Início

Questões de Concursos A Formação Continuada do Professor

Resolva questões de A Formação Continuada do Professor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q989918 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Professor 40 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Segundo Francisco Imbernón, a formação docente assume um papel que transcende o ensino que pretende uma mera atualização científica, pedagógica e didática (2011, p. 15). Nesse sentido, assinale V para os itens verdadeiros e F para os itens falsos.

( ) A aquisição de conhecimentos por parte do professor está muito ligada à prática profissional e condicionada pela organização da instituição educacional em que esta é exercida.
( ) O professor possui apenas conhecimentos objetivos.
( ) A aquisição de conhecimentos por parte do professor é um processo amplo e sempre linear.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q904966 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

A qualidade de ensino é determinada tanto ou mais pela formação contínua dos professores, do que pela sua formação inicial… A formação contínua não deve desenrolar-se, necessariamente, apenas no quadro do sistema educativo: um período de trabalho ou de estudo no setor econômico pode também ser proveitoso para aproximação do saber e do saber-fazer.
(DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 8. ed. - São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC: UNESCO, 2003, p. 160)


Com relação à formação continuada dos profissionais do magistério implica reconhecer um constante desenvolvimento levando-se em conta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q1004132 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Grupo Pedagogo, EBSERH, FGV, 2025

Com seu foco nos professores como “sabedores” e pensadores (em vez de simples executores), o conceito de aprendizagem docente é mais construtivista do que orientado para a transmissão.
COCHRAN-SMITH, M.; LYTLE, S. L. Teacher Learning Communities. In: Encyclopedia of Education 2nd Edition. J. Guthrie (ed.). New York: Macmillan, 2002.

O trecho sugere que a ideia de aprendizagem docente tem um compromisso com uma concepção construtivista.
Nesse contexto, construtivismo significa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q920002 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Auxiliar de Educação Básica, Prefeitura de Alto Bela Vista SC, AMAUC, 2025

A educação é um campo em constante evolução, então é importante manter-se atualizado com novas____e práticas. Participar de workshops, seminários e continuar a sua formação são formas de se destacar e aumentar suas chances de crescimento na carreira.


Acesse: https://faculdadephorte.edu.br/auxiliar-de-sala-saibao-que-faz-e-qual-sua-importancia-na-educacao-infantil/


Marque a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q898982 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Professor Segundo Professor, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

As formações continuadas são essenciais para o desenvolvimento profissional dos educadores. Qual das alternativas abaixo descreve o principal benefício da participação em capacitações para professores?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q898069 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Auxiliar de Ensino, Prefeitura de São João do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Sobre a atuação do auxiliar de ensino no ambiente educacional, analise as afirmações a seguir sobre o desenvolvimento desses profissionais, classificando-as como Verdadeiras (V) ou Falsas (F):

(_)Deve manter-se atualizado com as mudanças nas práticas educacionais é fundamental para a atuação eficaz do profissional no contexto escolar.
(_)Deve participar de eventos e encontros relacionados ao ambiente educacional promove a melhoria contínua do trabalho e contribui para o crescimento profissional.
(_)Deve possuir apenas a formação recebida no início da carreira, pois essa é suficiente para enfrentar todos os desafios encontrados ao longo da atuação profissional.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q954903 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Auxiliar de Educação Básica, Prefeitura de Alto Bela Vista SC, AMAUC, 2025

A educação é um campo em constante evolução, então é importante manter-se atualizado com novas____e práticas. Participar de workshops, seminários e continuar a sua formação são formas de se destacar e aumentar suas chances de crescimento na carreira.

Acesse: https://faculdadephorte.edu.br/auxiliar-de-sala-saibao-que-faz-e-qual-sua-importancia-na-educacao-infantil/

Marque a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q906687 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Brailista, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

No contexto educacional atual, a formação continuada dos professores é essencial para garantir uma prática pedagógica atualizada e eficaz. A participação em cursos, congressos e eventos científicos não apenas amplia o conhecimento docente, mas também favorece a troca de experiências, a construção de redes de apoio e a reflexão crítica sobre a prática educativa. Considerando a importância do desenvolvimento profissional continuado, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q899911 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Professor Brailista, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

A Resolução nº 2, de 20 de dezembro de 2019, define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNCFormação). O Art. 4º do documento define as competências específicas docentes relacionadas a três dimensões fundamentais não hierarquizadas ou dependentes entre si, mas que se integram e se complementam na ação docente. São elas:

I. conhecimento profissional.
II. prática profissional.
III. engajamento profissional.

De acordo com a BNC-Formação, associe cada uma dessas três dimensões com uma das competências específicas descritas a seguir:
A. avaliar o desenvolvimento do educando, a aprendizagem e o ensino.
B. demonstrar conhecimento sobre os estudantes e como eles aprendem.
C. comprometer-se com a aprendizagem dos estudantes e colocar em prática o princípio de que todos são capazes de aprender.

