Início

Questões de Concursos Acessibilidade e Inclusão

Resolva questões de Acessibilidade e Inclusão comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q136810 | Arquitetura, Acessibilidade e Inclusão, Analista Judiciário Arquitetura, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da acessibilidade de pessoas portadoras de necessidades
especiais a edificações, espaço, mobiliário e equipamentos urbanos,
julgue os itens a seguir.

Em construções de paredes de taipa de pilão com espessuras de 0,40 m, as aberturas nos subsistemas de vedação, sem o uso de portais e destinadas a vãos de acesso, devem ter largura mínima de 0,90 m.

  1. ✂️
  2. ✂️

22Q182744 | Arquitetura, Acessibilidade e Inclusão, Engenheiro Civil, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Proporcionar conforto e acessibilidade das edificações para os portadores de necessidades especiais é obrigatório e trata-se de um direito que qualquer cidadão deve usufruir. Quanto a esse tema, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q202949 | Conhecimentos Bancários, Acessibilidade e Inclusão, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da lei de acessibilidade e prioridade no atendimento, julgue os itens seguintes.

Segundo a lei de acessibilidade, determinado entrave ou obstáculo será considerado barreira somente se impedir o acesso seguro das pessoas ao estabelecimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

24Q257644 | Informática, Acessibilidade e Inclusão, Técnico Judiciário Programação de Sistemas, TRE SP, FCC

Analise o texto:

A Web é, fundamentalmente, projetada para funcionar para todas as pessoas, independentemente do hardware, software, língua, cultura, localização, ou capacidade física ou mental do usuário. Quando a Web atende a esse objetivo, é acessível a pessoas com deficiência auditiva, de movimento, visão etc. A W3C publica um documento padrão destinado, entre outros, a desenvolvedores Web, que explica como tornar o conteúdo Web mais acessível à pessoas com deficiência. A versão 2.0 desse documento tem 12 diretrizes que estão organizadas em quatro princípios: perceivable, operable, understandable e robust.

O documento citado no texto é o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q181279 | Arquitetura, Acessibilidade e Inclusão, Engenheiro Civil, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Ainda acerca das determinações da NBR 9050, assinale a opção correta no que se refere a abrigos em pontos de embarque e desembarque de transporte coletivo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q703465 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Acessibilidade e Inclusão, Analista do Ministério Público Processual, MPE RJ, FGV, 2019

Texto associado.
O Município Alfa, apesar dos constantes apelos formulados pela Associação das Pessoas com Deficiência, não vinha oferecendo, nas escolas públicas, mecanismos de tecnologia assistiva aos alunos com deficiência. Com o objetivo de obter uma solução para o problema, a referida Associação procurou a Promotoria de Justiça de tutela coletiva da Comarca e solicitou a adoção das medidas adequadas.
À luz da referida narrativa e do disposto na Lei nº 13.146/2015, o órgão de execução concluiu que o oferecimento de mecanismos da referida espécie:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q145079 | Engenharia Civil, Acessibilidade e Inclusão, Analista Judiciário Engenharia, TRT 3a Região, FCC

Sobre acessibilidade à edificações, a largura das rampas deve ser estabelecida de acordo com o fluxo de pessoas. A largura livre mínima recomendável para as rampas em rotas acessíveis é de 1,50 m, sendo o mínimo admissível 1,20 m. Em edificações existentes, quando a construção de rampas nas larguras indicadas pela norma ou a adaptação da largura das rampas for impraticável, podem ser executadas rampas com largura mínima de X m e com segmentos de no máximo Y m, medidos na sua projeção horizontal. Os valores de X e Y são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q113569 | Informática , Acessibilidade e Inclusão, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Segundo o Modelo de Acessibilidade do Governo Eletrônico (e-MAG), os passos para se desenvolver um sítio acessível são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q111460 | Informática, Acessibilidade e Inclusão, Analista de Informática, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acessibilidade diz respeito a locais, produtos, serviços ou
informações disponíveis ao maior número e variedade de pessoas
independentemente de suas capacidades físico-motoras e
perceptivas, culturais e sociais. Com relação a acessibilidade na
Web, julgue os itens subsequentes.

Se o conteúdo de um sítio é apresentado de modo a permitir que os agentes de usuário, incluindo as tecnologias de apoio, possam obter e apresentar a informação aos usuários de diferentes maneiras, diz-se que o sítio é determinado de forma programática.

