Início

Questões de Concursos A Política

Resolva questões de A Política comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q1069281 | Filosofia, A Política, Área de Conhecimento Filosofia, SEED PR, Instituto Consulplan, 2022

A fusão das telecomunicações, da informática, da imprensa, da edição, da televisão, do cinema e dos jogos eletrônicos em uma indústria unificada da multimídia é o aspecto da revolução digital que os jornalistas mais enfatizam. Mas não é o único, nem talvez o mais importante. Escolhas políticas e culturais fundamentais abrem-se diante dos governos, dos grandes atores econômicos, dos cidadãos. Não se trata apenas de raciocinar em termos de impacto (qual o impacto das “infovias” na vida política, econômica ou cultural?), mas também em termos de projeto (com que objetivo queremos desenvolver as redes digitais de comunicação interativa?). (LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva. Por uma antropologia do ciberespaço. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2003. p. 13. Adaptado.)
As preocupações sociológicas e filosóficas com as questões relacionadas à expansão e dominação que as mídias impunham, já era uma das pautas dos filósofos da Escola de Frankfurt, cujas reflexões ainda orientam estudos até hoje. Foi nessa escola filosófica que surgiu o termo “indústria cultural”, dentre outros. São ideias de seus representantes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

122Q1070826 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEECT PB, INSTITUTO AOCP, 2019

O filósofo Thomas Hobbes proporcionou ao tema do poder a primeira abordagem jurídica da modernidade. Em sua filosofia, o indivíduo é movido por paixões naturais, por isso a sua meta não consiste em ser benevolente em relação aos outros, mas sim em realizar tanto os seus interesses quanto os seus desejos. A partir disso, o estado de natureza pode ser caracterizado como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

123Q1070399 | Filosofia, A Política, História, Prefeitura de Porangatu GO, Itame, 2023

“O estado de natureza era [...] uma situação real e historicamente determinada pela qual passara, ainda que em épocas diversas, a maior parte da humanidade [...]. Esse estado de natureza diferia do estado de guerra [...], baseado na insegurança e na violência, por ser um estado de relativa paz, concórdia e harmonia. Nesse estado pacífico os homens já eram dotados de razão e desfrutavam da propriedade que [...] designava simultaneamente a vida, a liberdade e os bens como direitos naturais do ser humano. ”

(WEFFORT, Francisco. (Org.). Os Clássicos da Política. São Paulo: Ática, 2006, v. 1.)

A citação disposta anteriormente está em concordância com qual pensador iluminista?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

124Q1071439 | Filosofia, A Política, Disciplina Filosofia, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

Em relação às ideias de representantes da Escola de Frankfurt, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q1071192 | Filosofia, A Política, Filosofia, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2021

As mulheres costumam ser invisibilizadas pela história da filosofia. Uma destas filósofas foi a importante sufragista inglesa e grande defensora dos direitos das mulheres. Graças a ela, inclusive, John Stuart Mill participou da fundação da primeira sociedade defensora do direito de voto para as mulheres.
O nome dessa filósofa em questão é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

126Q1070190 | Filosofia, A Política, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Rousseau parece demonstrar extrema nostalgia do estado feliz em que viveria o “bom selvagem”, antes de ser introduzida a desigualdade, a diferenciação entre rico e pobre, poderoso e fraco, senhor e escravo e a predominância da lei do mais forte. O indivíduo que surge da desigualdade é corrompido pela sociedade e esmagado pela violência. Trata-se de um falso pacto social, esse que coloca as pessoas sob grilhões. Há que se considerar a possibilidade de outro contrato verdadeiro e legítimo, pelo qual o povo esteja reunido sob uma só vontade (Aranha e Martins, 2009. Adaptado).
Para Rousseau, a desigualdade entre os seres humanos decorre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q1070958 | Filosofia, A Política, Analista Legislativo, Câmara de Cuiabá MT, SELECON, 2021

“Nenhum território soberano, por maior que seja, populoso e dotado de recursos, pode proteger sozinho suas condições de sustento, sua segurança, sua prosperidade a longo prazo, seu estilo de vida preferencial ou a segurança de seus habitantes. [...] A lógica de responsabilidade planetária está voltada, pelo menos em princípio, para tomar os problemas gerados globalmente e os enfrentar à queima-roupa – em seu próprio nível.” De acordo com Bauman (2007), compreende-se porque todo chefe de nação deve ter a preocupação de manter as relações exteriores no patamar da responsabilidade ética, pois a tendência mútua entre os países tem hoje dimensões planetárias. E, em situações como a que se vive no momento, de grave crise sanitária como a pandemia da Covid - 19, se o governante se isenta dessa responsabilidade pode colocar o país e seu povo em uma situação, dentre outras:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

128Q1069682 | Filosofia, A Política, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

[...] Por isso, se não já um Estado controlando e reprimindo, fazer a guerra contra os outros é a atitude mais racional que eu posso adotar (é preciso enfatizar esse ponto, para ninguém pensar que o “homem lobo do homem”, em guerra contra todos, é um anormal; suas ações e cálculos são os únicos racionais, no estado de natureza) […] O que Hobbes pede é um exame de consciência: “conhece-te a ti mesmo”. Estamos carregados de preconceitos, acha Hobbes, que vêm basicamente de Aristóteles e da filosofia escolástica medieval. Mas o mito de que o homem é sociável por natureza nos impede de identificar onde está o conflito, e de contê-lo. A política só será uma ciência se soubermos como o homem é de fato, e não na ilusão; e só com a ciência política será possível construirmos Estados que sustentem, em vez de tornarem permanente a guerra civil.
(WEFFORT, 2001, p. 55-58.)

Thomas Hobbes, um filósofo, teórico político e matemático inglês, foi considerado um dos principais expoentes do pensamento contratualista na filosofia política. Segundo esse filósofo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

129Q1070203 | Filosofia, A Política, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

“A soberania não pode ser representada pela mesma razão por que não pode ser alienada; consiste essencialmente na vontade geral, e a vontade de forma alguma se representa: ou é ela mesma, ou é outra, não há meio-termo. Desta forma, os deputados do povo não são, e nem podem ser, seus representantes: não passam de seus comissários, nada podendo concluir definitivamente. E nula toda lei que o povo diretamente não ratificar e, em absoluto, não é lei” (Rousseau, J.-J., Do contrato social, apud WEFFORT, Francisco C. (org.). Os clássicos da política. São Paulo: Ática, 2006. v. 1).
O excerto refere-se a uma tese central do pensamento político de Rousseau. Tal tese consiste em defender a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q1070220 | Filosofia, A Política, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A análise que Andrew Feenberg desenvolve sobre a tecnologia é uma das abordagens discutidas no artigo “A tecnologia como problema filosófico: três enfoques”, de Alberto Cupani. Apesar da crítica à reificação social que a tecnologia tem promovido, Cupani destaca uma postura de esperança de Feenberg: “Essa esperança do autor fundamenta-se no fato de que a hegemonia do ‘código técnico’ do capitalismo não pode impedir que haja iniciativas contrárias”.
A esperança de Feenberg está pautada no que ele denomina “margens de manobra”, que consiste na
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q1071245 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEDUC CE, UECE CEV, 2018

Segundo a obra A Política de Aristóteles, a democracia pode ser definida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

132Q1074839 | Filosofia, A Política, Filosofia, IF RS, IF RS

Da concepção de Thomas Hobbes acerca do estado de natureza, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q1069216 | Filosofia, A Política, Filosofia, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2022

Quanto mais o espírito se esclarecia, mais a indústria se aperfeiçoava. [...] Essa foi a época de uma primeira revolução, que consolidou o estabelecimento e a distinção das famílias e que introduziu uma espécie de propriedade, a qual já deu margem a muitas querelas e conflitos. [...] a partir do momento em que um homem precisou do socorro de um outro, desde que se percebeu que era útil a um único homem ter provisões para dois, a igualdade desapareceu, a propriedade se introduziu, o trabalho se tornou necessário e as vastas florestas viraram campos risonhos que era preciso regar com o suor dos homens, e nos quais logo se viu a escravidão e a miséria germinar e crescer junto com as colheitas. (ROUSSEAU, 2011, p. 96)

A produção de ideias, de concepções, de consciência é, a princípio, diretamente entrelaçada com a atividade material e o intercâmbio material dos homens, a linguagem da vida real. Conceber, pensar, os intercâmbios mentais dos homens, nesse ponto, aparece como a emanação direta de seus comportamentos materiais. O mesmo se aplica à produção mental, como se expressa na linguagem da política, das leis, da moralidade, da religião e da metafísica de um povo. (MARX; ENGELS, 2011, p. 137)


ROUSSEAU, J.-J. Discurso sobre a desigualdade. In: MARCONDES, D. (Org.).

Textos básicos de filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2011.


MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. In: MARCONDES, D. (Org.).

Textos básicos de filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2011.



