Início

Questões de Concursos A Política

Resolva questões de A Política comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q1070747 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEDUC MT, IBFC, 2017

“Mas, o que teria a concepção de causalidade [de Aristóteles] a ver com a divisão social? [...] Se tomarmos o cidadão ou o senhor e indagarmos a qual das causas ele corresponde [...] se, por outro lado, indagarmos a que causa corresponde o escravo ou servo [...] compreende-se, então, por que a metafísica das quatro causas considera a causa eficiente inteiramente subordinada à final.” (Marilena Chauí, O que é ideologia, adaptado.) Assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

222Q1070243 | Filosofia, A Política, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Maria Tereza Sadek analisa a concepção de natureza humana na filosofia de Maquiavel, em seu texto Nicolau Maquiavel: o cidadão sem fortuna, o intelectual de virtù, na passagem: “Maquiavel estuda a história […]. Seu ‘diálogo’ com os homens da antiguidade clássica e sua prática levam-no a concluir que por toda parte […] pode-se observar a presença de traços humanos imutáveis. Daí afirmar, os homens ‘são ingratos, volúveis, simuladores, covardes ante os perigos, ávidos de lucro’ (O príncipe, cap. XVII). Estes atributos negativos compõem a natureza humana e mostram que o conflito e a anarquia são desdobramentos necessários dessas paixões e instintos malévolos”.

De acordo com Maquiavel, o papel da política frente à natureza humana é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

223Q1075112 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEDU ES, FCC

Para a indagação: por que os sujeitos sociais não percebem o vínculo entre o poder econômico e o poder político? Marx observa que os trabalhadores se veem como indivíduos isolados (cada qual com sua família, seus parentes e amigos) que conhecem seu próprio trabalho, mas ignoram os trabalhos das outras categorias de trabalhadores, isto é, não se percebem como formando uma classe social única. Por não se perceberem como classe social, não se reconhecem como produtores da riqueza e das coisas.

Esse fenômeno Marx chama de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

224Q1070252 | Filosofia, A Política, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

. Renato Janine Ribeiro, em seu texto Hobbes: o medo e a esperança, comenta sobre a natureza humana segundo Hobbes. Eis a passagem: “Hobbes […] não afirma que os homens são absolutamente iguais, mas que são ‘tão iguais que…’: iguais o bastante para que nenhum possa triunfar de maneira total sobre outro. Todo homem é opaco aos olhos de seu semelhante […]. Como ele também não sabe o que quero, também é forçado a supor o que farei. Dessas suposições recíprocas, decorre que geralmente o mais razoável para cada um é atacar o outro […]: assim a guerra se generaliza entre os homens”.

A explicação apresentada por Renato Janine Ribeiro ressalta que a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

225Q1070278 | Filosofia, A Política, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Na coletânea intitulada Os clássicos da política, Renato Janine Ribeiro aponta que a concepção de estado de natureza do ser humano é fundamental para compreender o pensamento de Thomas Hobbes: “Todo ser humano é opaco aos olhos de seu semelhante – eu não sei o que o outro deseja, e por isso tenho que fazer uma suposição de qual será a sua atitude mais prudente. Como ele também não sabe o que quero, também é forçado a supor o que farei”.

(In: Weffort, 2006. Adaptado)

Devido à opacidade intrínseca do ser humano, Hobbes defende que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

226Q1071046 | Filosofia, A Política, Agente Fiscal Estadual de Defesa Agropecuária e Florestal I, INDEA MT, IBFC, 2022

Texto associado.
Leia os três trechos a seguir para responder a questão.


“O Contrato Social, constitui em uma obra teórica que traduz uma escala de medida, sugerindo a análise do grau de liberdade de um determinado povo, não podendo ser confundida com um manual de governo para ser colocado em prática.”

“O indivíduo em seu estado de natureza vive de forma selvagem em virtude de possuir uma liberdade natural que incentiva suas paixões, situação que inviabiliza a instituição e a manutenção da ordem social. O pacto social aparece, portanto, como uma solução à instituição dessa ordem, visto que, cada um ao unir-se a todos, só obedece, de fato, a si mesmo, adquirindo assim, uma liberdade civil, pautada na igualdade de direitos.”

“Uma maneira eficiente que se encontrou na pesquisa de tratar o paradoxo é partir da importante distinção que ______ estabeleceu entre submeter-se à vontade de um homem, ou de um grupo de homens, e submeter-se à vontade geral, ou seja, à vontade do corpo político como um todo.”
Os três trechos são afirmações sobre o pensamento de um importante filósofo do século XVIII. Assinale abaixo a alternativa que apresenta de forma correta de quem estamos falando e preencha a lacuna do terceiro trecho.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

227Q1070049 | Filosofia, A Política, Filosofia, UFF, COSEAC, 2024

A época do renascimento (séculos XV-XVI), além de representar uma mudança de paradigma importante nas artes plásticas e literatura (do Teocentrismo ao Antropocentrismo), apresentou diversas ideias políticas inspiradoras, assim como obras que se tornaram muito conhecidas nesse período. Dentre as opções a seguir, marque a que se refere a autor e obra renascentista de grande destaque e influência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

228Q1072153 | Filosofia, A Política, Filosofia, UFF, COSEAC, 2022

A oposição entre “estado de natureza” e “estado civil e político” faz parte da filosofia política de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

229Q1069422 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEDUC GO, IADES, 2022

John Locke, em Ensaio acerca do entendimento humano, intenta descobrir os elementos constitutivos do conhecimento humano, sua origem e formação. Sob essa intenção, o filósofo faz uma crítica ao inatismo. Tal crítica o leva a conceber o ser humano como uma tabula rasa. Quanto a essa concepção, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

230Q1077368 | Filosofia, A Política, Oficial PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2022

Leia um trecho da Carta de São Francisco, de 26 de junho de 1945, que deu origem à Organização das Nações Unidas.

Desenvolver relações entre as nações, baseadas no respeito ao princípio da igualdade de direitos e da autodeterminação dos povos, e tomar outras medidas apropriadas ao fortalecimento da paz universal; conseguir uma cooperação internacional para resolver os problemas internacionais de caráter econômico, social, cultural ou humanitário, e para promover e estimular o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais para todos, sem distinção de raça, sexo, língua ou religião…

(José Damião de Lima Trindade. História social dos direitos humanos, 2002.)


A Carta de São Francisco almejava

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

231Q1071249 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEDUC CE, UECE CEV, 2018

O direito de resistência foi defendido com ênfase pelo filósofo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

232Q1070740 | Filosofia, A Política, Ciências Físicas e Biológicas, SEDUC MT, IBFC, 2017

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A relação capitalista da produção, que aparentemente parece livre, não passa de uma relação servil. Uma relação servil em que o capital está subordinado ao trabalho e o sujeito humano aos objetos por ele produzidos. O domínio do capital sobre o trabalho converte o produtor real em meio de produção de riqueza e esta não lhe pertence, mas lhe aparece como riqueza estranha. Quanto mais o trabalhador produz, mais objetos contrapõem-se a ele com poder hostil, os quais não lhe pertencem, mas o subordinam.

II. Uma segunda característica da alienação na sociedade capitalista está ligada à própria atividade produtiva do homem. A riqueza resultante da atividade produtiva pertence ao trabalhador, mas se contrapõe a ele como riqueza estranha e que o domina, a própria atividade vital do homem surge como uma atividade estranha. O estranhamento também resulta do fato de não ser o homem que emprega os meios de produção, mas os meios de produção empregarem o homem.

III. Quando o trabalhador chega à fábrica, defronta-se com os meios de produção como uma força estranha que dele independe e que o domina. Um meio pelo qual a atividade vital do homem se converte em atividade estranha é a própria divisão do trabalho. Pela divisão do trabalho a atividade humana transforma-se em atividade maquinal, unilateral; uma atividade separada do pensamento e idêntica ao agir animal.

IV. A atividade maquinal não oferece satisfação ao trabalhador, mas, ao contrário, o trabalho lhe aparece como atividade estranha, que não o realiza, mas que o nega, desgasta suas energias físicas e mentais. O trabalhador que vende sua força de trabalho por um salário não se afirma no trabalho, não desenvolve livremente suas energias físicas e mentais, mas as esgota. O trabalhador se sente em si, livre, fora do trabalho, e quando trabalha sente-se estranho, fora de si.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

233Q1071004 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2021

Texto associado.

A BNCC apresenta a disciplina de língua portuguesa no ensino médio como encarregada de, entre outras coisas:


“promover o desenvolvimento de habilidades relativas ao trato com a informação e a opinião, no que diz respeito à veracidade e à confiabilidade de informações, à adequação, validade e força dos argumentos”. (BNCC. 2018, p. 498).

Considerando a BNCC e sua organização, bem como as relações de interdisciplinaridade possíveis entre a filosofia e a língua portuguesa, julgue o item a seguir.

A citação apresentada e habilidades e competências da área de ciências humanas apontam para a possibilidade do uso da filosofia em sua dimensão socioafetiva.

  1. ✂️
  2. ✂️

234Q1069262 | Filosofia, A Política, Filosofia, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2022

A pensadora Marilena Chauí afirma que a partir dos últimos anos da década de 1970 a sociedade industrial foi substituída pela sociedade na qual o “poder econômico e político pertence ao capital e ao setor de serviços das redes eletrônicas de automação” e corresponde à sociedade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

235Q1077279 | Filosofia, A Política, Oficial PM, Polícia Militar SP, FGV, 2021

O primeiro que, ao cercar um pedaço de terra, teve a ideia de dizer “Isto é meu”, e encontrou pessoas tão ingênuas que acreditaram nele, foi o verdadeiro fundador da sociedade civil. Quantos crimes, guerras, assassinatos, misérias e horrores teria poupado ao gênero humano aquele que, arrancando o cercado, tivesse gritado para seus semelhantes: “Cuidado ao escutar esse impostor; vocês se perderão se esquecerem que os frutos são de todos e a terra não é de ninguém”. ROUSSEAU, J. J. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Paris. 1755. Adaptado.
A respeito do conceito de desigualdade em Rousseau e com base no texto, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa. ( ) A propriedade é efeito dos cercamentos arbitrários e da credulidade humana. ( ) A origem da desigualdade civil é consequência da evolução social do homem. ( ) A propriedade da terra resulta da divisão social do trabalho.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

236Q1075016 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEDF, Quadrix, 2017

Descartes e Kant podem ser acomodados sob uma mesma tradição racionalista. Entre Descartes e Kant, porém, houve a interposição de vários importantes filósofos empiristas. O aparecimento desses filósofos empiristas implicou em inúmeras alterações, por Kant, da filosofia cartesiana. Com relação às alterações feitas ou não por Kant com respeito à filosofia cartesiana, julgue o item subsequente.

Em Descartes há a noção de “Eu”, central para a ideia de cogito, enquanto em Kant não há um “Eu”.

  1. ✂️
  2. ✂️

237Q1075022 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEDF, Quadrix, 2017

Descartes e Kant podem ser acomodados sob uma mesma tradição racionalista. Entre Descartes e Kant, porém, houve a interposição de vários importantes filósofos empiristas. O aparecimento desses filósofos empiristas implicou em inúmeras alterações, por Kant, da filosofia cartesiana. Com relação às alterações feitas ou não por Kant com respeito à filosofia cartesiana, julgue o item subsequente.

Ao contrário de Descartes, Kant diferencia razão de entendimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

238Q1075043 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEDF, CESPE CEBRASPE, 2017

Texto associado.

Em muitas aldeias por esse mundo afora, em sociedades tradicionais ou industrializadas, as pessoas se reúnem de noite para conversar. Em pubs e bares, ao ar livre, sob a copa das árvores, ao redor de fogueiras, elas intercambiam histórias, contam piadas, discutem questões daquele dia, debatem sobre assuntos importantes ou triviais. Ouvindo essas conversas em culturas diferentes da nossa, aprendemos muita coisa sobre os conceitos e teorias que as pessoas usam para explicar suas experiências e que valores elas consideram mais importantes.

Kwame Anthony Appiah. Introdução à filosofia contemporânea.

Petrópolis: Vozes, 2006, p. 297 (com adaptações).

A partir desse texto, julgue o seguinte item, acerca da filosofia contemporânea em diversos contextos culturais.
Conforme o materialismo dialético, a cultura é o elemento fundamental para a compreensão da realidade, o que resulta em um diálogo cultural permanente.
  1. ✂️
  2. ✂️

239Q1071980 | Filosofia, A Política, Filosofia, Prefeitura de Araçariguama SP, Avança SP, 2024

Qual é a vertente filosófica que tem por objetivo entender as questões da convivência humana em todos os seus aspectos, principalmente a relação que existe entre os grupos humanos e as instituições de poder?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

240Q1071735 | Filosofia, A Política, Filosofia, IF MT, IF MT, 2018

Por que, segundo Aristóteles, devemos afirmar que o homem é um animal político?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.