Início

Questões de Concursos Administração Pública

Resolva questões de Administração Pública comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


801Q438266 | Direito Constitucional, Administração Pública, Auxiliar Administrativo, Conselho Regional de Corretores de Imóveis RJ, MSConcursos

De acordo com a Constituição Federal de 1988, art. 38, ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

802Q438531 | Direito Constitucional, Administração Pública, Contador, Tribunal de Justiça nbsp SP, VUNESP

Assinale a alternativa que corretamente disserta sobre aspectos da Administração Pública previstos na Constituição Federal de 1988.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

803Q438540 | Direito Constitucional, Administração Pública, Assistente em Ciência, INCA, CESPE CEBRASPE

Um biólogo, nascido nos Estados Unidos da América, chegou ao Brasil em 2008 para pesquisar a fauna do cerrado. Sem requerer a cidadania brasileira, prestou concurso para o cargo de professor titular da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), no final de 2008, tendo sido aprovado na 4.ª colocação. O prazo de validade do concurso era de um ano e meio, improrrogável. Ao final de doze meses de validade do concurso, a UFMT abriu novo concurso para o mesmo cargo e, três meses após a abertura do novo certame, começou a convocar os aprovados nesse último certame para tomar posse.

Diante dessa situação hipotética e com enfoque nas disposições constitucionais e legais sobre os servidores públicos, julgue os itens de 74 a 78.

A UFMT não poderia ter admitido a inscrição do referido biólogo no concurso público, pois os cargos, empregos e funções públicas na administração pública federal são inacessíveis aos estrangeiros.

  1. ✂️
  2. ✂️

804Q236065 | Direito Constitucional, Administração Pública, Promotor de Justiça, MPE AC, CESPE CEBRASPE

Em relação às regras constitucionais aplicáveis à administração pública e ao entendimento do STF sobre a matéria, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

805Q444713 | Direito Constitucional, Administração Pública, Analista, CRbio, VUNESP

A condenação dos Estados ao pagamento de indenização às famílias de detentos, ainda que mortos por outros presos, encontra fundamento na
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

806Q448304 | Direito Constitucional, Administração Pública, Delegado de Polícia, Polícia Civil BA, VUNESP, 2018

Servidores da Secretaria da Fazenda pretendem a ascensão do cargo de Técnico, posteriormente reestruturado para Analista Tributário, para o cargo de Agente Fiscal, sob o argumento de que ambos os cargos pertencem à mesma carreira. Tal pretensão é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

807Q233028 | Direito Constitucional, Administração Pública, Programador de Computador, TRE MG, CESPE CEBRASPE

Segundo a CF, constitui direito do servidor público
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

808Q432196 | Direito Constitucional, Administração Pública, Procurador do Ministério Público, Tribunal de Contas Estadual BA, CESPE CEBRASPE

Tendo como base a jurisprudência do STF e o que dispõe a CF, julgue os itens a seguir, relativos à seguridade social do servidor público.

Considere a seguinte situação hipotética.

Jorge, servidor militar, graduou-se no curso de direito no ano de 1980. Após sua reforma, em 1982, exerceu a advocacia até ingressar no cargo de juiz do trabalho. Jorge investiu-se nesse cargo em 1985, aposentando-se em 1995, ou seja, antes da Emenda Constitucional n.º 20/1998. Nessa situação, seria legítima a acumulação de provento militar com o provento civil.

  1. ✂️
  2. ✂️

809Q440650 | Direito Constitucional, Administração Pública, Analista, Desenvolve SP, VUNESP

O Art. 37 da Constituição Federal de 1988 refere-se ao interesse público. O princípio constante desse artigo que trata mais especificamente da comunicação, porque reconhece a obrigatoriedade da transparência, é o princípio da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

810Q424269 | Direito Constitucional, Administração Pública

Sobre as empresas públicas e sociedades de economia mista que exploram atividade econômica de prestação de serviços ou comercialização de bens, assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

811Q430681 | Direito Constitucional, Administração Pública, Analista de Procuradoria, Procuradoria Geral do Estado PGE BA, FCC

O direito de greve do servidor público

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

812Q430171 | Direito Constitucional, Administração Pública, Sociólogo, Ministério Público Estadual PA, UFPA DAVES CEPS

No que se refere ao exercício de funções de confiança e de cargos em comissão, a Constituição Federal de 1988 prevê que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

813Q448359 | Direito Constitucional, Administração Pública, Auditor Municipal de Controle Interno, Controladoria Geral do Município PB, CESPE CEBRASPE, 2018

De acordo com o art. 74 da Constituição Federal de 1988 (CF), os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com algumas finalidades. Nesse sentido, julgue os itens a seguir, a respeito da governança no setor público. Aos controles internos compete verificar a utilização dos recursos públicos, mas estão dispensados de analisar recursos administrados por entidades de direito privado, como é o caso de parcerias público-privadas, em que há aplicação de recursos públicos e privados.
  1. ✂️
  2. ✂️

814Q433782 | Direito Constitucional, Administração Pública, Consultor do Executivo, Secretaria de Estado da Fazenda ES, CESPE CEBRASPE

Paulo e Joana foram aprovados em 4.º e 5.º lugar, respectivamente, em concurso público para provimento de cargo efetivo no âmbito do estado X, o qual previa, no respectivo edital, a disponibilização de 4 vagas. Conforme prevê um decreto estadual, já que não há lei estadual que regule essa matéria, 20% das vagas destinadas aos portadores de necessidades especiais seriam obrigatoriamente previstas nos editais de concurso público. Como 20% de 4 vagas é um número inferior a 1 vaga, o que tornaria impossível o provimento, a autoridade responsável pelo concurso resolveu, portanto, não atribuir nenhuma vaga aos portadores de necessidades especiais. Assim, o edital não previu vagas aos portadores de necessidades especiais. Joana, que é portadora de necessidades especiais, pretende impugnar o edital do concurso, já que entende que a vaga a ser ocupada por Paulo deveria ser destinada a ela.

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

Desconsiderando eventuais irregularidades formais, Joana poderia ser nomeada, já que deveria haver um arredondamento do número de vagas, de forma a prever uma vaga destinada aos portadores de necessidades especiais.

  1. ✂️
  2. ✂️

815Q434055 | Direito Constitucional, Administração Pública, Técnico Judiciário, TJ RJ, FCC

De acordo com a Constituição Federal, a acumulação de um cargo remunerado de magistrado com outro cargo remunerado de professor é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

816Q427660 | Direito Constitucional, Administração Pública, Procurador de Estado de 1a Categoria, PGE PE, CESPE CEBRASPE

Em relação ao sistema de aposentadoria do servidor público, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

817Q444119 | Direito Constitucional, Administração Pública, Arquivologista, Arquivo Nacional, NCE

A Constituição Federal atribui expressamente a gestão da documentação governamental:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

818Q251354 | Direito Constitucional, Administração Pública, Técnico Judiciário Judiciária e Administrativa, TJ AP, FCC

Dispõe o § 4o do art. 39 da Constituição Federal: O membro de Poder, o detentor de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretários Estaduais e Municipais serão remunerados exclusivamente por subsídio fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória.

Essa norma constitucional

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

819Q440037 | Direito Constitucional, Administração Pública, Assistente Jurídico, UEAP AP, UFGO

Considerando-se a Constituição de 1988, com as alterações introduzidas pelas Emendas Constitucionais n. 18/1998 e n. 19/1998,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

820Q425010 | Direito Constitucional, Administração Pública

Ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, a investidura em cargo ou emprego público depende:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.