Questões de Concursos Administração Geral

Resolva questões de Administração Geral comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q31765 | Administração Geral, Administração Geral, Agente Administrativo, CRF RJ, QUADRIX

A Gestão da Qualidade visa à excelência dos serviços. Uma de suas ferramentas é o Diagrama de Pareto, utilizado pelo italiano Vilfredo Pareto. Esse diagrama é construído baseado em uma fonte de pesquisas de dados ou em folhas de verificação para detectar o problema. Está baseado no Princípio de Pareto, ou regra dos 80/20, que significa que 80% dos problemas são ocasionados por 20% das causas, ou seja, são poucas causas que originam a maioria dos problemas.

Para construí-lo, é utilizado o gráfico que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q19478 | Administração Geral, Administração Geral, Assistente Administrativo, AL MG, CS UFG

Administração e o processo de tomada de decisoes acerca de objetivos e recursos (materiais, humanos ou financeiros). Nesse sentido, a administração reune o esforço de todas as equipes presentes em uma organização, a fim de que todos estejam alinhados para o alcance dos objetivos traçados. As funções da admi­nistração são, sequencialmente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q31766 | Administração Geral, Administração Geral, Agente Administrativo, CRF RJ, QUADRIX

Leia, a seguir, as informações sobre as ferramentas da Gestão da Qualidade.

I. Na gestão da qualidade dos serviços públicos, o programa 5S é uma prática gerencial que promove a melhoria contínua e sistemática da organização, que foca no crescimento e na disciplina individual de cada indivíduo.
II. Na gestão da qualidade da administração pública a pesquisa, a avaliação e a apropriação dos melhores modelos de serviços e processos de trabalho de organizações reconhecidas como representantes das melhores práticas denomina-se Método Ishikawa.
III. Na gestão da qualidade dos serviços públicos, a representação gráfica que permite a visualização dos passos do processo do serviço ofertado ao cidadão denomina-se histograma.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q19479 | Administração Geral, Administração Geral, Assistente Administrativo, AL MG, CS UFG

Em administração, o processo de registrar onde se pretende chegar, o que deve ser feito, quando, como e em que sequência, e conhecido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q31767 | Administração Geral, Administração Geral, Agente Administrativo, CRF RJ, QUADRIX

Diversos são os serviços oferecidos pela Empresa de Correios e Telégrafos (ECT). Ao receber a tarefa de enviar uma remessa via E-Sedex, o Agente Administrativo deve ter conhecimento de que é um serviço para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q31768 | Administração Geral, Administração Geral, Agente Administrativo, CRF RJ, QUADRIX

A Qualidade Total começou a surgir após a Segunda Guerra Mundial no Japão, onde funcionavam os círculos de controle da qualidade, sendo difundida para o ocidente em meados dos anos 70 do século passado. Um de seus programas fundamentais é o Programa de Melhoria Contínua – etapa final da implantação e sínteses de todas as práticas da Qualidade Total. Esse programa tem como ponto principal de suas atividades a análise de processos, a solução de problemas e a padronização de rotinas, utilizando as ferramentas e métodos da Qualidade Total através do Ciclo PDCA Plan (Planejar), Do (Fazer), Check (Verificar), Action (Agir para corrigir). 

No ciclo PDCA, voltado para a gestão da qualidade dos serviços públicos, a educação e o treinamento de pessoal para a implementação daquilo que foi traçado ocorrem em que fase? 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q33569 | Administração Geral, Administração Geral, Assistente Administrativo, DPE MT, FGV

Em relação aos processos administrativos nas organizações, assinale a afirmativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q33570 | Administração Geral, Administração Geral, Assistente Administrativo, DPE MT, FGV

Em relação às distinções entre eficiência e eficácia, assinale V para afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Ser eficiente é entregar o que é pedido dentro do prazo solicitado.
( ) Ser eficaz é entregar, mesmo fora do prazo estipulado, o que foi pedido.
( ) Ter foco na eficácia é alcançar os objetivos sem se preocupar com a forma de como alcançá-los.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q33571 | Administração Geral, Administração Geral, Assistente Administrativo, DPE MT, FGV

Assinale a opção que completa corretamente o fragmento a seguir.

“Um executivo, ao delegar aos seus subordinados o poder para a tomada de decisões, _____.”
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q33572 | Administração Geral, Administração Geral, Assistente Administrativo, DPE MT, FGV

Sobre os grupos formais e informais, analise as afirmativas a seguir.

I. Um grupo de funcionários que interage espontaneamente em torno de um propósito específico caracteriza um grupo informal.
II. O gerente e os subordinados de um departamento de produção constituem um grupo formal.
III. Uma equipe definida pela instituição para o desenvolvimento de um projeto específico forma um grupo informal.

Assinale:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q33573 | Administração Geral, Administração Geral, Assistente Administrativo, DPE MT, FGV

Com o advento e progresso das tecnologias de comunicação, bem como em função dos negócios globais de algumas corporações, algumas empresas adotam modelos de equipe em que seus membros residem em países diferentes e se comunicam e compartilham trabalhos por meio de ferramentas tecno- informacionais.