  1. ✂️
  2. ✂️

30Q107433 | Informática, Acessibilidade e Inclusão, Analista de Controle Externo Processamentos de Dados, TCE AC, CESPE CEBRASPE

Não faz parte da iniciativa de acessibilidade web - WAI-web accessibility initiative - do Consórcio W3C
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q138784 | Arquitetura, Acessibilidade e Inclusão, Analista Judiciário Arquitetura, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de acessibilidade universal a espaços e mobiliários,
julgue o item a seguir.

No mínimo 5% do total de cada peça instalada nos sanitários devem ser acessíveis, respeitado o mínimo de uma peça de cada tipo. Quando houver distinção entre sanitário masculino e feminino, as peças devem ser consideradas separadamente para efeito de cálculo.

  1. ✂️
  2. ✂️

32Q111455 | Informática, Acessibilidade e Inclusão, Analista de Informática, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acessibilidade diz respeito a locais, produtos, serviços ou
informações disponíveis ao maior número e variedade de pessoas
independentemente de suas capacidades físico-motoras e
perceptivas, culturais e sociais. Com relação a acessibilidade na
Web, julgue os itens subsequentes.

As diretrizes técnicas de acessibilidade de governo eletrônico definem uma ordem de implementação das recomendações de acordo com a percepção do resultado.

  1. ✂️
  2. ✂️

33Q184212 | Arquitetura, Acessibilidade e Inclusão, Engenheiro Civil, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

A respeito da acessibilidade aos bens culturais imóveis acautelados em nível federal, assinale a opção correta, tendo como base as definições constantes da Instrução Normativa n.º 1/2003.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q139096 | Arquitetura, Acessibilidade e Inclusão, Analista Judiciário Arquitetura, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de acessibilidade universal a espaços e mobiliários,
julgue o item a seguir.

Os corredores próximos a balcões de caixas para pagamento, bilheterias ou similares, acessíveis a pessoas com deficiência, devem garantir áreas de circulação e manobra seguras com largura de, no mínimo, 0,70 m.

  1. ✂️
  2. ✂️

35Q112530 | Informática , Acessibilidade e Inclusão, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Segundo o Modelo de Acessibilidade do Governo Eletrônico (e-MAG) os elementos que devem estar em todas as páginas do Governo Federal são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q925158 | Direito das Pessoas com Deficiência PCD, Acessibilidade e Inclusão, Primeira Fase OAB, OAB, FGV, 2018

Maria e João são pais de uma criança deficiente que utiliza cadeira de rodas. O casal, de classe média, optou por matricular o filho em uma escola particular. No ato da matrícula, foi-lhes informado, pela administração da escola, que teriam de pagar um valor adicional, uma vez que haveria um trabalho extraordinário, por parte da escola, para garantir o acesso dessa criança com deficiência, em igualdade de condições, a jogos e a atividades recreativas, esportivas e de lazer, no sistema escolar. Insatisfeitos com essa informação, Maria e João decidiram consultar você, como advogado(a), para saber se tal cobrança seria legalmente aceitável e se não haveria alguma proteção específica para pessoas com deficiência contra esse tipo de cobrança. Diante disso, assinale a opção que apresenta a resposta correta a ser dada ao casal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q112534 | Informática, Acessibilidade e Inclusão, Analista de Informática, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acessibilidade diz respeito a locais, produtos, serviços ou
informações disponíveis ao maior número e variedade de pessoas
independentemente de suas capacidades físico-motoras e
perceptivas, culturais e sociais. Com relação a acessibilidade na
Web, julgue os itens subsequentes.

A W3C define quatro princípios que constituem a base da acessibilidade na Web: perceptível, operável, compreensível e robusto.

  1. ✂️
  2. ✂️

38Q264164 | Informática, Acessibilidade e Inclusão, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 6a Região, FCC

Na construção ou adaptação de conteúdos do Governo Brasileiro na Internet há um conjunto recomendado de diretrizes de acessibilidade que inclui

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q669384 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Acessibilidade e Inclusão, Promotor de Justiça de Entrância Inicial, MPE CE, CESPE CEBRASPE, 2020

A concepção e a implantação de projetos de uso público ou coletivo, bem como de políticas públicas, devem atender aos princípios do desenho universal, a fim de garantir o direito à acessibilidade. De acordo com a Lei n.º 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência), pode-se considerar desenho universal a concepção de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q926550 | Direito das Pessoas com Deficiência PCD, Acessibilidade e inclusão

Como o artigo 9º da Lei Brasileira de Inclusão contribui para a inclusão?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.