Questões de Concursos A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil

Resolva questões de A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

11Q917019 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Monitor de Creche, Prefeitura de Passos Maia SC, Instituto Fênix, 2025

Em uma sala de aula com crianças pequenas, qual item NÃO representa um risco significativo de acidente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q915793 | Educação Infantil, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Cuidador, Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim ES, CESPE CEBRASPE, 2024

Acerca da rotina na relação entre o cuidar e o educar constituintes da educação infantil, julgue o item a seguir.

O planejamento de atividades deve ter como objetivo exclusivo o fortalecimento das dimensões cognitiva e socializadora nas instituições de educação infantil ao longo da formação das crianças.

  1. ✂️
  2. ✂️

13Q915795 | Educação Infantil, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Cuidador, Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim ES, CESPE CEBRASPE, 2024

Julgue o item subsequente, relativo ao espaço na creche e à criança.

A creche deve ser reconhecida como um ambiente relacional, no qual as relações interpessoais, a metodologia e a estética interajam.

  1. ✂️
  2. ✂️

14Q919050 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

O ambiente em que a criança está inserida tem influência direta no modo como desenvolve sua linguagem. Criar um ambiente alfabetizador é imprescindível na Educação Infantil. É uma prática pedagógica própria dessa etapa do ensino:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q915794 | Educação Infantil, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Cuidador, Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim ES, CESPE CEBRASPE, 2024

Acerca da rotina na relação entre o cuidar e o educar constituintes da educação infantil, julgue o item a seguir.

A rotina se materializa em uma sequência de atividades que constroem a autonomia das crianças e nas relações com os sujeitos envolvidos no ato educativo.

  1. ✂️
  2. ✂️

16Q919053 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

Ao longo dos seis anos da Educação Infantil, o desenvolvimento é acelerado. No planejamento, os objetivos e os conteúdos da Educação Infantil precisam ser articulados e atualizados no acompanhamento de cada criança e de cada turma. Dos três primeiros anos aos três últimos anos da Educação Infantil, o planejamento deve considerar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q955101 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

Em relação à adaptação das crianças em espaços escolares e sociais como um todo, podemos definir como CORRETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q952338 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Anos Iniciais 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as características do ambiente de aprendizagem às respectivas práticas pedagógicas que as utilizam de forma intencional no planejamento escolar.

Coluna 1
1. Espaços flexíveis e diversificados.
2. Materiais não estruturados e naturais.
3. Ambientes decorados com produções dos próprios alunos.
4. Integração entre espaços internos e externos.

Coluna 2
( ) Promover o protagonismo infantil por meio de atividades investigativas e colaborativas.
( ) Estimular a exploração livre, a criatividade e a descoberta sensorial.
( ) Valorizar as expressões culturais e criar um ambiente acolhedor e significativo.
( ) Favorecer aprendizagens práticas, conectadas ao contexto e à vivência das crianças.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q952335 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Anos Iniciais 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a avaliação desempenha um papel essencial na construção do conhecimento. Nesse contexto, uma prática avaliativa que promove a aprendizagem significativa deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q952318 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Cuidador Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Conforme a Política nacional de educação infantil: pelo direito das crianças de zero a seis anos, é verdadeiro afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.