Início

Questões de Concursos Administração de medicamentos

Resolva questões de Administração de medicamentos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


481Q364833 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESP

Considere os procedimentos de enfermagem na aplicação de medicamentos.

I. Na auto-administração de óvulo ou creme vaginal, a paciente deve ser orientada a permanecer no leito após sua aplicação.

II. Na instilação otológica em crianças, é necessário retificar o canal auditivo, puxando a orelha para baixo e para trás.

III. O colírio deve ser aplicado com o paciente em posição sentada ou deitada, pingando-se o medicamento diretamente sobre o globo ocular.

IV. Após a administração de medicamento por via inalatória, o paciente deverá permanecer por dez minutos com a cabeça inclinada para trás.

Dos procedimentos apresentados, estão apenas corretos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

482Q477731 | Farmácia, Administração de Medicamentos, Farmácia, Prefeitura de Amargosa BA, MOVENS Instituto

Comissão de Padronização de Medicamentos deve ser composta por

I _ farmacêutico;

II _ fisioterapeuta;

III _fonoaudiólogo;

IV _ médico;

V _ enfermeiro.

Estão corretos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

483Q259108 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico Judiciário Enfermagem, TRT 11a Região, FCC

Dois ou mais medicamentos, administrados ao mesmo tempo, reforçam reciprocamente os seus efeitos. Quando isso acontece, pode-se afirmar que ocorreu

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

485Q479096 | Farmácia, Administração de Medicamentos, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Considere que o setor de farmácia clínica de certo hospital recebeu a prescrição de um medicamento em forma farmacêutica líquida para atendimento pediátrico. A farmacoterapia prescrita pelo pediatra foi de 60 mg/kg/dia a ser administrada de seis em seis horas durante 10 dias consecutivos. A criança pesa 14 kg, e o frasco possui 150 mg a cada 5 mL (150 mg / 5 mL), com um volume de 60 mL em cada frasco.

De acordo com o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

O farmacêutico deverá monitorar se a criança tomou 210 mg do princípio ativo do medicamento, quatro vezes por dia, totalizando 280 mL ao completar a farmacoterapia prescrita pelo pediatra do hospital.
  1. ✂️
  2. ✂️

486Q361405 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Analista Judiciário, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Um jovem de 19 anos de idade chegou ao serviço médico para atendimento apresentando comportamento eufórico e expansivo, passando facilmente para irritabilidade e raiva, e até mesmo choro. O jovem apresentava, ainda, fala rápida e sob pressão e discursava sobre grandeza, religiosidade e perseguição, além de referir ouvir vozes; mostrava excessiva atividade motora, emagrecimento, higiene descuidada e vestuário espalhafatoso, chamativo. O paciente foi medicado com litio antimaníaco e neuroléptico da classe química das fenotiazinas, clopromazina, e manteve esse comportamento por uma semana, como também comportamento manipulativo, para satisfazer os seus desejos, e impulsivo, sem medir as consequências das suas ações, com baixa tolerância à frustração, chegando a apresentar agitação psicomotora e a não conseguir permanecer sentado para realizar as refeições, além de insônia. Esse paciente demonstrou forte atração sexual pelo seu técnico de referência do Centro de Atenção Psicossocial III e disse a outro profissional que esse técnico estava interessado nele.

Tendo como referência o caso clínico apresentado acima, julgue os seguintes itens.

Espera-se, como resultado dos cuidados terapêuticos instituídos para esse paciente, a cessação da agitação, dos delírios e das alucinações, e, consequentemente, interpretação correta do ambiente e recuperação da capacidade de tomar decisões relacionadas ao autocuidado e melhora da higiene e aparência pessoal.

  1. ✂️
  2. ✂️

487Q477153 | Farmácia, Administração de Medicamentos, Farmacêutico, Funasa, Dom Cintra Fundação

A via de administração de medicamentos mais rápida e de efeito mais intenso, por não comportar a fase de absorção, é a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

488Q368226 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Analista Ministerial, MPE TO, CESPE CEBRASPE

Uma mulher, com 34 anos de idade, encontra-se internada em uma unidade de clínica médica com queixas de dor na panturrilha direita havia três dias. Relatou que há cinco dias iniciou quadro contínuo de artralgia no joelho direito, associada a calor local, que piorava com a movimentação da articulação. Há três dias, associaram-se à dor na panturrilha calor e edema locais. A paciente tem história de três episódios de trombose venosa profunda (TVP) no membro inferior direito. Fazia tratamento com anticoagulante oral, mas deixou de fazê-lo desde os últimos dois episódios. Referiu artrite reumatóide diagnosticada há dois anos, tabagismo crônico e hipertensão arterial. É mãe de três filhos e há 10 anos utiliza contraceptivos orais. Ao exame físico, demonstrou ter bom estado geral, eupnéica, orientada e consciente, embora estivesse obesa. Sua pressão arterial estava em 160 mmHg × 100 mmHg. Tem ainda edema intenso em membro inferior direito, joelho direito com aumento de volume e temperatura local e sinal de Homans presente à direita. Segue medicada com heparina, por via intravenosa, de forma contínua e em bomba de infusão.

Considerando esse caso clínico hipotético, julgue os itens que se seguem.

O tratamento com anticoagulantes orais não deve ser associado ao tratamento venoso e a terapêutica trombolítica com a heparina mostra-se mais eficaz na situação apresentada.

