Você é ecoeficiente? Segundo o Tribunal de Contas da União (TCU), apesar do termo ser pouco usual, todos nós somos convidados a praticar ações ecoeficientes em nosso dia a dia. O termo ecoeficiência surgiu em 1996, como forma de produzir e fornecer bens e serviços competitivos no mercado com menor consumo de recursos naturais (água, energia, espaço físico, dentre outros) e menor geração de poluentes. A finalidade é satisfazer as necessidades humanas e manter a qualidade de vida com um mínimo de alterações negativas ao meio ambiente. Para aplicar os conceitos da ecoeficiência nas nossas decisões, deve-se considerar as questões socioambientais no momento das aquisições de bens, assim como nas contratações de serviços, procurando sempre avaliar os impactos causados. Segundo o TCU, sobre as práticas que podem ser aplicadas na aquisição de produtos ou serviços; analise-as.
I. Adquirir produtos eletrônicos nacionais, que possuem o selo de eficiência energética do Procel e, dentre eles, aqueles que consomem menos energia.
II. Optar por torneiras de fechamento automático (por pressão), ou com sensores automáticos, pois são programadas para fornecer um volume de água suficiente para a lavagem das mãos.
III. Obter micros com monitores de tubo, que reduzem, em média, 40% do consumo de energia elétrica.
IV. Adquirir lâmpadas de vapor de mercúrio, pois são considerados os mais ecológicos porque possuem mercúrio em sua composição e reduzem o consumo de energia.
Está correto o que se afirma apenas em
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️