Início

Questões de Concursos A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem

Resolva questões de A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q897542 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PedagogoÁrea, IFAP, FUNDATEC, 2024

Sobre a obra “Inteligência emocional”, de Daniel Goleman (2011), analise as assertivas abaixo:

I. O autor apresenta sua tese de que o Quociente de Inteligência (QI) é um dado genético impossível de ser alterado pela experiência de vida e que nosso destino é, em grande parte, determinado pela aptidão intelectual recebida geneticamente.
II. Para o teórico, as aptidões podem ser ensinadas às pessoas, na medida em que lhes proporcionam a oportunidade de lançar mão de qualquer que seja o potencial intelectual que lhes tenha sido legado pela loteria genética.
III. Na interpretação de Goleman, inteligência emocional são aptidões que incluem controle, resistência, e a capacidade de motivação do outro.
IV. Goleman defende que o impulso é o veículo da emoção; a semente de todo impulso é um sentimento explodindo para expressar-se em ação. Os que estão à mercê dos impulsos — os que não têm autocontrole — sofrem de uma deficiência intelectual. A capacidade de controlar os impulsos é a base da força de vontade e do caráter.
V. Na concepção do autor, a raiz do altruísmo está na empatia, que é a capacidade de identificar as emoções nos outros; sem a noção do que o outro necessita ou de seu desespero, o envolvimento é impossível. E se há duas posições morais que nossos tempos exigem são precisamente estas: autocontrole e piedade.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q905790 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Arquitetura, IFSP, IF SP, 2024

Leia os textos abaixo:

Texto 1

“No que diz respeito à educação básica de jovens e adultos no Brasil, pode-se afirmar que predominam iniciativas individuais ou de grupos isolados, acarretando descontinuidades, contradições e descaso dos órgãos responsáveis (Moura, 2005). Por outro lado, a cada dia, aumenta a demanda social por políticas públicas perenes nessa esfera. Tais políticas devem pautar o desenvolvimento de ações baseadas em princípios epistemológicos que resultem em um corpo teórico bem estabelecido e que respeite as dimensões sociais, econômicas, culturais, cognitivas e afetivas do jovem e do adulto em situação de aprendizagem escolar (Cabello, 1998).” (Moura e Henrique, 2012, p. 115).

Texto 2

A história da educação de jovens e adultos no Brasil é marcada pela luta de diferentes segmentos sociais pela construção de políticas públicas eficazes e específicas para essa modalidade de ensino. No âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA foi instituído em 2005 para que as instituições federais de educação profissional ofertassem cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores e cursos técnicos de nível médio para a população jovem e adulta. (IFSP, 2024)

Após a leitura dos textos, analisando o que indicam os autores, entre os desafios enfrentados pelo PROEJA, destaca-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

83Q886661 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Assistente Educacional, Prefeitura de Buriti Alegre GO, IV UFG, 2024

Sabe-se que em seu início, especialmente no Brasil, as creches e maternais tinham objetivo assistencialista com as crianças. Assim, seu enfoque era
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

84Q892128 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Monitor Pedagógico, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

É um elemento comum entre a Educação 4.0 e a 5.0:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q893945 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Cuidador de Aluno Especial, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

Catarina adota as oficinas de trabalho como opção pedagógica para promover a educação inclusiva. Ela fez essa escolha porque são propostas que se amparam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

86Q903679 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PDEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Nós ousamos prometer uma didática magna, ou seja, uma arte universal de ensinar tudo a todos: de ensinar de modo certo, para obter resultados, de ensinar de modo fácil, portanto sem que docentes e discentes se molestem ou enfadem, mas, ao contrário, tenham grande alegria; de ensinar de modo sólido, não superficialmente, de qualquer maneira, mas para conduzir à verdadeira cultura, aos bons costumes, a uma piedade mais profunda. (Comenius, 1651, p. 13.)
Há séculos, diversos teóricos e estudiosos se aprofundam nos estudos sobre a didática com o objetivo de identificar e discutir sobre as diversas técnicas e metodologias educacionais com a pretensão de aprimorar a melhoria da educação. Estudos revelam que o surgimento da didática está relacionado ao surgimento do ensino. Fazendo um paralelo da didática com a educação, constata-se a importância da história da educação para o aprimoramento do conhecimento sobre os períodos em que se difundiram novas tendências pedagógicas no Brasil, que ficaram conhecidas como Teorias de Ensino. Dentre elas, evidenciamos a Pedagogia Tradicional, a Pedagogia Renovada, a Pedagogia Tecnicista e a Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos. Considerando a didática na pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

