Questões de Concursos A Supervisão Concepção e Prática

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1Q320981 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Analista Técnico, Ministério Público Estadual BA, FGV, 2017

“Etimologicamente, supervisão significa ‘visão sobre’, e da sua origem traz o viés da administração, que a faz ser entendida como gerência para controlar o executado. Dessa forma, quando transposta para a educação, passou a ser exercida como função de controle no processo educacional.” (FERREIRA, 2008, pág. 238). Porém, outra perspectiva de supervisão vem tomando vulto. Celso Vasconcellos afirma que “Ser supervisor não é fiscal de professor, não é dedo-duro [...] não é pombo-correio [...] não é coringa/tarefeiro/quebra-galho/salva-vidas[...] não é tapa buraco, não é burocrata[...] não é de gabinete, não é dicário [...] não é generalista que entende quase nada de quase tudo.” (VASCONCELLOS, 2006, p.86.).

Nessa perspectiva, o trabalho do supervisor sofre uma ressignificação, cujo princípio norteador deve ser:

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2Q327707 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Orientador Escolar, Prefeitura de Pratinha MG, ADVISE

Sobre a atuação do Supervisor Escolar, como agente de formação continuada do professor em serviço, é correto afirmar:

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3Q328593 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Gestão escolar diz respeito às atividades de planejamento, execução e avaliação que dirigentes e professores precisam desenvolver para levar adiante seus projetos educacionais e curriculares. A execução de um plano é, por natureza, um processo dinâmico e flexível que para funcionar de forma adequada, como elemento facilitador de uma gestão para mudança, exige talento político e:

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4Q319019 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Supervisor Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

Pode-se afirmar que o supervisor é concebido como um profissional que tem a função de “orientar e de dar assistência” aos educadores mediante todos os aspectos, sejam educacionais, pedagógicos, como também sociais. O papel primordial do supervisor escolar é o de ser o mediador e colaborador das atividades educativas desenvolvidas pelo professor. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.

I O supervisor é um dos principais líderes do processo educativo, ou seja, é um dos grandes responsáveis pela melhoria do processo ensino-aprendizagem.

II O supervisor pedagógico deve acompanhar a prática dos docentes de maneira que os ajudem a se tornarem os supervisores da sua própria prática, ambos em constante interação, diálogo e troca de experiências para que possam contribuir para um processo de ensino e aprendizagem significativo e contextualizado.

III A ação do supervisor deve propiciar que os objetivos da educação sejam alcançados e para isso, o supervisor deve criar as condições para esta efetivação, buscando sempre se aprimorar no embasa mento teórico e prático, de forma diferenciada e inovadora.

IV Exercer liderança de sentido democrático, sob as formas de promoção do aperfeiçoamento profissional da escola e de suas atividades, buscando relações de cooperação de seu pessoal e estimulando o desenvolvimento dos professores em exercício, colocando sempre a escola mais próxima da comunidade.

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5Q328136 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Supervisor Escolar, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

ALei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no seu Artigo 13, inciso I, expressa que os docentes terão a incumbência de participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino. Para a consecução dessa proposta, o Supervisor Escolar deverá exercer um papel significativo, atuando com o objetivo de:

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6Q325245 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

A coordenação pedagógica deverá ser capacitada em três dimensões básicas da formação humana, a saber:

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7Q323865 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta quanto aos tipos de liderança e às relações humanas no trabalho.

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8Q326734 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Pedagogo, IFAP AP, FUNIVERSA

A supervisão educacional
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9Q322634 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

O Censo Escolar, de âmbito nacional, realiza o levantamento de informações estatístico-educacionais relativas

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10Q323840 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Agente de Secretaria Escolar, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN

Analise as afirmativas sobre escrituração em arquivo escolar.

I. Deve guardar documentos, formulários e papéis referentes ao estabelecimento de forma ordenada.

II. Deve possibilitar a reconstituição do passado, sendo um centro ativo de informações.

III. Quanto mais complexo for o sistema de arquivamento, menores serão as possibilidades de erros e maiores as probabilidades de funcionamento eficiente.

