À medida que a convivência do ser humano em sociedade foi
evoluindo, as formas organizacionais que envolvem o trabalho
foram ficando mais complexas e o ser humano passou a se
debruçar sobre essas formas organizacionais para estudá-las,
criando as teorias das organizações e as escolas que abrangem
linhas de pensamento com um mesmo enfoque para analisar as
organizações. Essas teorias e escolas, por sua vez, são distinguidas
umas das outras por suas características centrais, que nos
permitem compreender como a própria administração foi se
tornando mais abrangente e interdisciplinar. Considerando, então,
essas características que distinguem as teorias e escolas, analise
cada afirmação a seguir, que relaciona alguma teoria geral da
administração ou escola a características definidoras.
I. A perspectiva humanística entende que é preciso conhecer as
necessidades das pessoas para compreender suas atitudes e
aplicar a motivação como meio potente de alcançar objetivos
organizacionais, melhorando a qualidade de vida de quem
atua na organização.
II. A abordagem comportamental considera que o ser humano é
um ser social e, como tal, deve ter essa dimensão social levada
em conta nos processos de trabalho, os quais envolvem uma
dimensão formal, lógica, e uma dimensão informal, que
influencia as próprias normas e valores da organização.
III. A administração científica busca racionalizar o trabalho e
padronizar métodos, de modo a produzir com mais eficiência,
encontrando o melhor método e o tempo considerado padrão
para que uma tarefa seja executada.
Considerando-se essa relação entre a teoria ou escola e as
características definidoras, está correto o que se afirma em
✂️ a) I, apenas. ✂️ b) II, apenas. ✂️ c) III, apenas. ✂️ d) I e II, apenas. ✂️ e) II e III, apenas.