguística. ✂️ d) Identidade Cênica. ✂️ e) Identidade Ética. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
515Q901549 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024Uma escola de educação infantil adota o método de aprendizado colaborativo, onde as crianças são estimuladas a resolver problemas em grupo. Durante uma atividade, um grupo de alunos apresenta dificuldades em compartilhar ideias sobre um projeto de ciências. Como o professor deve intervir para facilitar a colaboração efetiva entre os alunos? ✂️ a) O professor deve incentivar a comunicação e a escuta ativa, promovendo um ambiente onde todos os alunos se sintam confortáveis para expressar suas ideias. ✂️ b) O professor deve ignorar o conflito e deixar que os alunos resolvam por conta própria, estimulando a autonomia. ✂️ c) O professor deve designar um líder no grupo para tomar todas as decisões, e o líder deve ser responsável por resolver qualquer falha na comunicação do grupo. ✂️ d) O professor deve resolver o problema sozinho e apresentar a solução ao aluno, e caso necessário, ao grupo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
516Q898480 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024O psicopedagogo pode atuar na identificação de dificuldades ou distúrbios que possam interferir no desenvolvimento dos estudantes. As práticas de atendimento psicopedagógico nesse sentido são diversas. Aponte a alternativa CORRETA sobre o atendimento nessa área. ✂️ a) Conversas preferenciamente com os amigos da criança acima da idade, no local de moradia, onde são relatadas preocupações e observações. ✂️ b) Uso de atividades pseudolúdicas. ✂️ c) Aplicação de testes e avaliações, como avaliação psicomotora, cognitiva, emocional e social, fonológica, da percepção visual, da linguagem oral e socioemocional. ✂️ d) Observação de estratégias para treinar habilidades inaptas do sujeito. ✂️ e) Constatação de instrumentos inversivos para conduzir o processo de reabilitação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
517Q994258 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Ciências, Prefeitura de Guaçuí ES, IBADE, 2022Em relação a Aprendizagem Baseada em Problemas, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas. ( ) O aprendizado ocorre na maior parte através da exposição dos conteúdos dentro de um contexto. ( ) O conhecimento que os alunos devem adquirir é organizado em torno de problemas em vez de disciplinas. ( ) Os alunos são testados sobre o assunto para receber recompensas no resultado final da aprendizagem. ( ) Os problemas cotidianos são apresentados e, a partir deles, as disciplinas são ensinadas simultaneamente. ( ) Os membros dos grupos pesquisam soluções para o problema e compartilham o resultado uns com os outros. A sequência correta, de cima para baixo, é: ✂️ a) V- F -V - V - V. ✂️ b) F - V- F- V - V. ✂️ c) V- V- V- V- F. ✂️ d) F- V - F - F - V. ✂️ e) V- V- F - V - V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
518Q896224 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024Saviani (1991) é um dos principais pensadores da educação no Brasil, conhecido por sua defesa da Pedagogia Histórico-Crítica. Com base em suas ideias, assinale a alternativa CORRETA: ✂️ a) Saviani defende uma educação neutra, desvinculada das questões sociais e políticas. ✂️ b) A Pedagogia Histórico-Crítica propõe uma educação bancária, na qual o professor transmite o conhecimento de forma passiva. ✂️ c) Para Saviani, a educação deve ser um instrumento de transformação social, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa. ✂️ d) A Pedagogia Histórico-Crítica ignora a importância dos conteúdos escolares, priorizando as relações interpessoais em sala de aula. ✂️ e) Saviani defende que a escola deve se adaptar às demandas do mercado de trabalho, formando profissionais para a indústria. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
519Q896999 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Língua Estrangeira: Inglês, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024Analise o texto abaixo: Ao aprender uma nova língua, torna-se essencial compreender que seu ensino deverá ser através de uma abordagem .........................., haja vista as inúmeras dificuldades enfrentadas no processo de ensino-aprendizagem do idioma, porque o aluno ........................... a cultura na qual o idioma está inserido, desmotivando sua aprendizagem da língua de forma geral. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto. ✂️ a) intercultural • desconhece ✂️ b) comunicativa • conhece ✂️ c) tradicional • compreende ✂️ d) direta • critica ✂️ e) audiolingual • enxerga Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
520Q896241 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024A Didática Magna ou a Grande Didática contém as teorias educacionais de Comenius, que faz uma tentativa de criar a ciência da educação. Ele foi pioneiro na elaboração e considerações sobre métodos que despertassem e ampliassem a experiência do cotidiano, elevando o interesse do aluno, ainda na infância. Dessa forma, podemos afirmar CORRETAMENTE que: ✂️ a) Comênius foi considerado o Pai da Didática, valorizando as questões do cotidiano e primava pelo despertar o conhecimento pelos próprios alunos e em conjunto com os professores. ✂️ b) Comênius nada tem a ver com a Didática enquanto ciência. ✂️ c) A Didática é uma ciência da educação, porém, não primava pelos métodos de ensino nem pelo ensino em si. ✂️ d) A Didática supera a lógica do ensino, valorizando na atualidade questões relacionadas a tecnologias de ensino, meramente. ✂️ e) As práticas pedagógicas não devem focar tanto no ensino, e sim, no esforço individual de cada criança, desde muito pequenos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro