Questões de Concursos Abordagem Humanística da Administração

Resolva questões de Abordagem Humanística da Administração comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q316772 | Administração Geral, Abordagem Humanística da Administração, Assessor Especializado, IPEA, FCC

A afirmação da existência de cinco necessidades básicas para a satisfação das pessoas e como a satisfação de cada uma segue-se a dominação da seguinte faz parte da teoria da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q317640 | Administração Geral, Abordagem Humanística da Administração

As relações interpessoais se desenvolvem em decorrência dos processos de interação, que correspondem às situações de trabalho compartilhadas por duas ou mais pessoas, as atividades coletivas e pré-determinadas a serem executadas, bem como interações e sentimentos recomendados. Observando o conceito, assinale duas destas interações.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q317025 | Administração Geral, Abordagem Humanística da Administração

A competência interpessoal é a habilidade de lidar eficazmente com as relações interpessoais, de lidar com outras pessoas de forma adequada às necessidades de cada uma e às exigências da situação, ou seja, como é a forma com a pessoa se relaciona com os outros. Confirme qual a forma mais frequente e usual de processo utilizada pelas pessoas para este fim.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q317965 | Administração Geral, Abordagem Humanística da Administração

Entre as dificuldades encontradas no relacionamento interpessoal, uma das mais observadas é a de não dar àquele que fala a sua atenção, ouvir, desconsiderando-se a capacidade de compreensão. Muitas razões estão envolvidas no ato de ouvir, confirme o item que refere uma destas razões.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q855572 | Administração Geral, Abordagem Humanística da Administração, CREFONO 5° Região Assistente Administrativo, Instituto Quadrix, 2020

Julgue o item relativo ás teorias da administração .

A experiência de Hawthorne, associada à teoria das relações humanas, concluiu que o nível de produção é determinado pela capacidade física do trabalhador e por adequadas condições de trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️

26Q318034 | Administração Geral, Abordagem Humanística da Administração, Auxiliar Administrativo, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

Além da competência técnica, a inteligência no cotidiano do trabalho inclui também a competência interpessoal, que tem papel determinante no sucesso profissional. Desenvolver habilidades e atitudes necessárias para o trabalho inteligente enseja a busca do crescimento pessoal, o agir eficiente em equipes e a produção de um resultado final que realmente agregue valor ao trabalho.

No campo das relações humanas, em virtude das dificuldades da coexistência humana, há o surgimento de conflitos interpessoais que precisam ser manejados de forma inteligente para que deles se possa tirar aprendizados que favoreçam o desenvolvimento humano.

Tendo o texto acima por referência inicial e considerando a importância das relações humanas no espaço de trabalho, julgue os itens que se seguem.

Dependendo do modo como se processam as relações humanas, será criado um círculo vicioso ou virtuoso na construção do comprometimento do empregado com o trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️

27Q317647 | Administração Geral, Abordagem Humanística da Administração

Na comunicação organizacional, as cartas, os memorandos, relatórios, as normas e os procedimentos se referem ao seguinte tipo de comunicação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q318278 | Administração Geral, Abordagem Humanística da Administração, Enfermeiro, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

As ações de liderança originam-se de estruturas formais e informais da organização, por pessoas com características próprias, que têm o poder e a capacidade de agir, estando relacionadas ou não com a autoridade legal. Essas pessoas são líderes pois exercem influência sobre outros indivíduos do grupo. O enfermeiro, em diversos momentos, assume a liderança da assistência de enfermagem. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

O enfermeiro, ao assumir o papel de líder, deve, sempre, procurar criar ou reconhecer um ambiente favorável, buscando conhecer as expectativas dos liderados antes de adotar um estilo de liderança.

  1. ✂️
  2. ✂️

29Q316811 | Administração Geral, Abordagem Humanística da Administração

Segundo a teoria de Maslow, o comportamento do ser humano pode ser explicado pelas suas necessidades e pelos seus desejos, tornando-se assim fontes de motivação. Quanto a Pirâmide de Maslow, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q317263 | Administração Geral, Abordagem Humanística da Administração

Os membros de uma determinada equipe de trabalho evitam informar o chefe sobre os problemas do dia a dia. Alegando que o chefe é autoritário, afirmam que ?preferimos não levar más notícias a ele e escolhemos mostrar sempre o lado melhor da realidade?.

