Início

Questões de Concursos A Formação Continuada do Professor

Resolva questões de A Formação Continuada do Professor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q900213 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Orientador Educacional, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

Durante um curso de formação continuada, o Orientador Educacional é convidado a explicar as diferenças entre as principais correntes pedagógicas. Ao falar sobre a pedagogia crítica, ele destaca suas características centrais. Qual das alternativas a seguir melhor define o conceito de pedagogia crítica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q899500 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Supervisão Escolar, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Sobre a formação continuada de professores, analisar os itens.

I. É necessário refletir sobre a teoria e a prática formadora, não deixando se levar pela tradição formadora.
II. É fundamental que, no momento de planejar a formação, executá-la e avaliar seus resultados, os professores participem de todo o processo e que suas opiniões sejam desconsideradas.
III. A observação e a valorização do ensino facilitam aos professores a obtenção de dados sobre os quais possam refletir e analisar, a fim de favorecer a aprendizagem dos alunos.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q898349 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

“As políticas de formação continuada são programas que visam capacitar profissionais da educação, de modo a aperfeiçoar seus conhecimentos e habilidades”.
Aponte a alternativa que NÃO pode ser considerada como uma vantagem do processo de formação continuada docente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q896923 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

As recentes políticas de formação de professores são influenciadas por qual tipo de lógica dominante?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q898225 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

Uma escola está implementando um novo modelo de gestão que visa promover a formação continuada dos professores dentro da própria instituição, com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e o desenvolvimento integral dos alunos. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__)A formação continuada dos professores deve ser realizada exclusivamente fora da escola, em instituições especializadas.
(__)A formação centrada na escola permite que os docentes integrem suas experiências de trabalho com as formativas.
(__)A formação continuada deve considerar as experiências adquiridas pelos professores ao longo de sua carreira.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q984825 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Técnico Pedagógico, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

Sobre a formação de docentes, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q987969 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Pedagogo, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

No contexto da formação do professor e da prática educacional, o que significa o conceito de Didática e qual é o seu papel fundamental?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q994488 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Arte, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Pensando a formação do professor numa perspectiva críticoreflexiva, pode-se concebê-la como um projeto único abarcando a formação inicial e a contínua. Para que isso ocorra, envolve um duplo processo, que é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q897683 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Especialista em Educação: Supervisor Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

A formação inicial e continuada de profissionais da educação básica tem se constituído em campo de disputas de concepções, dinâmicas, políticas e currículos.
Sobre esse processo, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.