Assinale a alternativa que apresenta a associação correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q907415 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Pedagogo, Prefeitura de Araruna PR, OBJETIVA, 2024

A respeito da formação continuada dos docentes, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Melhora a qualidade do ensino: quando os professores são capacitados, eles conseguem atender às demandas da escola e utilizar novas metodologias que otimizam o processo de ensino e de aprendizagem.

( ) Engaja o corpo docente: sentem-se valorizados e mais motivados para ensinar, além de melhorar o clima institucional.

( ) Atualiza o conhecimento dos professores: oferece informações atualizadas e relevantes aos alunos, mas não promove a inovação e a evolução, pois isso fica a cargo do Estado.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q918699 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Auxiliar de Sala, Prefeitura de São Luís do Quitunde AL, ADM TEC, 2024

Numa reunião de Formação Continuada, a equipe de professores estudava os artigos sobre Educação constantes da Constituição Federal. Sobre os conteúdos curriculares, alguns professores se posicionaram da seguinte forma:

Ana Sílvia: Serão fixados conteúdos mínimos para toda Educação Básica, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais.
Cláudio: O ensino religioso, de matrícula obrigatória, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.
Jussara: O ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas também a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.

De acordo com a referida legislação, está(ão) correto(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q906681 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Brailista, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

Em um contexto de rápidas mudanças educacionais e tecnológicas, a formação continuada do professor tornou-se essencial para garantir uma prática pedagógica atualizada e eficaz. As políticas educacionais e as abordagens contemporâneas de ensino defendem que o professor deve estar em constante atualização para enfrentar os desafios da sala de aula e atender às demandas dos alunos no século XXI. Considerando a importância da formação continuada e da atualização profissional docente, assinale a alternativa que NÃO reflete uma prática ou princípio eficaz nesse processo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q910598 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Professor Especialista, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

Sobre o processo de formação de professores, podemos apontar como alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q898256 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Professor Licenciatura Pedagogia Educação Infantil, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

No Brasil, a formação de professores tem passado por diversas transformações estruturantes ao longo das décadas, especialmente influenciadas por reformas educacionais e mudanças nas políticas públicas. Sobre a história e evolução da formação docente no Brasil, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__)A partir da Lei nº 9.394/96, a formação de professores para o Ensino Fundamental foi restringida exclusivamente às instituições de ensino superior, eliminando a possibilidade de formação em nível médio.
(__)Com a promulgação do Decreto nº 3.810, em 1931, os Institutos de Educação foram reorganizados, buscando consolidar um modelo pedagógico com ênfase na formação científica e prática para professores.
(__)Durante o período da Lei nº 5.692/71, a formação de professores ficou restrita aos cursos de licenciatura plena, que foram instituídos como a única forma de habilitação para o ensino médio.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q897356 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

A formação docente envolve uma gama de conteúdos e a visão de diversas correntes teóricas em suas dimensões pedagógicas, filosóficas, políticas, psicológicas, entre outras; além da relação com o meio em que esses conhecimentos serão aplicados. Assim, a formação do professor ocorre no âmbito
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q898391 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Orientador Pedagógico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Considerando as práticas que contribuem para o desenvolvimento profissional docente e a criação de uma cultura de aprendizado contínuo, qual das alternativas abaixo melhor representa uma abordagem colaborativa para a formação continuada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q969076 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Pedagogo, TJPE, IBFC, 2017

“A formação ____________é uma exigência para os tempos atuais. Desse modo, pode-se afirmar que a formação ____________ acontece em continuum, iniciada com a _______________ que depois se complementa nos cursos de formação ________, com instrumentalização do professor para agir na ___________, para atuar no ________e no ______________” (ROMANOWSKI, 2009, p. 138).


Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q890230 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

Acerca da profissão docente e do processo de formação desse profissional, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1004170 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Em uma escola pública, o coordenador pedagógico Luís observou que os resultados das avaliações externas estavam abaixo da média. Percebendo a necessidade de aprimorar as práticas docentes, ele decidiu implementar um programa de formação continuada baseado em estudos colaborativos e reflexões sobre a prática. Acerca do assunto, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.
(__) A iniciativa de Luís reforça o papel do coordenador como formador, promovendo a melhoria da qualidade de ensino.
(__) A formação contínua deve ser obrigatória aos professores, independentemente de suas opiniões ou necessidades.
(__) O estudo colaborativo entre docentes contribui para o desenvolvimento profissional e para a transformação das práticas pedagógicas.
(__) Avaliações externas não são parâmetros relevantes para a definição de estratégias na formação de professores.

A sequência está correta em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q902631 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Técnico em Assuntos Educacionais, UFG, IV UFG, 2024

A formação docente é uma preocupação presente nos mais diversos países do norte ao sul global. No centro do debate contemporâneo sobre a formação docente, tensionando modelos arcaicos, está a noção de “formação docente como um continuum”. A referida noção representa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.