Início

Questões de Concursos A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem

Resolva questões de A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q897461 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Artes, Prefeitura de Pinhalzinho SC, FEPESE, 2024

Qual é a teoria que defende o pressuposto de que os processos tipicamente humanos, tais como o pensamento, a fala, a memória, a atenção voluntária, a imaginação, o desenvolvimento da vontade, a capacidade de planejar, de tomar decisões, de estabelecer relações, de elaborar conceitos, de desenvolver o raciocínio dedutivo e o pensamento abstrato são chamados de funções psicológicas superiores?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q897757 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor, FSASP, FSA, 2024

No que concerne às metodologias ativas na educação, assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q898141 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Supervisor de Ensino Pedagógico, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024

Analise os conceitos descritos abaixo e marque o que se refere à didática.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q893025 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Assessor Pedagógico, FURB SC, FURB, 2024

A utilização de Mapas Conceituais enquanto estratégia de ensino em sala de aula tem se mostrado muito eficiente no processo de articulação de conceitos, fundamentais ao entendimento de determinada matéria. Ao encontro disso, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__) Implicam sequência, temporalidade ou direcionalidade, bem como hierarquias organizacionais de poder.
(__)São diagramas de significados, de relações significativas e podem comportar hierarquias conceituais.
(__)Na maioria das vezes, são similares a mapas mentais ou quadros sinópticos. (__)Não buscam classificar conceitos, mas sim relacioná-los e hierarquizá-los.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q892449 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Monitor Escolar, Prefeitura de Abadiânia GO, FUNATEC, 2024

Qual é o papel do monitor do projeto "Bolsista da Inclusão", de acordo com os estudos recentes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q895530 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Orientador Social, Prefeitura de Inocência MS, Gama Consult, 2024

A organização do trabalho do Orientador Educacional na escola deve considerar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q905345 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Gestão e Negócios, SEDUC SP, FGV, 2024

O universo do ensino apresenta, periodicamente, novos conceitos que buscam aprimorar a experiência de ensino-aprendizagem. Um conteúdo que, atualmente, tem obtido destaque é o da pedagogia do multiletramento. Em relação às suas características principais, podemos afirmar que o multiletramento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q907966 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Anos Iniciais, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

Os métodos de ensino escolhidos pelo professor devem considerar os conhecimentos prévios dos alunos, reconhecendo que o processo de aprendizagem é mais eficaz quando os novos conhecimentos se ancoram nas experiências prévias dos estudantes. Isso porque a aprendizagem significativa pressupõe uma estrutura cognitiva já existente na qual o novo conhecimento possa se apoiar. É fundamental que o professor esteja ciente dessa premissa, pois caso os alunos não possuam esse conhecimento prévio, cabe ao educador estabelecer a conexão entre os conhecimentos universais e as experiências concretas dos alunos, proporcionando continuidade ao processo de aprendizagem.
Por essa razão, o professor deve utilizar estratégias pedagógicas que proporcionem aos alunos o acesso aos conhecimentos de forma significativa, promovendo participação ativa no processo de aprendizagem, garantindo o desenvolvimento de competências essenciais para a formação integral.

SAVIANI, D. Teorias Pedagógicas contra hegemônicas no Brasil. Revista do Centro de Educação e Letras da UNIOESTE. Campus de Foz do Iguaçu. v. 10, n. 2, p. 11-28, 2008 (adaptado).

Com base nas informações do texto, avalie as afirmativas indicadas a seguir.
I. Os métodos de ensino eficazes são aqueles que levam em consideração os conhecimentos prévios dos alunos, pois a aprendizagem é mais eficaz quando os novos conhecimentos estão ancorados nas experiências prévias dos estudantes.
II. A aprendizagem significativa requer uma estrutura cognitiva prévia na qual o novo conhecimento possa se apoiar, o que enfatiza a importância de os professores considerarem os conhecimentos prévios dos alunos ao escolherem seus métodos de ensino.
III. É papel do professor estabelecer conexões entre os conhecimentos universais e as experiências concretas dos alunos, garantindo assim a continuidade do processo de aprendizagem e promovendo a significância dos novos conhecimentos.
É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q882777 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Cuidador de Alunos, Prefeitura de Rio Bonito RJ, Instituto Referência, 2024

Considerando o papel da instituição escolar e o da família, podemos afirmar que a creche deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q911473 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Ensino Fundamental I, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

A Prática de Análise Linguística é um modelo teórico-metodológico que prestigia atividades que têm como objetivo central refletir sobre elementos e fenômenos linguísticos da língua portuguesa e sobre estratégias discursivas, com foco nos usos da linguagem. O trabalho pedagógico nessa perspectiva, preconiza-se que os alunos sejam capazes de, no final do período escolar, lerem e/ou escreverem, com autonomia e eficiência, diversos gêneros textuais, instanciados pelas mais variadas práticas sociocomunicativas.

