Início

Questões de Concursos Administração Pública

Resolva questões de Administração Pública comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


741Q442951 | Direito Constitucional, Administração Pública, Perito Papiloscópio, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

Acerca dos direitos e das garantias fundamentais, julgue os itens subsecutivos. Para que um edital de concurso público possa exigir idade máxima, é necessário que tal exigência esteja devidamente prevista em lei que regulamente o cargo.
  1. ✂️
  2. ✂️

742Q436297 | Direito Constitucional, Administração Pública, Técnico Judiciário, TRT 19a, FCC

Roberto, empresário, ingressou com representação dirigida ao órgão competente da Administração pública, requerendo a apuração e posterior adoção de providências cabíveis, tendo em vista ilicitudes praticadas por determinado servidor público, causadoras de graves danos não só ao erário como ao próprio autor da representação. A Administração pública recebeu a representação, instaurou o respectivo processo administrativo, porém, impediu que Roberto tivesse acesso aos autos, privando-o de ter ciência das medidas adotadas, sendo que o caso não se enquadra em nenhuma das hipóteses de sigilo previstas em l ei. O princípio da Administração pública afrontado é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

743Q448116 | Direito Constitucional, Administração Pública, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil SC, FEPESE

Conforme dispõe a Constituição Federal de 1988, é permitida a acumulação remunerada de cargos públicos, quando houver compatibilidade de horários:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

744Q428920 | Direito Constitucional, Administração Pública, Auditor do Estado, Controladoria Geral do Estado CGE MA, FGV

Nos termos da Constituição Federal, a remuneração dos servidores e os subsídios são fixados por leis específicas, observada a iniciativa prevista em cada caso. No que concerne à revisão anual haverá
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

745Q431742 | Direito Constitucional, Administração Pública, Analista Gerencial, CENSIPAM AM, CESPE CEBRASPE

Com relação às responsabilidades e atribuições do Poder Executivo, julgue os itens subseqüentes.

A pena de demissão aos servidores públicos federais não pode ser aplicada por ministros de Estado, ainda que, para esse fim, recebam delegação do presidente da República.

  1. ✂️
  2. ✂️

746Q430977 | Direito Constitucional, Administração Pública, FUNRIO

Com relação às funções de confiança na Administração Pública, nos termos da Constituição Federal, pode-se afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

747Q441733 | Direito Constitucional, Administração Pública, Técnico, MPE RO, FUNCAB

Segundo o que a Constituição Federal de 1988 prevê para os Servidores Públicos da Administração Pública, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

748Q436620 | Direito Constitucional, Administração Pública, Delegado de Polícia, Polícia Civil MA, FCC

Observe as afirmativas abaixo e que dizem respeito ao regime dos servidores públicos na Constituição Federal. I. O tempo de contribuição federal, estadual ou municipal será contado para efeito de aposentadoria e o tempo de serviço correspondente para efeito de disponibilidade. II. Ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração bem como de outro cargo temporário ou de emprego público, aplica-se o regime geral de previdência social. III. Os proventos de aposentadoria e as pensões, por ocasião de sua concessão, poderão exceder em até um terço a remuneração do respectivo servidor, se estável e cumprido o tempo de contribuição no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referência para a concessão da pensão. IV. A lei não poderá estabelecer qualquer forma de contagem de tempo de contribuição fictício. V. Os proventos do servidor público, decorrentes de aposentadoria por invalidez permanente resultante de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável, na forma da lei, serão proporcionais ao tempo de contribuição. É correto o que se afirma APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

749Q446095 | Direito Constitucional, Administração Pública, Procurador do Estado, Procuradoria Geral do Estado PE, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando a doutrina e o entendimento jurisprudencial dos tribunais superiores acerca do regime jurídico-administrativo e do princípio constitucional da legalidade na administração pública, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

750Q427410 | Direito Constitucional, Administração Pública, Auditor, TCE CE, FCC

No que diz respeito aos princípios constitucionais aplicáveis aos servidores públicos, considere:

I. Na fixação dos padrões de vencimento não é necessária a observância dos requisitos para a investidura.

II. Os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário publicarão anualmente os valores dos subsídios e da remuneração dos cargos e empregos públicos.

III. É vedada, de regra, a adoção de requisitos e critérios diferenciados para a concessão de aposentadoria aos abrangidos pelo regime de previdência de caráter contributivo e solidário.

IV. Os proventos de aposentadoria, por ocasião de sua concessão, poderão exceder a remuneração do respectivo servidor, no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria.

Nesses casos, é correto SOMENTE o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

751Q438420 | Direito Constitucional, Administração Pública, Analista de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

Para manifestar a sua vontade, o Estado se utiliza de agentes públicos, em sentido amplo. Quanto a esses agentes públicos, julgue os itens a seguir.

Considere que um servidor receba R$ 10.000,00 de remuneração, composta de 50% do valor em vencimento básico e 50% em gratificação específica. Considerando essa composição, uma lei nova que reestruture sua carreira não pode diminuir o percentual da gratificação específica, ainda que mantida, ao final, a mesma remuneração.

  1. ✂️
  2. ✂️

752Q444564 | Direito Constitucional, Administração Pública, Assistente Legislativo, Assembléia Legislativa GO, IADES, 2019

De acordo com a Constituição Federal, os seguintes são princípios que regem a administração pública:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

753Q203687 | Direito Constitucional, Administração Pública, Escrivão de Polícia, Polícia Civil AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A CF estabeleceu regras gerais e preceitos específicos destinados
à atuação dos agentes administrativos. No que se refere à
administração pública, julgue os itens que se seguem.
Como a CF tornou obrigatória a aprovação prévia em concurso público para provimento de quaisquer cargos efetivos, é inconstitucional toda modalidade de provimento que propicie ao servidor investir-se em cargo público sem prévia aprovação em concurso.
  1. ✂️
  2. ✂️

754Q422824 | Direito Constitucional, Administração Pública

Nas questões 54 a 60, assinale a opção correta.

assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

755Q436909 | Direito Constitucional, Administração Pública, Especialista em Assistência Penitenciária, Departamento Penitenciário Nacional, CESPE CEBRASPE

Com base na Constituição Federal de 1988 (CF), julgue os itens a seguir, referentes a administração pública e servidores públicos.

O direito dos servidores públicos à greve é garantido na CF nos termos e nos limites definidos em lei específica.

  1. ✂️
  2. ✂️

756Q447162 | Direito Constitucional, Administração Pública, Analista Fundiário, CODEM, AOCP

A Administração Pública, nos termos da Constituição Federal de 1988, deve obedecer a princípios basilares, bem como outras regras gerais. Considerado o exposto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

757Q439742 | Direito Constitucional, Administração Pública, Analista de Planejamento e Orçamento, MPOG, ESAF

Em relação à Administração Pública disciplinada na Constituição Federal, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

758Q445632 | Direito Constitucional, Administração Pública, Agente de Orientação, Conselho Regional de Educação Física 20a Região SE, Instituto Quadrix, 2019

À luz da Constituição Federal, da legislação de regência, da doutrina e da jurisprudência acerca do direito administrativo, julgue os itens de 61 a 70. É constitucional e privilegia a isonomia material a distinção entre prazos da licença para servidora gestante e para servidora adotante.
  1. ✂️
  2. ✂️

759Q446663 | Direito Constitucional, Administração Pública, Procurador, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, VUNESP, 2018

Maria é professora de língua portuguesa de diversas turmas do ensino médio em uma escola municipal de São Bernardo do Campo. Ela tem 50 (cinquenta) anos de idade e 30 (trinta) anos de contribuição. Durante toda a sua vida Maria apenas trabalhou na referida escola, por vezes desempenhando também a função de direção da unidade escolar e de coordenação e assessoramento pedagógico.

Considerando a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e o regime de previdência dos funcionários públicos, disposto na Constituição Federal, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

760Q443099 | Direito Constitucional, Administração Pública, Juiz, TJ MG, FUNDEP UFMG

À luz das disposições constitucionais sobre servidores públicos, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.