Início Questões de Concursos A Formação Continuada do Professor Resolva questões de A Formação Continuada do Professor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. A Formação Continuada do Professor Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 41Q900213 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Orientador Educacional, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024Durante um curso de formação continuada, o Orientador Educacional é convidado a explicar as diferenças entre as principais correntes pedagógicas. Ao falar sobre a pedagogia crítica, ele destaca suas características centrais. Qual das alternativas a seguir melhor define o conceito de pedagogia crítica? ✂️ a) A pedagogia crítica tem como objetivo principal a emancipação dos alunos, estimulando uma reflexão crítica sobre a sociedade e os mecanismos de opressão. ✂️ b) A pedagogia crítica se baseia em uma visão tecnicista da educação, voltada exclusivamente para a preparação dos alunos para o mercado de trabalho. ✂️ c) A pedagogia crítica se fundamenta na autoridade do professor, que detém o conhecimento e o transmite de forma unidirecional aos alunos. ✂️ d) A pedagogia crítica tem como foco principal a aplicação de metodologias tradicionais e a padronização dos conteúdos. ✂️ e) A pedagogia crítica ignora as questões sociais e políticas, focando apenas no conteúdo formal do currículo escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 42Q899500 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Supervisão Escolar, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024Sobre a formação continuada de professores, analisar os itens. I. É necessário refletir sobre a teoria e a prática formadora, não deixando se levar pela tradição formadora. II. É fundamental que, no momento de planejar a formação, executá-la e avaliar seus resultados, os professores participem de todo o processo e que suas opiniões sejam desconsideradas. III. A observação e a valorização do ensino facilitam aos professores a obtenção de dados sobre os quais possam refletir e analisar, a fim de favorecer a aprendizagem dos alunos. Está CORRETO o que se afirma: ✂️ a) Apenas nos itens I e II. ✂️ b) Apenas nos itens I e III. ✂️ c) Apenas nos itens II e III. ✂️ d) Em todos os itens. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 43Q898349 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024“As políticas de formação continuada são programas que visam capacitar profissionais da educação, de modo a aperfeiçoar seus conhecimentos e habilidades”. Aponte a alternativa que NÃO pode ser considerada como uma vantagem do processo de formação continuada docente. ✂️ a) O educador tem sua carga horária de sala de aula reduzida para se dedicar a atividades específicas. ✂️ b) O educador torna-se um orientador, facilitador e não apenas um transmissor de informações. ✂️ c) Ganho de percepção das dificuldades de aprendizagem por parte dos alunos e estratégias para sanar essas dificuldades. ✂️ d) Apoio a todo corpo docente e gestão para desenvolver estratégias com o objetivo de facilitar o aprendizado. ✂️ e) O educador se adapta mais rápido as mudanças do contexto educacional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 44Q896923 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024As recentes políticas de formação de professores são influenciadas por qual tipo de lógica dominante? ✂️ a) A lógica socialista, que se foca na desigualdade de oportunidades e no fortalecimento das redes públicas de ensino e nas condições de trabalho dos professores. ✂️ b) A lógica neodemocrática, que permite a participação ativa de todos os professores na criação das neopolíticas de formação nas redes públicas e privadas de ensino. ✂️ c) A lógica comunitária, que valoriza as práticas pedagógicas tradicionais das comunidades e das condições de trabalho dos professores efetivos. ✂️ d) A lógica tecnocrática, que prioriza o uso de tecnologia nas práticas educacionais conforme proposto exclusivamente na Base Nacional Comum Curricular. ✂️ e) A lógica neoliberal, que valoriza resultados e índices quantitativos em detrimento do contexto educacional e das condições de trabalho dos professores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 45Q898225 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024Uma escola está implementando um novo modelo de gestão que visa promover a formação continuada dos professores dentro da própria instituição, com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e o desenvolvimento integral dos alunos. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F): (__)A formação continuada dos professores deve ser realizada exclusivamente fora da escola, em instituições especializadas. (__)A formação centrada na escola permite que os docentes integrem suas experiências de trabalho com as formativas. (__)A formação continuada deve considerar as experiências adquiridas pelos professores ao longo de sua carreira. Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta: ✂️ a) F − V − V. ✂️ b) V − F − F. ✂️ c) F − F − F. ✂️ d) F − F − V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 46Q984825 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Técnico Pedagógico, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025Sobre a formação de docentes, assinalar a alternativa CORRETA. ✂️ a) A formação de docentes, para atuar na educação básica, pode ser realizada em nível superior, em curso de licenciatura plena ou o magistério, oferecido em nível médio, na modalidade normal. ✂️ b) A formação continuada e a capacitação dos profissionais de magistério poderão utilizar recursos e tecnologias de educação a distância. ✂️ c) A formação de profissionais de educação para supervisão e orientação educacional para a educação básica deve ser feita apenas em cursos de graduação em pedagogia, com pós-graduação específica em gestão escolar. ✂️ d) A formação docente, inclusive para a educação superior, deve incluir prática de ensino de, no máximo, trezentas horas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 47Q987969 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Pedagogo, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024No contexto da formação do professor e da prática educacional, o que significa o conceito de Didática e qual é o seu papel fundamental? ✂️ a) Promover o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, incluindo a capacidade de planejar, implementar e avaliar práticas educativas eficazes que atendam às necessidades dos alunos; ✂️ b) Excluir práticas de aprendizagem ativa e participativa, limitando o engajamento dos alunos e a construção de conhecimento significativo por meio da interação e da experimentação; ✂️ c) Limitar-se à transmissão de conhecimento de forma tradicional, sem considerar a diversidade e as necessidades individuais dos alunos; ✂️ d) Focar exclusivamente na teoria educacional, sem considerar a sua aplicabilidade e adaptabilidade à realidade da sala de aula e às diferentes formas de aprendizagem dos alunos; ✂️ e) Desconsiderar o contexto social, cultural e emocional dos alunos, negligenciando a importância de uma abordagem contextualizada e inclusiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 48Q994488 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Arte, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023Pensando a formação do professor numa perspectiva críticoreflexiva, pode-se concebê-la como um projeto único abarcando a formação inicial e a contínua. Para que isso ocorra, envolve um duplo processo, que é: ✂️ a) a realização de uma graduação e uma pós-graduação na mesma universidade, com a mesma concepção ideológica direcionando melhor a evolução docente. ✂️ b) um curso de formação inicial presencial e cursos posteriores em educação a distância todos direcionados a prática pedagógica. ✂️ c) ambos os cursos, de formação inicial e de pós-graduação, realizados a distância, privilegiando estudos teóricos à troca de experiências. ✂️ d) o de autoformação dos professores reelaborando saberes na prática e confrontando experiências nos contextos escolares, e, o de formação nas instituições escolares onde atuam. ✂️ e) o de realização da formação inicial em curso presencial e a dedicação eficiente à prática da sala de aula que, intrinsecamente, já capacita. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 49Q897683 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Especialista em Educação: Supervisor Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024A formação inicial e continuada de profissionais da educação básica tem se constituído em campo de disputas de concepções, dinâmicas, políticas e currículos. Sobre esse processo, é correto afirmar: ✂️ a) Deve-se proporcionar sólida formação teórica e disciplinar dos profissionais. ✂️ b) O projeto de formação inicial deve enfatizar a dimensão teórica em detrimento da prática na iniciação à docência. ✂️ c) Deve-se considerar a necessidade de maior articulação entre as instituições de educação superior e de educação básica. ✂️ d) As atividades docentes não compreendem a atuação e participação na organização e gestão de sistemas de educação básica e suas instituições de ensino. ✂️ e) A garantia de base comum nacional para formação inicial em oposição à base diversificada, pautada pela concepção de educação como processo emancipatório. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← Anterior
