Início

Questões de Concursos A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem

Resolva questões de A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


521Q984819 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Técnico Pedagógico, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

A legislação educacional brasileira que normatiza a educação multicultural é bastante avançada, mas existem dificuldades em relação à sua efetivação. Assinalar a alternativa que apresenta uma forma coerente para a efetivação da educação multicultural.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

522Q1004552 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Língua Inglesa, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Na obra de Ana R.S. Carolino de Abreu Nunes (2004), o uso do lúdico no ensino de uma segunda língua é fundamentado em abordagens pedagógicas que valorizam a conexão entre os novos conhecimentos e os conhecimentos prévios dos aprendizes, promovendo uma aprendizagem mais relevante e engajada. Essa abordagem está alinhada a qual das teorias educacionais apresentadas abaixo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

523Q993604 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, IBGE, AOCP, 2019

Regina foi solicitada a elaborar uma proposta de aprendizagem mediacional e considerou que, para esse modelo, os elementos mais importantes de explicação são as instâncias internas, tanto estruturais quanto funcionais que medeiam estímulo e resposta. são elementos estruturais a serem considerados na aprendizagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

524Q904020 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

As metodologias ativas podem ser definidas como estratégias de ensino que têm por objetivo incentivar os estudantes a aprenderem de forma autônima e participativa.


São exemplos de metodologias ativas:


1. Aprendizagem baseada em problemas – os alunos resolvem, de forma colaborativa, situações-problema para a construção de novos conhecimentos.


2. Sala de aula invertida – permite aos estudantes participarem ativamente nas propostas de solução de um problema identificado, bem como em sua prototipagem.


3. Gamificação – utiliza os elementos dos jogos no processo de aprendizagem, visando aumentar o engajamento e autonomia dos estudantes nas atividades propostas.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

525Q895845 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

A didática, enquanto campo de estudo e prática pedagógica, se caracteriza por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

526Q897422 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Alvorada do Oeste RO, Instituto Exata, 2024

A relação entre a dificuldade escolar e os problemas emocionais é complexa e multifatorial. Qual das alternativas abaixo apresenta a melhor compreensão dessa relação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

527Q899218 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

Na formação de professores, é primordial o estudo da epistemologia das tendências pedagógicas que darão alicerce teórico à prática pedagógica, fomentando conhecimentos e atitudes que favoreçam o aprimoramento profissional. No contexto educacional brasileiro, destacam-se as abordagens liberal e progressista do trabalho pedagógico. Entre as alternativas, a seguir marque a que representa a abordagem progressista do trabalho pedagógico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

528Q898775 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

A socialização e a apropriação do conhecimento são processos fundamentais na constituição do sujeito dentro do ambiente de trabalho. Qual a perspectiva adequada para compreender o desenvolvimento do sujeito em contextos de formação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

529Q894184 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Os tempos escolares são compostos por uma multiplicidade de tempos e envolvem uma variedade de sujeitos, dentre eles, professores e alunos. Estes chegam ao espaço da escola com um tempo social, psicológico, fisiológico e cronológico diferente do encontrado naquela instituição, necessitando, portanto, ajustarem-se ao tempo produzido naquele contexto específico e segui-lo.

(Vangiler; Lima, 2020, p. 296.)


Considerando as reflexões dos tempos escolares, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

530Q994486 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Arte, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

No relato a seguir, o professor demonstra descontentamento com uma de suas aulas, pois a achou sem significado. “Não dei a aula que eu queria, porque eu tinha passado exercícios de fração (...) então na outra aula eu precisava corrigir. Aí eu corrigi e dei a prova, só de fração. Eu corrigi na lousa, fiz e eles copiaram. Em seguida, dei a prova. Só de fração.” Pensando no conceito de reflexão sobre a ação, o problema de fato, desse formador é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

531Q994808 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Orientador Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A abordagem de grupos no processo educativo é essencial para enriquecer as identidades que constituem esse processo, envolvendo crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Esse modelo de grupo não apenas reforça as identidades individuais, mas também promove uma identidade coletiva rica e diversificada, essencial para o desenvolvimento integral e para a criação de um ambiente educativo mais inclusivo e colaborativo. Essa interação fortalece a compreensão das diversas fases da vida e contribui para uma educação mais humanizada e conectada às realidades de cada geração. Essa abordagem que trata a afirmativa diz respeito a qual modelo de grupo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

532Q904228 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

O plano de ensino-aprendizagem é uma ferramenta crucial para a organização e a condução do processo educativo. Sobre as condições de estrutura, seleção e criação de um plano de ensino-aprendizagem, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

533Q914985 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Auxiliar de Creche, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2023

A respeito do material pedagógico, avalie as asserções abaixo:

I.Tão importante quanto o uso do material didático, é a sua conservação e manutenção.

PORTANTO,

II. Uma das formas de realizar a conservação e manutenção dos materiais pedagógicos, é por meio do estabelecimento de diálogo entre os profissionais e os alunos, sobre essa temática.

Assinale a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

534Q911256 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Orientador Educacional, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Analise as afirmativas sobre o cargo de orientador educacional que está imbuído de várias e distintas atividades.
I. Elaborar planos, programas e projetos educacionais no âmbito específico de sua área de atuação. II. Participar da elaboração e seleção de material utilizado em sala de aula. III. Participar com todos os setores da escola, da gestão, dos aspectos administrativos e pedagógicos do estabelecimento de ensino. IV. Participar da elaboração do projeto político pedagógico da escola. V. Participar de ações administrativas e das interações educativas com a comunidade.
Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

535Q994533 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor PEB AI, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Algumas estratégias utilizadas pelos professores demonstram sua criatividade docente e sua capacidade renovadora frente à necessidade de organizar suas aulas conforme metodologias ativas, superando a pedagogia tradicional. Algumas estratégias são:

1- exposição verbal dos conteúdos; 2- tempestade cerebral; 3- mapa conceitual; 4- memorização; 5- júri simulado; 6- oficina (laboratório ou workshop).

As estratégias que atendem uma metodologia ativa estão contidas em:


  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

536Q911610 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Português, IFSC, FUNDATEC, 2024

Considerando o trabalho com gêneros discursivos em aulas de Língua Portuguesa, analise as assertivas a seguir:

I. O trabalho com os gêneros discursivos em sala de aula deve envolver seus aspectos estilísticos.
II. A escolha por se trabalhar com gêneros discursivos se deve ao fato de ser um tipo de enunciado estável e imutável, o que garante o trabalho com sua estrutura composicional.
III. Nas aulas de Língua Portuguesa, é importante trabalhar os recursos linguístico-gramaticais não mais em uma perspectiva normativa, mas como escolhas léxico-gramaticais das quais depende a constituição do gênero discursivo.


Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

537Q900200 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Orientador Educacional, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

O compromisso social e ético do professor brasileiro vai além da sala de aula, envolvendo a formação crítica e cidadã dos estudantes. Considerando os desafios enfrentados por um educador em um país marcado por desigualdades sociais e diversidade cultural, como o professor pode exercer seu papel de forma ética e comprometida com a transformação social?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

538Q911574 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicólogo, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

O projeto Trajetórias de Sucesso Escolar, do UNICEF, no Brasil, visa contribuir com as escolas públicas na construção de boas práticas, para que estudantes que estão matriculados na escola, mas em atraso escolar, consigam superar desafios e alcançar o sucesso nas salas de aula. Dessa forma, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.