Questões de Concursos A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem

Resolva questões de A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

81Q897461 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Artes, Prefeitura de Pinhalzinho SC, FEPESE, 2024

Qual é a teoria que defende o pressuposto de que os processos tipicamente humanos, tais como o pensamento, a fala, a memória, a atenção voluntária, a imaginação, o desenvolvimento da vontade, a capacidade de planejar, de tomar decisões, de estabelecer relações, de elaborar conceitos, de desenvolver o raciocínio dedutivo e o pensamento abstrato são chamados de funções psicológicas superiores?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q892128 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Monitor Pedagógico, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

É um elemento comum entre a Educação 4.0 e a 5.0:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q893021 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Assessor Pedagógico, FURB SC, FURB, 2024

Considere as afirmativas relacionadas à abordagem de resolução de problemas (GIL, 2012) apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)Após a influência das teorias cognitivas, essa abordagem passou a ser vista como uma atividade mental complexa constituída por uma ampla variedade de habilidades e ações cognitivas.
(__)Pode-se definir resolução de problemas como uma situação na qual um indivíduo deseja conhecer algo, mas desconhece o curso de ação necessária para alcançar o que pretende.
(__)A resolução de problemas se confunde com a resolução de exercícios, pois ambas têm a situação claramente definida, há um problema explícito, os procedimentos são pré-determinados e conduzem a uma única resposta correta.
(__)Nos problemas, a situação nem sempre é claramente definida.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q893025 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Assessor Pedagógico, FURB SC, FURB, 2024

A utilização de Mapas Conceituais enquanto estratégia de ensino em sala de aula tem se mostrado muito eficiente no processo de articulação de conceitos, fundamentais ao entendimento de determinada matéria. Ao encontro disso, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__) Implicam sequência, temporalidade ou direcionalidade, bem como hierarquias organizacionais de poder.
(__)São diagramas de significados, de relações significativas e podem comportar hierarquias conceituais.
(__)Na maioria das vezes, são similares a mapas mentais ou quadros sinópticos. (__)Não buscam classificar conceitos, mas sim relacioná-los e hierarquizá-los.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q893026 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Assessor Pedagógico, FURB SC, FURB, 2024

As reformas educacionais são um dos principais objetos de estudo da Epistemologia Social de Th. Popkewitz (1997), que foca suas lentes sobre a escola para perceber os elementos que constituem a prática institucional, os padrões das relações de poder historicamente formados no dia a dia escolar. Nesse contexto, para a Epistemologia Social, as reformas:

I.Possuem estabilidade, harmonia e continuação dos acordos institucionais existentes.
II.As estruturas são um pré-requisito para as reformas, pois são o princípio de ordem universal no mundo. Exemplo: palavras como classe, raça e gênero denotam princípios de estrutura que possuem backgrounds que impulsionam ações, experiências e pensamentos.
III.A função da pesquisa nas reformas é tornar menos visíveis as formas de regulação social.
IV.Os agentes da reforma são diretores, consultores, comunidade e governo, porém não exercem influência na aceitação das reformas pelos professores.

É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q898247 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Licenciatura Pedagogia Educação Infantil, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

A Didática do Estímulo e do Reforço baseia-se em princípios do comportamento observável e na resposta ao estímulo. Essa abordagem enfatiza o controle sobre as respostas do aluno. Sobre essa concepção, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__)A Didática do Estímulo e do Reforço promove o desenvolvimento de habilidades complexas de pensamento e criatividade.
(__)Baseia-se no pragmatismo e considera a verdade como algo objetivo e absoluto.
(__)A aprendizagem é centrada nas respostas observáveis dos alunos ao estímulo fornecido pelo professor.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

87Q892129 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Monitor Pedagógico, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

Mantoan e Lanuti (2022) destacam que entre o público-alvo do Atendimento Educacional Especializado (AEE) estão os estudantes com altas habilidades/superdotação, os quais demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas:

1. Intelectual.
2. Artes.
3. Liderança.
4. Psicomotricidade.


O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q903679 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PDEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Nós ousamos prometer uma didática magna, ou seja, uma arte universal de ensinar tudo a todos: de ensinar de modo certo, para obter resultados, de ensinar de modo fácil, portanto sem que docentes e discentes se molestem ou enfadem, mas, ao contrário, tenham grande alegria; de ensinar de modo sólido, não superficialmente, de qualquer maneira, mas para conduzir à verdadeira cultura, aos bons costumes, a uma piedade mais profunda. (Comenius, 1651, p. 13.)
Há séculos, diversos teóricos e estudiosos se aprofundam nos estudos sobre a didática com o objetivo de identificar e discutir sobre as diversas técnicas e metodologias educacionais com a pretensão de aprimorar a melhoria da educação. Estudos revelam que o surgimento da didática está relacionado ao surgimento do ensino. Fazendo um paralelo da didática com a educação, constata-se a importância da história da educação para o aprimoramento do conhecimento sobre os períodos em que se difundiram novas tendências pedagógicas no Brasil, que ficaram conhecidas como Teorias de Ensino. Dentre elas, evidenciamos a Pedagogia Tradicional, a Pedagogia Renovada, a Pedagogia Tecnicista e a Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos. Considerando a didática na pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

89Q904220 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

A didática, enquanto disciplina fundamental no processo de ensino-aprendizagem, pode variar de acordo com as diferentes correntes pedagógicas. Com base nessas variações, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q901693 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Coordenador Pedagógico Ensino Infantil, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

“___________________ corresponde a um conjunto de atividades articuladas que são planejadas com a intenção de atingir determinado objetivo didático. É organizada em torno de um gênero textual (oral ou escrito) ou de um conteúdo específico, podendo envolver diferentes componentes curriculares. [...] É importante que as atividades propostas, no seu âmbito, para o trabalho com gêneros textuais atendam à finalidade do gênero e a possibilidade de adequação aos destinatários que estão fora da escola, e não apenas para o professor e os colegas de turma. No segundo caso, em que ela é organizada em torno de conteúdos específicos, o foco é a apropriação de um determinado conceito ou procedimento (uso de determinada regra ortográfica, discussão sobre reciclagem, entre outros). [...] Tratase de uma forma de organização do trabalho pedagógico que permite antecipar o que será enfocado em um espaço de tempo que é variável em função do que os alunos precisam aprender, da mediação e do constante monitoramento que o professor faz para acompanhar os alunos, por meio de atividades de avaliação durante e ao final dela”


Fonte: Glossário CEALE/UFMG [Texto adaptado].


Marque a alternativa cujo conceito preenche corretamente a lacuna do texto acima.


  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.