Início

Questões de Concursos A Política

Resolva questões de A Política comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q1074845 | Filosofia, A Política, Filosofia, IF RS, IF RS

Em seu Curso de Filosofia Positiva, Augusto Comte apresentou a lei dos três estágios. De acordo com tal lei, “cada uma de nossas concepções principais e cada ramo de nossos conhecimentos passam necessariamente por três estágios teóricos diferentes: o estágio teológico ou fictício, o estágio metafísico ou abstrato e o estágio científico ou positivo" (Comte apud REALE; ANTISERI, 2005, p. 291). No estágio positivo, o espírito humano abre mão das especulações “para procurar apenas descobrir, com o uso bem combinado do raciocínio e da observação, suas leis efetivas, isto é, suas relações invariáveis de sucessão e de semelhança" (Comte apud REALE; ANTISERI, 2005, p. 292).


A partir do exposto acima e da filosofia geral de Comte, considere as afirmativas abaixo.


I. Sua física social almeja submeter a realidade social à pesquisa científica rigorosa através da observação e do experimento, de modo precisamente idêntico ao realizado pela física e pela química.

II. A lei geral da estática social descoberta por Comte mediante o método da física social é a conexão entre os diversos aspectos da vida social.

III. A lei dos três estágios é a lei fundamental da dinâmica social, sendo ainda a senda doprogresso humano.

IV. À física social compete compreender os fenômenos sociais e modificá-los em benefício da sociedade em geral, sendo o estado positivo, para onde essa modificação tem lugar ou para onde ela conduz, um itinerário e um fim.


Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

202Q1071265 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEDUC CE, UECE CEV, 2018

Conforme o § 261 de “Os Princípios da Filosofia do Direito” Hegel afirma que:
“Em face do direito privado e do interesse particular, da família e da sociedade civil, o Estado é, por um lado, necessidade exterior e poder superior (...) por outro lado, é para eles fim imanente (...)”
A partir da compreensão do Estado hegeliano como “realidade em acto da ideia moral objetiva” considere o que se afirma a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) Esta relação, sociedade civil–estado, expõe uma antinomia sem solução. ( ) Os interesses da sociedade civil estão resguardados pelo Estado como seu fim imanente. ( ) O Estado impede a efetivação dos interesses da sociedade civil. ( ) O Estado sintetiza, na totalidade, os objetivos particulares da sociedade civil.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

203Q1071777 | Filosofia, A Política, Filosofia, IF PI, IF PI

Ao tratar o fenômeno da religião, Maquiavel, em um primeiro momento, parece nos indicar apenas os acontecimentos históricos que narra no decorrer de seus escritos, exemplo que pode ser encontrado no capítulo onze de "O Príncipe". Discorrendo sobre os Estados eclesiásticos, afirma que todas as dificuldades em relação à fortuna e a virtù precedem ao momento da conquista, e, observa ele: mesmo sem virtù e sem fortuna, este modelo de Estado se mantém. Sobre isso, assinale apenas a assertiva VERDADEIRA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

204Q1069237 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEC BA, IBFC, 2023

Em sociedades totalitárias apenas um ou poucos tem o poder político, todos os outros indivíduos não têm poder algum. De onde viria o poder desse indivíduo ou grupo? Por que todos se submetem aos seus desejos? Etienne de la Boétie em seu livro Discurso da servidão voluntária elaborou uma teoria política, colocando em perspectiva que o sustentáculo do tirano não é sua própria autoridade, mas a entrega dos súditos, isto é, a dominação só é possível com o concurso direto dos próprios dominados. Para tanto, o tirano constrói em torno de si uma rede de interesses semelhante a uma cebola, na qual uma série de cascas são sobrepostas em torno de um núcleo central. Reflita sobre esta questão e assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

205Q1071289 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEE AC, IBADE, 2019

John Locke (1632-1704), autor do influente Ensaio sobre o entendimento humano, sendo um empirista, considera que as representações do real que temos são derivadas de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

206Q1071075 | Filosofia, A Política, Edital n 73, IF PI, IF PI, 2022

Analise as alternativas e marque aquela que NÃO representa um enunciado coerente dentro do debate contemporâneo em filosofia política:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