  1. ✂️
  2. ✂️

489Q366391 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico Judiciário, TRE PB, FCC

Visando a biossegurança nas ações de enfermagem em quimioterapia antineoplásica, o profissional deve aplicar as normas contidas na NR 32 de 2005:

I. avaliar os equipamentos de proteção individual diariamente quanto ao estado de conservação e segurança;

II. preparar os medicamentos na sala de medicação das enfermarias, atentando para que o local esteja limpo, seco e isolado por biombos;

III. lavar com água e sabão as suas jóias e bijuterias, ao final de cada plantão.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

490Q360917 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Analista Judiciário, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos a medicamentos e à sua administração.

Os diuréticos tiazídicos, como a hidroclorotiazida, têm como ação principal a diminuição do fluxo sanguíneo renal e do débito cardíaco, provocando perda de sódio, potássio, magnésio, ácido úrico e cálcio.

  1. ✂️
  2. ✂️

491Q367595 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico Ministerial, MPE TO, CESPE CEBRASPE

Texto para os itens de 86 a 95

       Uma paciente de 67 anos de idade, portadora de doença reumática cardíaca desde os 9 anos de idade, após uma noite sem conseguir dormir devido a falta de ar, quando deitada na posição horizontal, e à sensação de aumento dos batimentos cardíacos, procurou o pronto-socorro de um hospital, apresentando as seguintes queixas: dificuldade para respirar há vários dias; mãos e pernas progressivamente mais inchadas; respiração curta; tosse não produtiva; ansiedade e dificuldades para dormir. Ao exame, apresentava-se dispnéica, ansiosa, pele fria e úmida. Seu ritmo cardíaco era irregular (fibrilação atrial) e foram constatados estertores pulmonares, distensão abdominal, edema em membros superiores e inferiores. O médico fez o diagnóstico de insuficiência cardíaca congestiva e prescreveu diuréticos e digitálico.

Considerando a situação hipotética apresentada no texto, julgue os itens a seguir.

A digoxina é o digitálico mais freqüentemente utilizado e, no caso descrito, deve ser administrada somente se a freqüência cardíaca for menor que 60 batimentos por minuto.

  1. ✂️
  2. ✂️

493Q362619 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico, Prefeitura de Louveira SP, VUNESP

Um paciente que faz tratamento com digitálico necessita ser orientado para procurar o serviço de saúde mais próximo de sua residência quando observar sinais e sintomas caracterís- ticos de intoxicação digitálica, destacando-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

494Q367373 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico Administrativo, Câmara Municipal de São Paulo SP, VUNESP

Os anti-sépticos destinados à limpeza de ferimentos e feridas cirúrgicas devem ser armazenados em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

495Q361547 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico de Saúde, MPU, CESPE CEBRASPE

Considerando o papel do técnico de enfermagem na administração de medicamentos, julgue os itens a seguir.

Na medicação endovenosa de doentes com cateter venoso periférico heparinizado, deve-se observar a seguinte sequência: injetar de 3 mL a 5 mL de soro fisiológico, administrar lentamente o medicamento, injetar de 3 mL a 5 mL de soro fisiológico e heparinizar o cateter.

  1. ✂️
  2. ✂️

496Q360030 | Enfermagem, Administração de medicamentos

Uma solução de Manitol a 10% de 300 ml, deve correr 50ml/hora. Quantas gotas e microgotas deverão correr por minuto e quantas horas levará para correr a solução ?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

497Q365164 | Enfermagem, Administração de medicamentos

A prescrição médica solicita a administração 1 000 mL de soro fisiológico 0,9% em 6 horas. O resultado do cálculo de gotejamento, por minuto, é de 55,5 gotas/min.

De acordo com o que foi apresentado, calcule, no mesmo volume e tempo, a administração do soro fisiológico 0,9% em microgotas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

498Q366814 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico legislativo, CD, FCC

No ambulatório, um cliente com quadro de diarréia está recebendo 500 (quinhentos) mL de Soro Glicosado 5 (cinco) %, acrescido de cloreto de potássio e cloreto de sódio, por veia periférica. A prescrição médica determina que esse soro deve ser administrado em seis horas. Ao final do seu plantão, o técnico de enfermagem percebe que ainda restam 100 (cem) mL no frasco de soro e não há outros profissionais de enfermagem na instituição para substituí-lo. De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, o técnico de enfermagem deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

499Q366123 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico de Saúde, MPU, CESPE CEBRASPE

Com relação às ações de saúde referentes à hanseníase e à tuberculose, julgue os itens que se seguem.

O doente de hanseníase em tratamento quimioterápico faz o isolamento respiratório para não infectar outra pessoa por meio da fala, do espirro, da tosse e da respiração.

  1. ✂️
  2. ✂️

500Q476800 | Farmácia, Administração de Medicamentos, Assistente de Farmácia, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Um profissional da área de saúde que trabalha na farmácia de um hospital de grande porte exerce as seguintes atividades: dispensação de medicamentos aos pacientes atendidos no ambulatório e aos internados; recebimento e armazenamento dos medicamentos adquiridos pelo hospital; registro dos eventos adversos dos medicamentos dispensados aos pacientes, observando as normas de biossegurança necessárias a um hospital. Considerando esse contexto, julgue os itens a seguir, que apresentam propostas de medidas ou atitudes a serem adotadas por esse profissional, em cada situação apresentada. Durante a entrega de quimioterápicos, o profissional em questão deve deixar a bandeja com o medicamento na área externa ao laboratório de manipulação, pois esse local é uma área de risco químico, cujo símbolo é vermelho.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.