87Q904220 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

A didática, enquanto disciplina fundamental no processo de ensino-aprendizagem, pode variar de acordo com as diferentes correntes pedagógicas. Com base nessas variações, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q894276 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Educação Básica MA I, Prefeitura de Espera Feliz MG, Consulplan, 2024

A sequência didática não é uma novidade para os professores do ensino fundamental. Conforme ressaltam Maroquio, Paiva e Fonseca (2015, p. 2-3), “[...] o uso da sequência didática, como recurso pedagógico, permite um novo olhar sobre a organização curricular, com ênfase no ensino pautado em investigação, por meio de condições reais do cotidiano, partindo de problematizações que levem o aluno a conferir o seu conhecimento prévio com o conhecimento apresentado no espaço de aprendizagem, levando-o a se apropriar de novos significados, novos métodos de investigação e a produzir novos produtos e processos”. Ao pensarmos o processo de elaboração de uma sequência didática, são considerados fundamentos de uma sequência didática, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

89Q893028 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Assessor Pedagógico, FURB SC, FURB, 2024

Segundo Silva (2015), na análise cultural contemporânea, a questão do racismo não pode ser analisada sem o conceito de representação, que não pode ser desligada das questões de poder. Um currículo crítico, que se preocupa com as questões do racismo, deve colocar no centro de suas estratégias pedagógicas a noção de representação definida pela(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q897756 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor, FSASP, FSA, 2024

No que diz respeito ao papel exercido pelo professor, relacionado ao uso das metodologias ativas na educação, assinale uma alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

91Q897785 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor II T40 PSS, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2024

Em se tratando de material instrumental, pedagógico e metodológico, temos a considerar de maneira CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q897540 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PedagogoÁrea, IFAP, FUNDATEC, 2024

De acordo com Japiassu (1976 – apud Iribarry, 2003), o termo significa a exploração científica e especializada de determinado domínio homogêneo de estudo. O que nos permite evocar um conjunto sistemático e organizado de conhecimentos com características próprias em seus planos de ensino, de formação, dos métodos e das matérias. Tal exploração tem a finalidade de fazer surgir novos conhecimentos que irão substituir os antigos. O trecho refere-se à:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q897541 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PedagogoÁrea, IFAP, FUNDATEC, 2024

Quanto ao contexto, relação com o mundo do trabalho e metodologias de ensino, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as abordagens educacionais abaixo às suas respectivas definições.

