Questões de Concursos A Supervisão Concepção e Prática

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21Q319944 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Supervisor Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

O texto A IMPORTÂNCIA DA SUPERVISÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO, de Paschoal Quaglio, explicita que: “A supervisão moderna passou a ser entendida como orientação profissional e assistência, dadas por pessoas competentes em matéria de educação, quando e onde necessárias, visando ao aperfeiçoamento da situação total ensino-aprendizagem”. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:
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22Q327619 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

Diante da necessidade de capacitação de gestores escolares, vem ganhando progressiva importância a formação continuada e em serviço, visando ao desenvolvimento de competências profissionais que, segundo Machado (2000), constituem- se de:

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23Q326909 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Professor, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAI

São características de um bom gestor, EXCETO:

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24Q321693 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Professor, SEDUC PE, IPAD

A pesquisa deve ser entendida como elemento fundamental na organização do trabalho pedagógico pois:

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25Q324188 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Supervisor Escolar, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

No planejamento, na organização curricular e na adoção de estratégias pedagógicas, o Supervisor Escolar deve estar atento aos Parâmetros Curriculares Nacionais, segundo o qual o currículo pode ser considerado:

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26Q327494 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Mesquita RJ, NCE

O Conselho da Escola corresponde a um conselho administrativo que é:

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27Q320714 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Analista de Empresa de Comunicação Pública, Empresa Brasileira de Comunicação, CESPE CEBRASPE

Considerando as influências, na educação, dos sistemas taylorista e fordista de organização do trabalho, julgue os itens a seguir.

Sob as referidas influências, instituiu-se a dualidade estrutural, com base na qual se definem os diferentes tipos de escola, a partir da classe social de origem do educando e do papel a ela destinado na divisão social e técnica do trabalho.

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28Q323570 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Administrador Escolar, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O regimento escolar insere as normas de conduta, estabelecendo a forma de ação e direção instituída para gerenciamento do cotidiano da escola. Assim, podemos perceber que a importância da clareza do documento está contida em sua própria definição, que deve ser apresentada em:

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29Q326021 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Analista de Empresa de Comunicação Pública, Empresa Brasileira de Comunicação, CESPE CEBRASPE

Considerando as influências, na educação, dos sistemas taylorista e fordista de organização do trabalho, julgue os itens a seguir.

O atendimento das necessidades de mão de obra altamente capacitada verificadas no mercado de trabalho é o princípio que orienta a formação dos educandos, uma vez que, de acordo com os referidos modelos, os futuros trabalhadores devem estar aptos à execução de uma tarefa específica da etapa de produção, o que requer a aquisição, na fase escolar, de capacitações aprofundadas.

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30Q322513 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

"Manda quem pode, obedece quem tem juízo." Esta é uma frase que se refere às relações de poder. No entanto, mais do que uma frase, esse pensamento invadiu a escola durante muito tempo. Neste contexto, as relações de poder eram bem marcadas, e os processos de aprendizagem eram mais fortemente baseados em procedimentos individuais.

Dos preceitos a seguir, assinale aquele que corrobora essa postura.

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31Q323509 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Educador Social, Prefeitura de Paulo Afonso BA, CONSULPLAN

As relações humanas acontecem em decorrência do processo de interação. Em situações de trabalho, compartilhadas por duas ou mais pessoas, há atividades a serem executadas, interações e sentimentos recomendados, em busca de:

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32Q326850 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Supervisor Escolar, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Diante das necessidades educacionais do país, a proposta da Supervisão Escolar deve ser:

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33Q326630 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Professor, Prefeitura de Garanhuns PE, UPE UPENET IAUPE

Assinale a alternativa correta que se refere a uma perspectiva de gestão inovadora.

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34Q324395 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática

Com objetivo de auxiliar o supervisor a melhor desempenhar suas funções junto às escolas, a literatura mais atual tem proposto que se entenda sua função como

I. uma tarefa baseada na participação, na cooperação, na integração e na flexibilidade.

II. um trabalho que requer, para ser bem sucedido, o estabelecimento de uma sólida parceria com a equipe escolar, com espaços de interlocução garantidos na e pela escola.

III. uma prática que não pode ser aprisionada em objetivos claramente especificados, uma vez que depende do contexto de cada escola.

IV. uma atividade política, vinculada diretamente às esferas administrativas de poder, resultando daí seu caráter persuasivo, burocrático, cujo compromisso está em cumprir as diretrizes da SEE.

V. uma ação que envolve constante avaliação crítica acerca do próprio desempenho na escola, além de aperfeiçoamento profissional e pessoal.

Espera-se do supervisor escolar APENAS as propostas apresentadas em

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35Q320971 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Professor, Prefeitura de Garanhuns PE, UPE UPENET IAUPE

Qual das afirmações abaixo expressa a Concepção Burocrática de Planejamento?

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36Q328598 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Analista de Empresa de Comunicação Pública, Empresa Brasileira de Comunicação, CESPE CEBRASPE

A respeito da avaliação de programas educacionais organizacionais, julgue os itens seguintes.

Para a elaboração de uma pesquisa de avaliação, deve-se seguir um único método, sob o risco de torná-la pouco objetiva.

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37Q323923 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCC

O Assistente de Direção deverá contribuir para que o estabelecimento de ensino no qual atua cumpra, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, com as incumbências previstas pela LDB, dentre as quais estão:

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38Q319376 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

"Uma escola reflexiva é uma comunidade de aprendizagem e é um local onde se produz conhecimento sobre educação." (Alarcão, 2003, p. 38). De acordo com o pensamento da autora, para que uma escola seja reflexiva, é papel do diretor:

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39Q324514 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Pedagogo, Prefeitura de Manaus AM, CESPE CEBRASPE

As relações intersubjetivas no mundo do trabalho colocam uma série de questões ao conhecimento científico bem como desafios à realidade, tais como: liderança; mecanismos de participação; normas e formas organizativas facilitadoras da integração grupal; e a inércia grupal, cuja superação é um dos maiores desafios a qualquer educador. Com relação a esses tópicos, julgue os itens de 111 a 115.

A escola é o espaço sociocultural, por excelência, de formação das lideranças carismáticas.

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40Q320762 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Analista Ministerial, MPE PE, FCC

Devemos trabalhar na direção da construção de uma cultura de avaliação, isto é, a avaliação incorporada de forma institucionalizada e como um espaço de reflexão sistemática, com vistas à elaboração de subsídios para a tomada de decisão.

De acordo com as idéias acima, uma cultura de reflexão e ação permite que:

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