Início

Questões de Concursos Administração Pública

Resolva questões de Administração Pública comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


641Q428686 | Direito Constitucional, Administração Pública, Analista Judiciário, TST, FCC

Considerando-se as normas constitucionais relativas à seguridade social dos servidores públicos, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

642Q396184 | Direito Administrativo, Administração Pública, Advogado, Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco PE, IPAD

Modernamente, são diversas as formas de parceria existentes entre o Poder Público e a Iniciativa Privada. A respeito dos instrumentos jurídicos de parcerias, assinale a alternativa incorreta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

643Q445094 | Direito Constitucional, Administração Pública, Defensor Público, Defensoria Pública do Estado de Pernambuco PE, CESPE CEBRASPE, 2018

Com referência às disposições constitucionais aplicáveis aos agentes públicos, julgue os seguintes itens, com base no entendimento do Supremo Tribunal Federal.

I Não viola o princípio do concurso público a denominada cláusula de barreira que, constante do edital, seleciona apenas os concorrentes mais bem classificados nas fases iniciais, limitando o número de candidatos para as fases subsequentes do certame.

II Os empregados das sociedades de economia mista estão submetidos ao teto remuneratório previsto na Constituição Federal de 1988, ainda que essas entidades não recebam recursos da União, dos estados, do Distrito Federal nem dos municípios para o pagamento de pessoal.

III O Poder Judiciário não tem competência para aumentar vencimentos de servidores públicos com fundamento em isonomia.

IV A aposentadoria compulsória por idade para os servidores públicos, prevista na Constituição Federal de 1988, não atinge os ocupantes de cargos exclusivamente em comissão.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

644Q857778 | Direito Constitucional, Administração Pública, Auditor de Finanças, SEFAZ AL, CESPE CEBRASPE, 2020

Com relação a déficit público, reforma administrativa, reforma previdenciária, responsabilidade fiscal, regra de ouro e ordenação de despesa, julgue o item a seguir.

Com a reforma administrativa ocorrida em 1998, os servidores públicos passaram a adquirir a estabilidade a partir da posse no cargo público.

  1. ✂️
  2. ✂️

645Q448947 | Direito Constitucional, Administração Pública, Analista Fundiário, CODEM, AOCP

Conforme determina o art. 175, da Constituição Federal Brasileira de 1988, fica o Poder Público encarregado, nos limites legais, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, sempre através de licitação, da prestação de serviços públicos. Nesse sentido, considerando os conceitos e as regras gerais dos serviços públicos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

646Q435718 | Direito Constitucional, Administração Pública, Analista Administrativo, ANA, CESPE CEBRASPE

A Constituição Federal determina que a administração pública direta e indireta de qualquer dos poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios obedeça aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Em seu primeiro capítulo, quando discorre sobre as regras deontológicas, o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo federal afirma que a dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.

A partir desses textos legais e considerando aspectos próprios à ética e à moral, notadamente quanto a princípios, valores e exercício da função pública, julgue os itens que se seguem.

Ao afirmar que o agente da administração pública deve se pautar, entre outros, pelo princípio da publicidade, a Constituição Federal sugere — ainda que não tenha sido essa a intenção do legislador — nítida identificação entre funções de Estado e ações governamentais, induzindo o servidor a submeter seu trabalho aos ditames da propaganda, quase sempre vinculada a interesses políticos conjunturais.

  1. ✂️
  2. ✂️

647Q422963 | Direito Constitucional, Administração Pública

Nos termos da Constituição da República Federativa do Brasil (CRFB/88), é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

648Q445755 | Direito Constitucional, Administração Pública, Administrador, Instituto Federal de Educação, UFGO

O art. 37 da Constituição Federal estabelece que as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam- se apenas às atribuições de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

649Q431420 | Direito Constitucional, Administração Pública, Analista, CVM, ESAF

Estatui o art. 40, caput, da Constituição da República, que “Aos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, é assegurado regime de previdência de caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente público, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial e o disposto neste artigo”. Em relação ao regime de previdência em tela, assinale a assertiva incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

650Q437589 | Direito Constitucional, Administração Pública, Analista de Controle, TCE PR, CESPE CEBRASPE

Com base na Constituição Federal de 1988 e na jurisprudência do STF, assinale a opção correta a respeito do concurso público.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

651Q435573 | Direito Constitucional, Administração Pública, Juiz do Trabalho Substituto, TRT 4a, FCC

O regime jurídico a que se submete a Administração Pública é caracterizado por algumas prerrogativas e sujeições, que podem ser assim exemplificadas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

652Q432008 | Direito Constitucional, Administração Pública, Assistente Administrativo, Universidade Federal de Uberlândia, UFU

O Artigo 37 da Constituição da República Federativa do Brasil afirma que “A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência [...]”.

Fundamentando-se nesse artigo, a redação oficial, além do uso do padrão culto da língua, deve caracterizar-se por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

653Q424851 | Direito Constitucional, Administração Pública

Suponha que um indivíduo, suspeito de sonegar impostos, esteja sendo investigado pela Receita Federal. A esse respeito, assinale a opção correta, à vista do que dispõe a Constituição Federal.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

654Q445589 | Direito Constitucional, Administração Pública, Terceiro Secretário da Carreira de Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE

Com relação à classificação da Constituição Federal de 1988, ao controle de constitucionalidade e à atividade administrativa do Estado brasileiro, julgue (C ou E) os itens que se seguem. O princípio da impessoalidade, que consagra a ideia de que o poder público deve dispensar tratamento isonômico e impessoal aos particulares, deve ser entendido de forma absoluta, já que não comporta exceções ou tratamentos diferenciados pela administração.
  1. ✂️
  2. ✂️

655Q427432 | Direito Constitucional, Administração Pública, Agente Educacional, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Nos termos do que dispõe a Constituição Federal de 1988 (CF) acerca dos servidores públicos, julgue os itens a seguir. O diretor de uma escola pública estadual que for condenado por ato de improbidade tem, entre outras cominações, a perda dos seus direitos políticos em razão da prática de ato de improbidade no serviço público.
  1. ✂️
  2. ✂️

656Q436649 | Direito Constitucional, Administração Pública, Analista, SERPRO, CESPE CEBRASPE

No que concerne aos princípios constitucionais do direito administrativo, julgue os seguintes itens.

O princípio da isonomia pode ser invocado para a obtenção de benefício, ainda que a concessão deste a outros servidores tenha-se dado com a violação ao princípio da legalidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

657Q441555 | Direito Constitucional, Administração Pública, Técnico Bancário Novo, CEF, CESGRANRIO

Creso, servidor do órgão W, vinculado a determinado estado federado, foi surpreendido com recomendação verbal de que deveria atender, em horário especial fora do expediente, a pessoas vinculadas a determinada associação e que os problemas dessa associação deveriam ter preferência sobre os demais que estivessem sob sua responsabilidade.

Sob a ótica dos princípios constitucionais da Administração Pública, tal prática, fere, predominantemente, o princípio da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

658Q433113 | Direito Constitucional, Administração Pública, Analista Administrativo Prova 2, ANEEL, ESAF

Selecione a opção que completa corretamente as lacunas da frase a seguir.

 A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão ................... de política de administração e remuneração de pessoal, integrado por ....................... designados pelos respectivos Poderes. (Constituição Federal de 1988, art. 39)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

659Q439287 | Direito Constitucional, Administração Pública, Motorista Policial, Polícia Civil PB, CESPE CEBRASPE

Com base nos dispositivos da CF que tratam dos servidores públicos, assinale a opção correta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

660Q431353 | Direito Constitucional, Administração Pública, Agente Administrativo, Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, com base nos dispositivos da Constituição da República.

Considere a seguinte situação hipotética.

O estado do Pará editou lei isentando do recolhimento de taxa de inscrição em concursos públicos estaduais os cidadãos que houvessem doado sangue nos seis meses anteriores à publicação do edital do concurso a ser prestado.

Nessa situação, é correto afirmar que a lei descrita é inconstitucional por violar o princípio da igualdade.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.