Início

Questões de Concursos A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem

Resolva questões de A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q903679 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PDEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Nós ousamos prometer uma didática magna, ou seja, uma arte universal de ensinar tudo a todos: de ensinar de modo certo, para obter resultados, de ensinar de modo fácil, portanto sem que docentes e discentes se molestem ou enfadem, mas, ao contrário, tenham grande alegria; de ensinar de modo sólido, não superficialmente, de qualquer maneira, mas para conduzir à verdadeira cultura, aos bons costumes, a uma piedade mais profunda. (Comenius, 1651, p. 13.)
Há séculos, diversos teóricos e estudiosos se aprofundam nos estudos sobre a didática com o objetivo de identificar e discutir sobre as diversas técnicas e metodologias educacionais com a pretensão de aprimorar a melhoria da educação. Estudos revelam que o surgimento da didática está relacionado ao surgimento do ensino. Fazendo um paralelo da didática com a educação, constata-se a importância da história da educação para o aprimoramento do conhecimento sobre os períodos em que se difundiram novas tendências pedagógicas no Brasil, que ficaram conhecidas como Teorias de Ensino. Dentre elas, evidenciamos a Pedagogia Tradicional, a Pedagogia Renovada, a Pedagogia Tecnicista e a Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos. Considerando a didática na pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

82Q910359 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Supervisor Pedagógico da Educação, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

José Morán, em “Mudando a educação com metodologias ativas” (2015), faz diversas análises sobre a educação e a escola.
A partir da perspectiva do autor, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

83Q910917 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Municipal IV, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

O trabalho como princípio educativo deriva do fato de que todos os seres humanos são seres da natureza e, portanto, têm a necessidade de alimentar-se, proteger-se das intempéries e criar seus meios de vida.

(Frigotto, 2005, p. 60.)

Em relação ao trabalho como princípio educativo e ontológico, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

84Q882777 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Cuidador de Alunos, Prefeitura de Rio Bonito RJ, Instituto Referência, 2024

Considerando o papel da instituição escolar e o da família, podemos afirmar que a creche deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

85Q897199 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Padre Bernardo GO, IV UFG, 2024

A abordagem do processo de ensino-aprendizagem que estrutura os reforços em relação às respostas desejadas, planejando os condicionantes que irão assegurar a aquisição do comportamento desejável, é a abordagem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

86Q898248 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Licenciatura Pedagogia Educação Infantil, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

De acordo com Zanon e Althaus, como a Didática atua no desenvolvimento profissional dos professores e qual a sua importância como disciplina no campo pedagógico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

87Q892128 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Monitor Pedagógico, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

É um elemento comum entre a Educação 4.0 e a 5.0:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q897761 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor, FSASP, FSA, 2024

Assinale uma alternativa que está em contradição com os princípios que orientam o emprego das metodologias ativas na educação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

89Q897542 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PedagogoÁrea, IFAP, FUNDATEC, 2024

Sobre a obra “Inteligência emocional”, de Daniel Goleman (2011), analise as assertivas abaixo:

I. O autor apresenta sua tese de que o Quociente de Inteligência (QI) é um dado genético impossível de ser alterado pela experiência de vida e que nosso destino é, em grande parte, determinado pela aptidão intelectual recebida geneticamente.
II. Para o teórico, as aptidões podem ser ensinadas às pessoas, na medida em que lhes proporcionam a oportunidade de lançar mão de qualquer que seja o potencial intelectual que lhes tenha sido legado pela loteria genética.
III. Na interpretação de Goleman, inteligência emocional são aptidões que incluem controle, resistência, e a capacidade de motivação do outro.
IV. Goleman defende que o impulso é o veículo da emoção; a semente de todo impulso é um sentimento explodindo para expressar-se em ação. Os que estão à mercê dos impulsos — os que não têm autocontrole — sofrem de uma deficiência intelectual. A capacidade de controlar os impulsos é a base da força de vontade e do caráter.
V. Na concepção do autor, a raiz do altruísmo está na empatia, que é a capacidade de identificar as emoções nos outros; sem a noção do que o outro necessita ou de seu desespero, o envolvimento é impossível. E se há duas posições morais que nossos tempos exigem são precisamente estas: autocontrole e piedade.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q901647 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental 1° Ao 5° Ano, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

A rotina escolar refere-se na prática uma programação completa das atividades diárias da sala de aula, com relação aos horários, cronogramas e a organização do fluxo de trabalho, tendo vista cumprir todas as propostas educacionais da instituição (MALINOSKI, Marlei. Cotidiano e rotina na sala de aula. Curitiba: Appris, 2016). Acerca da função principal da rotina escolar para um aluno do ensino fundamental, é acertado o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q895530 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Orientador Social, Prefeitura de Inocência MS, Gama Consult, 2024

A organização do trabalho do Orientador Educacional na escola deve considerar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

92Q901693 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Coordenador Pedagógico Ensino Infantil, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

“___________________ corresponde a um conjunto de atividades articuladas que são planejadas com a intenção de atingir determinado objetivo didático. É organizada em torno de um gênero textual (oral ou escrito) ou de um conteúdo específico, podendo envolver diferentes componentes curriculares. [...] É importante que as atividades propostas, no seu âmbito, para o trabalho com gêneros textuais atendam à finalidade do gênero e a possibilidade de adequação aos destinatários que estão fora da escola, e não apenas para o professor e os colegas de turma. No segundo caso, em que ela é organizada em torno de conteúdos específicos, o foco é a apropriação de um determinado conceito ou procedimento (uso de determinada regra ortográfica, discussão sobre reciclagem, entre outros). [...] Tratase de uma forma de organização do trabalho pedagógico que permite antecipar o que será enfocado em um espaço de tempo que é variável em função do que os alunos precisam aprender, da mediação e do constante monitoramento que o professor faz para acompanhar os alunos, por meio de atividades de avaliação durante e ao final dela”


Fonte: Glossário CEALE/UFMG [Texto adaptado].


Marque a alternativa cujo conceito preenche corretamente a lacuna do texto acima.


  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

93Q905790 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Arquitetura, IFSP, IF SP, 2024

Leia os textos abaixo:

Texto 1

“No que diz respeito à educação básica de jovens e adultos no Brasil, pode-se afirmar que predominam iniciativas individuais ou de grupos isolados, acarretando descontinuidades, contradições e descaso dos órgãos responsáveis (Moura, 2005). Por outro lado, a cada dia, aumenta a demanda social por políticas públicas perenes nessa esfera. Tais políticas devem pautar o desenvolvimento de ações baseadas em princípios epistemológicos que resultem em um corpo teórico bem estabelecido e que respeite as dimensões sociais, econômicas, culturais, cognitivas e afetivas do jovem e do adulto em situação de aprendizagem escolar (Cabello, 1998).” (Moura e Henrique, 2012, p. 115).

Texto 2

A história da educação de jovens e adultos no Brasil é marcada pela luta de diferentes segmentos sociais pela construção de políticas públicas eficazes e específicas para essa modalidade de ensino. No âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA foi instituído em 2005 para que as instituições federais de educação profissional ofertassem cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores e cursos técnicos de nível médio para a população jovem e adulta. (IFSP, 2024)

Após a leitura dos textos, analisando o que indicam os autores, entre os desafios enfrentados pelo PROEJA, destaca-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

94Q905792 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Arquitetura, IFSP, IF SP, 2024

Leia, com atenção, os excertos abaixo:

“De hoje em diante, que fique combinado que não haverá mais ‘índio’ no Brasil. Fica acertado que os chamaremos indígenas, que é a mesma coisa que nativo, original de um lugar. Certo? Bem, calma lá. Alguém me soprou uma questão: mais índio e indígena não é a mesma coisa? Pois é. Não, não é. Digamo que disserem, mas ser um indígena é pertencer a um povo específico, Munduruku, por exemplo. Ser ‘índio’ é pertencer a quê? É trazer consigo todos os adjetivos não apreciados em qualquer ser humano. Ela é uma palavra preconceituosa, racista, colonialista, etnocêntrica, eurocêntrica. Acho melhor não a usarmos mais, não é?”

