Início

Questões de Concursos Acentuação Gráfica

Resolva questões de Acentuação Gráfica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q243685 | Português, Acentuação Gráfica, Técnico Administrativo, CEMIG, FUMARC

Tendo em conta que, nos termos do Acordo Ortográfico de 1990, o i e o u não levam acento gráfico quando, em paroxítonos, ocorrem antecedidos de ditongo e que os ditongos abertos ei e oi não são acentuados nas palavras paroxítonas, assinale a alternativa em que TODAS as palavras tenham sido CORRETAMENTE grafadas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

102Q102009 | Português, Acentuação Gráfica, Analista Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix

Texto associado.

Para responder à questão, considere a tirinha.

Leia novamente a fala do primeiro balão e as afirmações feitas a respeito dela.

“Que saudades da época em que o leite era entregue em casa e vinha em leiteiras.”

I.     A palavra “leiteiras” é um substantivo concreto, comum, derivado.
II.    Ocorre um período simples, isto é, formado por apenas uma oração.
III.   A locução verbal “era entregue” apresenta uma forma nominal no infinitivo.
IV.   A palavra “época” aparece corretamente acentuada e essa acentuação se dá pela mesma razão de “simbólico”.

Está correto o que se afirma em quantas das análises acima?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q373433 | Português, Acentuação Gráfica, Operacional Administrativo, FCP, AOCP

Em relação à acentuação e de acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q256408 | Português, Acentuação Gráfica, Técnico Judiciário Enfermagem, TRT 3a Região, FCC

Está redigida corretamente, quanto à ortografia e à acentuação gráfica, a frase:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q860417 | Português, Acentuação Gráfica

Texto associado.

(UEPG)

Passe livre?

Os turistas que chegam a Boston, nos Estados Unidos, têm uma agradável surpresa: uma viagem na Silver Line, o corredor de ônibus que liga o aeroporto ao centro da cidade, sai de graça. Mas a tarifa zero só vale para quem embarca no próprio aeroporto: passageiros regulares pagam US$ 2,65. A ideia é dar uma espécie de “boas vindas” aos visitantes. A 7,5 mil quilômetros de Boston, a cidade de Agudos, no interior de São Paulo, tem passe livre integral. Todo mês o prefeito aplica R$ 120 mil na rede de 16 ônibus da cidade e só isso já garante o deslocamento de toda a população.

“Considero possível a tarifa zero em qualquer cidade. Mas trata-se de uma medida que demanda reestruturação tributária nos municípios”, diz Paulo Cesar Marques da Silva, especialista em mobilidade da Universidade de Brasília. A aplicação de impostos progressivos, cuja alíquota aumenta conforme a renda do contribuinte é uma possibilidade. Outra, segundo Paulo, é “a taxação pelo uso do automóvel, seja em estacionamentos públicos, seja pela circulação”. O pedágio urbano se tornou famoso após sua implantação em Londres: em dez anos, reduziu em 21% a presença de carros no centro da cidade.

“Precisamos de modelos de arrecadação. Caso contrário, a tarifa vai sempre subir e, no fim, muita gente deixa de usar o transporte”, afirma João Cucci Neto, professor de engenharia de tráfego da universidade Mackenzie. Além desses subsídios, a taxação da gasolina, a contribuição da indústria e outros empreendimentos que se beneficiem de um bom sistema de transporte são alguns modelos possíveis. Adaptado de: Galileu, mar/2016, ed. 296, p. 30.

Sobre a acentuação gráfica das palavras agradável, automóvel e possível, assinale o que for correto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q118840 | Português, Acentuação Gráfica, Analista de Promotoria I, MPE SP, VUNESP

O acento indicativo de crase está empregado corretamente em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q169277 | Português, Acentuação Gráfica, Auxiliar Operacional, EMBAP, COPS UEPG

Texto associado.

