Início

Questões de Concursos Administração de medicamentos

Resolva questões de Administração de medicamentos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q479718 | Farmácia, Administração de Medicamentos, Médico Multiprofissional em Atenção Básica, Hospital Universitário de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Em relação à administração de medicamentos pela via pulmonar, que pode ser realizada com sistemas inalatórios pressurizados, inaladores de pó seco e nebulizadores, julgue os itens que se seguem. Os inaladores pressurizados apresentam um propelente, comprimido ou liquefeito, que permite a formação da dispersão.
  1. ✂️
  2. ✂️

302Q368730 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Analista Judiciário, TRE PB, FCC

Foi prescrito 60 mg de Garamicina por via intramuscular de 12/12 horas. Em estoque, só temos ampolas de 2 ml contendo 80 mg. A quantidade dessa solução a ser administrada a cada 12 horas é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

303Q361874 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico Judiciário, TRE RN, FCC

Uma solução de medicação deve ser administrada na velocidade de 120 microgotas/minuto. Considerando o tempo de infusão de 30 minutos, o volume a ser administrado será de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

304Q363548 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico, SERPRO, CESPE CEBRASPE

A utilização de diferentes vias para a aplicação de injeção é justificada pelo objetivo que se quer alcançar com a substância utilizada e pelas características do paciente. Em relação à administração de medicamentos por via parenteral, julgue os itens que se seguem.

A via intramuscular é escolhida para a aplicação de injeção porque a substância injetada pode ser irritativa, volumosa, ou de difícil absorção.

  1. ✂️
  2. ✂️

305Q359748 | Enfermagem, Administração de medicamentos

A terapia anticonvulsivante é indicada para prevenir convulsões recorrentes em mulheres com eclâmpsia, assim como o aparecimento de convulsões naquelas com pré-eclâmpsia. O sulfato de magnésio é a droga de eleição para essa terapêutica. O (A) enfermeiro(a) deve saber que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

306Q368937 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico de Enfermagem, ILSL SP, IBFC

Em relação à administração de medicamentos, leia as frases abaixo e marque (F) se a afirmativa for falsa e (V) se for verdadeira. Em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta:

( ) A Reação adversa a medicamento é qualquer efeito prejudicial ou indesejado que se apresente após a administração de doses de medicamentos normalmente utilizadas no homem para profilaxia, diagnóstico ou tratamento de uma enfermidade. Os efeitos podem variar desde uma simples reação local (rubor, prurido e edema) a quadros alérgicos mais graves (como os casos de anafilaxia). ( ) O efeito terapêutico está relacionado ao efeito benéfico ao organismo, esperado quando da administração do medicamento. Exemplo: o efeito terapêutico de um medicamento antitérmico é a diminuição da temperatura. ( ) O medicamento de referência é o produto inovador registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária e comercializado no País, cuja eficácia, segurança e qualidade foram comprovadas cientificamente junto ao órgão federal competente, por ocasião do registro.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

307Q363078 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Analista Judiciário, TRT 6a, FCC

A velocidade de infusão de 140 mL de Albumina 20% em 100 minutos será de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

308Q840638 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Técnico de Enfermagem, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:
I. Em geral, as vias envolvidas na absorção oral do fármaco são bastante complicadas, pois o elevado pH do estômago inativa a maioria deles, reduzindo o seu efeito no organismo e exigindo o consumo de doses maiores e potencialmente mais tóxicas. II. Na administração enteral, o fármaco pode ser deglutido, por via oral, pode ser colocado sob a língua (sublingual) ou entre a bochecha e a gengiva (bucal), facilitando a absorção direta na circulação sanguínea. III. A via intravenosa permite um efeito rápido e um grau de controle máximo sobre a quantidade de fármaco administrada. Quando injetada em bolus, toda a dose de fármaco é administrada na circulação sistêmica quase imediatamente.
Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

309Q362602 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico em Cuidados Especiais, ABDI, FEPESE

Quanto à identificação do medicamento preparado, o que deve ser destacado?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

310Q367058 | Enfermagem, Administração de medicamentos

Na administração de um soro com volume total de 1000 mL, o gotejamento estabelecido é de 40 gotas/minutos. Após três horas, havia no frasco a metade do volume inicial, quando deveriam ter sido infundidos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

311Q365023 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Palmeira SC, CEC Concurso

Analise as afirmativas abaixo, considerando (V) para Verdadeiro e (F) para Falso:

( ) O volume necessário para administrar 100 mg de um frasco 500 mg de antibiótico endovenoso diluído em 4 ml de água destilada é 0,5 ml.

( ) Uma solução glicosada que é infundida a 120 gotas por minuto está administrando 360 ml por hora.

