Início

Questões de Concursos A Política

Resolva questões de A Política comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q1069398 | Filosofia, A Política, Filosofia, IF RS, FUNDATEC, 2023

O utilitarismo é uma corrente filosófica que se desenvolve na Europa entre pensadores de corte liberal e cujos principais expoentes são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q1069927 | Filosofia, A Política, Bambuí, IF MG, IF MG, 2024

Marx diz que

Mesmo em seus mais recentes esforços, a crítica alemã não deixou o terreno da filosofia. Longe de examinar suas bases filosóficas, todas as questões, sem exceção, que ela formulou, brotaram do solo de um sistema filosófico determinado, o sistema hegeliano.


In: MARX, K. & ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes, 1998, p. 7.



Como observa criticamente a filosofia hegeliana?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q1069421 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEDUC GO, IADES, 2022

Assinale a alternativa que traduz o caráter liberal do pensamento político de John Locke.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q1069951 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

John Locke contrapõe-se tanto à concepção de Thomas Hobbes de um soberano absoluto quanto à dos defensores dos direitos divinos dos reis. Segundo a concepção de Locke, a sociedade resulta de uma reunião de indivíduos, visando garantir suas vidas, sua liberdade e sua propriedade, ou seja, aquilo que pertence a cada um. É em nome dos direitos naturais do ser humano que é realizado o contrato social entre os indivíduos que instaura a sociedade, e o governo deve, portanto, comprometer-se com a preservação destes direitos.

(Marcondes, 2010. Adaptado)

Danilo Marcondes (2010) ressalta que, para John Locke, o princípio fundamental da sociedade é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q1069957 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A chave para entender o pensamento de Thomas Hobbes é o que ele diz do estado de natureza. Sabemos que Hobbes é um contratualista, quer dizer, um daqueles filósofos que, entre o século XVI e o XVIII, afirmaram que a origem do Estado e/ou da sociedade está num contrato: os homens viveriam, naturalmente, sem poder e sem organização – que somente surgiriam depois de um pacto firmado por eles, estabelecendo as regras de convívio social e de subordinação política.

(Janine Ribeiro. In: Weffort, 2006)

Para Renato Janine Ribeiro, a justificativa para o contrato social em Hobbes baseia-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q1069959 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A teoria da propriedade de Locke, que é muito inovadora para sua época, difere bastante da de Hobbes. Para Hobbes, a propriedade inexiste no estado de natureza e foi instituída pelo Estado-Leviatã após a formação da sociedade civil. Assim como a criou, o Estado pode também suprimir a propriedade dos súditos.

(Leonel Itaussu Almeida Mello. In: Weffort, 2006)

Como ressalta Leonel I. Almeida Mello, para John Locke, por outro lado, a propriedade
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q1069207 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEAD AP, FGV, 2022

“Se essa rara felicidade que nos coube de viver em uma República, na qual a inteira liberdade de julgar e honrar a Deus conforme sua própria compleição é dada a cada um, e todos têm a liberdade como o mais caro e doce dos bens, acreditei mostrar que não apenas essa liberdade pode ser concedida sem perigo para a piedade e a paz do Estado, mas que não a poderíamos suprimir sem destruir a paz do Estado e a piedade”. Adaptado de SPINOZA, Baruch. Obra completa III: Tratado teológico-político. São Paulo: Perspectiva, 2014.
Assinale a opção que identifica corretamente a proposta do filósofo a respeito da regulamentação ou não do Estado em matéria religiosa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q1070231 | Filosofia, A Política, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Aristóteles aborda uma das relações entre ética e política, no livro Ética a Nicômaco, da seguinte forma: “A resposta à pergunta que estamos fazendo é também evidente pela definição da felicidade, por quando dissemos que ela é uma atividade virtuosa da alma, de certa espécie. (…) o objetivo da vida política é o melhor dos fins, e essa ciência dedica o melhor de seus esforços a fazer com que os cidadãos sejam bons e capazes de nobres ações”.
No excerto, o Estado, detentor da vida política, possui o papel de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q1070238 | Filosofia, A Política, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

No texto Nicolau Maquiavel: o cidadão sem fortuna, o intelectual de virtù, Maria Tereza Sadek destaca a mudança de paradigma promovida por Maquiavel: “Em seu texto Maquiavel rejeita a tradição idealista de Platão, Aristóteles e Santo Tomás de Aquino e segue a trilha inaugurada pelos historiadores antigos […]. Seu ponto de partida e de chegada é a […] verità effettuale – a verdade efetiva das coisas”.

A noção de “verdade efetiva”, mencionada no excerto, marca a mudança ao
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q1071019 | Filosofia, A Política, Filosofia, Prefeitura de Vacaria RS, FUNDATEC, 2021

A desigualdade social vem crescendo em todo mundo. Apesar de ser uma discussão antiga, não há consenso entre os especialistas sobre qual sistema econômico gera mais desigualdade. Nessa perspectiva de debate, o filósofo Rousseau afirmou que existiam as desigualdades:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q1070279 | Filosofia, A Política, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

No capítulo intitulado John Locke e o individualismo liberal, Leonel Itaussu Almeida Mello afirma:

“Para John Locke o estado de natureza era um estado de relativa paz, concórdia e harmonia. Nesse estado pacífico, os seres humanos já eram dotados de razão e desfrutavam da propriedade na acepção tradicional, em sentido estrito, significava especificamente a posse de bens móveis ou imóveis.”