Fonte: Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica Currículo da cidade: povos indígenas: orientações pedagógicas. – São Paulo: SME / COPED, 2019, p. 16.
“Ao mesmo tempo, a linguagem como produtora de conhecimento, ao não apresentar de maneira sistemática e elaborada elementos da história e da cultura africanas e afro-brasileiras, elimina não só a possibilidade de as crianças conhecerem tal história e cultura, como também leva à idéia de que não possuem importância, portanto sua ausência se torna normal, natural, a ponto de nem ser denunciada e desejada. Esse fato configura um círculo vicioso de silêncio e silenciamento, que dificulta a reflexão das crianças sobre as relações raciais no cotidiano escolar e, ao mesmo tempo, sobre o próprio pertencimento racial. Por extensão, que essas crianças reflitam e ajam sobre as discriminações experienciadas e percebidas no dia a dia.”

Fonte: Cavalleiro, E. Discriminação racial e pluralismo em escolas públicas da cidade de São Paulo. In: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD). Educação anti-racista: caminhos abertos pela lei federal nº 10.639/03. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (MEC-SECAD), 2005. p. 99.

A partir dos excertos apresentados, um caminho eficaz que a escola deve assumir, considerando que o espaço escolar deve romper com práticas racistas e discriminatórias e promover uma educação que reconheça e promova a diversidade étnico-racial, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

95Q907226 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Passo Fundo RS, FUNDATEC, 2024

Sobre a avaliação somativa, é INCORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q897764 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Um dos conceitos centrais da Teoria Histórico-Cultural é o conceito de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q893939 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Cuidador de Aluno Especial, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

As tecnologias da comunicação possibilitam novas formas de ordenação da experiência humana, com grandes reflexos, principalmente na cognição e na atuação humana sobre o meio e sobre si mesma. No âmbito educacional, o conjunto de produtos, recursos, estratégias, práticas, processos, métodos e serviços tecnológicos utilizados de forma a ampliar habilidades funcionais dos alunos, promovendo sua autonomia e participação, recebe o nome de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

98Q894276 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Educação Básica MA I, Prefeitura de Espera Feliz MG, Consulplan, 2024

A sequência didática não é uma novidade para os professores do ensino fundamental. Conforme ressaltam Maroquio, Paiva e Fonseca (2015, p. 2-3), “[...] o uso da sequência didática, como recurso pedagógico, permite um novo olhar sobre a organização curricular, com ênfase no ensino pautado em investigação, por meio de condições reais do cotidiano, partindo de problematizações que levem o aluno a conferir o seu conhecimento prévio com o conhecimento apresentado no espaço de aprendizagem, levando-o a se apropriar de novos significados, novos métodos de investigação e a produzir novos produtos e processos”. Ao pensarmos o processo de elaboração de uma sequência didática, são considerados fundamentos de uma sequência didática, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

99Q893020 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Assessor Pedagógico, FURB SC, FURB, 2024

O exercício docente do magistério superior deverá ser realizado em nível de ________________ com ______________ para os programas de _________________, classificados como ___________________. Assinale a alternativa que correta e respectivamente preenche as lacunas no excerto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q893021 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Assessor Pedagógico, FURB SC, FURB, 2024

Considere as afirmativas relacionadas à abordagem de resolução de problemas (GIL, 2012) apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)Após a influência das teorias cognitivas, essa abordagem passou a ser vista como uma atividade mental complexa constituída por uma ampla variedade de habilidades e ações cognitivas.
(__)Pode-se definir resolução de problemas como uma situação na qual um indivíduo deseja conhecer algo, mas desconhece o curso de ação necessária para alcançar o que pretende.
(__)A resolução de problemas se confunde com a resolução de exercícios, pois ambas têm a situação claramente definida, há um problema explícito, os procedimentos são pré-determinados e conduzem a uma única resposta correta.
(__)Nos problemas, a situação nem sempre é claramente definida.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.