Início

Questões de Concursos Administração Pública

Resolva questões de Administração Pública comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


701Q446729 | Direito Constitucional, Administração Pública, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp RS, FAUGRS

A Administração Pública brasileira passou por diversos processos de transformação ao longo de sua história. Assinale a alternativa que NÃO expressa uma mudança instituída a partir da Constituição de 1988.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

702Q446770 | Direito Constitucional, Administração Pública, Técnico Judiciário, Tribunal Regional Federal 1a Região, CESPE CEBRASPE

A respeito do tratamento constitucional dispensado à administração pública e aos servidores públicos, julgue os itens a seguir. Servidor público que, embora exerça atribuições semelhantes às de outro servidor, receba subsídio inferior poderá requerer a equiparação da remuneração.
  1. ✂️
  2. ✂️

703Q444797 | Direito Constitucional, Administração Pública, Agente Fiscal, Conselho Regional de Serviço Social PR, Instituto Quadrix, 2018

Com relação aos servidores públicos na Constituição Federal de 1988 (CF), julgue os itens a seguir. Caso a falta cometida por servidor público esteja, a um só tempo, sendo objeto de processo administrativo disciplinar e de processo penal, a demissão a que se chegue como conclusão no primeiro ficará suspensa, dependendo de confirmação por sentença judicial transitada em julgado a ser proferida no segundo.
  1. ✂️
  2. ✂️

704Q427140 | Direito Constitucional, Administração Pública, Analista de Regulação, ARCE CE, FCC

A autonomia de uma agência reguladora consiste em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

705Q232606 | Direito Constitucional, Administração Pública, Promotor de Justiça, MPE GO, MPE GO

Sobre a disciplina constitucional dos direitos e vantagens dos servidores públicos, assinale a assertiva correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

706Q425381 | Direito Constitucional, Administração Pública, Auditor Fiscal da Previdência Social AFPS Prova 1, INSS, ESAF

Na política de desenvolvimento regional, prevista na norma constitucional, no Capítulo da Administração Pública, não se inclui(em) o(s) seguinte(s) incentivo(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

707Q436698 | Direito Constitucional, Administração Pública, Jornalista, IFAL AL, COPEVE UFAL

Dadas as construções a seguir em relação aos princípios orientadores da administração pública,

I. O princípio da legalidade é o que estabelece a supremacia da lei escrita, condição sem a qual não poderia existir o Estado Democrático de Direito.

II. O princípio da impessoalidade é decorrente direto da legalidade com que os atos administrativos devem estar revestidos.

III. O princípio da moralidade, contrariamente ao da impessoalidade, que é decorrência da legalidade, é atributo direto do agente público. O princípio da publicidade aponta essencialmente para clareza e visibilidade social que devem envolver os atos da Administração.

IV. O princípio da publicidade aponta essencialmente para a clareza e visibilidade social que devem envolver os atos da Administração.

verifica-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

708Q449242 | Direito Constitucional, Administração Pública, Assistente Técnico em Saúde, Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos RN, COMPERVE, 2018

A Constituição Federal, no caput do artigo 37, determina que a administração pública direta e indireta de qualquer dos poderes da União, dos estados, dos municípios e do Distrito Federal obedeça aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Desse modo, de acordo com o texto constitucional,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

709Q163553 | Direito Constitucional, Administração Pública, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ SC, FCC, 2018

Os servidores públicos estaduais ocupantes, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração sujeitam-se ao regime
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

710Q441369 | Direito Constitucional, Administração Pública, Especialista em Meio Ambiente, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

Acerca do conceito de administração pública e dos princípios constitucionais do direito administrativo brasileiro, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

711Q412966 | Direito Administrativo, Administração Pública, Titular de Serviços de Notas, Tribunal de Justiça MG, CONSULPLAN, 2018

Sobre os tipos de atividade administrativa, no âmbito da intervenção econômica estatal, é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

712Q437292 | Direito Constitucional, Administração Pública, Administrador, IPHAN, IADES

A respeito das disposições da Constituição Federal vigente sobre a Administração Pública, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

713Q435296 | Direito Constitucional, Administração Pública, Analista Legislativo Municipal, Câmara de Salvador BA, AOCP

Consoante ao Art. 37 da Constituição Federal, “a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também”, entre outros, ao disposto no Parágrafo II – “a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração”. Em relação à(s) razão(ões) pela(s) qual(is) alguns cuidados têm sido historicamente adotados no recrutamento, seleção e na gestão da carreira desses profissionais, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. A proposta de concursos públicos que contivessem provas escritas e a exigência de diplomas e certificados para atestar escolaridade e aptidão para o desempenho de determinadas funções.

II. A ideia era que, se funcionários leais podem ser usados por políticos clientelistas como recurso de poder ou de ampliação de espaço, seria fundamental se estabelecerem regras e controles rígidos que tornassem quase impossível a captura ideológica da máquina.

III. A exigência de tempo de serviço para evolução na carreira.

IV. A estabilidade do funcionário público, para se evitarem demissões de caráter político.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

714Q443751 | Direito Constitucional, Administração Pública, Analista de Planejamento Industrial, INPI, NCE

A Constituição Federal atribui ao Estado a responsabilidade patrimonial por atos que tenham sido devidamente comprovados e que tenham ocasionado prejuízos a terceiros. Esta determinação se aplica quando os atos forem originados por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

715Q442989 | Direito Constitucional, Administração Pública, Analista Legislativo Municipal, Câmara de Salvador BA, AOCP

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. O princípio da probidade administrativa descende diretamente do princípio da _______, ambos constitucionalmente consagrados. Por isso que a concretização desses princípios dá-se, entre nós, por meio de inúmeras regras, veiculadas pelos(as) mais variados(as) ______, desde a própria Constituição até resoluções administrativas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

716Q446605 | Direito Constitucional, Administração Pública, Procurador Previdenciário I, Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Cariacica ES, IDECAN, 2018

A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Nesse cenário, analise os itens abaixo:

I. Viola a Constituição Federal a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas.

II. O direito ao auxílio-alimentação se estende aos servidores inativos.

III. Não cabe ao Poder Judiciário, que não tem função legislativa, aumentar vencimentos de servidores públicos sob o fundamento de isonomia.

Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

717Q444568 | Direito Constitucional, Administração Pública, Técnico Administrativo, Conselho Regional de Nutricionistas SC, Instituto Quadrix, 2018

Quanto ao direito ao livre exercício de trabalho, ofício ou profissão, previsto na CF, julgue os próximos itens. Vulnera o princípio do concurso público a exigência de inscrição de candidato em órgão de classe quando inexistente obrigação legal nesse sentido.
  1. ✂️
  2. ✂️

718Q449435 | Direito Constitucional, Administração Pública, Promotor de Justiça, MPE RS, MPE RS

Assinale a alternativa INCORRETA, considerando tão somente o que dispõe o artigo 38 da Constituição Federal no que tange ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

719Q446632 | Direito Constitucional, Administração Pública, Agente de Orientação, Conselho Regional de Educação Física 20a Região SE, Instituto Quadrix, 2019

À luz da Constituição Federal, da legislação de regência, da doutrina e da jurisprudência acerca do direito administrativo, julgue os itens de 61 a 70. A nomeação tardia de servidor público em razão de decisão judicial garante?lhe a retroatividade dos benefícios funcionais a que faria jus caso houvesse sido nomeado a tempo e modo.
  1. ✂️
  2. ✂️

720Q425401 | Direito Constitucional, Administração Pública

Pedro, servidor público, contribuiu durante todo o tempo de exercício funcional para o custeio do respectivo regime de previdência social. Ao preencher os requisitos exigidos pela ordem jurídica, requereu e teve a sua aposentadoria deferida, passando para a inatividade. Após alguns anos, veio a falecer. Maria, viúva de Pedro, ao requerer o recebimento da pensão por morte, foi informada, pelo setor competente da repartição pública, de que, um dia após o falecimento, a lei de regência fora amplamente modificada, de modo que o benefício previdenciário sofrera drástica redução.

Ao ver de Maria, esse entendimento não estaria em harmonia com a proteção constitucional dispensada aos direitos e garantias fundamentais.

O requerimento de pensão por morte, solicitado por Maria, deve ser apreciado considerando a lei vigente

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.