(In: Weffort, 2006. Adaptado)

John Locke também propôs uma acepção geral da noção de “propriedade” referindo-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q1070027 | Filosofia, A Política, Filosofia, UFF, COSEAC, 2022

A crítica de Marx a Hegel diz respeito principalmente ao seu:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

153Q1070319 | Filosofia, A Política, Filosofia, IF MS, INSTITUTO AOCP, 2025

O pensamento político de Nicolau Maquiavel apresenta uma abordagem distinta em relação às concepções tradicionais de governança e moralidade. Em suas reflexões sobre o poder, esse filósofo examina as estratégias e as virtudes necessárias para que um governante possa assegurar a estabilidade e a perpetuação do Estado. Considerando as informações mencionadas, assinale a alternativa que caracteriza a concepção política de Maquiavel.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q1070074 | Filosofia, A Política, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Danilo Marcondes, em seu livro Iniciação à história da Filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein, analisa a raiz do liberalismo moderno e da noção de Estado. A partir da filosofia de Locke, o autor afirma: “A sociedade resulta de uma reunião de indivíduos, visando garantir suas vidas, (...) e sua propriedade, ou seja, aquilo que pertence a cada um. É em nome dos direitos naturais do homem que o contrato social entre os indivíduos que cria a sociedade é realizado, e o governo deve portanto comprometer-se com a preservação destes direitos”.
Segundo Marcondes, os direitos naturais humanos, para Locke, consistem em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

155Q1071641 | Filosofia, A Política, Filosofia, IF SE, IV UFG, 2024

A Declaração dos Direitos Humanos, de 1948, foi uma importante conquista para a sociedade contemporânea, ao nos oferecer alguns parâmetros civilizatórios na construção de um mundo de respeito à diversidade e à inclusão. No entanto, os Direitos Humanos sempre foram alvo de preconceitos e de desinformação. Ao ser criada, a Declaração dos Direitos Humanos visava
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

156Q1071642 | Filosofia, A Política, Filosofia, IF SE, IV UFG, 2024

Leia a citação a seguir.


“Quem inventou a fome são os que comem.”

Carolina Maria de Jesus, Quarto de despejo. São Paulo, Ática, 2020.


Não é possível falar em democracia sem falarmos da cidadania e dos direitos cívicos e dos direitos sociais do cidadão. Uma das críticas à democracia brasileira é que esta tem aspectos formais que caracterizam uma sociedade democrática, mas é insuficiente em seus aspectos substanciais. Em seus aspectos político, social, econômico e jurídico, a democracia brasileira
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

157Q1040191 | Filosofia, A Política, Técnico Judiciário, TJ MT, UFMT

Sobre as características dos regimes totalitários, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Abuso da autoridade e repressão no exercício do poder.

( ) Monopolização das mídias de comunicação de massa.

( ) Valorização da pluralidade e fortalecimento político das minorias.

( ) Culto ao líder e à nação.

Assinale a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

158Q1071708 | Filosofia, A Política, Filosofia, IF PR, FAU, 2019

Os pensadores Thomas Hobbes, John Locke e Jean-Jacques Rousseau, (contratualistas clássicos ou jusnaturalistas), partem da ideia de direito natural e do contrato como forma de regulação das relações entre governantes e governados. Sobre o assunto, informe se é (V) verdadeiro ou (F) falso o que se afirma a seguir:

( ) Para Thomas Hobbes o homem vive em conflito permanente, onde a violência e a insegurança predominam.

( ) John Locke parte da ideia de contrato social como mediador da passagem do estado de natureza para o Estado Civil.

( ) Jean-Jacques Rousseau entende que para um governo garantir sua legitimidade, é necessário que responda os anseios do rei.

( ) Para John Locke a propriedade é um direito natural.

( ) Thomas Hobbes pretende dar uma justificativa sobrenatural para a existência do Estado (absolutista).

A sequência correta de cima para baixo é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q1069956 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Mais de quatro séculos nos separam da época em que viveu Maquiavel. Muitos leram e comentaram sua obra, mas um número consideravelmente maior de pessoas evoca seu nome ou pelo menos os termos que aí têm sua origem. Maquiavélico e maquiavelismo são adjetivo e substantivo que estão tanto no discurso erudito, no debate político, quanto na fala do dia-a-dia. Seu uso extrapola o mundo da política e habita sem nenhuma cerimônia o universo das relações privadas.

(Sadek, 2006. In: Weffort, 2006)

Segundo Maria Tereza Sadek, as acepções comuns do maquiavelismo estão associadas a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

160Q1069960 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Até Montesquieu, a noção de lei compreendia três dimensões essencialmente ligadas à ideia de lei de Deus. As leis exprimiam uma certa ordem natural, resultante da vontade de Deus. Elas exprimiam também um dever-ser, na medida em que a ordem das coisas estava direcionada para uma finalidade divina. Finalmente, as leis tinham uma conotação de expressão da autoridade. As leis eram simultaneamente legítimas (porque expressão da autoridade), imutáveis (porque dentro da ordem das coisas) e ideais (porque visavam uma finalidade perfeita).

(Albuquerque, J. A. G. In: Weffort, 2006)

Como aponta José-Augusto Guilhon-Albuquerque, Montesquieu abandona a concepção de lei associada a uma ideia de Deus para definir as leis como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.