Assinale a alternativa que apresenta, de acordo com os fragmentos de texto, os fundamentos das ideias de Rousseau e de Marx e Engels

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

134Q1071300 | Filosofia, A Política, Filosofia, IF TO, IF TO, 2021

A cidade é por natureza anterior à família e a cada um de nós, individualmente considerado; é que o todo é, necessariamente, anterior à parte.
Aristóteles. A Política. Vega, 1998, p. 26. Disponível em <http://www.dhnet.org.br/direitos/anthist/marcos/hdh_aristotele s_a_politica.pdf> acesso em 28 Set. 21.
Inspirado (a) pelo texto acima, somado com seus conhecimentos sobre o assunto, relacione corretamente as colunas conforme algumas asserções conceituais de Aristóteles implicadas em “polis/política” na obra A Política:

1. CIDADE. 2. COMUNIDADE. 3. O HOMEM. 4. FAMÍLIA. 5. ALDEIA.
a. É uma certa forma de comunidade. b. É uma comunidade formada de acordo com a natureza. c. É por natureza, um ser vivo político. d. Constituída em vista de algum bem. e. É a primeira comunidade formada por várias famílias.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q1070037 | Filosofia, A Política, Filosofia, UFF, COSEAC, 2023

A obra de Karl Marx possui desdobramentos e impactos sentidos até os dias atuais (em que pese haver sido publicada no século XIX), impactos estes que se espraiam pela política, história, filosofia e economia. Em relação aos aspectos filosóficos da obra de Karl Marx, assinale a opção que caracteriza uma importante diretriz do pensamento filosófico deste pensador.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

136Q1071074 | Filosofia, A Política, Edital n 73, IF PI, IF PI, 2022

Os filósofos abaixo podem ser didaticamente chamados de comunitaristas em suas abordagens na área da filosofia política, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q1071076 | Filosofia, A Política, Edital n 73, IF PI, IF PI, 2022

Entre os séculos XVI e XVIII, uma das principais questões que ocuparam os debates filosóficos foi em torno do surgimento da sociedade civil, ou seja, o que levou os homens a formarem Estados e qual a origem legítima de seus governos. Neste contexto, encontra-se o holandês Baruch de Espinosa (1632-1677), com sua obra Tratado Teológico-Político. (1670)
Em relação à política e organização da sociedade civil, no pensamento de Espinosa, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q1070324 | Filosofia, A Política, Filosofia, IF MS, INSTITUTO AOCP, 2025

No contexto da filosofia política moderna, o contratualismo se destaca como uma teoria que procura explicar a origem e a legitimação do poder político. Nesse sentido, assinale a alternativa correta a respeito dos princípios fundamentais do contratualismo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q1070333 | Filosofia, A Política, Especialidade Infraestrutura Engenharia Civil, SEPLAN PI, FCC, 2024

[...] pode dirigir as forças do Estado de acordo com a finalidade de sua instituição, que é o bem comum, porque, se a oposição dos interesses particulares tornou necessário o estabelecimento das sociedades, foi o acordo desses mesmos interesses que о possibilitou. O que existe de comum nesses vários interesses forma o liame social e, se não houvesse um ponto em que todos os interesses concordassem, nenhuma sociedade poderia existir. Ora, somente com base nesse interesse comum é que a sociedade deve ser governada.

(Adaptado de: ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do contrato social. São Paulo: Nova Cultural, 1999. p. 85)

O conceito de Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) a que se refere o trecho acima é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q1069340 | Filosofia, A Política, FILOSOFIA, SEED PR, IBFC, 2023

Os princípios dos movimentos de desobediência civil estão geralmente reunidos sob a égide das consciências elevadas somadas às posições morais como: seriedade, sinceridade, profundidade de convicção e abnegação. Torna-se fundamental para seus pensadores diferenciar e estabelecer o contraste entre a desobediência civil e a violação da lei criminal. Houve mudanças nas formas de paradigma e nos objetivos da desobediência civil ao longo do século passado e inícios do de hoje, desde o ativismo militante das sufragistas em busca de seus direitos básicos de cidadania até as greves escolares do movimento climático jovem e manifestações em massa para exigir que os governos tomem medidas urgentes para combater a crise climática. Mesmo assim, a desobediência civil continua sendo uma parte duradoura e vibrante do ativismo político e, cada vez mais, se beneficia de alianças transnacionais. E, sem surpresa, muitos dos mais famosos desobedientes civis – Henry David Thoreau, Mohandas Gandhi, Rosa Parks, Martin Luther King Jr., Nelson Mandela – eram membros de grupos cujos direitos eles buscavam defender. Com base na reflexão sobre os movimentos de desobediência civil e, em especial, o pensamento de Martin Luther King Jr., analise as afirmativas abaixo:
I. Entre outros conceitos, Martin Luther King Jr. é reconhecido por desenvolver os fundamentos filosóficos do ativismo não violento.
II. Martin Luther King Jr. era um defensor da ação militante (uso da força) na luta pelos direitos civis nos Estados Unidos.
III. Martin Luther King Jr. argumenta que a resistência não violenta é moralmente superior à violência.
IV. Em sua “Carta de uma prisão de Birmingham”, Martin Luther King Jr. argumenta: “estou em Birmingham porque a injustiça está aqui”., mas ele defende os clérigos brancos moderados, os quais pediram paciência para que as disputas e questões fossem decididas nos tribunais e pediram à “comunidade negra” que praticasse a contenção.
Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.