Questões de Concursos Administração de medicamentos

Resolva questões de Administração de medicamentos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

481Q366443 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Analista Judiciário, TRE SP, FCC

Na administração de medicamentos, o enfermeiro deve saber que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

482Q365164 | Enfermagem, Administração de medicamentos

A prescrição médica solicita a administração 1 000 mL de soro fisiológico 0,9% em 6 horas. O resultado do cálculo de gotejamento, por minuto, é de 55,5 gotas/min.

De acordo com o que foi apresentado, calcule, no mesmo volume e tempo, a administração do soro fisiológico 0,9% em microgotas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

483Q367737 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

Assinale abaixo a afirmativa que fornece as informações corretas para administrar o imunobiológico em questão, observando volume e quantidade de doses, via de administração e data de início da vacinação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

484Q367595 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico Ministerial, MPE TO, CESPE CEBRASPE

Texto para os itens de 86 a 95

       Uma paciente de 67 anos de idade, portadora de doença reumática cardíaca desde os 9 anos de idade, após uma noite sem conseguir dormir devido a falta de ar, quando deitada na posição horizontal, e à sensação de aumento dos batimentos cardíacos, procurou o pronto-socorro de um hospital, apresentando as seguintes queixas: dificuldade para respirar há vários dias; mãos e pernas progressivamente mais inchadas; respiração curta; tosse não produtiva; ansiedade e dificuldades para dormir. Ao exame, apresentava-se dispnéica, ansiosa, pele fria e úmida. Seu ritmo cardíaco era irregular (fibrilação atrial) e foram constatados estertores pulmonares, distensão abdominal, edema em membros superiores e inferiores. O médico fez o diagnóstico de insuficiência cardíaca congestiva e prescreveu diuréticos e digitálico.

Considerando a situação hipotética apresentada no texto, julgue os itens a seguir.

A digoxina é o digitálico mais freqüentemente utilizado e, no caso descrito, deve ser administrada somente se a freqüência cardíaca for menor que 60 batimentos por minuto.

  1. ✂️
  2. ✂️

485Q361223 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Recife PE, UPE UPENET IAUPE

Um paciente diabético foi avaliado pelo médico que prescreveu 16 unidades (u) de insulina regular, por ter apresentado glicosúria (++++). No hospital, existe frasco de insulina com 80 u/ml e seringa de 40 u/ml. Calcule a quantidade correta a ser administrada e marque a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

486Q360030 | Enfermagem, Administração de medicamentos

Uma solução de Manitol a 10% de 300 ml, deve correr 50ml/hora. Quantas gotas e microgotas deverão correr por minuto e quantas horas levará para correr a solução ?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

487Q360041 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Auxiliar em Enfermagem do Trabalho, BRB, CESPE CEBRASPE

Acerca de intoxicações ou superdosagens de substâncias que podem provocar alterações físicas e mentais nos indivíduos, julgue os itens de 57 a 62.

Ingestão de algumas substâncias tóxicas pode prejudicar a contratilidade miocárdica e causar sobrecarga hídrica. Nesses casos, são indicados um balanço hídrico rigoroso e monitoração invasiva, como, por exemplo, instalação de pressão venosa central.

  1. ✂️
  2. ✂️

488Q362535 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Monitor I, SENAC PE, IPAD

A administração de medicamentos é um dos deveres de maior responsabilidade da equipe de enfermagem, requerendo conhecimentos de farmacologia e terapêutica no que diz respeito à ação, dosagem, efeitos colaterais, métodos e precauções na administração das drogas. Sobre a administração, a alternativa incorreta é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

489Q366391 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico Judiciário, TRE PB, FCC

Visando a biossegurança nas ações de enfermagem em quimioterapia antineoplásica, o profissional deve aplicar as normas contidas na NR 32 de 2005:

I. avaliar os equipamentos de proteção individual diariamente quanto ao estado de conservação e segurança;

II. preparar os medicamentos na sala de medicação das enfermarias, atentando para que o local esteja limpo, seco e isolado por biombos;

III. lavar com água e sabão as suas jóias e bijuterias, ao final de cada plantão.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

490Q361547 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico de Saúde, MPU, CESPE CEBRASPE

Considerando o papel do técnico de enfermagem na administração de medicamentos, julgue os itens a seguir.

Na medicação endovenosa de doentes com cateter venoso periférico heparinizado, deve-se observar a seguinte sequência: injetar de 3 mL a 5 mL de soro fisiológico, administrar lentamente o medicamento, injetar de 3 mL a 5 mL de soro fisiológico e heparinizar o cateter.

  1. ✂️
  2. ✂️

491Q368016 | Enfermagem, Administração de medicamentos

Na via subcutânea ou hipodérmica, os medicamentos são administrados debaixo da pele, no tecido subcutâneo. Que tipo de agulha e em que ângulo devemos administrar drogas por esta via, respectivamente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

492Q364715 | Enfermagem, Administração de medicamentos

A administração endovenosa ou intravenosa é efetuada introduzindo-se o medicamento diretamente por uma veia na corrente sanguínea. As formas de infusão endovenosa podem ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

493Q368050 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico, SERPRO, CESPE CEBRASPE

A utilização de diferentes vias para a aplicação de injeção é justificada pelo objetivo que se quer alcançar com a substância utilizada e pelas características do paciente. Em relação à administração de medicamentos por via parenteral, julgue os itens que se seguem.

