Início

Questões de Concursos Administração de medicamentos

Resolva questões de Administração de medicamentos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


361Q361132 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Enfermeiro para o PSF, Prefeitura de Ipojuca PE, CESPE CEBRASPE

Acerca da administração de medicamentos, julgue os itens a seguir.

A técnica em Z permite a administração de medicamentos irritantes no tecido muscular e deve ser feita mantendo uma pequena bolha de ar na seringa, tracionando-se os tecidos subjacentes a medida que se introduz o medicamento, sem aspirar e comprimindo o local após a aplicação.

  1. ✂️
  2. ✂️

363Q477790 | Farmácia, Administração de Medicamentos, Farmácia, SEAD SE, CESPE CEBRASPE

Acerca das vias de administração de fármacos, julgue os itens a seguir.

A presença de tensoativos nas preparações tópicas (cremes O/A e A/O) diminui a superfície de contato entre pele e formulação dificultando a absorção sistêmica do fármaco.

  1. ✂️
  2. ✂️

364Q364734 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, Casan SC, FEPESE

Quais são as 5 vias medicamentosas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

366Q359992 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico Ministerial, MPE TO, CESPE CEBRASPE

O papel do profissional de enfermagem na administração de medicamentos tem se tornado cada vez mais complexo e diversificado, principalmente em decorrência do avanço da farmacologia e das novas exigências do cliente. Julgue os itens a seguir acerca desse tema.

De acordo com a farmacologia, a diferença entre droga e medicamento reside no fato de que todos os medicamentos são drogas, mas nem todas as drogas são medicamentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

367Q844950 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Prefeitura de Passira PE Técnico de Enfermagem, CONTEMAX, 2020

O médico prescreveu para o paciente realizar o teste tuberculínico, é CORRETO afirmar que o Técnico de Enfermagem realizará o referido teste tuberculínico na via de administração:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

368Q366125 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Analista Judiciário, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Um jovem de 19 anos de idade chegou ao serviço médico para atendimento apresentando comportamento eufórico e expansivo, passando facilmente para irritabilidade e raiva, e até mesmo choro. O jovem apresentava, ainda, fala rápida e sob pressão e discursava sobre grandeza, religiosidade e perseguição, além de referir ouvir vozes; mostrava excessiva atividade motora, emagrecimento, higiene descuidada e vestuário espalhafatoso, chamativo. O paciente foi medicado com litio antimaníaco e neuroléptico da classe química das fenotiazinas, clopromazina, e manteve esse comportamento por uma semana, como também comportamento manipulativo, para satisfazer os seus desejos, e impulsivo, sem medir as consequências das suas ações, com baixa tolerância à frustração, chegando a apresentar agitação psicomotora e a não conseguir permanecer sentado para realizar as refeições, além de insônia. Esse paciente demonstrou forte atração sexual pelo seu técnico de referência do Centro de Atenção Psicossocial III e disse a outro profissional que esse técnico estava interessado nele.

Tendo como referência o caso clínico apresentado acima, julgue os seguintes itens.

A droga de escolha para o tratamento e controle do distúrbio bipolar do tipo mania, apresentado por esse paciente, é o carbonato de lítio. Contudo, drogas anticonvulsivantes como o clonazepam, a carbamazepina e o ácido valproico, assim como o bloqueador dos canais de cálcio verapamil, podem ser utilizadas para o tratamento e controle desse distúrbio.

  1. ✂️
  2. ✂️

369Q365691 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

A administração de medicamentos é uma das mais importantes responsabilidades da equipe de enfermagem, sendo necessário conhecimento, atenção e cuidados para esta prática. Baseado no enunciado acima assinale a alternativa INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

371Q365009 | Enfermagem, Administração de medicamentos

Um paciente tem diagnóstico de infarto agudo do miocárdio e está prescrito sulfato de morfina. Esta medicação é indicada porque tem como ação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

372Q367223 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico, UEPA PA, CESPE CEBRASPE

Considerando que, em 100 mL de solução fisiológica a 0,9%, sejam diluídas duas ampolas e meia de amicacina para ser infundida por via intravenosa em uma hora, e considerando, ainda, que em cada ampola de amicacina existam 2 mL com dose de concentração de 50 mg/mL e que o fator de gotejamento do equipo seja equivalente a 20, nessa situação, a dosagem correta do medicamento a ser prescrita e o número de gotas por minuto que deverão correr no tempo desejado são, respectivamente, de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