207Q1071078 | Filosofia, A Política, Edital n 73, IF PI, IF PI, 2022

Julgue as afirmativas abaixo como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F) e marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I - O debate contemporâneo entre filósofos liberais e comunitaristas parece polarizar-se de importante oposição: indivíduo e comunidade. As teorias políticas liberais são inseparáveis do individualismo moderno, ao valorizarem o indivíduo em relação ao grupo social e por se oporem às visões coletivistas da política, que tendem a valorizar o grupo social e não o indivíduo.
II - Charles Larmore é autor do livro Multiculturalism: Examining the politics of recognition (1994) e um dos principais pensadores da corrente comunitarista.
III - O comunitarismo propõe que o indivíduo seja considerado membro inserido numa comunidade política de iguais. E, para que exista um aperfeiçoamento da vida política na democracia, se exiga uma cooperação social, um empenhamento público e participação política, isto é, formas de comportamento que ajudem ao enobrecimento da vida comunitária.
IV - No caso dos Liberais, encontramos Éticas Procedimentais que definem uma teoria moral fundada segundo normas procedimentais, formais, desligadas de qualquer concepção específica do bem.
V - A concepção comunitarista defende que “uma vez que os cidadão se vejam a si mesmos como pessoas livres e iguais, reconhecerão que para realizarem as suas diferentes convicções de bem necessitam dos mesmos bens primários - ou seja, os mesmos direitos básicos, liberdades e oportunidades - bem como dos mesmos meios destinados a todos os fins, como o rendimento, a riqueza e as mesmas bases sociais de autoestima’’ (MOUFFE, 1996 p. 84)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

208Q1070062 | Filosofia, A Política, História, Prefeitura de Timbaúba PE, ADM TEC, 2024

Qual filósofo liberal argumentou que a liberdade de expressão era essencial para o progresso da sociedade em "Sobre a Liberdade"?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

209Q1075182 | Filosofia, A Política, Filosofia, SECULT CE, UECE CEV, 2018

Compreendendo-se o estado hegeliano como a “realidade em acto da ideia moral objetiva” pode-se inferir acertadamente que a corporação, etapa conceitual anterior ao estado, caracteriza-se como uma instituição

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

210Q1070329 | Filosofia, A Política, História, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

Na política, desenvolveu a doutrina do “Direito Divino”, na qual afirmava que qualquer governo formado legalmente, expressava a vontade de Deus, que sua autoridade é sagrada e que qualquer rebelião contra ela é criminosa. Destacou também que a responsabilidade do soberano é se comportar como a imagem de Deus e governar para os súditos como um bom pai e não ser afetado por seu poder.
O texto faz referência a que pensador absolutista da Era Moderna:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

211Q1071643 | Filosofia, A Política, Filosofia, IF SE, IV UFG, 2024

Leia o texto seguir.


“Homens e adolescentes da geração Z são mais prováveis de achar que o feminismo é mais prejudicial do que benéfico para a sociedade, aponta pesquisa publicada nesta quinta-feira (1º/2) pelo Instituto Global para a Liderança das Mulheres da Universidade King's College de Londres. O estudo ouviu 3.716 pessoas acima de 16 anos, entre homens e mulheres de diferentes gerações.
De acordo com o levantamento, um a cada quatro homens britânicos entre 16 a 29 anos, faixa etária que forma a geração Z, acredita que é mais difícil ser homem do que mulher. Além disso, os homens da geração Z são os que mais acreditam que o feminismo fez mais mal do que bem para a sociedade — são 16%, contra 15% dos homens entre 30 a 59 anos e 13% de homens acima de 60 anos.”


STANGA, Isabela. Homens da geração Z acham feminismo mais prejudicial do que os das anteriores. Correio Braziliense, Brasília, 01 de fev. de 2024. Disponível em: <https://tecnoblog.net/responde/referencia-site-abnt-artigos/>. Acesso em: 20 mai. 2024.


O trecho dessa reportagem mostra como a discussão em torno do feminismo, bem como sua popularização entre os membros das gerações mais novas, têm levado a problematização sobre a questão da relação entre os gêneros no conjunto da vida social. Também aqui há muitos ruídos e desinformação sobre o significado e o sentido do Feminismo. Surgido no contexto do Iluminismo e das revoluções burguesas, o Feminismo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

212Q1077278 | Filosofia, A Política, Oficial PM, Polícia Militar SP, FGV, 2021

O filósofo norte-americano John Rawls (1921-2002), ao refletir sobre o desafio de equilibrar liberdade e igualdade nas sociedades democráticas contemporâneas, formulou dois princípios: 1. Toda pessoa tem igual direito à máxima liberdade, compatível com uma liberdade semelhante para os outros. 2. As desigualdades de riqueza e poder são justas apenas se associadas à disponibilidade de posições e cargos para todos em igualdade de oportunidades, e se produzirem benefícios compensatórios para os membros menos favorecidos da sociedade.
A partir do texto, analise as afirmativas que descrevem ações para equilibrar liberdade e igualdade. I. Promover escola e saúde para todos é um meio de garantir a igualdade de acesso e de oportunidades. II. Implementar políticas de distribuição de renda e programas de cotas permite reparar desigualdades e promover a equidade. III. Atribuir ao Estado a defesa da livre iniciativa e da liberdade de mercado possibilita a correção natural das injustiças pelo mecanismo da oferta e procura.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

213Q1075046 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEDF, CESPE CEBRASPE, 2017

Texto associado.

