Questões de Concursos: A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q919050 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

O ambiente em que a criança está inserida tem influência direta no modo como desenvolve sua linguagem. Criar um ambiente alfabetizador é imprescindível na Educação Infantil. É uma prática pedagógica própria dessa etapa do ensino:

12 Q919057 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

A Escola é um espaço em que a riqueza cultural brasileira se manifesta. Etnias, crenças, valores, etc., são traços de identidade que as crianças trazem de suas famílias e que podem causar tensões, exigindo uma postura ética de toda a equipe. Assim, a Educação Infantil apresenta-se como etapa privilegiada para aprender a:

13 Q915793 | Educação Infantil, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Cuidador, Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim ES, CESPE CEBRASPE, 2024

Acerca da rotina na relação entre o cuidar e o educar constituintes da educação infantil, julgue o item a seguir.

O planejamento de atividades deve ter como objetivo exclusivo o fortalecimento das dimensões cognitiva e socializadora nas instituições de educação infantil ao longo da formação das crianças.

14 Q915799 | Educação Infantil, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Cuidador, Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim ES, CESPE CEBRASPE, 2024

Julgue o próximo item, relativo à prevenção de acidentes. 

A metragem das salas de referência na educação infantil tem relação indireta com o bom funcionamento das atividades e com a prevenção de acidentes.

15 Q915794 | Educação Infantil, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Cuidador, Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim ES, CESPE CEBRASPE, 2024

Acerca da rotina na relação entre o cuidar e o educar constituintes da educação infantil, julgue o item a seguir.

A rotina se materializa em uma sequência de atividades que constroem a autonomia das crianças e nas relações com os sujeitos envolvidos no ato educativo.

16 Q919053 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

Ao longo dos seis anos da Educação Infantil, o desenvolvimento é acelerado. No planejamento, os objetivos e os conteúdos da Educação Infantil precisam ser articulados e atualizados no acompanhamento de cada criança e de cada turma. Dos três primeiros anos aos três últimos anos da Educação Infantil, o planejamento deve considerar:

17 Q955101 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

Em relação à adaptação das crianças em espaços escolares e sociais como um todo, podemos definir como CORRETO:

18 Q952338 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Anos Iniciais 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as características do ambiente de aprendizagem às respectivas práticas pedagógicas que as utilizam de forma intencional no planejamento escolar.

Coluna 1
1. Espaços flexíveis e diversificados.
2. Materiais não estruturados e naturais.
3. Ambientes decorados com produções dos próprios alunos.
4. Integração entre espaços internos e externos.

Coluna 2
( ) Promover o protagonismo infantil por meio de atividades investigativas e colaborativas.
( ) Estimular a exploração livre, a criatividade e a descoberta sensorial.
( ) Valorizar as expressões culturais e criar um ambiente acolhedor e significativo.
( ) Favorecer aprendizagens práticas, conectadas ao contexto e à vivência das crianças.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

19 Q954721 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Conforme a Resolução CNE/CEB no 05/2009, artigo 8o , as propostas pedagógicas das instituições de educação infantil deverão prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem, entre outros,

20 Q952318 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Cuidador Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Conforme a Política nacional de educação infantil: pelo direito das crianças de zero a seis anos, é verdadeiro afirmar:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.