A situação ilustra um tipo de barreira à comunicação conhecida como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q853221 | Administração Geral, Abordagem Humanística da Administração, Administrador, CFO DF, Instituto Quadrix, 2020

Em relação às principais abordagens da administração (da clássica à contingencial), à evolução da Administração Pública no Brasil (após 1930), às reformas administrativas e à nova gestão pública, julgue o item.

A administração humanística estabelece que a administração deve dividir o trabalho de maneira que cada homem, desde o assistente até o superintendente, tenha de executar a menor variedade possível de funções.
  1. ✂️
  2. ✂️

32Q316863 | Administração Geral, Abordagem Humanística da Administração, Analista Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE CEBRASPE

Uma organização pode ser entendida como um grupo de pessoas com diferentes responsabilidades, unindo esforços a fim de se alcançar objetivos comuns, em uma complexidade de relações. Considerando a organização dos serviços de enfermagem, julgue os itens subseqüentes.

A estrutura informal das organizações representa aspectos que emergem espontaneamente de interações e relacionamentos sociais entre as pessoas, e sempre se opõem aos padrões estabelecidos na organização formal.

  1. ✂️
  2. ✂️

33Q316872 | Administração Geral, Abordagem Humanística da Administração, Administrador, Prefeitura de Campinas SP, IMES

A dinâmica de grupo é um dos assuntos preferidos da Teoria das Relações Humanas. Existem oito diferentes orientações na pesquisa de grupo, sendo uma delas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q316998 | Administração Geral, Abordagem Humanística da Administração

O relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho é a forma como as pessoas se relacionam e interagem dentro de um grupo ou de um ambiente micro ou macro. O relacionamento interpessoal pode tornar-se e manter-se harmonioso e prazeroso. Que outros ganhos podem ocorrer no perfil de uma equipe de trabalho mediante um bom relacionamento interpessoal?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q317569 | Administração Geral, Abordagem Humanística da Administração

Segundo a teoria da hierarquia das necessidades humanas proposta por Maslow, o comportamento do ser humano é motivado por diversos estímulos internos ou por necessidades e estão dispostas em hierarquia de importância que formam uma pirâmide. Assinale a necessidade de cada pessoa ao realizar o próprio potencial, buscando autonomia, crescimento pessoal e profissional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q316728 | Administração Geral, Abordagem Humanística da Administração, Psicólogo, TERRACAP DF, CESPE CEBRASPE

A pesquisa em organizações tem-se tornado prática cada vez mais freqüente no âmbito organizacional e de enorme importância para a obtenção de subsídios necessários ao adequado direcionamento de intervenções. Em relação à pesquisa e à intervenção em psicologia organizacional e do trabalho, julgue os itens a seguir.

Uma vez validadas, as escalas de mensuração constituem ferramentas isentas de erro, razão pela qual seu uso deve ser priorizado na realização de diagnósticos organizacionais.

  1. ✂️
  2. ✂️

37Q318365 | Administração Geral, Abordagem Humanística da Administração, Enfermeiro, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

As teorias administrativas têm permeado a enfermagem há anos e até hoje várias delas estão presentes no dia-a-dia do enfermeiro. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

O movimento behaviorista e a teoria da motivação humana concebida por Maslow foram importantes referenciais que deram suporte à teoria comportamentalista, que tem como foco a dinâmica organizacional.

  1. ✂️
  2. ✂️

38Q318029 | Administração Geral, Abordagem Humanística da Administração, Psicólogo, TERRACAP DF, CESPE CEBRASPE

No que se refere a equipes de trabalho e grupos nas organizações, julgue os itens a seguir.

Uma vez montada uma equipe na empresa com o objetivo de realizar um diagnóstico do clima da organização, o fato de realizar a tarefa solicitada dentro do prazo determinado é um indicador suficiente da efetividade com que essa equipe pode trabalhar.

  1. ✂️
  2. ✂️

39Q317936 | Administração Geral, Abordagem Humanística da Administração

De acordo com Matos, para as empresas sobreviverem precisam se comunicar com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q317452 | Administração Geral, Abordagem Humanística da Administração

Um excelente gestor precisa desenvolver bem as habilidades conceituais, técnicas e humanas para conduzir as organizações para seus objetivos. Neste sentido, as habilidades humanas dizem respeito a:

I. Exercer o papel de chefe e dominar grupos e equipes de pessoas e os seus comportamentos.

II. Persuadir as pessoas e exercer sobre elas um controle efetivo.

III. Utilizar as pessoas para atender e satisfazer objetivos próprios, independentemente do que elas desejam alcançar.

Podemos afirmar corretamente que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.