Início

Questões de Concursos A Política

Resolva questões de A Política comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q1071306 | Filosofia, A Política, Filosofia, IF TO, IF TO, 2021

O Estado é uma prudente organização que visa proteger os indivíduos uns dos outros: se exageramos no seu enobrecimento, o indivíduo será enfim debilitado e mesmo dissolvido por ele – isso frustrará o objetivo do Estado.
NIETZSCH, Friedrich. Humano, demasiado humano. Cia da letras, 2005, p.150

Considerando a perspectiva da filosofia de Nietzsche e o contexto filosófico apresentado no texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
Os socialistas querem o bem-estar para o maior número de pessoas.

PORÉM
Se a pátria permanente desse bem-estar, o Estado perfeito, fosse alcançada, esse próprio bem-estar destruiria o terreno em que brota o intelecto, em outras palavras: a humanidade se tornaria fraca demais para produzir o gênio se esse Estado fosse alcançado. .

A respeito das asserções apresentadas acima, assinale a opção correta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

182Q1071066 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEED RR, IBFC, 2021

Texto associado.

Leia o trecho abaixo para responder à questão seguinte.



“Com a promulgação da Lei 11.684, de 2 de junho de 2008, a Filosofia volta a ser uma disciplina obrigatória nas escolas brasileiras, função que ela não desempenhava desde 1961 (Lei nº 4.020/61). Segundo a nova lei, o ensino de Filosofia (assim como o de Sociologia) assume um caráter de obrigatoriedade em todas as séries do ensino médio, a última etapa da educação básica no país. Diante desse cenário, profissionais envolvidos com o ensino, principalmente com o ensino de Filosofia – sejam eles professores universitários, de ensino médio ou mesmo estudantes – são novamente convocados a pensar questões fundamentais sobre a disciplina: é preciso saber por que, afinal de contas, deve-se ensinar Filosofia para os jovens do ensino médio, e quais conteúdos e metodologias devem ser empregados para atingir esses objetivos.”



(DA SILVA, T. C.. A Filosofia no Ensino Médio: Por que, o que e como ensiná-la? In: Humanidades em diálogo. Vol. IV, N. I, Jun. 2011. p. 201).

No Inciso III do artigo 35 da LDB (artigo em que são expostas as finalidades do ensino médio), lemos: “(...) o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico”. Não se discute que a Filosofia seja fundamental para o desenvolvimento do educando como pessoa humana, seja em relação à sua formação ética ou sua autonomia intelectual e seu pensamento crítico, mas o problema é o “como fazer?”, ou com outras palavras: o que justificaria o ensino de Filosofia como elemento fundamental deste processo de desenvolvimento dos educandos? Assinale a alternativa que apresente a resposta correta à pergunta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

183Q1075175 | Filosofia, A Política, Filosofia, SECULT CE, UECE CEV, 2018

“Ser tolerante com o intolerável eticamente” é uma máxima própria do cidadão
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

184Q1070833 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEECT PB, INSTITUTO AOCP, 2019

Na obra Apresentação da filosofia, o filósofo francês André-Comte-Sponville (1952-) afirma o seguinte: “(...) é preciso fazer política: porque a moral não basta, porque a economia não basta e, portanto, porque seria moralmente condenável e economicamente desastroso contentarse com uma e outra” (ARANHA e MARTINS, 2016, p. 276). A partir da sinalização de Sponville acerca da importância da política, assinale a alternativa correta no que diz respeito à política na filosofia contemporânea.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

185Q1071349 | Filosofia, A Política, Filosofia, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2022

Analise o texto abaixo:
No século XX, como o surgimento de regimes totalitários como o Fascismo, o Nazismo e o ____________________ e com o aumento do poder das sociedades autoritárias ou ditatórias, parte dos filósofos também passaram a desconfiar do otimismo revolucionário do século anterior, como o anarquismo, o ___________________ e o comunismo.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

186Q1070888 | Filosofia, A Política, História, Prefeitura de Areal RJ, GUALIMP, 2019

O pensador iluminista Jacques Rousseau (1712 - 1778) defendia que o homem, ao ver-se ameaçado, concorda em se organizar politicamente, estabelecendo um contrato social entre seus semelhantes, unindo cada indivíduo aos demais. Neste contrato, a soberania reside no povo. A este preceito foi chamado de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

187Q1069355 | Filosofia, A Política, Filosofia, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2023

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) sobre a invenção da política na antiguidade greco-romana.

