Questões de Concursos Administração de Medicamentos

Resolva questões de Administração de Medicamentos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q885331 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Sertãozinho PB, ADVISE, 2024

Um paciente de 60 anos, em estado de agitação psicomotora, é prescrito para receber 10mg de diazepam intravenoso. Qual a sequência CORRETA de ações para a administração segura e eficaz do medicamento?

1- Realizar a checagem dos nove certos da medicação;
2- Administrar o diazepam em infusão lenta, no máximo de 2 minutos;
3- Monitorar o paciente durante e após a infusão, observando a resposta ao medicamento e possíveis efeitos adversos;
4- Preparar o medicamento em local adequado, observando as normas de assepsia;
5- Avaliar os sinais vitais do paciente, incluindo pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória;
6- Instalar equipo de soro fisiológico 0,9% em veia calibrosa;
7- Conectar a seringa com o diazepam ao equipo e diluir o medicamento em 10ml de soro fisiológico 0,9%;
8- Registrar a administração do medicamento no prontuário do paciente, incluindo dose, via de administração, horário e efeitos observados;
9- Verificar a prescrição médica e confirmar a dose, via de administração e tempo de infusão.

A sequência CORRETA de ações para a administração segura e eficaz do diazepam intravenoso é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1038678 | Enfermagem, Administração de Medicamentos, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Foram prescritas 10UI de insulina NPH cuja apresentação do frasco é 100UI/mL. A unidade de saúde só dispõe de seringa de 3mL.

Nesse caso, assinale a opção que corresponde à quantidade adequada a ser administrada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q882529 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Lajedinho BA, BRB Consultoria e Concurso, 2024

A administração de insulina é crucial para o controle da glicemia em pacientes com diabetes. Qual dos seguintes não é um aspecto importante da insulinoterapia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q900458 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Enfermeiro, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

Seu Paulo, de 59 anos, compareceu à consulta de enfermagem na Unidade de Saúde Beira Rio II com o diagnóstico de caso novo de tuberculose pulmonar, para iniciar o tratamento. Nega diabetes e hipertensão arterial sistêmica, não infectado pelo HIV. Peso: 59 kg (caso hipotético). Neste caso, deverá ser adotado o esquema básico para tratamento da tuberculose em adultos, na fase intensiva, de acordo com as seguintes especificações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q890755 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Cândido de Abreu PR, FAUEL, 2024

A dipirona sódica é um medicamento utilizado no tratamento das manifestações dolorosas e febre. Para todas as formas farmacêuticas, os efeitos analgésico e antipirético podem ser esperados em 30 a 60 minutos após a administração e geralmente duram aproximadamente 4 horas. Sobre a administração de dipirona, analise as afirmativas a seguir.

I – A dipirona injetável pode ser administrada por via intravenosa ou via intramuscular.
II – A hipotensão pode ocorrer na administração da dipirona por via intravenosa.
III – A administração intravenosa deve ser lenta, a uma velocidade que não exceda 1 mL (500 mg) por minuto.

Considerando o contexto apresentado, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q1043333 | Enfermagem, Administração de Medicamentos, Especialidade Enfermagem, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Com base na classificação das drogas quimioterápicas de acordo com seu potencial de causar lesão de pele, assinale a opção que apresenta um quimioterápico classificado como vesicante.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1044122 | Enfermagem, Administração de Medicamentos, Auxiliar ou Técnico de Enfermagem do Trabalho, DATAPREV, FGV, 2024

Um trabalhador é atendido no ambulatório com quadro de hipoglicemia. Após a realização do teste de glicemia capilar, o médico solicita que administre imediatamente a dose prescrita de uma ampola (10 ml) de glicose hipertônica a 25%. Você identifica que no ambulatório só encontram-se disponíveis ampolas (de 10 ml) de glicose hipertônica a 50%. A enfermeira do trabalho orienta que é possível administrar a dose prescrita utilizando-se das ampolas disponíveis e recomenda a correção da prescrição pelo médico.
Assim, de acordo com a nova prescrição, você deve administrar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q903580 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Especialidade: Enfermagem, TRF 1a, FGV, 2024

Um paciente adulto, com obesidade mórbida, internado com suspeita de intoxicação por benzodiazepínicos, apresentou os seguintes resultados de gasometria: pH = 7,29; p02 = 60; pCO2 = 57; HCO3 - = 26,5; BE= -1.
Com base nessas informações, é correto afirmar que esse paciente apresenta um quadro de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q899238 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Enfermeiro, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

Considerando as causas referentes às intoxicações exógenas, as substâncias que “dependendo de sua solubilidade nos tecidos, vão desenvolver mais prontamente ou tardiamente os sinais clínicos da intoxicação. Assim, por exemplo, por inalação de vapores do produto no ambiente os primeiros sintomas aparecem em poucos minutos, enquanto que pela ingestão oral ou exposição dérmica pode haver um aparecimento tardio dos sintomas. Se ocorrer uma exposição cutânea localizada, o efeito tende a se restringir a área exposta, sendo a reação exacerbada se houver lesão cutânea ou dermatite. Exemplo: sudorese intensa e miofasciculações localizadas no membro afetado; visão borrada e miose do olho exposto; ou sibilância e tosse no caso de exposição pulmonar de pequenas quantidades”, referem-se especificamente aos (a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q1050541 | Enfermagem, Administração de Medicamentos, Enfermagem, TCE PA, FGV, 2024