TEXTO PARA AS QUESTÕES 06 A 10

Imigração suábia no Brasil faz 60 anos A vinte quilômetros de Guarapuava, na Região Central do Paraná, está um legítimo pedaço da Alemanha no Brasil. É raro encontrar moradores do distrito de Entre Rios conversando em português. E é assim há 60 anos, desde que os primeiros suábios chegaram à localidade, fugindo de uma Europa destruída pela Segunda Guerra Mundial.
A denominação vem da terra de origem desse povo, a Suábia, no sudoeste germânico. Esse grupo desceu o Rio Danúbio no século XVIII para povoar a região dos Balcãs (onde hoje ficam a Croácia e a Hungria). Por serem alemães, acabaram sendo discriminados, aterrorizados e até mesmo expulsos daquela região. Refugiados na Áustria, viram no Brasil uma alternativa para construir vida nova. Cerca de 500 famílias, com a pouca bagagem que tinham, mudaram–se para a região de Guarapuava entre 1951 e 1952. Eles foram auxiliados pela Aliança Suíça à Europa, que ajudou diversos países devastados pelos combates.
A chegada a Entre Rios, porém, não foi nem um pouco fácil. A região delimitada pelos rios Jordão e Pinhão era um local de mato bruto e pequenas propriedades rurais. Por este motivo, a primeira tarefa do grupo foi tornar agricultável a região para, depois, construir as primeiras casas.
(...)
Adaptado de: Caderno Vida e Cidadania — História, da Gazeta do Povo de 07/01/2012, página 10, por Derek Kubaski.

As palavras "fácil" e "agricultável" são acentuadas por serem paroxítonas terminadas em "l". Identifique quais palavras precisam ser acentuadas graficamente, de acordo com as regras de acentuação atualmente em vigor e assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q374360 | Português, Acentuação Gráfica, Agente Administrativo, CREA SP, NOSSO RUMO, 2017

Assinale a alternativa cuja palavra destacada DEVE ser acentuada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q216610 | Português, Acentuação Gráfica, Médico do Trabalho, PRODESP, ZAMBINI

Texto associado.

A hora do encontro

Astrônomos acham que a grande descoberta dos próximos 100 anos será a da vida fora da Terra. O Universo está cheio de ETs, avaliam, e já não parece tão difícil encontrar um deles por aí.
O cerco para captar sinais enviados do espaço por possíveis ETs inteligentes aumentou. Durante muito tempo essa missão foi encarada apenas pela Sociedade Planetária, na Califórnia, Estados Unidos, com o seu Programa de Busca de Inteligência Extraterrestre, conhecido pela sigla em inglês, Seti. Este ano, várias outras instituições se integraram à tarefa. Entre elas estão a Universidade Harvard e da Califórnia, nos Estados Unidos, o Observatório Medicina, na Itália, e a Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália. Com o reforço, será possível investigar, nos próximos vinte anos, cerca de 5 000 estrelas. É dez vezes mais do que o Seti pôde fazer, sozinho, em uma década e meia de existência. [...]
Alta, cabelos claros, bonita, 55 anos, a astrônoma Jill Tarter dedicou sua carreira ao trabalho de procurar criaturas desenvolvidas em outros mundos. [...]
Mas, se existe alguém capaz disso, esse alguém é ela. A astrônoma dirige o principal projeto do Seti, batizado de Fênix, instalado no Observatório de Arecibo, em Porto Rico (mas, de fato, operado pela Universidade Cornell, americana). O objetivo do Fênix é usar a grande antena de Arecibo para captar emissões de rádio vindas de 1 000 estrelas e em seguida analisá–las para achar algum traço incomum. [...]