( ) Forma encontrada pelos gregos e romanos para exercer controle ideológico da população, isto é, o uso da força e da violência serviam para silenciar as novas lideranças que colocavam em risco os governantes que ocupavam o poder. ( ) Para responder às diferentes formas assumidas pelas lutas de classe, a política foi inventada de um modo que, a cada solução encontrada, um novo conflito ou uma nova luta podem surgir, exigindo novas soluções. ( ) Em lugar de reprimir os conflitos pelo uso da força ou da violência das armas, a política aparece como trabalho legítimo de solucionar os conflitos, de tal modo que o fracasso nesse trabalho representa a causa do uso da força e violência. ( ) A democracia ateniense e as oligarquias de Esparta e da República Romana gestaram as ideias e as práticas da política na cultura ocidental.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

188Q1070907 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEED PR, CESPE CEBRASPE, 2021

Segundo algumas das principais teorias políticas dos séculos XVII e XVIII, contrato social consiste em uma concepção que busca explicar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

189Q1070911 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEED PR, CESPE CEBRASPE, 2021

Muitos imaginaram repúblicas e principados que jamais foram vistos e que nem se soube se existiram na verdade, porque há tamanha distância entre como se vive e como se deveria viver que aquele que abandona o que se faz por aquilo que se deveria fazer aprende antes a arruinar-se que a preservar-se. Eis por que é necessário a um príncipe que quiser manter-se, aprender a poder não ser bom e a valer-se ou não disso segundo a necessidade.
Nicolau Maquiavel. O Príncipe. Ed. Martins Fontes (com adaptações).
Considerando-se o texto precedente, é correto afirmar que Maquiavel recomenda ao príncipe, isto é, ao governante, que este
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

190Q1071694 | Filosofia, A Política, Professor de Filosofia, Prefeitura de Gaspar SC, Prefeitura de Gaspar SC, 2021

“Política” é um termo inventado para que pudéssemos expressar as diferenças e conflitos sem o uso da violência. Sobre o termo, assinale a afirmativa INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

191Q1069397 | Filosofia, A Política, Filosofia, IF RS, FUNDATEC, 2023

Entre os textos políticos de Immanuel Kant, merece destaque a obra À paz perpétua. Na obra, o autor apresenta uma proposta jurídico-política para que a paz entre os povos seja alcançada. Esta proposta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

192Q1071962 | Filosofia, A Política, Filosofia, Prefeitura de Biguaçu SC, IESES, 2024

Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, identifique a afirmação INCORRETA:

John Locke (1632 - 1704) foi um médico, filósofo e político inglês considerado um dos pais do empirismo inglês junto com Hume (1711 – 1776) e Berkeley (1685 – 1753) e um dos primeiros teóricos do liberalismo (VÁRNAGY, 2006).
(Ensino e conhecimento: relações a partir da teoria de conhecimento de John Locke; Eliseu Roque do Espírito Santo - Filos. e Educ., Campinas, SP, v.12, n.3, p. 1663-1682, set./dez. 2020 – ISSN 1984-9605).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

193Q1069915 | Filosofia, A Política, Professor de Filosofia Cidadania Ética para Anos Iniciais, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Analise o texto abaixo:

O filósofo alemão, discípulo de Adorno e personagem relevante da Escola de Frankfurt, ........................... realizou investigações, refletindo sobre a democracia, a política contemporânea, a sociedade e sobre o Estado de Direito. Entre seus escritos, podemos destacar .................................... e Conhecimento e Interesse.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

194Q1075050 | Filosofia, A Política, Filosofia, IFB, IFB, 2017

Não se pode conceber um educador que não discuta os fundamentos antropológicos da educação. O que é o homem? Esta é para Gramsci, a primeira e principal pergunta da filosofia (Concepção Dialética da História). Indique qual das afirmações abaixo mais se aproxima da antropologia de Gramsci: I) O homem é um ser histórico e o Espírito é a matéria da história. O homem é a criatura na qual o Espírito trabalha. II) O homem é vontade concreta: isto é, aplicação efetiva do querer abstrato ou do impulso vital aos meios concretos que realizam esta vontade. III) O homem é uma série de relações ativas (um processo). Uma individualidade composta de: indivíduo, os outros homens e a natureza. IV) O homem deve ser concebido como um bloco histórico de elementos puramente subjetivos e individuais e de elementos de massa – objetivos ou materiais – com os quais o indivíduo está em relação ativa. V) O homem é um ser dominado pelo desejo de absoluto. Seu destino supremo é cumprir-se como ser racional livre. As afirmações que estão de acordo com a antropologia de Gramsci são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

