Questões de Concursos A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem

Resolva questões de A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

91Q894016 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor II, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

O professor competente é aquele com capacidade para gestar uma formação básica adequada, instaurando o ambiente do aprender a aprender, do saber pensar e do questionar criativamente. Atua como um mediador essencial no processo de ensino-aprendizagem, conduzindo os alunos na construção de um conhecimento significativo e duradouro. Para isso, seleciona conteúdos relevantes, para serem desenvolvidos com os alunos, que precisam estar relacionados com a realidade e incluir elementos da vivência prática dos alunos para torná-los mais significativos e vivos, de modo que eles possam assimilá-los ativa e conscientemente. Neste contexto, dizemos que os conteúdos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

92Q910920 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Municipal IV, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A palavra projeto está presente em diferentes contextos e com múltiplos sentidos. Sua origem vem do termo em latim projectum, que significa “algo lançado à frente”. Em um mundo que vive em constantes mudanças devido à evolução tecnológica e às especializações em diferentes áreas do saber, a escola tem o desafio de acompanhar as mudanças e utilizar os conhecimentos diversos, contextualizados e globalizados. Por isso, a proposta que inspira os projetos de trabalho está vinculada à perspectiva do conhecimento globalizado.

(Hernández; Ventura, 1998, p. 61.)

Ainda, sabe-se que a Pedagogia de Projetos surgiu no início do século XX com John Dewey, um filósofo norte-americano representante da “Pedagogia Ativa”. Sobre o exposto, NÃO é um dos princípios da Pedagogia de Projetos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

93Q868184 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Agente de Apoio, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

As concepções de aprendizagem tentam explicar como o ser produz o conhecimento.

“Aluno e professor são os sujeitos da aprendizagem e do conhecimento no processo educativo, que é uma prática relevante para a construção do desenvolvimento de uma sociedade” (Correa, 2015).

Assinalar a alternativa que indica a concepção de aprendizagem referida na citação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

94Q883339 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Séries Iniciais, SEEDPR, Consulplan, 2024

As escolas são meios privilegiados para o desenvolvimento da autonomia corporal e vivências de diversos modelos de movimentos corporais provenientes da cultura em que a criança se encontra. Nesses espaços a criança extrai, experimenta, ajusta e constrói movimentos corporais provenientes da inserção e interação num grupo diferente do seu meio familiar. Esta prática pedagógica poderá ser norteada por três eixos: 1) autonomia e identidade corporal; 2) socialização; 3) ampliação do conhecimento de práticas corporais.
(SEED, 2012, p. 67.)
Analise o contexto a seguir:
A professora do 2º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública organizou uma atividade com as crianças. A atividade consistia em uma tarde de desafios. Então ela disse: “hoje faremos uma tarde de desafios. Vamos dividir a turma em cinco grupos com quatro alunos e o grupo que cumprir todos os desafios ganhará um prêmio ao final da aula. Se todos os grupos cumprirem os desafios, todos ganharão.” Assim, foram andando em direção a uma praça perto da escola. O primeiro desafio foi andar de mãos dadas, sem soltá-las, com o grupo. O segundo desafio, brincar de vivenciar situações. A professora mostrava cartazes com situações, como todos estão em um navio e o mar está super agitado; todos estão em um brinquedo no parque de diversões que balança bem alto de um lado pro outro e, para não cair, é preciso dar as mãos; está vindo uma tempestade e a porta está fechada. para fugir da chuva todos precisam virar três cambalhotas, um atrás do outro, e entrar por um vão na porta (fictícia). O terceiro e último desafio foi fazer um desenho coletivo do grupo sobre os desafios da tarde, com tintas e giz de cera em um papel colado no mural do parque.

Assinale a afirmativa que indica quais eixos a professora desenvolveu realizando a tarde de desafios.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

95Q901572 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Letras/Português e Inglês, Prefeitura de Rondinha RS, FUNDATEC, 2024

A metodologia ativa aprendizagem baseada em projetos tem a capacidade de estimular nos alunos o(a), EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q889345 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Assistente Escolar Zona Rural e Zona Urbana, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

. Acesso em: 08 abr. 2024. São metodologias ativas utilizadas na educação infantil: "> Leia o texto a seguir.
As metodologias ativas na educação infantil têm se tornado cada vez mais populares nas escolas e creches, pois promovem uma abordagem mais participativa e centrada no aluno, estimulando o seu envolvimento ativo na aprendizagem. Uma das principais características dessas metodologias é o foco no desenvolvimento integral da criança, considerando suas habilidades, interesses e necessidades individuais.
BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico prática. Porto Alegre: Penso, 2018. Disponível em: <https://curitiba.ifpr.edu.br>. Acesso em: 08 abr. 2024.

