Início

Questões de Concursos A Política

Resolva questões de A Política comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q1074846 | Filosofia, A Política, Filosofia, IF RS, IF RS

Dentre as alternativas abaixo, qual NÃO pertence à maneira como Karl Marx define a alienação do trabalho?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q1069280 | Filosofia, A Política, Área de Conhecimento Filosofia, SEED PR, Instituto Consulplan, 2022

De acordo com o que pensou Thomas Hobbes (ibid., p. 41-42), o “pacto de união” logo no começo da sua história política formalizaria uma importante declaração contratual: “autorizo e cedo meu direito de governar a mim mesmo a este homem ou a esta assembleia de homens, com a seguinte condição: que tu também lhe cedas teu direito e autorize todas as suas ações do mesmo modo”.
(Leviatã: 112 apud Bobbio.)
Thomas Hobbes foi um filósofo e teórico político inglês, sendo um dos formuladores da teoria contratualista. Trata-se de um dos pensamentos essenciais no modelo político de Hobbes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q1070832 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEECT PB, INSTITUTO AOCP, 2019

“A cultura aponta para o mundo como ele é, com hábito, costumes, valores que nos aproximam dos outros indivíduos do grupo. A arte aponta para possibilidades do mundo, tira-nos do habitual, rompe os costumes, propõe outros valores. Já a cultura de massa e a indústria cultural estão ligadas à cultura e não à arte, pois reiteram o que já sabemos, têm efeito tranquilizante sobre seu público, oferecendo entretenimento e passamento que não propiciam a compreensão mais profunda do mundo” (ARANHA e MARTINS, 2016, p. 359).
A partir da leitura do fragmento, bem como de seus conhecimentos sobre indústria cultural e cultura de massa, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q1069399 | Filosofia, A Política, Filosofia, IF RS, FUNDATEC, 2023

O conceito de capital é complexo, mas a compreensão marxiana do termo pode partir de uma definição bastante simples. Nesse sentido, Karl Marx e Friedrich Engels, no Manifesto comunista, afirmam que o capital é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q1070448 | Filosofia, A Política, Professor de Filosofia, SEDUC PI, NUCEPE, 2025

“Há alguns anos, em relato sobre o julgamento de Eichmann em Jerusalém, mencionei a “banalidade do mal”. Não quis, com a expressão, referir-me a teoria ou doutrina de qualquer espécie, mas antes a algo bastante factual, o fenômeno dos atos maus, cometidos em proporções gigantescas – atos cuja raiz não iremos encontrar em uma especial maldade, patologia ou convicção ideológica do agente; sua personalidade destacava-se unicamente por uma extraordinária superficialidade.
(Arendt, H. A dignidade da política: ensaios e conferências. Rio de Janeiro: RelumeDumará, 1993, p. 145)

Para Hannah Arendt, a banalidade do mal é uma noção fundamental no horizonte contemporâneo da filosofia política.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q1070268 | Filosofia, A Política, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A saída do estado de “guerra de todos contra todos” em Hobbes é abordada por Renato Janine Ribeiro, em seu texto Hobbes: o medo e a esperança, na seguinte passagem: “Como pôr termo a esse conflito? Há uma base jurídica para isso […] a lei de natureza […] Mas não basta o fundamento jurídico. É preciso que exista um Estado dotado da espada, armado, para forçar os homens ao respeito. […] No Estado deve haver um poder soberano, isto é, um foco de autoridade que possa resolver todas as pendências e arbitrar qualquer decisão. Hobbes desenvolve essa ideia”.

Para Hobbes, a criação do Estado com poder soberano foi o que tornou possível a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q1070827 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEECT PB, INSTITUTO AOCP, 2019

“No século XVIII, as noções de liberdade e igualdade avançaram com a original concepção política firmada na vontade geral (do povo), elaborada pelo “cidadão de Genebra” (Suíça) Jean-Jacques Rousseau (1712-1778). Aspectos avançados do seu pensamento decorrem do entendimento de que cada cidadão pode transferir sua liberdade e seus bens apenas para a comunidade (interpretada como corpo único) da qual ele faz parte” (ARANHA e MARTINS, 2016, p. 249). A partir do trecho e de seus conhecimentos sobre a filosofia política de Rousseau, é correto afirmar que o contrato social
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q1070316 | Filosofia, A Política, Filosofia, IF MS, INSTITUTO AOCP, 2025

No contexto da filosofia política moderna, o contratualismo e o naturalismo representam abordagens distintas sobre a origem e a legitimidade do poder político. Considerando as definições e os conceitos fundamentais de ambas as correntes, assinale a alternativa que apresenta a comparação mais precisa entre elas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q1070429 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEC BA, UNEB, 2025

Considerando a interpretação filosófica dos acontecimentos humanos e naturais e sua vinculação à ação moral e política, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q1070280 | Filosofia, A Política, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em coletânea organizada por Francisco Weffort, intitulada Os clássicos da política, J. A. Guilhon Albuquerque esclarece que, para Montesquieu: “Tal como é possível estabelecer as leis que regem os corpos físicos a partir das relações entre massa e movimento, também as leis que regem os costumes e as instituições são relações que derivam da natureza das coisas. Mas aqui se trata de massa e movimento de outra ordem, a massa e o movimento próprios da política, que poderiam corresponder, se precisássemos levar adiante a metáfora, a quem exerce o poder e como ele é exercido.

(In: Weffort. 2006. Adaptado)

Ao estabelecer esse paralelo entre leis naturais e leis políticas, Montesquieu está dialogando com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q1075163 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEDUC CE, SEDUC CE

Leia o texto abaixo.
“Não ignoro que muitos tiveram e têm a convicção de que as coisas do mundo sejam governadas pela fortuna e por Deus, sem que os homens possam corrigi-las com sua sensatez, ou melhor, não disponham de nenhum remédio; e por isso poderiam julgar que não vale a pena suar tanto sobre as coisas, deixando-se conduzir pela sorte (…). Entretanto, para que nosso livre-arbítrio não se anule, penso que se pode afirmar que a fortuna decide sobre metade de nossas ações, mas deixa a nosso governo a outra metade, ou quase”. Maquiavel, O Príncipe.
De acordo com as ideias de Maquiavel, a passagem apresentada se refere
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q1070312 | Filosofia, A Política, Filosofia, IF MS, INSTITUTO AOCP, 2025

Michel Foucault analisa a evolução das práticas punitivas e como estas estão relacionadas às transformações do poder e da disciplina nas sociedades modernas. Nesse sentido, assinale a alternativa que corresponde à perspectiva filosófica de Foucault.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q1072122 | Filosofia, A Política, Filosofia, IF TM, Nosso Rumo, 2024

Sobre o poder, abordado por Foucault, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q1069877 | Filosofia, A Política, Filosofia, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2025

Analise os textos abaixo, inspirados nas concepções sobre direitos humanos de trêspensadores:

Texto I:

“Os direitos humanos só têm força quando garantidos por uma comunidade política. A experiência dos apátridas demonstra que, sem pertencimento a um Estado, esses direitos tornam-se abstrações frágeis, embora continuem sendo válidos para todas as pessoas como ideais universais” (Arendt, 1998).

Texto II:

“Os direitos humanos devem ser vistos como condições reais que garantem às pessoas a capacidade de viverem vidas dignas, como acesso à educação, saúde e oportunidades econômicas. Essas condições, chamadas de liberdades substanciais, são indispensáveis para superar desigualdades sociais e culturais” (Sen, 2000).

Texto III:

“Os direitos humanos formam um núcleo básico de princípios universais, que devem ser respeitados por todas as sociedades. Eles não exigem uniformidade cultural, mas garantem uma base comum indispensável para estabelecer uma convivência justa entre os povos” (Rawes, 2008).

Com base nas ideias e informações apresentadas nos textos, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q1069388 | Filosofia, A Política, Produção Cultural, IF RS, FUNDATEC, 2023

O célebre ensaio “A Obra de Arte na Era da Sua Reprodutibilidade Técnica” (1994), de Walter Benjamin, tem como tema central:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q1069907 | Filosofia, A Política, Psicólogo, Prefeitura de Piúma ES, IDCAP, 2024

A história da educação brasileira revela uma realidade social marcada por diversos problemas, incluindo a exclusão de crianças e jovens, desigualdades entre escolas públicas e privadas, políticas educacionais inadequadas e um sistema de ensino que muitas vezes não consegue atender às necessidades dos estudantes. Sobre a concepção materialista e dialética da realidade, segundo Marx e Pino Sirgardo, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q1074876 | Filosofia, A Política, Professor de Ensino Religioso, SEAD RN, IDECAN

O homem encontra‐se no mundo com a tarefa de construir sua própria existência com um sentido. Mas vê‐se limitado pelo tempo, sendo, portanto, um ser que caminha para a morte, que é o fim da vida. A vida é o caminho no tempo para o nada. O enunciado contém elementos de qual corrente filosófica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

78Q1070307 | Filosofia, A Política, Filosofia, IF MS, INSTITUTO AOCP, 2025

Michel Foucault desenvolve uma análise crítica sobre as instituições e as práticas sociais que regulam os indivíduos. Assinale a alternativa correta a respeito do pensamento de Foucault.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q1070311 | Filosofia, A Política, Filosofia, IF MS, INSTITUTO AOCP, 2025

Dentro da filosofia política moderna, o naturalismo se constitui como uma corrente que visa compreender a organização política e social a partir de princípios considerados naturais ou universais. Com base no exposto, assinale a alternativa correta sobre o conceito de naturalismo na política.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q1070322 | Filosofia, A Política, Filosofia, IF MS, INSTITUTO AOCP, 2025

Michel Foucault, em suas obras dedicadas ao estudo do poder, elabora uma análise das relações sociais que subverte as noções clássicas de dominação e autoridade. Assinale a alternativa que melhor reflete a concepção de poder proposta por Foucault.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.