195Q1070189 | Filosofia, A Política, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Hobbes analisa a natureza humana em uma perspectiva mecanicista: o ser humano é como uma máquina que age sozinha, na linha da concepção mecanicista de mundo típica da física da época, cujo problema central consistia em entender a natureza dos corpos e de seus movimentos (Marcondes, 2010. Adaptado).
Como resultado de sua concepção mecanicista, para Hobbes
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

196Q1069938 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A originalidade da pólis grega é que ela estava centralizada na ágora (praça pública), espaço onde se debatiam os problemas de interesse comum. Separavam-se na pólis o domínio público e o privado: isso significava que ao ideal de valor de sangue, restrito a grupos privilegiados em função do nascimento ou fortuna, se sobrepunha a justa distribuição dos direitos dos cidadãos como representantes dos interesses da cidade. Desse modo era elaborado o novo ideal de justiça, pelo qual todo cidadão tinha direito ao poder. A noção de justiça assumia caráter político, e não apenas moral, ou seja, não dizia respeito apenas ao indivíduo e aos interesses da tradição familiar, mas à sua atuação na comunidade.

(Aranha e Martins, 2009)

Segundo Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins, o surgimento da pólis grega foi resultado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

197Q1070204 | Filosofia, A Política, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

“Nas obras de juventude de Marx, é tão evidente a crítica do idealismo hegeliano quanto a sombra das frustrações com a Revolução Francesa. As mesmas frustrações, aliás, que impulsionaram o pensamento socialista em vários países, a começar pela própria França. A crítica do idealismo filosófico traz de modo implícito – às vezes é bem mais do que isso – a crítica das revoluções burguesas e a necessidade de uma nova revolução” (Weffort, 2006).
Diante do lema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” da Revolução Francesa, um exemplo que ilustra as frustrações de Marx mencionadas no texto é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

198Q1071740 | Filosofia, A Política, Filosofia, IF MT, IF MT, 2018

O que pode ser observado sobre a diferença entre a física de Aristóteles e a física moderna:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

199Q1070739 | Filosofia, A Política, Ciências Físicas e Biológicas, SEDUC MT, IBFC, 2017

Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:

I. Embora partindo de ideias do homem em estado de natureza, Rousseau não partilha da tese de que a natureza humana é má ou egoísta. Os homens não são inimigos por natureza, mas são naturalmente bondosos. Na base do conflito humano, quando este acontece, situa-se a propriedade privada; esta é a fonte geradora de atritos entre os homens.

II. Se há um estado de guerra, este é produto da relação entre as coisas e não entre os homens. Como em estado de natureza não há propriedade privada, a guerra originada pela propriedade também não reflete o estado de natureza. Rousseau define a guerra como uma relação de Estado a Estado, na qual os homens particulares tornam-se inimigos apenas por acidente.

III. Com essa ideia Rousseau se contrapõe às concepções que defendem de alguma forma o direito à escravidão. Em nenhum momento o escravo pode ser produto da guerra, porque esta não é uma relação de homem a homem. A guerra não concede nenhum direito que não seja necessário a seus fins, e os fins nunca são particulares; logo, para os particulares nenhuma consequência pode resultar após o fim da guerra da qual participam.

IV. Em Rousseau o homem é definido como livre e igual por natureza. Renunciar à liberdade equivale a renunciar à própria condição de homem. O princípio da liberdade é inalienável; a norma o imperativo da ação. O homem que Rousseau define como livre e igual por natureza, porém, revela-se numa existência bastante distante da natural. “o homem nasce livre e por toda parte encontra-se a ferros”. Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

200Q1070232 | Filosofia, A Política, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

No texto “John Locke e o individualismo liberal”, Leonel Itaussu Almeida Mello apresenta um conceito fundamental para a compreensão do contratualismo lockeano. Diz ele: “Em Locke, o contrato social é um pacto de consentimento em que os homens concordam livremente em formar a sociedade civil para preservar e consolidar ainda mais os direitos que possuíam originalmente no estado de natureza. No estado civil os direitos naturais inalienáveis do ser humano à vida, à liberdade e aos bens estão melhor protegidos sob o amparo da lei, do árbitro e da força comum de um corpo político unitário”.
À luz da teoria contratualista mencionada, a noção de “pacto de consentimento” é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.