Sobre os modelos teórico-metodológicos de aprendizagens da língua, analise os itens a seguir, e assinale:

1. Práticas de Análise Linguística 2. Ensino de Gramática

( )Identificar e classificar os termos em orações e períodos.
( )Leitura e comparação de gêneros diversos.
( )Observação de casos particulares para se chegar a condições mais gerais.
( ) Transformar advérbios em locuções adverbiais.
( )Consulta a manuais, gramáticas e dicionários para ampliar as discussões e o próprio repertório de expressões etc.


Assinale a sequência CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q897460 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Artes, Prefeitura de Pinhalzinho SC, FEPESE, 2024

Os estudos que versam a respeito da Teoria Histórico-Cultural destacam que a referida teoria está fundamentada na perspectiva:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q897755 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor, FSASP, FSA, 2024

Não que se refira ao emprego aprendizagem baseado em problemas, em sua qualidade de metodologia ativa na educação, assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q893020 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Assessor Pedagógico, FURB SC, FURB, 2024

O exercício docente do magistério superior deverá ser realizado em nível de ________________ com ______________ para os programas de _________________, classificados como ___________________. Assinale a alternativa que correta e respectivamente preenche as lacunas no excerto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q900269 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Assistente Social Escolar, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024

A Constituição Federal de 1988 representou um marco importante para a educação brasileira, pois estabeleceu a educação como um direito fundamental de todos os cidadãos. Essa conquista permitiu que a educação brasileira se expandisse e se democratizasse, tornando-se mais acessível a todas as camadas da população. Em um dos seus artigos, particularmente o de número 214, institui o Plano Decenal de Educação para Todos (PDE), como um instrumento de planejamento e gestão da educação básica no Brasil. O PDE tem como objetivo garantir o direito à educação de qualidade para todos os brasileiros, independentemente de sua condição social, econômica ou cultural. Prevê diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e o desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam a:

I. Combate ao analfabetismo e universalização do ensino fundamental.
II. Melhoria da qualidade do ensino e formação para o trabalho.
III. Promoção humanística, científica e tecnológica do país.
IV. Estabelecimento de metas de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q897761 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor, FSASP, FSA, 2024

Assinale uma alternativa que está em contradição com os princípios que orientam o emprego das metodologias ativas na educação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q893939 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Cuidador de Aluno Especial, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

As tecnologias da comunicação possibilitam novas formas de ordenação da experiência humana, com grandes reflexos, principalmente na cognição e na atuação humana sobre o meio e sobre si mesma. No âmbito educacional, o conjunto de produtos, recursos, estratégias, práticas, processos, métodos e serviços tecnológicos utilizados de forma a ampliar habilidades funcionais dos alunos, promovendo sua autonomia e participação, recebe o nome de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q910917 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Municipal IV, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

O trabalho como princípio educativo deriva do fato de que todos os seres humanos são seres da natureza e, portanto, têm a necessidade de alimentar-se, proteger-se das intempéries e criar seus meios de vida.

(Frigotto, 2005, p. 60.)

Em relação ao trabalho como princípio educativo e ontológico, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

78Q893021 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Assessor Pedagógico, FURB SC, FURB, 2024

Considere as afirmativas relacionadas à abordagem de resolução de problemas (GIL, 2012) apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)Após a influência das teorias cognitivas, essa abordagem passou a ser vista como uma atividade mental complexa constituída por uma ampla variedade de habilidades e ações cognitivas.
(__)Pode-se definir resolução de problemas como uma situação na qual um indivíduo deseja conhecer algo, mas desconhece o curso de ação necessária para alcançar o que pretende.
(__)A resolução de problemas se confunde com a resolução de exercícios, pois ambas têm a situação claramente definida, há um problema explícito, os procedimentos são pré-determinados e conduzem a uma única resposta correta.
(__)Nos problemas, a situação nem sempre é claramente definida.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q898980 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Segundo Professor, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

O processo de aprendizagem dos alunos pode sofrer interferências de diversos fatores, positiva ou negativamente. Esses fatores são condições fundamentais para que a criança tenha a sua saúde preservada e mantenha as condições físicas e psicológicas necessárias à aprendizagem. Entre eles, destacam-se, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q906667 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Ciências, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2024

Para Candau (1999), exaltada ou negada, a didática suscita discussão intensa, uma vez que é concebida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.