41Q900213 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Orientador Educacional, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024Durante um curso de formação continuada, o Orientador Educacional é convidado a explicar as diferenças entre as principais correntes pedagógicas. Ao falar sobre a pedagogia crítica, ele destaca suas características centrais. Qual das alternativas a seguir melhor define o conceito de pedagogia crítica? ✂️ a) A pedagogia crítica tem como objetivo principal a emancipação dos alunos, estimulando uma reflexão crítica sobre a sociedade e os mecanismos de opressão. ✂️ b) A pedagogia crítica se baseia em uma visão tecnicista da educação, voltada exclusivamente para a preparação dos alunos para o mercado de trabalho. ✂️ c) A pedagogia crítica se fundamenta na autoridade do professor, que detém o conhecimento e o transmite de forma unidirecional aos alunos. ✂️ d) A pedagogia crítica tem como foco principal a aplicação de metodologias tradicionais e a padronização dos conteúdos. ✂️ e) A pedagogia crítica ignora as questões sociais e políticas, focando apenas no conteúdo formal do currículo escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
42Q899500 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Supervisão Escolar, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024Sobre a formação continuada de professores, analisar os itens. I. É necessário refletir sobre a teoria e a prática formadora, não deixando se levar pela tradição formadora. II. É fundamental que, no momento de planejar a formação, executá-la e avaliar seus resultados, os professores participem de todo o processo e que suas opiniões sejam desconsideradas. III. A observação e a valorização do ensino facilitam aos professores a obtenção de dados sobre os quais possam refletir e analisar, a fim de favorecer a aprendizagem dos alunos. Está CORRETO o que se afirma: ✂️ a) Apenas nos itens I e II. ✂️ b) Apenas nos itens I e III. ✂️ c) Apenas nos itens II e III. ✂️ d) Em todos os itens. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
43Q898349 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024“As políticas de formação continuada são programas que visam capacitar profissionais da educação, de modo a aperfeiçoar seus conhecimentos e habilidades”. Aponte a alternativa que NÃO pode ser considerada como uma vantagem do processo de formação continuada docente. ✂️ a) O educador tem sua carga horária de sala de aula reduzida para se dedicar a atividades específicas. ✂️ b) O educador torna-se um orientador, facilitador e não apenas um transmissor de informações. ✂️ c) Ganho de percepção das dificuldades de aprendizagem por parte dos alunos e estratégias para sanar essas dificuldades. ✂️ d) Apoio a todo corpo docente e gestão para desenvolver estratégias com o objetivo de facilitar o aprendizado. ✂️ e) O educador se adapta mais rápido as mudanças do contexto educacional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
44Q896923 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024As recentes políticas de formação de professores são influenciadas por qual tipo de lógica dominante? ✂️ a) A lógica socialista, que se foca na desigualdade de oportunidades e no fortalecimento das redes públicas de ensino e nas condições de trabalho dos professores. ✂️ b) A lógica neodemocrática, que permite a participação ativa de todos os professores na criação das neopolíticas de formação nas redes públicas e privadas de ensino. ✂️ c) A lógica comunitária, que valoriza as práticas pedagógicas tradicionais das comunidades e das condições de trabalho dos professores efetivos. ✂️ d) A lógica tecnocrática, que prioriza o uso de tecnologia nas práticas educacionais conforme proposto exclusivamente na Base Nacional Comum Curricular. ✂️ e) A lógica neoliberal, que valoriza resultados e índices quantitativos em detrimento do contexto educacional e das condições de trabalho dos professores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
45Q898225 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024Uma escola está implementando um novo modelo de gestão que visa promover a formação continuada dos professores dentro da própria instituição, com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e o desenvolvimento integral dos alunos. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F): (__)A formação continuada dos professores deve ser realizada exclusivamente fora da escola, em instituições especializadas. (__)A formação centrada na escola permite que os docentes integrem suas experiências de trabalho com as formativas. (__)A formação continuada deve considerar as experiências adquiridas pelos professores ao longo de sua carreira. Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta: ✂️ a) F − V − V. ✂️ b) V − F − F. ✂️ c) F − F − F. ✂️ d) F − F − V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