373Q360395 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Auxiliar de Enfermagem, HUB, CESPE CEBRASPE

Em uma sala de injeções de um pronto-socorro, estão três pacientes que aguardam a administração de suas medicações prescritas. A um jovem eutrófico de 18 anos de idade foi prescrita uma injeção intramuscular de penicilina G benzatina 1.200.000 unidades. A uma senhora de 66 anos de idade foram prescritas 40 unidades de insulina NPH por via subcutânea. E a um senhor de 57 anos de idade foi prescrita hidrocortisona 300 mg intravenosa.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens subseqüentes.

A agulha 10 × 6 é a mais apropriada para a aplicação intramuscular do medicamento no jovem, tendo em vista o fato de ser um indivíduo eutrófico.

  1. ✂️
  2. ✂️

374Q480134 | Farmácia, Administração de Medicamentos, Farmacêutico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2018

Para a prescrição segura de medicamentos na unidade hospitalar, deve-se considerar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

375Q361557 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Enfermeiro, FMS PI, NUCEPE

Para um paciente diabético foram prescritas 22 unidades de insulina NPH. No hospital há frascos de 40 unidades/ml e seringas graduadas de 80 unidades. Até que nível da escala da seringa deve-se aspirar para administrar a dose prescrita?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

376Q478381 | Farmácia, Administração de Medicamentos, Farmacêutico, IAMSPE SP, VUNESP

A administração de medicamentos por via parenteral pode exigir a sua preparação, modificando-se uma ou mais características do fármaco a ser administrado e favorecendo-se a sua toxicidade. Dentre os fatores que podem afetar a estabilidade da preparação, tem-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

377Q361761 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico de Enfermagem, FSPSCE RS, MSConcursos

Foram prescritos 4.000U de heparina para o cliente da enfermaria A. No posto de enfermagem existem frascos de 5.000U/ml. A quantidade a ser administrada será:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

378Q365923 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico de Enfermagem, ITAIPU Binacional, UFPR

Com relação a cálculo de medicação, considere as seguintes afirmativas: 1. Foi prescrita pelo médico, a um paciente com hipertermia, a administração de 500 mg de dipirona EV de 6/6 horas. No ambulatório, encontram-se ampolas de dipirona com 2 g em 2 ml. Para atender a prescrição, é necessário aspirar da ampola 1 ml do fármaco. 2. Um paciente recebeu 2 ml de penicilina G cristalina que foram retirados de um frasco que continha 5.000.000 de UI, diluídos com 8 ml de água destilada, totalizando 10 ml. Desse modo, foram administradas 2.000.000 UI de penicilina. 3. A um paciente, foram prescritos 100 ml de solução salina a 0,9%, via endovenosa, 25 microgotas por minutos. Assim, a solução foi infundida em 4 horas. 4. Foi prescrito para um paciente 100 mg de binotal EV de 8/8 horas. Temos disponível binotal 1 g diluídos em 5 ml. Desse modo, para realizar a prescrição, será necessário 0,5 ml que deverá ser retirado desse frasco. Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

379Q363560 | Enfermagem, Administração de medicamentos

Analise o caso clínico a seguir.

Deu entrada na sala de emergência um jovem de 18 anos de idade em estado de parada cardiorrespiratória (PCR). Iniciadas as manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP), o paciente foi intubado e monitorizado. Ao ser verificado o ritmo cardíaco, foi constatada atividade elétrica sem pulso (AESP). Considerando a assistência que deve ser prestada nesse caso, em consonância com as diretrizes da American Heart Association, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) O enfermeiro fez o reconhecimento da PCR, verificou que o paciente estava inconsciente, em apneia ou gasping, e sem pulso palpável em 10 segundos.

( ) Após a intubação orotraqueal, deve-se manter a relação compressão / ventilação de 30:2.

( ) Desfibrilar com 360 J se o desfibrilador for monofásico.

( ) Deve-se considerar a administração de anticoagulante durante a reanimação.

Assinale a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

380Q369454 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico de Enfermagem, Prefeitura Vitorino Freire MA, Instituto Graça Aranha

O médico prescreveu para um paciente que estava na observação: 1000 ml de SG a 5% e 1500 ml de SF 0,9% em um período de 24 horas deve-se manter o gotejamento de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.