A aplicação de insulina intradérmica garante que sua absorção seja rápida.

  1. ✂️
  2. ✂️

494Q364748 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Enfermeiro, HUB, CESPE CEBRASPE

Pedro tem 65 anos de idade e, há três meses, após apresentar quadro de dores intensas, obteve a confirmação de quadro de mieloma múltiplo. Iniciou quimioterapia há duas semanas. Na primeira semana de tratamento, houve extravasamento do quimioterápico intravenoso com infiltração importante na região anterior do antebraço, o que ocasionou formação de vesículas e destruição tecidual. O paciente encontrase deprimido e fala pouco. Relata dor no local da ferida, anorexia, fadiga e vômitos. Queixa-se de dores ósseas intensas e de não conseguir dormir devido às dores e à preocupação com a doença. Refere ainda mudanças no padrão urinário.

Considerando essa situação hipotética, julgue os seguintes itens.

Os quimioterápicos de aplicação intravenosa devem sempre ser administrados não-diluídos, por meio de seringa, em velocidade acelerada, a fim de se evitarem danos ao endotélio e de se obterem níveis elevados da droga na corrente sanguínea.

  1. ✂️
  2. ✂️

495Q368226 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Analista Ministerial, MPE TO, CESPE CEBRASPE

Uma mulher, com 34 anos de idade, encontra-se internada em uma unidade de clínica médica com queixas de dor na panturrilha direita havia três dias. Relatou que há cinco dias iniciou quadro contínuo de artralgia no joelho direito, associada a calor local, que piorava com a movimentação da articulação. Há três dias, associaram-se à dor na panturrilha calor e edema locais. A paciente tem história de três episódios de trombose venosa profunda (TVP) no membro inferior direito. Fazia tratamento com anticoagulante oral, mas deixou de fazê-lo desde os últimos dois episódios. Referiu artrite reumatóide diagnosticada há dois anos, tabagismo crônico e hipertensão arterial. É mãe de três filhos e há 10 anos utiliza contraceptivos orais. Ao exame físico, demonstrou ter bom estado geral, eupnéica, orientada e consciente, embora estivesse obesa. Sua pressão arterial estava em 160 mmHg × 100 mmHg. Tem ainda edema intenso em membro inferior direito, joelho direito com aumento de volume e temperatura local e sinal de Homans presente à direita. Segue medicada com heparina, por via intravenosa, de forma contínua e em bomba de infusão.

Considerando esse caso clínico hipotético, julgue os itens que se seguem.

O tratamento com anticoagulantes orais não deve ser associado ao tratamento venoso e a terapêutica trombolítica com a heparina mostra-se mais eficaz na situação apresentada.

  1. ✂️
  2. ✂️

496Q478588 | Farmácia, Administração de Medicamentos, Farmacêutico, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Em relação às interações com medicamentos antineoplásicos e adjuvantes, julgue os seguintes itens. A biodisponibilidade da morfina em solução oral é aumentada quando administrada com alimento.
  1. ✂️
  2. ✂️

497Q477337 | Farmácia, Administração de Medicamentos, Analista em CampT Pleno, MCT, CESPE CEBRASPE

O câncer no Brasil é um grande problema de saúde pública, sendo a segunda causa de morte entre os brasileiros. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima uma taxa de incidência, para as neoplasias malignas, em geral igual a 147/100.000 e a de mortalidade igual a 58/100.000 habitantes. Vários quimioterápicos são utilizados para os diferentes tipos de neoplasias malignas. Julgue os itens subseqüentes, relativos à cisplatina, que é um quimioterápico utilizado para o tratamento de tumores sólidos de testículos e ovários.

Por ser administrada endovenosamente, a cisplatina deve ter uma preparação estéril, isotônica, assim como não conter material particulado, além de ser isenta de corantes, devendo tanto o soluto como o solvente possuir relevada pureza química e microbiológica.

  1. ✂️
  2. ✂️

498Q480437 | Farmácia, Administração de Medicamentos, Farmacêutico, IAMSPE SP, VUNESP

O uso da quimioterapia deverá estar sempre dentro de um programa terapêutico global, conforme as diretrizes do Sistema Único de Saúde e com diferentes finalidades. Segundo o Manual de Bases Técnicas da Oncologia – SIA/SUS (2010), é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

499Q478392 | Farmácia, Administração de Medicamentos, Instituto Quadrix, 2017

Um paciente diagnosticado com sífilis tardia foi tratado com três injeções intramusculares de suspensões aquosas de penicilina benzatina (2.400.000 unidades cada) a cada sete dias. Um mês após o fim do tratamento, verificou-se que a carga bacteriana se manteve inalterada.

Com base nesse caso hipotético, julgue os itens subsequentes.

O paciente certamente produz algum tipo de beta-lactamase, o que o torna resistente à ação da penicilina contra o Treponema pallidum.
  1. ✂️
  2. ✂️

500Q359122 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

Durante a administração endovenosa do antibiótico, o cliente adulto apresentou reação anafilática com presença de broncoespasmo. Para esta emergência clínica podem ser tomadas algumas condutas médicas/enfermagem, tais como

I. suspensão na administração do antibiótico.

II. observação da permeabilidade das vias aéreas.

III. inalação com Fenoterol.

IV. administração de adrenalina subcutânea e hidrocortisona endovenosa.

É correto o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.