Questões de Concurso Administração de Marketing

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21 Q317032 | Administração Geral, Administração de Marketing

Os consumidores-alvo podem estar indiferentes ou desinteressados pelo produto. Assim os pecuaristas podem não estar interessados em um novo método de inseminação artificial e os estudantes universitários, em cursos de línguas estrangeiras. A tarefa de marketing é encontrar maneiras de conectar os benefícios do produto com as necessidades e interesses naturais das pessoas. Neste caso, a situação de demanda enfrentada pelo gerente de marketing é a demanda:

22 Q318574 | Administração Geral, Administração de Marketing, Administrador, ELETROBRÁS, NCE

A dissonância pós-compra ocorre quando o consumidor:

23 Q317044 | Administração Geral, Administração de Marketing, Administrador, ELETROBRÁS, NCE

A técnica amostral ideal para se obter uma amostra representativa do universo pesquisado, mas que é impraticável quando a população é muito grande, uma vez que inviabiliza a aplicação de tabelas de números aleatórios, é a amostragem probabilística:

24 Q317924 | Administração Geral, Administração de Marketing, Analista Judiciário, STJ, CESPE CEBRASPE

Com relação ao marketing aplicado às unidades de informação, julgue os itens a seguir.

Segundo Kotler, citado por Amaral, a diferença entre o marketing não-diferenciado e o marketing diferenciado, aplicados às unidades de informação, é que o segundo não faz a segmentação de mercado e age como se sua oferta possuísse um grande e idêntico atrativo para todos.

25 Q316901 | Administração Geral, Administração de Marketing, Analista Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE CEBRASPE

O ambiente de marketing pode ser conceituado como a totalidade de forças e entidades que envolvem e afetam o marketing de certo produto ou de certa empresa. Quanto a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Oportunidade de marketing é um desafio a uma ação intencional de marketing caracterizada por um conjunto geralmente favorável de circunstâncias ambientais e por uma chance aceitável de bom êxito.

27 Q944753 | Administração Geral, Administração de Marketing, Tecnologia em Processos Gerenciais, MEC, INEP, 2022

Negociação é a possibilidade de fazer algo melhor por meio de uma ação conjunta e, ainda, o modo mais eficiente para conseguir algo desejado. Entretanto, há dois tipos de negociação com diferentes resultados. Na negociação competitiva, tem-se para cada ganho uma perda correspondente. É o jogo do ganha-perde. Na negociação cooperativa, tem-se que cada parte oferece um ponto para o oponente e vice-versa. É o jogo do ganha-ganha e corresponde a uma negociação com ganhos mútuos.
DUZERT, Y.; SPINOLA, A.; BRANDÃO, A. Negociação. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2010 (adaptado).

Com base no conceito de negociação cooperativa e no relacionamento observado entre os setores de marketing e produção, avalie as afirmações a seguir.
I. Na prestação de serviços, o marketing precisa ser desenvolvido paralelamente com o sistema operacional que presta os serviços, ou seja, a entrega é acompanhada da produção, porque a avaliação que o cliente faz sobre a qualidade do serviço é baseada na forma pela qual ele percebe o sistema e na maneira como ele participa da produção do serviço que recebe.
II. A previsão de vendas a longo prazo e a previsão de vendas a curto prazo são necessárias, respectivamente, para o planejamento da capacidade produtiva e para o planejamento da produção, os quais, por sua vez, permitem o planejamento dos estoques e, consequentemente, um melhor atendimento ao cliente.
III. Quando uma empresa se encontra em um mercado com declínio de demanda, muitas vezes uma vasta linha de produtos é questão de sobrevivência na visão de marketing e muito provavelmente o gerente dessa área deve insistir nesse procedimento, o que acarreta aumento dos custos e perda de eficiência para a produção.


É correto o que se afirma em

28 Q944717 | Administração Geral, Administração de Marketing, Tecnologia em Gestão Comercial, MEC, INEP, 2022

Negociação é a possibilidade de fazer algo melhor por meio de uma ação conjunta e, ainda, o modo mais eficiente para conseguir algo desejado. Entretanto, há dois tipos de negociação com diferentes resultados. Na negociação competitiva, tem-se para cada ganho uma perda correspondente. É o jogo do ganha-perde. Na negociação cooperativa, tem-se que cada parte oferece um ponto para o oponente e vice-versa. É o jogo do ganha-ganha e corresponde a uma negociação com ganhos mútuos.
DUZERT, Y.; SPINOLA, A.; BRANDÃO, A. Negociação. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2010 (adaptado).

Com base no conceito de negociação cooperativa e no relacionamento observado entre os setores de marketing e produção, avalie as afirmações a seguir.
I. Na prestação de serviços, o marketing precisa ser desenvolvido paralelamente com o sistema operacional que presta os serviços, ou seja, a entrega é acompanhada da produção, porque a avaliação que o cliente faz sobre a qualidade do serviço é baseada na forma pela qual ele percebe o sistema e na maneira como ele participa da produção do serviço que recebe.
II. A previsão de vendas a longo prazo e a previsão de vendas a curto prazo são necessárias, respectivamente, para o planejamento da capacidade produtiva e para o planejamento da produção, os quais, por sua vez, permitem o planejamento dos estoques e, consequentemente, um melhor atendimento ao cliente.
III. Quando uma empresa se encontra em um mercado com declínio de demanda, muitas vezes uma vasta linha de produtos é questão de sobrevivência na visão de marketing e muito provavelmente o gerente de marketing deve insistir nesse procedimento, o que acarreta aumento dos custos e perda de eficiência para a produção.

É correto o que se afirma em

29 Q944669 | Administração Geral, Administração de Marketing, Administração, MEC, INEP, 2022

A pesquisa de marketing inclui identificação, coleta, análise, disseminação e uso de informações, e cada fase desse processo é importante. Identificamos ou definimos o problema ou oportunidade de pesquisa de marketing e, a seguir, determinamos as informações necessárias para investigá-lo. Como toda oportunidade de marketing se traduz em um problema de pesquisa a ser investigado, os termos “problema” e “oportunidade” são usados de forma intercambiável. Em seguida, identificam-se as fontes relevantes de informações e avaliam-se os métodos de coleta de dados com sofisticação e complexidade variadas em função da sua utilidade. Os dados são coletados pelo método mais adequado e, posteriormente, são analisados e interpretados para proporcionar as devidas inferências. Finalmente, as constatações, implicações e recomendações permitem a utilização das informações para a tomada de decisões de marketing e ações diretas.
MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 6. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2011 (adaptado).
Considerando o texto apresentado, assinale a opção que apresenta apenas procedimentos de coleta e de análise de dados qualitativos que podem ser utilizados nas pesquisas de marketing.

30 Q945244 | Administração Geral, Administração de Marketing, Administração, UFPR, NC UFPR, 2023

Os gerentes de marketing são capacitados para estimular a demanda pelos produtos de uma empresa. Considerando que há diferentes tipos de demanda, assinale a alternativa correta.
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