Questões de Concursos Administração de medicamentos

Resolva questões de Administração de medicamentos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

441Q477423 | Farmácia, Administração de Medicamentos, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

Em 2003, havia aproximadamente oitenta antibióticos, nove antifúngicos e dezesseis antivirais à disposição no Brasil para o tratamento de doenças infecciosas hospitalares. Em contrapartida, as bactérias adquiriram resistência aos novos antibióticos, de forma proporcional à quantidade desses agentes anti-infecciosos utilizados na prática hospitalar. Em conformidade com essas informações, julgue os próximos itens. A administração conjunta de antifúngicos de itraconazol com anfotericina B aumenta a eficácia do tratamento do paciente com infecção fúngica sistêmica.
  1. ✂️
  2. ✂️

442Q360794 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Analista Judiciário, STM, CESPE CEBRASPE

No que se refere às vias e drogas utilizadas no atendimento a vítimas de PCR, julgue os próximos itens.

Os fármacos adrenalina, atropina e lidocaína podem ser administrados por via endotraqueal, na mesma dose que na via endovenosa.

  1. ✂️
  2. ✂️

444Q365748 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Assistente Administrativo, ELETRONORTE, NCE

Na administração de medicamentos analgésicos, é importante ficar atento para os sinais e sintomas de irritação da mucosa gástrica e aumento do tempo de coagulação, que são efeitos colaterais da seguinte substância:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

445Q477624 | Farmácia, Administração de Medicamentos, Assistente de Farmácia, Secretaria Municipal de Saúde SEMUS ES, CESPE CEBRASPE

Entre as preparações farmacêuticas, as soluções injetáveis são as mais utilizadas. Julgue os itens a seguir, a respeito desse tipo de preparação. As formulações para administração por via parenteral devem ser apirogênicas, estéreis, isotônicas e sem material particulado.
  1. ✂️
  2. ✂️

446Q361412 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Enfermeiro, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

A administração de medicamentos é uma das atribuições mais abrangentes do enfermeiro, pois está presente em todas as áreas de trabalho, bem como, em todos os momentos de formação do profissional, seja desde os fundamentos da enfermagem até os níveis mais especializados. Exigem-se conhecimento e prática para se obter um desempenho competente e seguro. Considerando esse tema, julgue os seguintes itens.

Considere a situação em que se deva administrar solução de heparina na dose de 1.000 unidades por hora a um paciente. Sabe-se que existem frascos-ampola de 5 mL, indicando em seus rótulos a concentração de 5.000 U/mL. Sabe-se ainda que foi diluído um frasco-ampola em 250 mL de solução glicosada à 5%. Considerando, para cálculos, que se tem disponível um equipo com o fator de gotejamento de 20 gotas, então, nessa situação, o gotejamento da infusão deverá ser mantido em 6 gotas por minuto.

  1. ✂️
  2. ✂️

447Q368931 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico Judiciário, TRT 6a, FCC

Segundo a referência “Procedimentos e Competências de Enfermagem” (2012), dentre as recomendações na administração de medicamentos, por via subcutânea, consta:

I. Após a aplicação, deve-se retirar a agulha e aplicar compressão leve no local, sem massagear. A massagem no local pode danificar o tecido subjacente.

II. Ao administrar heparina com baixo peso molecular deve-se escolher um local no lado direito ou esquerdo do abdome, no mínimo cinco centímetros distante do umbigo, o que auxilia a reduzir a dor e os hematomas no local da aplicação.

III. Para verificar se a agulha tem o tamanho certo, deve-se pinçar uma dobra de pele com o polegar e o indicador no local da aplicação, medir a dobra de baixo para cima e certificar-se que a agulha tem um terço a mais que o comprimento da dobra, para garantir a introdução total da mesma em um ângulo de 90°.