Mil cópias da Terra girando pela Galáxia

Os avanços tecnológicos que impulsionam a pesquisa de sinais de ETs no Cosmo prometem transformar 2012 num ano de grandes emoções. Nessa data, a Nasa planeja lançar ao espaço o Terrestrial Planet Finder, conhecido pela sigla em inglês TPF, que quer dizer descobridor de planetas terrestres. Mais ou menos na mesma época, a Agência Espacial Européia pretende decolar um irmão do TPF, chamado Darwin.
Esses serão os primeiros telescópios em condições de observar planetas do tamanho da Terra que giram em volta de estrelas a mais de 500 trilhões de quilômetros daqui. Atualmente, a essa distância, só é possível detectar mundos gigantes como Júpiter, dentro do qual caberiam 1 300 planetinhas como o nosso.
Satélite–monstro de 100 metros de comprimento, o TPF ficará estacionado a mais de 1 bilhão de quilômetros do Sol para evitar que a luz da estrela ofusque as lentes do aparelho. Daí, ele deverá encontrar mais de 1 000 planetas parecidos com a Terra — acredita–se que a semelhança aumente a chance de eles serem habitados. A meta é examinar a atmosfera das centenas de cópias da Terra que deverão ser captadas. O ar pode revelar sinais de que na superfície dos planetas existam criaturas. O indício mais esperado é o oxigênio. Como esse elemento é naturalmente raro nos corpos celestes, se ele estiver presente é porque foi produzido por organismos.
Disponível em http://super.abril.com.br/tecnologia/horaencontro– 438346.shtml. Acesso em 30 abr. 2010.

Assinale a alternativa em que o acento grave foi empregado de acordo com a norma culta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q374531 | Português, Acentuação Gráfica, Contador, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018

Conforme o Novo Acordo Ortográfico assinado em 1990, obrigatório no Brasil a partir de 2016, pode-se afirmar em relação à ausência do acento circunflexo no verbo - ter, em destaque na oração: "A cerveja tem uma nova função, segundo pesquisa.". O verbo está sem acento circunflexo pois obedece a regra apresentada na alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

112Q373703 | Português, Acentuação Gráfica, Advogado, Prefeitura de Santa Cecília SC

Com novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa muitas palavras perderam a sua acentuação. Assinale a assertiva onde todas as palavras apresentadas perderam o acento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

113Q223575 | Português, Acentuação Gráfica, Procurador, BACEN, FCC

Texto associado.

A marcha ainda é lenta, mas o caminho para a renda
mista insinua-se promissor. Analistas atestam o esforço dos
investidores em ser menos acanhados e até sua disposição
incipiente para considerar alguns riscos em troca de embolsar
ganhos mais vultosos. O ambiente, por sua vez, tem se mostrado
cada vez mais propício a uma passagem gradual.


Com a expectativa no mercado de que a elevação da
taxa Selic seja interrompida pelo Banco Central e de que a
reversão da trajetória ocorra este ano, a remuneração dos
fundos de renda fixa - que, historicamente, detêm a preferência
nacional - tende a se tornar menos atraente.

Ao mesmo tempo, especialistas sabem que a plena
inclinação à renda variável continua restrita, pois o poupador
brasileiro é carente de atrevimento. Daí se presume que a renda
mista possa seguir na conquista de mais adesões.


(Adaptado de Estadão Investimentos, abril 2005, p. 42)

Considerando-se as afirmativas abaixo, a respeito de aspectos lingüísticos constantes do texto, está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q373068 | Português, Acentuação Gráfica

O acento gráfico foi usado de forma correta em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

115Q183748 | Português, Acentuação Gráfica, Engenheiro, PRODESP, ZAMBINI

Texto associado.

CAPÍTULO XXVII / VIRGÍLIA?

Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos; era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça, e, com certeza, a mais voluntariosa. Não digo que já lhe coubesse a primazia da beleza, entre as mocinhas do tempo, porque isto não é romance, em que o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas; mas também não digo que lhe maculasse o rosto nenhuma sarda ou espinha, não. Era bonita, fresca, saía das mãos da natureza, cheia daquele feitiço, precário e eterno, que o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da criação. Era isto Virgília, e era clara, muito clara, faceira, ignorante, pueril, cheia de uns ímpetos misteriosos; muita preguiça e alguma devoção, — devoção, ou talvez medo; creio que medo.
Aí tem o leitor, em poucas linhas, o retrato físico e moral da pessoa que devia influir mais tarde na minha vida; era aquilo com dezesseis anos. Tu que me lês, se ainda fores viva, quando estas páginas vierem à luz, — tu que me lês, Virgília amada, não reparas na diferença entre a linguagem de hoje e a que primeiro empreguei quando te vi? Crê que era tão sincero então como agora; a morte não me tornou rabugento, nem injusto.
— Mas, dirás tu, como é que podes assim discernir a verdade daquele tempo, e exprimi–la depois de tantos anos?
Ah! indiscreta! ah! ignorantona! Mas é isso mesmo que nos faz senhores da Terra, é esse poder de restaurar o passado, para tocar a instabilidade das nossas impressões e a vaidade dos nossos afetos. Deixa lá dizer Pascal que o homem é um caniço pensante. Não; é uma errata pensante, isso sim. Cada estação da vida é uma edição, que corrige a anterior, e que será corrigida também, até a edição definitiva, que o editor dá de graça aos vermes. (MACHADO DE ASSIS, J. M. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Ediouro, s. d.)

Assinale a alternativa em que há palavra(s) cuja acentuação não está de acordo com as normas ortográficas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q374215 | Português, Acentuação Gráfica, Técnico de Operação Júnior, Gas Brasiliano SP, IESES, 2017

Assinale a alternativa em que todas as palavras do período estão acentuadas (ou não) corretamente pelas normas vigentes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

117Q103391 | Português, Acentuação Gráfica, Analista Tecnologia da Informação, IPHAN, FUNIVERSA

Texto associado.

Imagem 005.jpg
Imagem 006.jpg

Observando a norma culta, julgue os itens de I a VI e assinale a alternativa correta.

I A expressão assim que (linha 35) sugere a ideia de modo: a forma como alguém resolveria seus problemas.
II A expressão com ar triste (linha 29) remete ao sujeito você (linha 28).
III O autor abre o texto com um termo da linguagem comum do dia a dia que costuma dar continuidade a algo que vinha sendo dito, o que leva o leitor a interpretar o texto como parte de uma conversa.
IV As informações do segundo parágrafo são explicações que desenvolvem a ideia do termo Tudo, usado no início (linha 16) e retomado no final do referido parágrafo (linha 39).
V A palavra ascensorista (linha 29) pertence à família de acender (linha 39), isto é, ambas têm raiz comum.
VI As palavras gastronômica (linha 4) e Atlântico (linha 5) são acentuadas pela mesma razão.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q373299 | Português, Acentuação Gráfica, Assistente Social, Prefeitura de Criciúma SC, FEPESE

A partir do texto 2, analise as afirmativas abaixo, considerando a norma culta da língua portuguesa.

1. Em “buscava uma saída”, o termo sublinhado está funcionando como objeto direto.

2. Em “fascinada pela certeza do ímã que me atraía”, o pronome oblíquo pode ser usado encliticamente.

3. No último período do texto, há uma relação de subordinação condicional representada pela expressão “tão… que”.

4. Em “Eu recuara até a medula de meus ossos, meu último reduto”, a vírgula é usada para isolar um aposto.

5. Os vocábulos “já” e “até” seguem a mesma regra de acentuação gráfica: são monossílabos tônicos terminados em “a” e “e”, respectivamente.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q373229 | Português, Acentuação Gráfica, Técnico em Agropecuária, IF SC, IESES

Qual das alternativas contém a frase em que todas as palavras estão corretamente acentuadas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

120Q373117 | Português, Acentuação Gráfica, Auxiliar de Laboratório, IGP SC, IESES

O acento diferencial é usado para diferenciar palavras homógrafas. Esse tipo de acento ocorre em qual das alternativas? Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.