Coluna 1

1. Educação 1.0.
2. Educação 2.0.
3. Educação 3.0.
4. Educação 4.0.
5. Educação 5.0.

Coluna 2

( ) Essa abordagem de Educação promete uma organização curricular que atende às necessidades dos alunos do século em questão, com base no conteúdo inovador da Inteligência Artificial para fornecer a eles uma aprendizagem inteligente e um trabalho inteligente. Pressupõe o entendimento de que conhecimentos digitais e tecnológicos são importantes, mas, que é preciso ir além, considerando também, as competências socioemocionais. E essas remetem a um termo atual, que são soft skills, um pilar importante do desenvolvimento humano que não é quantificável, mas que faz diferença na vida pessoal e profissional e, inclusive são mais valorizadas no ambiente de trabalho e tem como essência a capacidade de comunicação, de resolução de problemas, o gerenciamento das emoções, o trabalho em equipe, a diversidade, a empatia e a ética.
( ) Relaciona-se ao surgimento dos computadores, da automação e da sistematização do conhecimento científico. O professor começa a utilizar as tecnologias digitais, como recurso pedagógico, incentivando a autonomia, o pensamento crítico, promovendo a participação e oportunizando o potencial criativo dos estudantes. Nessa abordagem, a interação é essencial, em detrimento da repetição. As habilidades tecnológicas, de comunicação, compreensão, e de tradução, são fundamentais para a empregabilidade e são consideradas no processo educacional, em que o erro começa a ser aceito como parte do processo.
( ) Prevalece o Homeschooling, um tipo de educação oferecida nas próprias residências, aos filhos das classes econômicas mais favorecidas. Na sequência, é implementado o modelo de escola conhecido ainda hoje, com turmas numerosas, no qual o professor é a figura central do processo, o único detentor do conhecimento, enquanto aos estudantes resta receber passivamente o conhecimento. Nesse contexto, em que predomina o ensino e o teste, cabe somente ao professor a decisão referente ao que o estudante devia estudar.
( ) É caracterizada pelos processos de leitura, memorização e repetição, habilidades necessárias para o mundo do trabalho. Seu objetivo principal é prover para a indústria mão de obra eficiente, capaz de produzir em larga escala. Nessa abordagem, o trabalho individual predomina e o erro é altamente evitado, já que não é considerado como parte do processo de aprendizagem.
( ) Destaca-se pela alta tecnologia (robôs, machine learning, inteligência artificial, Big Data, impressão 3D, realidade aumentada, cloud computing e a Internet das Coisas). Neste sentido, a Inteligência Artificial e várias inovações tecnológicas, se sobrepõem ao trabalho mental humano. O livre acesso à informação, colocado dentro do meio educacional, exige uma contribuição direta para o aprender a aprender, para que não ocorra apenas o acúmulo de informações, sem que se tornem um conhecimento, passível de reflexão e criticidade. Assim, essa Educação precisa proporcionar aos estudantes habilidades digitais, cognitivas e socioemocionais capazes de garantir o aprendizado do século em questão, imprescindível para o mundo do trabalho.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q901693 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Coordenador Pedagógico Ensino Infantil, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

“___________________ corresponde a um conjunto de atividades articuladas que são planejadas com a intenção de atingir determinado objetivo didático. É organizada em torno de um gênero textual (oral ou escrito) ou de um conteúdo específico, podendo envolver diferentes componentes curriculares. [...] É importante que as atividades propostas, no seu âmbito, para o trabalho com gêneros textuais atendam à finalidade do gênero e a possibilidade de adequação aos destinatários que estão fora da escola, e não apenas para o professor e os colegas de turma. No segundo caso, em que ela é organizada em torno de conteúdos específicos, o foco é a apropriação de um determinado conceito ou procedimento (uso de determinada regra ortográfica, discussão sobre reciclagem, entre outros). [...] Tratase de uma forma de organização do trabalho pedagógico que permite antecipar o que será enfocado em um espaço de tempo que é variável em função do que os alunos precisam aprender, da mediação e do constante monitoramento que o professor faz para acompanhar os alunos, por meio de atividades de avaliação durante e ao final dela”


Fonte: Glossário CEALE/UFMG [Texto adaptado].


Marque a alternativa cujo conceito preenche corretamente a lacuna do texto acima.


  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

95Q893026 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Assessor Pedagógico, FURB SC, FURB, 2024

As reformas educacionais são um dos principais objetos de estudo da Epistemologia Social de Th. Popkewitz (1997), que foca suas lentes sobre a escola para perceber os elementos que constituem a prática institucional, os padrões das relações de poder historicamente formados no dia a dia escolar. Nesse contexto, para a Epistemologia Social, as reformas:

I.Possuem estabilidade, harmonia e continuação dos acordos institucionais existentes.
II.As estruturas são um pré-requisito para as reformas, pois são o princípio de ordem universal no mundo. Exemplo: palavras como classe, raça e gênero denotam princípios de estrutura que possuem backgrounds que impulsionam ações, experiências e pensamentos.
III.A função da pesquisa nas reformas é tornar menos visíveis as formas de regulação social.
IV.Os agentes da reforma são diretores, consultores, comunidade e governo, porém não exercem influência na aceitação das reformas pelos professores.

É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q905080 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor da Educação Básica, Prefeitura de Iúna ES, Consulplan, 2024

A linguagem oral, o diálogo e a interação entre professores e alunos é o componente principal do cotidiano das salas de aula. Assim, entender como funcionam essas trocas comunicativas e como, nelas, as crianças vão construindo sua linguagem e seu conhecimento linguístico, é uma das competências necessárias a qualquer professor, principalmente aos que lecionam no primeiro ano do ciclo de alfabetização.
(Disponível em https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/. Acesso em: fevereiro de 2024.)

Considerando a relação entre oralidade e escrita, assinale o INCORRETO.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

97Q897513 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PedagogoÁrea, IFAP, FUNDATEC, 2024

A partir do artigo “Práticas pedagógicas e ensino integrado”, de Araujo e Frigotto (2015), analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. O conteúdo da proposta de ensino integrado propõe o desafio de pensar práticas pedagógicas que aproximam o pedagogo de uma leitura ampla da realidade, mesmo reconhecendo a impossibilidade de uma apropriação cognitiva do “todo”.

PORQUE

II. O ensino integrado é uma proposição pedagógica que se compromete com a utopia de uma formação inteira, que não se satisfaz com a socialização de fragmentos da cultura sistematizada e que compreende que é direito de todos ter acesso a um processo formativo, inclusive escolar, que promova o desenvolvimento de suas amplas faculdades físicas e intelectuais.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q905792 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Arquitetura, IFSP, IF SP, 2024

Leia, com atenção, os excertos abaixo:

“De hoje em diante, que fique combinado que não haverá mais ‘índio’ no Brasil. Fica acertado que os chamaremos indígenas, que é a mesma coisa que nativo, original de um lugar. Certo? Bem, calma lá. Alguém me soprou uma questão: mais índio e indígena não é a mesma coisa? Pois é. Não, não é. Digamo que disserem, mas ser um indígena é pertencer a um povo específico, Munduruku, por exemplo. Ser ‘índio’ é pertencer a quê? É trazer consigo todos os adjetivos não apreciados em qualquer ser humano. Ela é uma palavra preconceituosa, racista, colonialista, etnocêntrica, eurocêntrica. Acho melhor não a usarmos mais, não é?”

Fonte: Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica Currículo da cidade: povos indígenas: orientações pedagógicas. – São Paulo: SME / COPED, 2019, p. 16.
“Ao mesmo tempo, a linguagem como produtora de conhecimento, ao não apresentar de maneira sistemática e elaborada elementos da história e da cultura africanas e afro-brasileiras, elimina não só a possibilidade de as crianças conhecerem tal história e cultura, como também leva à idéia de que não possuem importância, portanto sua ausência se torna normal, natural, a ponto de nem ser denunciada e desejada. Esse fato configura um círculo vicioso de silêncio e silenciamento, que dificulta a reflexão das crianças sobre as relações raciais no cotidiano escolar e, ao mesmo tempo, sobre o próprio pertencimento racial. Por extensão, que essas crianças reflitam e ajam sobre as discriminações experienciadas e percebidas no dia a dia.”

Fonte: Cavalleiro, E. Discriminação racial e pluralismo em escolas públicas da cidade de São Paulo. In: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD). Educação anti-racista: caminhos abertos pela lei federal nº 10.639/03. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (MEC-SECAD), 2005. p. 99.

A partir dos excertos apresentados, um caminho eficaz que a escola deve assumir, considerando que o espaço escolar deve romper com práticas racistas e discriminatórias e promover uma educação que reconheça e promova a diversidade étnico-racial, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

99Q898248 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Licenciatura Pedagogia Educação Infantil, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

De acordo com Zanon e Althaus, como a Didática atua no desenvolvimento profissional dos professores e qual a sua importância como disciplina no campo pedagógico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

100Q910359 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Supervisor Pedagógico da Educação, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

José Morán, em “Mudando a educação com metodologias ativas” (2015), faz diversas análises sobre a educação e a escola.
A partir da perspectiva do autor, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.