( ) Para administrar 1200 ml de solução fisiológica em 24 horas pode-se colocar o gotejamento a 50 microgotas por minuto.

( ) Para obter 800 mg de um medicamento cujo frasco contém 2 gramas diluídos em 5 ml, aspiram-se 1,5 ml.

A ordem correta, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

312Q841699 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Prefeitura de Santo Augusto RS Técnico de Enfermagem, FUNDATEC, 2020

Uma paciente internada na sala de recuperação de um hospital recebe uma prescrição médica de 1.000 mg de Dipirona Endovenosa (EV). Sabendo-se que na unidade está disponível dipirona 500 mg/mL em ampolas de 2 mL, quantas ampolas devem ser administradas para essa paciente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

313Q367570 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Pratinha MG, ADVISE

Foram prescritos 750 ml de solução glicosada 5% para ser administrada em 10 horas. O total de glicose que o paciente irá receber e o gotejamento por minuto a ser controlado, são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

314Q475319 | Farmácia, Administração de Medicamentos, Farmacêutico, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

No que se refere às vias de administração de formas farmacêuticas, julgue os itens que se seguem. As cápsulas gelatinosas, que contêm revestimento entérico, iniciam a liberação do princípio ativo a partir do contato com moléculas de água. No entanto, todo seu conteúdo é liberado no estômago quando a cápsula entra em contato com o ácido clorídrico.
  1. ✂️
  2. ✂️

315Q364805 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Enfermeiro, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAI

As drogas anti-hipertensivas utilizadas no tratamento da hipertensão arterial podem ser dos seguintes grupos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

316Q843071 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Prefeitura de Nossa Senhora de Nazaré PI Enfermeiro, AV MOREIRA, 2020

A administração de medicamentos é uma atividade realizada nas instituições hospitalares sob responsabilidade da equipe de enfermagem, e deve ser vista por todos os profissionais de saúde envolvidos com a terapia medicamentosa como apenas uma das partes do processo de medicação. Ainda que o enfermeiro tenha o amparo legal e formação curricular para a realização desta prática, verifica-se que, muitas vezes, há despreparo do profissional para fazê-lo, além do que, a sua execução pode ocorrer de maneira automática e desatenciosa. Nesse contexto, leia as afirmações abaixo e depois assinale a alternativa CORRETA.
I. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, através da resolução RDC nº 45/2003 - Regulamento de Boas Práticas de utilização das Soluções Parenterais (SP) em Serviços de Saúde - fixa os requisitos mínimos exigidos para a utilização das SP, de pequeno e grande volume, incluindo o preparo e administração das mesmas, afim de, assegurar que tais produtos, quando administrados, sejam seguros e eficazes, não fortalece a prevenção de eventos adversos e a garantia da segurança no processo de uso de medicamentos.
II. É recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), de 2017, para a segurança do paciente, que o sítio de inserção do cateter intravascular não deva ser tocado após a aplicação do antisséptico (técnica no touch). Em situações onde se prevê a necessidade de palpação do sítio deve-se calçar luvas estéreis.
III. Entre as práticas de segurança na administração de medicamentos, o profissional de enfermagem deve saber trocar os dispositivos intravenosos de acordo com as recomendações da ANVISA (2017), partindo desse princípio, considera-se infusão contínua a infusão prolongada e superior a duas horas, com volume e velocidade variáveis. Nesse caso, os equipos não devem ser trocados em intervalos inferiores a 96 horas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

317Q478910 | Farmácia, Administração de Medicamentos, Analista de Atividades do Hemocentro, FHB DF, IADES

A absorção de fármacos a partir de formas farmacêuticas sólidas administradas por via oral depende da respectiva liberação, da dissolução ou da solubilização do fármaco em condições fisiológicas e da permeabilidade dessas formas farmacêuticas através das membranas do trato gastrintestinal. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

319Q842846 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Prefeitura de Jaguapitã PR Técnico de Enfermagem, FAUEL, 2020

Um paciente foi admitido no setor de internação por quadro de pneumonia, sendo uma das condutas médicas a prescrição de soro fisiológico de 500 ml para ser infundido em 6 horas. Considerase que no setor de internação possui apenas equipo macrogotas. Qual o gotejamento correto por minuto a ser infundido?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

320Q367672 | Enfermagem, Administração de Medicamentos, Assistente de Enfermagem, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Um profissional de enfermagem, ao se aproximar para verificar os sinais vitais de uma criança com 6 anos de idade, hospitalizada, observou que ela apresentava sinais de contrações musculares bruscas e repetidas, enrijecimento do corpo, sialorreia, trismo, lábios arroxeados e perda da consciência.

Com relação à assistência de enfermagem nessa emergência clínica, julgue os itens que seguem.

O diazepam é uma das medicações prescritas nessa situação e deve ser aplicado por via intramuscular.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.