IV. Todos os registros de atividades e atos escolares dos alunos deverão estar no arquivo escolar.

Estão corretas apenas as afirmativas

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11Q320546 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Pedagogo, EAFRS, ESAG

O processo de gestão democrática pressupõe a participação de todos os segmentos da escola e como conseqüência produz os seguintes benefícios:

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12Q322304 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática

A visão de que o sistema de supervisão deve explicar como deve ser o processo pedagógico na atual sociedade, explicitar a quem ele serve, apontar suas contradições e promover alternativas que formem um cidadão bem informado, capaz de analisar o mundo em que vive e de tomar decisões éticas por vias democráticas, considera que o supervisor atua como
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13Q328686 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Supervisor Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

Sem excluir as especificidades, o trabalho dos especialistas orienta-se para a ação coletiva. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.
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14Q322388 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Agente de Secretaria Escolar, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN

Analise as afirmativas.

I. Documento redigido de maneira que não se possa modificá-lo posteriormente, por ter valor jurídico.

II. Documento que apresenta os resultados finais obtidos pelo aluno.

III. Documento indispensável em caso de transferência, caso ocorra no decorrer do período letivo.

As afirmativas anteriores referem-se, respectivamente, a

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15Q320019 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Pedagogo, IBGE, CESGRANRIO

A avaliação de desempenho é uma estratégia necessária para o aprimoramento pessoal e organizacional. Várias práticas tradicionais podem ser usadas para a realização de uma avaliação ampla e que gere resultados positivos, dentre as quais está a escolha e distribuição forçada, que propõe o(a)

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16Q324868 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Analista de Empresa de Comunicação Pública, EBC, CESPE CEBRASPE

Considerando as influências, na educação, dos sistemas taylorista e fordista de organização do trabalho, julgue os itens a seguir.

A pedagogia influenciada por esses sistemas de produção caracteriza-se pela defesa de rígido controle externo sobre o aluno e pela indissociabilidade entre o tempo de aprender a teoria e o de repetir procedimentos práticos.

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17Q327951 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Analista de Empresa de Comunicação Pública, Empresa Brasileira de Comunicação, CESPE CEBRASPE

Considerando as influências, na educação, dos sistemas taylorista e fordista de organização do trabalho, julgue os itens a seguir.

Medidas de incentivo à produtividade, como a instituição de décimo quarto salário para os professores cujos alunos apresentem bom desempenho escolar, originam-se de práticas produtivas tipicamente fordistas e tayloristas.

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18Q325941 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

As principais atribuições/funções que os diretores devem desenvolver em suas unidades escolares são

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19Q327458 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Pedagogo, IBGE, CESGRANRIO

A avaliação de desempenho vem passando por mudanças motivadas pelas novas configurações econômicas, sociais e profissionais. As tendências contemporâneas de práticas avaliativas incluem a participação ativa do avaliado. Dentre essas práticas está a avaliação de competências e de resultados, descrita como

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20Q328087 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

Em relação à Gestão da Educação, analise as afirmativas a seguir.

I. A gestão da Educação nos Municípios tem como principal objetivo a construção do Plano Municipal de Educação e do Projeto Político Pedagógico das Escolas, enfatizando a liderança, os processos democráticos e participativos.

II. A gestão democrática é um processo de coordenação de estratégias de ação, para alcançar objetivos definidos e requer liderança centrada na competência, legitimidade e credibilidade.

III. As diversas dimensões da gestão têm um foco privilegiado que determina sua finalidade principal (a pedagógica), assentadas em ações-meio que viabilizam sua finalidade (pessoal, matéria, patrimônio, financeira, entre outros). A dimensão pedagógica tem um papel privilegiado e central na construção do Plano Municipal de Educação e do Projeto Político-Pedagógico da Escola.

Indique a alternativa correta.

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