IV. Ao realizar a aplicação em locais com edema, hematoma ou que apresentem sinais de inflamação, deve-se utilizar uma agulha hipodérmica em um ângulo de 75°.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

448Q362600 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico Judiciário, TRT 6a, FCC

Um paciente deve receber, por via endovenosa, 520 mL de Soro Fisiológico 0,9% a uma velocidade de infusão de 130 microgotas/minuto. O tempo necessário para a infusão de todo esse soro é de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

449Q363385 | Enfermagem, Administração de medicamentos

São anormalidades que um paciente com venóclise pode apresentar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

450Q361117 | Enfermagem, Administração de medicamentos

Medicamento prescrito: 2 000 000UI de penicilina cristalina EV 4/4h, diluída em 8 mL de soro fisiológico 0,9%. Temos frasco ampola 5 000 000UI. Quantos mL devem ser aspirados?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

451Q475177 | Farmácia, Administração de Medicamentos, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, referentes a vias de administração. A administração de fármacos por via retal é uma opção para pacientes incapacitados de receber medicamentos por outras vias, como aqueles que apresentam vômitos, crises convulsivas ou pós-operatório que impeça a utilização da via oral.
  1. ✂️
  2. ✂️

452Q360268 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

O médico prescreve ao cliente adulto soro glicofisiológico 1000 ml para ser administrado em 8 horas. Nessa situação, o enfermeiro deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

453Q362850 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Analista Judiciário, STF, CESPE CEBRASPE

Um homem com 38 anos de idade deu entrada no pronto-socorro de um hospital com queixas de febre elevada e mal-estar abruptos, associados a cefaléia holocraniana e calafrios. Relatou viagem a área endêmica para febre amarela sem ter sido vacinado. Algumas horas mais tarde, iniciou quadro de dores musculares, mais intensas na região lombar. Evoluiu com episódios de vômitos, anorexia, prostração e tontura. Após três dias de internação, apresentou melhora repentina dos sintomas, acreditando estar curado. Porém, 48 horas após a melhora dos sintomas o paciente evoluiu com quadro de falências hepática e renal, icterícia franca e dor em hipocôndrio direito intensa. Foi considerado um caso suspeito de febre amarela.

Julgue os itens seguintes, considerando o caso clínico hipotético apresentado.

Caso venha a ser confirmada a infecção pelo vírus amarílico, o paciente deverá ser tratado com terapias de suporte o mais precocemente possível, pois não existe tratamento medicamentoso específico nesse caso, uma vez que nenhum fármaco mostrou ser capaz de destruir o vírus.

  1. ✂️
  2. ✂️

454Q480121 | Farmácia, Administração de Medicamentos, Técnico em Farmácia, HUJB UFCG PB, AOCP, 2017

O tratamento de toxoplasmose em crianças é composto de 3 medicamentos: Sulfadiazina, pirimetamina e ácido folínico. Considerando que os medicamentos expostos estão disponíveis apenas sob a forma de comprimidos e, para crianças, é recomendável a preparação de soluções em farmácias de manipulação, determine quantos comprimidos de sulfadiazina 500 mg são necessários para manipular 150 mL de xarope de sulfadiazina 100 mg/mL.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

455Q360325 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Analista de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos a técnicas fundamentais em enfermagem.

A vitamina K, para a profilaxia de deficiência de coagulação transitória do recém-nascido, é administrada na região ântero-posterior inferior da coxa, com algodão embebido em álcool.

  1. ✂️
  2. ✂️

456Q480143 | Farmácia, Administração de Medicamentos, Farmacêutico, SESAU RO, FUNRIO, 2017

A via de administração que NÃO evita o metabolismo hepático de primeira passagem é a via:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

457Q367548 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

A prescrição médica é de 50 mg de Amicacina de 8/8 h. Foi solicitado que a medicação seja diluída para 40 ml de soro glicosado isotônico a 5% e adminis-trada a uma velocidade de 40 ml/h. Na instituição, dispomos de frasco de Amicacina de 100 mg de 2 ml. Calcule a quantidade em ml de Amicacina que será administrada e o tempo para infusão:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

458Q843251 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Prefeitura de Romelândia SC Técnico de Enfermagem, GS Assessoria e Concursos, 2020

O médico prescreveu para uma criança a administração de 6 ml de Amoxicilina por via oral.
Para cumprimento desta prescrição, o profissional de enfermagem deverá administrar a seguinte quantidade de Amoxicilina:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

459Q479221 | Farmácia, Administração de Medicamentos, Farmacêutico, SES SC, UFSC

Assinale a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

460Q480046 | Farmácia, Administração de Medicamentos, Perito Criminal, Polícia Científica do Paraná PR, IBFC, 2017

O Tiopental é um barbitúrico, exemplo de anestésico geral que reforça a inibição GABAérgica. Sobre o Tiopental, em infusão intravenosa assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.