São metodologias ativas utilizadas na educação infantil:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

97Q897540 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PedagogoÁrea, IFAP, FUNDATEC, 2024

De acordo com Japiassu (1976 – apud Iribarry, 2003), o termo significa a exploração científica e especializada de determinado domínio homogêneo de estudo. O que nos permite evocar um conjunto sistemático e organizado de conhecimentos com características próprias em seus planos de ensino, de formação, dos métodos e das matérias. Tal exploração tem a finalidade de fazer surgir novos conhecimentos que irão substituir os antigos. O trecho refere-se à:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q910919 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Municipal IV, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Com o decorrer dos anos, a escola sofreu várias transformações. Foram aparecendo propostas que estimularam a mudança dos princípios que regem a organização dos espaços e tempos da escola. Desde o século XVIII e XIX até meados do século XX, a escola foi submetida a mudanças nos métodos de ensino e começaram a surgir novos paradigmas envolvendo a prática escolar, as formas de avaliação e a organização dos tempos escolares, o que provocou reflexões sobre a necessidade de se construir um novo profissional, uma nova escola voltada para o direito dos educandos.

(Freitas, 2004.)

O tempo escolar é, portanto, um tempo pessoal institucional e organizado, podendo ser considerado como um poderoso instrumento no processo educativo, já que, nele, a aprendizagem e a história podem ser compreendidas não só como um processo de seleções e opções, de ganhos e perdas, mas, sim, como um processo de avanços e progressos; um tempo construído social e culturalmente.

(Barella e Kurpiel, 2008, s.p.)

Sobre o exposto e com relação à nova organização do tempo/espaço no processo educativo, analise as afirmativas a seguir.

I. O tempo escolar é organizado em fluxos mais flexíveis, mais longos e mais atentos às múltiplas dimensões da formação dos sujeitos socioculturais.
II. As possibilidades de flexibilização curricular oferecidas pelos ciclos e a ação pedagógica norteada pela formação do aluno possibilitam um compromisso com o desenvolvimento integral dos alunos.
III. A organização seriada apresenta um sistema de progressão continuada, apontando para caminhos de uma lógica atemporal, onde o tempo escolar é organizado em fluxos flexíveis.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

99Q909395 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Atendimento Especializado AEE, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Analise o fragmento abaixo:

“A avaliação da aprendizagem, novo paradigma, é um processo mediador na construção do currículo e se encontra intimamente relacionada à gestão da aprendizagem dos alunos. Na avaliação da aprendizagem, o professor não deve permitir que os resultados das provas periódicas, geralmente de caráter classificatório, sejam supervalorizados em detrimento de suas observações diárias, de caráter diagnóstico” (PERRENOUD).

A partir do fragmento, relacione as colunas abaixo sobre os tipos de avaliação da aprendizagem.

Coluna 1 Tipo de Avaliação

1. Autoavaliação

2. Avaliação Formativa

3. Avaliação Diagnóstica

4. Avaliação Somativa

Coluna 2 Definição

( ) O propósito dessa avaliação é identificar ou verificar os conteúdos e o conhecimento dos estudantes para o professor melhorar o ensino-aprendizagem.

( ) É um tipo de avaliação da aprendizagem que é realizada ao final de um período de ensino, com o objetivo de verificar o que o estudante aprendeu.

( ) É um tipo de avaliação da aprendizagem que coloca o próprio estudante como avaliador de seu próprio desempenho.

( ) Seu objetivo é identificar se as propostas do professor são alcançadas no processo de ensino-aprendizagem. A partir do resultado obtido, é possível orientar e regular a construção do conhecimento.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q905080 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor da Educação Básica dos Anos Iniciais Todas as Regiões, Prefeitura de Iúna ES, Consulplan, 2024

A linguagem oral, o diálogo e a interação entre professores e alunos é o componente principal do cotidiano das salas de aula. Assim, entender como funcionam essas trocas comunicativas e como, nelas, as crianças vão construindo sua linguagem e seu conhecimento linguístico, é uma das competências necessárias a qualquer professor, principalmente aos que lecionam no primeiro ano do ciclo de alfabetização.
(Disponível em https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/. Acesso em: fevereiro de 2024.)

Considerando a relação entre oralidade e escrita, assinale o INCORRETO.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.