Em muitas aldeias por esse mundo afora, em sociedades tradicionais ou industrializadas, as pessoas se reúnem de noite para conversar. Em pubs e bares, ao ar livre, sob a copa das árvores, ao redor de fogueiras, elas intercambiam histórias, contam piadas, discutem questões daquele dia, debatem sobre assuntos importantes ou triviais. Ouvindo essas conversas em culturas diferentes da nossa, aprendemos muita coisa sobre os conceitos e teorias que as pessoas usam para explicar suas experiências e que valores elas consideram mais importantes.

Kwame Anthony Appiah. Introdução à filosofia contemporânea.

Petrópolis: Vozes, 2006, p. 297 (com adaptações).

A partir desse texto, julgue o seguinte item, acerca da filosofia contemporânea em diversos contextos culturais.
Para a fenomenologia, considerada uma filosofia da consciência, o sujeito, sendo constitutivo, é quem dá sentido aos fenômenos.
  1. ✂️
  2. ✂️

214Q1069420 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEDUC GO, IADES, 2022

Acerca do contratualismo de Thomas Hobbes, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

215Q1075056 | Filosofia, A Política, Filosofia, IFB, IFB, 2017

Maquiavel ao discorrer sobre o modo dos príncipes cumprirem a palavra dada diz (Cap. XVIII, n. 96, p. 114): “deve o príncipe, ter o maior cuidado e não deixar escapar da boca, jamais, palavras que não estejam imbuídas das cinco qualidades acima mencionadas, mas deve dar a impressão, a quem o contempla e o ouve, que é todo piedade, fé, integridade, humanidade e religião”. Para Maquiavel qual destas qualidades é mais relevante ao príncipe aparentar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

216Q1070194 | Filosofia, A Política, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

O marxismo procura explicar a realidade a partir da estrutura material de uma determinada sociedade. A questão central da análise de Marx passa a ser o trabalho, questão, aliás, praticamente ausente da análise dos filósofos desde a Antiguidade. O trabalho é uma relação invariante entre a espécie humana e seu ambiente natural, uma perpétua necessidade natural da vida humana (Marcondes, 2010).
Segundo a perspectiva teórica mencionada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

217Q1071232 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEE MG, FUMARC, 2018

Leia o texto a seguir: “Os pensamentos da classe dominante são também, em todas as épocas, os pensamentos dominantes, ou seja, a classe que tem o poder material dominante numa dada sociedade é também a potência dominante espiritual. A classe que dispõe dos meios de produção material dispõe igualmente dos meios de produção intelectual, de tal modo que o pensamento daqueles a quem são recusados os meios de produção intelectual está submetido igualmente à classe dominante. Os pensamentos dominantes nada mais são do que a expressão idealizada das relações materiais dominantes, portanto, a expressão das relações que fazem de uma classe a classe dominante; em outras palavras, são as ideias de sua dominação” (MARX, Karl. A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes, 1998, p. 48. Adaptado).
Marx, no trecho acima, está se referindo à ideologia, cuja função é fazer com que as ideias
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

218Q1069963 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Peter Singer aponta que: “John Rawls defendeu, na sua influente obra Uma Teoria da Justiça, que a igualdade pode ser fundamentada nas características naturais dos seres humanos, desde que escolhamos aquilo que ele chama uma propriedade de base geral. Suponhamos que desenhamos um círculo numa folha de papel. Todos os pontos contidos nesse círculo têm a propriedade de estar contidos nesse círculo e têm essa propriedade por igual – é essa a “base geral”. Alguns pontos podem estar mais perto do centro e outros mais próximos da periferia, mas todos eles são igualmente pontos no interior do círculo”.

(Singer, 2018. Adaptado)

Para Peter Singer, a propriedade geral comum aos seres humanos apontada por John Rawls é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

219Q1071250 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEDUC CE, UECE CEV, 2018

Na obra Justiça Como Equidade. Uma reformulação, John Rawls concebe que os princípios de justiça devem ser concebidos a partir de um acordo equitativo na posição original. Em seu entendimento, esse acordo tem que ser visto como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

220Q1070229 | Filosofia, A Política, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

“No processo de legitimação do pacto social, o fundamental é a condição de igualdade das partes contratantes. As cláusulas do contrato, quando bem compreendidas, reduzem-se a uma só”, explica Milton Meira do Nascimento no texto “Rousseau: da servidão à liberdade”. E completa com um trecho do próprio Rousseau: “a alienação total de cada associado, com todos os seus direitos, à comunidade toda, porque, em primeiro lugar, cada um dando-se completamente, a condição é igual para todos e, sendo a condição igual para todos, ninguém se interessa por tornar onerosa para os demais”.
De acordo com Rousseau, a falta da “alienação total” implica
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.