Nesse sentido, assinale a opção que indica esse modelo de equipe.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q31526 | Administração Geral, Administração Geral, Assistente Administrativo, CRESS PB, CONSULPLAN

Toda entidade pública, escritório, comércio ou empresa exige um profissional que saiba bem as diversas ROTINAS administrativas. Exigindo assim um profissional capaz de atender prontamente com habilidade e competência qualquer departamento da empresa. Em Relação às rotinas administrativas marque o item CORRETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q33574 | Administração Geral, Administração Geral, Assistente Administrativo, DPE MT, FGV

A cultura organizacional é dita tradicional, ou seja, caracterizada pelo modelo organizacional burocrático; em outros, a cultura organizacional é chamada de participativa, isto é, calcada na flexibilidade e adaptabilidade.
Nesse sentido, considerando as características de ambos os modelos de cultura organizacional, assinale T para uma característica tradicional e P para uma característica participativa.

( ) Autocracia
( ) Informalidade
( ) Remuneração baseada no desempenho
( ) Trabalho individualizado

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q31527 | Administração Geral, Administração Geral, Assistente Administrativo, CRESS PB, CONSULPLAN

Um banco de dados “é uma coleção de dados inter-relacionados, representando informações sobre um domínio específico", ou seja, sempre que for possível agrupar informações que se relacionam e tratam de um mesmo assunto, posso dizer que tenho um banco de dados. Em relação a bancos de dados, analise os itens a seguir:

I. Uma lista telefônica, um catálogo de CDs e um sistema de controle de RH de uma empresa são exemplos de bancos de dados.
II. O sistema de banco de dados deve garantir uma visão totalmente abstrata do banco de dados para o usuário, ou seja, para o usuário do banco de dados pouco importa qual unidade de armazenamento está sendo usada para guardar seus dados, contanto que os mesmos estejam disponíveis no momento necessário.
III. Um sistema de banco de dados é um conjunto de quatro componentes básicos: dados, hardware, software e usuários.
IV. A elaboração e o planejamento de um banco de dados é atividade exclusiva dos profissionais de informática, não necessitando da participação de outros agentes da empresa.

Em relação aos itens acima, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q31528 | Administração Geral, Administração Geral, Assistente Administrativo, CRESS PB, CONSULPLAN

Quando uma organização assume uma vida própria, independente de seus fundadores ou qualquer de seus membros, ela adquire a imortalidade. A institucionalização opera para produzir uma compreensão comum, entre os membros da organização sobre o que é o comportamento apropriado. Partindo desta noção é que se compreende a cultura organizacional. Analise os itens a seguir sobre o tema:

I. A cultura organizacional influencia as percepções, os valores e os sentimentos, tornando os comportamentos das pessoas mais semelhantes entre si.
II. Para começarmos a compreender uma organização necessitamos, além da sua estrutura, estudar também os seus processos psicossociais dentro do contexto cultural específico onde eles ocorrem. A análise da cultura da organização é, portanto, um requisito essencial para a compreensão do comportamento das pessoas que nela trabalham.
III. Uma forte cultura organizacional oferece aos funcionários uma compreensão clara da maneira como as coisas são feitas. Ela oferece estabilidade à organização. Toda organização tem uma cultura e que, dependendo de sua força, pode ter uma influência significativa sobre o comportamento e as atitudes de seus membros.
IV. Podemos concluir que a cultura organizacional produz comportamentos funcionais que contribuem para que se alcancem as metas da organização. É também uma fonte de comportamentos desajustados que produzem efeitos adversos ao sucesso da organização.

Analisados os itens, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q31529 | Administração Geral, Administração Geral, Assistente Administrativo, CRESS PB, CONSULPLAN

O clima é o indicador do grau de satisfação dos membros de uma empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização, tais como políticas de RH, modelo de gestão, missão da empresa, processo de comunicação, valorização profissional e identificação com a empresa. Marque o item onde NÃO temos um indicador do Clima Organizacional de uma empresa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q37929 | Administração Geral, Administração Geral, Técnico Judiciário, TRT RS, FCC

O planejamento estratégico é uma metodologia de planejamento gerencial de longo prazo, cuja principal funcionalidade é estabelecer a direção a ser seguida pela organização e contempla
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q37930 | Administração Geral, Administração Geral, Técnico Judiciário, TRT RS, FCC

Processo pode ser conceituado como um conjunto de meios articulados de forma organizada para alcançar os resultados pretendidos e, nesse contexto, uma das classificações possíveis é a categorização dos processos como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q37931 | Administração Geral, Administração Geral, Técnico Judiciário, TRT RS, FCC

O critério de departamentalização denominado funcional corresponde ao grupamento de atividades
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q37932 | Administração Geral, Administração Geral, Técnico Judiciário, TRT RS, FCC

         Noções de Gestão Pública
          
Considere as afirmativas abaixo sobre o Ciclo PDCA.

I. É uma ferramenta que busca a lógica para fazer certo desde a primeira vez.
II. É um método utilizado para controlar e melhorar as atividades de um processo.
III. Também chamado de ciclo da melhoria contínua, é utilizado em processos de trabalho para maximizar a eficiência.
IV. Promove a redução dos níveis hierárquicos e transfere as operações não essenciais para terceiros.

Está correto o que se afirma APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.