Na atuação profissional, para o exercício pleno de suas funções e também no que cabe ao gerenciamento da equipe de enfermagem, o enfermeiro precisa conhecer a Lei nº 7.498/86, de 25 de Junho de 1986 (Alterada pelas Leis nº 14.434/2022 e 14.602/2023).
De acordo com essa Lei, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
I. Ao auxiliar de enfermagem cabe executar ações de tratamento simples, mas não lhe cabe reconhecer e descrever sinais e sintomas. II. Cabe ao enfermeiro prestar cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves com risco de vida. III. Ao técnico de enfermagem cabe participar da programação da assistência de Enfermagem. IV. Às enfermeiras obstétricas e às obstetrizes cabem realizar episiotomia e episiorrafia e aplicação de anestesia local, quando necessária, em situações de parto. V. Com a Lei nº 14.434/2022 foram acrescentados artigos que tratam do piso salarial nacional de enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras, mas não se incluiu artigos sobre o repouso/descanso dos profissionais de enfermagem, pois todos foram vetados.
As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q893359 | Enfermagem, Administração de medicamentos, PROVA ANULADA, Prefeitura de Luiz Alves SC, INAZ do Pará, 2024

“Consiste na administração de medicamentos ou soluções estéreis diretamente na pele ou mucosa.”

O texto acima refere-se a administração de medicamentos por via:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q886469 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Barra de São Miguel PB, CONTEMAX, 2024

Para um paciente com Varicela, foi prescrito Permanganato de Potássio (KMnO4) a 1:40.000, que serão utilizados comprimidos de KMnO4 de 200mg cada. Quantos comprimidos serão necessários para preparar 4 litros da solução. Assinale a alternativa que corresponde a quantidade correta de comprimido.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q1004494 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Enfermagem, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2024

Em relação aos medicamentos antidiabéticos disponíveis no Brasil, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q886482 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Barra de São Miguel PB, CONTEMAX, 2024

O rótulo dos produtos para saúde processados deve ser capaz de se manter legível e afixado nas embalagens durante a esterilização, transporte, armazenamento, distribuição e até o momento do uso. O rótulo de identificação da embalagem deve conter.

I - nome do produto; II - número do lote; III - data da esterilização; IV - data limite de uso; V - método de esterilização; VI - nome do responsável pelo preparo;

Marque a alternativa que corresponde a sequência correta quanto as assertivas citadas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q886487 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Barra de São Miguel PB, CONTEMAX, 2024

Para administrar medicação em um paciente necessita de cuidados específicos para garantir a segurança do paciente. Marque a alternativa correta sobre administração de medicamento e locais de aplicação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q890865 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico em Farmácia, Prefeitura de Pérola PR, UNIVIDA, 2024

Leia atentamente as afirmações a seguir em relação às vias de administração de medicamentos:

I - Muitos medicamentos podem ser administrados oralmente como líquidos, cápsulas, comprimidos ou comprimidos mastigáveis. Como a via oral é a mais conveniente e, geralmente, a mais segura e menos dispendiosa, ela é a via utilizada mais frequentemente.

II - Quando se toma um medicamento por via oral, alimentos e outros medicamentos no trato digestivo podem afetar a quantidade e a rapidez com que este é absorvido. Dessa forma, alguns medicamentos devem ser tomados com o estômago vazio, outros devem ser tomados com alimentos, outros não podem ser tomados com certos medicamentos e, em alguns casos, a via oral é contraindicada.

III - A via intramuscular é preferível à via subcutânea quando são necessárias maiores quantidades de um produto farmacêutico. Como os músculos estãoabaixo da pele e dos tecidos adiposos, utiliza-se uma agulha mais longa. Os medicamentos geralmente são injetados em um músculo do braço, coxa ou nádega. A rapidez com que o medicamento é absorvido na corrente sanguínea depende, em parte, do suprimento de sangue para o músculo: quanto maior for o suprimento de sangue, mais tempo o medicamento demora para ser absorvido.

IV - Para a via subcutânea, insere-se uma agulha entre duas vértebras na parte inferior da coluna vertebral dentro do espaço ao redor da medula espinhal. Neste caso, o medicamento é injetado no canal medular. Essa via é utilizada quando é necessário que um medicamento produza um efeito rápido ou local no cérebro, medula espinhal ou tecido que os envolvem (meninges) — por exemplo, para tratar infecções nessas estruturas.

V - Alguns medicamentos podem ser administrados a mulheres por via vaginal na forma de solução, comprimido, creme, gel, supositório ou anel. O medicamento é lentamente absorvido pela parede vaginal. Esta via é usada com frequência para administrar estrogênio a mulheres durante a menopausa para aliviar sintomas vaginais, como secura, dor e vermelhidão.

Estão corretas as afirmações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1056314 | Enfermagem, Administração de Medicamentos, Técnico em Enfermagem, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Os “9 certos da administração de medicamentos’’ são empregados para alertar os profissionais sobre fatores que podem ocasionar os erros de medicação. São eles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.