46Q984825 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Técnico Pedagógico, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025Sobre a formação de docentes, assinalar a alternativa CORRETA. ✂️ a) A formação de docentes, para atuar na educação básica, pode ser realizada em nível superior, em curso de licenciatura plena ou o magistério, oferecido em nível médio, na modalidade normal. ✂️ b) A formação continuada e a capacitação dos profissionais de magistério poderão utilizar recursos e tecnologias de educação a distância. ✂️ c) A formação de profissionais de educação para supervisão e orientação educacional para a educação básica deve ser feita apenas em cursos de graduação em pedagogia, com pós-graduação específica em gestão escolar. ✂️ d) A formação docente, inclusive para a educação superior, deve incluir prática de ensino de, no máximo, trezentas horas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
47Q987969 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Pedagogo, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024No contexto da formação do professor e da prática educacional, o que significa o conceito de Didática e qual é o seu papel fundamental? ✂️ a) Promover o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, incluindo a capacidade de planejar, implementar e avaliar práticas educativas eficazes que atendam às necessidades dos alunos; ✂️ b) Excluir práticas de aprendizagem ativa e participativa, limitando o engajamento dos alunos e a construção de conhecimento significativo por meio da interação e da experimentação; ✂️ c) Limitar-se à transmissão de conhecimento de forma tradicional, sem considerar a diversidade e as necessidades individuais dos alunos; ✂️ d) Focar exclusivamente na teoria educacional, sem considerar a sua aplicabilidade e adaptabilidade à realidade da sala de aula e às diferentes formas de aprendizagem dos alunos; ✂️ e) Desconsiderar o contexto social, cultural e emocional dos alunos, negligenciando a importância de uma abordagem contextualizada e inclusiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
48Q994488 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Arte, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023Pensando a formação do professor numa perspectiva críticoreflexiva, pode-se concebê-la como um projeto único abarcando a formação inicial e a contínua. Para que isso ocorra, envolve um duplo processo, que é: ✂️ a) a realização de uma graduação e uma pós-graduação na mesma universidade, com a mesma concepção ideológica direcionando melhor a evolução docente. ✂️ b) um curso de formação inicial presencial e cursos posteriores em educação a distância todos direcionados a prática pedagógica. ✂️ c) ambos os cursos, de formação inicial e de pós-graduação, realizados a distância, privilegiando estudos teóricos à troca de experiências. ✂️ d) o de autoformação dos professores reelaborando saberes na prática e confrontando experiências nos contextos escolares, e, o de formação nas instituições escolares onde atuam. ✂️ e) o de realização da formação inicial em curso presencial e a dedicação eficiente à prática da sala de aula que, intrinsecamente, já capacita. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
49Q897683 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Especialista em Educação: Supervisor Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024A formação inicial e continuada de profissionais da educação básica tem se constituído em campo de disputas de concepções, dinâmicas, políticas e currículos. Sobre esse processo, é correto afirmar: ✂️ a) Deve-se proporcionar sólida formação teórica e disciplinar dos profissionais. ✂️ b) O projeto de formação inicial deve enfatizar a dimensão teórica em detrimento da prática na iniciação à docência. ✂️ c) Deve-se considerar a necessidade de maior articulação entre as instituições de educação superior e de educação básica. ✂️ d) As atividades docentes não compreendem a atuação e participação na organização e gestão de sistemas de educação básica e suas instituições de ensino. ✂️ e) A garantia de base comum nacional para formação inicial em oposição à base diversificada, pautada pela concepção de educação como processo emancipatório. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro