Início

Questões de Concursos Administração de medicamentos

Resolva questões de Administração de medicamentos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


321Q362441 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico Ministerial, MPE TO, CESPE CEBRASPE

O papel do profissional de enfermagem na administração de medicamentos tem se tornado cada vez mais complexo e diversificado, principalmente em decorrência do avanço da farmacologia e das novas exigências do cliente. Julgue os itens a seguir acerca desse tema.

Farmacodinâmica é o processo pelo qual uma substância se movimenta através do organismo até seu ponto de eliminação.

  1. ✂️
  2. ✂️

323Q843619 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Prefeitura de Abelardo Luz SC Técnico de Enfermagem, GSA CONCURSOS, 2020

Os medicamentos aparecem e são prescritos de muitas formas e apresentações. A administração de medicamentos deve ser realizada com eficiência, segurança e responsabilidade. O método de administração do medicamento depende da rapidez da ação desejada. Podem dividir-se em via Parenteral e Enteral. São métodos de administração de medicamentos, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

324Q361954 | Enfermagem, Administração de medicamentos

O principal risco ao fazer uma injeção intramuscula na região glútea é a lesão do nervo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

325Q475408 | Farmácia, Administração de Medicamentos, Farmácia, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESP

Em relação aos Sistemas de Distribuição de Medicamentos,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

326Q360551 | Enfermagem, Administração de medicamentos

A introdução de medicamentos por via IM (intramuscular) requer certos cuidados: tipo e irritabilidade do fármaco; atividade e idade do paciente / cliente; espessura do tecido adiposo; calibre e comprimento da agulha; compatibilidade entre estrutura muscular e volume a ser injetado. Estudos indicam que a região ventroglútea deve ser a opção de escolha para a maioria das situações que envolvam administração de injetáveis em adultos e crianças.

Assinale a alternativa que apresenta as estruturas anatômicas utilizadas para a delimitação da região ventroglútea.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

327Q840048 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Prefeitura de Sapé PB Técnico em Enfermgem, CPCON, 2020

Sobre os cuidados importantes em relação à administração de insulina, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

328Q845696 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Prefeitura de Passira PE Técnico de Enfermagem, CONTEMAX, 2020

A Via de Administração de medicamentos que insere-se uma agulha no tecido adiposo logo abaixo da pele e que após um medicamento ser injetado, ele se move para os pequenos vasos sanguíneos (capilares) e é transportado pela corrente sanguínea é CORRETO afirmar que refere-se a via de administração:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

329Q360892 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Analista Legislativo, CD, FCC

Na administração de diuréticos, a enfermagem deve atentar para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

330Q367766 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Enfermeiro, Tribunal de Justiça nbsp SP, VUNESP

As soluções de glutaraldeído a 2% e a de ácido peracético a 0,2% como desinfetantes de alto nível são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

331Q358852 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico Judiciário, TRE PR, FCC

Na venóclise, as duas soluções isotônicas que podem ser utilizadas são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

333Q367890 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Enfermeiro, HEMOPA PA, CESPE CEBRASPE

Uma das intervenções mais freqüentes e importantes do enfermeiro é a administração de medicamentos, que deve ser precisa e segura a fim de se garantir o bem-estar do paciente. Quanto a esse tema, julgue os itens subseqüentes.

Deve ser realizada uma aplicação intramuscular em uma criança de 4 anos de idade que deu entrada em um pronto-socorro. O enfermeiro pode realizar o procedimento no músculo deltóide, tendo em vista o fato de esta ser uma região de fácil acesso e segurança.

  1. ✂️
  2. ✂️

334Q363585 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Analista Judiciário, STM, CESPE CEBRASPE

Uma enfermeira foi chamada a atender uma mulher branca, com aproximadamente 25 anos de idade, com sinais de pânico com agorafobia e ansiedade, no banheiro feminino da empresa onde esta trabalha. Na oportunidade, essa mulher referiu sentir palpitações, percepção dos batimentos cardíacos acelerados, sudorese, sensação de falta de ar, parestesias, medo de morrer e para não deixá-la sozinha. Uma hora após, a paciente retomou suas atividades no trabalho. Segundo o relato dos colegas de trabalho, a mulher apresentou outros quatro ataques de pânico durante o último mês.

Considerando o quadro clínico acima descrito, julgue os itens subsequentes.

Para controle da ansiedade da paciente em apreço, poderão ser utilizados benzodiazepínicos (alprozolam, clonazepan, diazepam e lorazepam), que possuem como efeitos adversos comuns insônia por rebote/ansiedade, náusea, comprometimento psicomotor macroscópico e reação de raiva paradoxal.

  1. ✂️
  2. ✂️

335Q364284 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Foram prescritos para um paciente 50mg de um medicamento. Contudo, na farmácia, o medicamento é encontrado na concentração de 1000mg. O problema foi resolvido da seguinte forma: diluiu-se o frasco em 5mL de água destilada. Se 1000mg estão diluídos em 5mL, assinale a alternativa que apresenta quantos mL deverão ser retirados desse frasco para obter exatamente 50mg.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

336Q360078 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Enfermeiro do Trabalho, COMPESA PE, IPAD

Em uma unidade de internação, no preparo da medicação a enfermeira constatou que para um dos pacientes foi prescrito um medicamento em dose inadequada. A enfermeira decidiu administrar o medicamento na dose adequada e não comentar com ninguém para não prejudicar o médico. A conduta da enfermeira foi:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

337Q360887 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Consultor Técnico Legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

O paciente Antônio, de 63 anos de idade e com o diagnóstico médico de câncer de sigmóide, submeteu-se a cirurgia de ressecção anterior do reto e sigmóide, evoluindo bem até o quinto dia do pós-operatório. No sexto dia após a cirurgia, foi encontrado no chão da enfermaria, apresentando quadro de confusão mental e escoriação na cabeça. Nesse mesmo dia, foram detectadas hipertermia e alterações no padrão respiratório, sendo levantada a hipótese de pneumonia. Evoluiu com dificuldade respiratória, leucocitose, anemia, trombocitopenia e oligúria. Oito dias após a cirurgia, o paciente foi novamente encaminhado ao centro cirúrgico, quando procedeu-se lavagem exaustiva da cavidade abdominal em decorrência de peritonite pélvica fecal. Foram instaladas colostomia e dois drenos de Penrose em flanco esquerdo e o paciente foi encaminhado para UTI. Encontra-se consciente, acamado, dispnéico, pouco comunicativo e afebril. Ausculta pulmonar revelou presença de ruídos adventícios. Apresenta ainda perfusão periférica lenta, edema e oligúria. Além da colostomia e dos drenos, está com punção de subclávia esquerda e sonda vesical de demora. Os sinais vitais mantêm-se estáveis. Prescrição médica parcial: cefoxitina 2 g intravenosa de 6 em 6 horas; gentamicina 60 mg intravenosa de 12 em 12 horas; albumina humana 50 mL intravenosa, em 30 minutos, de 12 em 12 horas; solução glicosada a 10%, 500 mL, intravenosa, a 100 mL/h.

Com base na situação hipotética apresentada, referente ao paciente Antônio, julgue os itens subseqüentes.

Considerando o fator de gotejamento do equipo igual a 20 gotas, para ser atendida a prescrição médica, o gotejamento da infusão venosa de 500 mL da solução glicosada a 10% deve ser mantido a aproximadamente 33,3 gotas por minuto.
  1. ✂️
  2. ✂️

338Q838041 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Prefeitura de Piratuba SC Técnico de Enfermagem, OMNI, 2021

A Instalação e manutenção de infusão intravenosa possui como indicação, administração intermitente ou contínua de medicamentos ou soluções. Assinale a alternativa que NÃO corresponde aos procedimentos para manutenção sobre a administração citada acima:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

339Q480452 | Farmácia, Administração de Medicamentos, Multiprofissional em Atenção Básica, Hospital Universitário de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação às características dos aerossóis pressurizados, dispositivos bastante utilizados na administração de fármacos destinados ao tratamento de desordens pulmonares, julgue os próximos itens. A terapia inalatória tem a vantagem de permitir a aplicação de medicamento diretamente no seu local de ação.
  1. ✂️
  2. ✂️

340Q477967 | Farmácia, Administração de Medicamentos, Farmácia, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESP

Em um hospital com 1280 leitos e uma ocupação igual a 81% foram dispensados, em um ano, 35 163g de ampicilina, cuja Dose Diária Definida – DDD – estabelecida é 2 g. A DDD referente ao consumo de ampicilina dos pacientes hospitalizados nesse hospital, por ano, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.