Início

Questões de Concursos Administração Tributária

Resolva questões de Administração Tributária comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q468766 | Direito Tributário, Administração tributária

Examine as proposições seguintes:

I - A ação para a cobrança de crédito tributário prescreve em cinco anos, contados do primeiro dia do exercício seguinte àquele em que o lançamento foi efetuado.

II - A prescrição se interrompe por qualquer ato inequívoco que importe reconhecimento do débito pelo devedor.

III - O direito de a Fazenda Pública constituir o crédito tributário extingue-se após cinco anos contados do último dia do ano em que o lançamento poderia ter sido efetuado, nos casos de lançamento por homologação.

IV - O crédito tributário inscrito na dívida ativa suspende a prescrição por cento e oitenta dias ou até a distribuição da execução fiscal.

É (são) correta(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

262Q468805 | Direito Tributário, Administração tributária, Técnico da Receita Federal TRF Prova 2, RFB, ESAF

Assinale a opção que não é competência da Coordenação- Geral de Tributação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

263Q470692 | Direito Tributário, Administração tributária, Serviços Notariais e Registros, Tribunal de Justiça nbsp SE, CESPE CEBRASPE

Em junho de 1997, Jonas firmou contrato de comodato com certo partido político, tendo como objeto um bem imóvel de sua propriedade, para que a entidade pudesse instalar sua sede pelo prazo de 10 anos. Em outubro de 2006, Jonas foi surpreendido com mandado de execução fiscal, visando à cobrança do IPTU, quanto ao imóvel objeto do contrato de comodato, pois o partido político não havia efetuado o pagamento do referido tributo desde o início de suas atividades.

Com base na situação hipotética apresentada, julgue os itens que se seguem, acerca das normas que regem a execução fiscal.

Eventual exceção de suspeição apresentada por Jonas será argüida como matéria preliminar e processada e julgada juntamente com os embargos opostos.

  1. ✂️
  2. ✂️

264Q466617 | Direito Tributário, Administração tributária, Auditor Fiscal da Receita Estadual Prova 3, SEFAZ SC, FEPESE

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

265Q466625 | Direito Tributário, Administração tributária, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa PE, FCC

Contribuinte pernambucano formulou consulta formal dirigido ao órgão da Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco. Obteve resposta, da qual foi regularmente notificado, no sentido de que não incidiria o ICMS sobre determinada operação com mercadoria referida e especificada no corpo da consulta tendo em vista isenção prevista na legislação pernambucana. Tempos depois, o órgão consultivo reanalisa questão idêntica, mas adota interpretação diversa sobre o caso, e decide reformar todas as consultas relativas ao assunto anteriormente expedidas, notificando os destinatários das respostas às consultas anteriores. Junto com a notificação de reforma da resposta à consulta, o contribuinte recebe a notificação para que passe a adotar a nova orientação, bem como para que proceda ao pagamento das diferenças relativas aos fatos geradores anteriores, acrescido das multas moratórias e juros pertinentes. A repartição fazendária correspondente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

266Q467616 | Direito Tributário, Administração tributária, Agente Fiscal de Tributos Municipais, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

Tendo por base norma constitucional estadual, João, fiscal de tributos, reteve temporariamente mercadorias que estavam em poder de Maria, com o objetivo de arrolar bens encontrados em situação de ilícito tributário até a comprovação da posse legítima dos bens por parte de Maria.

 Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Como contribuinte, Maria sofreu coação indireta por parte de João, que objetivava satisfazer débitos com a fazenda pública.

  1. ✂️
  2. ✂️

267Q466849 | Direito Tributário, Administração tributária, Procurador Federal de 2a Categoria, AGU, CESPE CEBRASPE

Um latifundiário teve parte de sua propriedade rural, por ele não utilizada, declarada de utilidade pública, com o propósito de desapropriação. Publicado o decreto expropriatório, a União depositou o valor cadastral do imóvel para fins de lançamento de imposto territorial rural, cujo valor fora atualizado no ano anterior, e pediu, independentemente da citação do réu, imissão provisória na posse. Deferida a imissão, pretendeu a União registro da terra em seu nome.

Em face dessa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes.

Uma vez que, incorporados à fazenda pública, os bens expropriados não podem ser objeto de reivindicação, o registro da terra em nome da União faz-se possível desde a imissão.
  1. ✂️
  2. ✂️

268Q467543 | Direito Tributário, Administração tributária, Delegado de Polícia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Acerca de legislação tributária, julgue as itens seguintes.

Considere a seguinte situação hipotética.

Após reiteradas vezes e pelo período de quatro anos, a autoridade administrativa fiscal deixou de exigir os juros incidentes sobre o atraso de até dez dias no pagamento da taxa anual de alvará de funcionamento para o setor de distribuição de autopeças, apesar de não existir previsão legal.

Nessa situação, os contribuintes na mesma condição têm direito à referida dispensa, em virtude de as práticas reiteradas observadas pela autoridade administrativa constituírem normas complementares da legislação tributária.

  1. ✂️
  2. ✂️

269Q470360 | Direito Tributário, Administração tributária, Advogado, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem.

Devido ao seu campo probatório limitado, que impede a realização de perícia técnica contábil, o mandado de segurança não é ação adequada para a declaração do direito à compensação de tributos.

  1. ✂️
  2. ✂️

270Q467323 | Direito Tributário, Administração tributária, Auditor Fiscal, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Considere que o estado do Rio Grande do Norte tenha contraído empréstimo público no mercado financeiro interno para ser pago no mesmo exercício financeiro da contratação. Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem, acerca do crédito público.

A dívida pública contraída pelo estado do Rio Grande do Norte é classificada como dívida flutuante.

  1. ✂️
  2. ✂️

272Q469614 | Direito Tributário, Administração tributária

Levando-se em conta as normas sobre Dívida Ativa previstas no Código Tributário Nacional, é correto afirmar que a dívida ativa da Fazenda Pública, regularmente inscrita, goza de presunção

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

274Q470203 | Direito Tributário, Administração tributária, Outorga de Delegações de Notas e de Registro, TJ MG, FUMARC

Segundo entendimento do Superior Tribunal de Justiça, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

275Q468378 | Direito Tributário, Administração tributária, Profissional Básico, BNDES, CESGRANRIO

Com base na repartição das receitas tributárias, NÃO pertencem aos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

276Q468510 | Direito Tributário, Administração tributária, Procurador Federal, AGU, CESPE CEBRASPE

De acordo com as normas relativas a parcelamento, cautelar fiscal e repetição de tributos, julgue os itens que se seguem.

Há hipóteses em que é permitido à administração tributária ajuizar medida cautelar fiscal sem a prévia constituição de crédito tributário.

  1. ✂️
  2. ✂️

277Q983041 | Direito Tributário, Administração Tributária, Fiscal de Tributos, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

No âmbito dos tributos de competência municipal, a atuação dos agentes fiscais deve observar os princípios constitucionais, a legislação local e os procedimentos administrativos, assegurando ao contribuinte o contraditório e a ampla defesa, quando for o caso. Com base nesse contexto, assinale a alternativa correta sobre a fiscalização dos tributos municipais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

278Q1050880 | Direito Tributário, Administração Tributária, Procurador, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

Um Conselho Regional de Fiscalização de Profissão Regulamentada (excluída a OAB), autarquia federal, foi notificado pelo Município Y para pagar valores atrasados de taxa de coleta de lixo proveniente de seu imóvel-sede localizado no território municipal. Não tendo havido pagamento espontâneo, a Procuradoria do Município ajuíza ação para cobrar a dívida tributária.
Diante desse cenário e à luz da jurisprudência do STF, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

279Q1042947 | Direito Tributário, Administração Tributária, Auditor Fiscal do Tesouro Municipal, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, FGV, 2024

Os poderes das autoridades administrativas em matéria de fiscalização serão estabelecidos pela legislação tributária.

Em virtude disso, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

280Q1070487 | Direito Tributário, Administração Tributária, Prova 3, SEFAZ RJ, FGV

Com relação à dívida ativa, analise as afirmativas a seguir.

I. O lançamento regularmente notificado ao contribuinte, porque dotado de exigibilidade, constitui dívida ativa tributária.
II. A certidão de dívida ativa poderá ser emendada ou substituída até a decisão de primeira instância judicial, assegurada ao executado a devolução do prazo para embargos.
III. A certidão negativa de débito expedida com dolo ou fraude, que contenha erro contra a Fazenda Pública, responsabiliza pessoalmente o funcionário que a expedir, pelo crédito tributário e juros de mora.

Assinale:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.