Início

Questões de Concursos Administração Pública

Resolva questões de Administração Pública comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


421Q448983 | Direito Constitucional, Administração Pública, Gestor Público, Câmara de Palmas TO, COPESE, 2018

Considerando o que dispõe a legislação vigente é CORRETO afirmar que o prazo de validade do concurso público será de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

422Q424194 | Direito Constitucional, Administração Pública, Analista Previdenciário, Paraná Previdência PR, CESPE CEBRASPE

Em face das alterações introduzidas pela EC n.o 20/1998, julgue os itens que se seguem.

A concessão de aposentadoria voluntária por tempo de contribuição para a mulher, qualquer que seja a data de ingresso, fica condicionada à comprovação, por parte da servidora, de dez anos de efetivo exercício no serviço público e de que se encontra no cargo efetivo em que se dará a aposentadoria a pelo menos cinco anos, além de contar 55 anos de idade e pelo menos trinta anos de contribuição.

  1. ✂️
  2. ✂️

423Q244820 | Direito Constitucional, Administração Pública, Técnico Administrativo, Receita Federal, ESAF

Marque a opção incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

424Q430257 | Direito Constitucional, Administração Pública, Procurador da Procuradoria Especial, TCM RJ, FCC

Município reconheceu dívida de valor em relação à determinada autarquia estadual, obrigando-se a pagá-la em prazo que deixou de cumprir. Em função disso, o Governador do Estado condicionou a entrega de parte das receitas de impostos estaduais, que deveriam ser transferidas ao Município por força constitucional, ao pagamento da dívida Municipal com a autarquia estadual. Considerando que o valor não repassado ao Município é inferior à sua dívida para com a autarquia estadual, a restrição imposta pelo Estado é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

425Q441805 | Direito Constitucional, Administração Pública, Analista em Transportes, Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Com relação aos princípios e às normas que regem o serviço público federal, julgue os itens a seguir. A investidura em cargo ou emprego público dependerá sempre de aprovação prévia em concurso de provas ou de provas e títulos, de acordo com a sua natureza e complexidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

426Q446927 | Direito Constitucional, Administração Pública, Consultor Legislativo, Câmara Legislativa do DF DF, FCC, 2018

O conceito de agente público na extensão a este atualmente conferida pela Constituição da República, predica que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

427Q390926 | Direito Administrativo, Administração Pública, Papiloscopista Policial Federal , Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

No que se refere à disciplina dos poderes administrativos e à organização administrativa da União, julgue os itens subseqüentes.

Autorização é uma espécie de ato administrativo que se baseia no poder de polícia do Estado. É ato unilateral, discricionário e precário pelo qual a administração faculta ao particular o uso privativo de bem público, ou o desempenho de atividade material, ou a prática de ato que, sem esse consentimento, seria legalmente proibido, e cujo exemplo clássico é o porte de arma.

  1. ✂️
  2. ✂️

428Q423767 | Direito Constitucional, Administração Pública

Em torno das regras constitucionais pertinentes à Administração Pública, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

430Q441253 | Direito Constitucional, Administração Pública, Engenharia de Saúde Pública, Funasa, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao conceito, à organização e aos princípios da administração pública, julgue o item subsecutivo. Se uma pessoa tomar posse em cargo público em razão de aprovação em concurso público e, por ser filiado a um partido político, sofrer perseguição pessoal por parte de seu superior hierárquico, poderá representar contra seu chefe por ofensa direta ao princípio da impessoalidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

431Q434125 | Direito Constitucional, Administração Pública, Assistente em CampT, DCTA SP, VUNESP

Com relação aos dispositivos da Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

432Q440017 | Direito Constitucional, Administração Pública, Analista PGE, PGE MT, FCC

A respeito dos princípios básicos da Administração pública no Brasil, é INCORRETO afirmar que o princípio
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

433Q436007 | Direito Constitucional, Administração Pública, Assistente Operacional, CBTU, CONSULPLAN

Considerando as disposições constitucionais acerca da administração pública direta e indireta, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

434Q395048 | Direito Administrativo, Administração Pública, Fiscal de Tributos Estaduais Prova 1, SEFA PA, ESAF

Em relação à organização administrativa brasileira, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

435Q446265 | Direito Constitucional, Administração Pública, Analista Sociocultural, Secretaria da Administração Penitenciária SP, MSConcursos, 2018

Sobre os princípios constitucionais da Administração Pública, assinale a alternativa que contém o princípio que se encontra entre os explícitos na Carta Magna, art. 37.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

436Q436800 | Direito Constitucional, Administração Pública, Assistente de Pessoal, Companhia de Habitação Popular de Bauru COHAB BAURU SP, CESPE CEBRASPE

Considerando que a SEM seja uma sociedade de economia mista da União, julgue os itens a seguir.

A Constituição da República determina que os empregados públicos da SEM encontram-se submetidos ao regime jurídico único dos servidores civis da União.

  1. ✂️
  2. ✂️

437Q441430 | Direito Constitucional, Administração Pública, Analista Legislativo Municipal, Câmara de Salvador BA, AOCP

Em relação ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, de acordo com a Constituição Federal, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, o servidor ficará afastado de seu cargo, emprego ou função.

II. Investido no mandato de Prefeito, o servidor será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração.

III. Investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, o servidor perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo.

IV. Em qualquer caso que exija o afastamento do servidor para o exercício de mandato eletivo, seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

438Q441206 | Direito Constitucional, Administração Pública, Analista, Cemaden

Tendo em vista o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

439Q446943 | Direito Constitucional, Administração Pública, Coordenador do Processo Legislativo, Câmara de Belo Horizonte MG, CONSULPLAN, 2018

Aos servidores públicos são reservados alguns direitos concedidos aos trabalhadores urbanos e rurais, por força de expressa previsão constitucional. Segundo a norma constitucional, aplicam-se aos servidores ocupantes de cargos públicos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

440Q400096 | Direito Administrativo, Administração Pública, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

O TRE do estado do Rio de Janeiro

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.