Início

Questões de Concursos Administração de medicamentos

Resolva questões de Administração de medicamentos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


71Q366290 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Enfermeiro, FSPSCE RS, MSConcursos

A administração via intramuscular (IM) é a via onde se injeta o medicamente diretamente no músculo em graus de profundidade variados. Analise as afirmativas abaixo:

I – Em um cliente adulto, conforme as literaturas, o deltóide suporta um volume máximo é de 2ml.

II – A 1ª via de escolha é a vasto lateral, depois o glúteo e por fim o deltóide, exceto em vacina.

III – 1ª via de escolha é o deltóide, depois o glúteo e por fim a vasto lateral, exceto em vacina.

Está(ão) CORRETA(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q359536 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Palmeira SC, CEC Concurso

Analise as afirmativas abaixo sobre o cálculo de administração de medicamentos:

I. Para administrar 2,5 mg de uma droga que contém 10 mg em 4 ml são necessários 1,5 ml.

II. Para infundir 1000 ml de soro fisiológico em 12 horas é necessário manter o gotejamento de 40 gotas por minuto.

III. Para administrar 200 mg de Ampicilina de uma ampola com 1 g em 2 ml são necessários 0,8 ml.

IV. O volume total infundido em 4 horas de uma solução glicosada com gotejamento a 25 microgotas por minuto é de 100 ml.

São corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q140721 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Analista Judiciário Enfermagem, TRE PR, FCC

É prescrito a infusão de 350 mL de soro glicofisiológico, em 6 horas. Para atender a essa prescrição médica é necessário calcular o gotejamento do soro para, aproximadamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q369121 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Auxiliar de Enfermagem, HUB, CESPE CEBRASPE

Em uma sala de injeções de um pronto-socorro, estão três pacientes que aguardam a administração de suas medicações prescritas. A um jovem eutrófico de 18 anos de idade foi prescrita uma injeção intramuscular de penicilina G benzatina 1.200.000 unidades. A uma senhora de 66 anos de idade foram prescritas 40 unidades de insulina NPH por via subcutânea. E a um senhor de 57 anos de idade foi prescrita hidrocortisona 300 mg intravenosa.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens subseqüentes.

Considere que estão disponíveis no setor apenas frascosampolas de 600.000 unidades de penicilina G benzatina. Nessa situação, deverão ser utilizados para o jovem dois frascos-ampolas, diluindo-se a medicação até se obter um volume total final de, no máximo, 5 mL, e a aplicação deve ser feita profundamente no músculo.

  1. ✂️
  2. ✂️

75Q841828 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Prefeitura de Cuitegi PB Técnico de Enfermagem, CPCON, 2020

Sobre os cuidados importantes em relação à administração de insulina, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q365816 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Assinale a alternativa que apresenta parte da técnica correta para administração de medicamento pela via intramuscular (IM).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q364737 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico de Enfermagem, SES SC, UFSC

Analise as afirmativas abaixo sobre a administração de medicamentos.

I. Todos os antibióticos têm potencial para desencadear efeitos colaterais de natureza irritativa.

II. Os medicamentos derivados do ácido salicílico são eficientes para diminuir a temperatura febril e não possuem efeito irritante sobre a mucosa gástrica.

 III. Após preparar o medicamento, o local deve estar em ordem e limpo, utilizando álcool a 70% para desinfetar a bancada.

IV. Na administração de medicamentos por via oral e sublingual, devem ser observados o jejum, o controle hídrico, náuseas e vômitos.

Assinale a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q368303 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Enfermeiro, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

Foram prescritos para um paciente vítima de TCE e TRM 50mg de metilprednisona diluídos para 40ml SGI 5%. A apresentação da droga é frasco ampola de 500 mg/10ml. Quantos ml serão usados da droga e do diluente, respectivamente?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q845225 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Prefeitura de Alagoa Nova PB Técnico de Enfermagem, CONTEMAX, 2020

Foi prescrito uma bolsa de Plasma Fresco (120 mL), para infusão rápida, em 35 minutos. O gotejamento será de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

81Q25673 | Enfermagem, Administração de Medicamentos, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, CLIN, COSEAC

A insulina é um hormônio que deve ser conservado de maneira adequada. Para que sejam garantidas as suas propriedades farmacológicas é necessário:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

82Q367856 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico Judiciário, TRF 2a, FCC

Ao administrar 500 mL de soro glicosado a 5% por via endovenosa na velocidade de 125 microgotas por minuto, o paciente será comunicado que a infusão finalizará em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q368967 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Enfermeiro, FMS PI, NUCEPE

Para que o enfermeiro possa administrar 250 ml de soro fisiológico, 10 ml de NaCl a 20% e 4 ml de KCl a 10%, no período das 06h às 18h, ele deverá instalar a infusão a uma vazão de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q359464 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Enfermeiro, Prefeitura de Nova Tebas PR, UNIUV

Julgue os itens a seguir, relativos ao tratamento de enfermagem ao paciente sob terapia endovenosa.

I. As veias das extremidades são relativamente seguras e de fácil acesso para punção. Nas terapias endovenosas, os acessos nos membros superiores e inferiores são mais comumente utilizados, por não apresentarem riscos;

II. O local escolhido para a punção venosa não deve interferir na mobilidade do paciente. Por essa razão, a fossa antecubital deve ser evitada;

III. A terapia endovenosa predispõe a vários riscos e a complicações sistêmicas, como sobrecarga hídrica, embolia gasosa, septicemia e infecções, as quais ocorrem com menor frequência;

IV. Uma das complicações locais da terapia endovenosa, caracterizada pela presença de um coágulo acompanhado de inflamação da veia, é conhecida como flebite, sendo evidenciada pela queixa de dor localizada;

V. Como a infecção pode ser uma complicação importante da terapia endovenosa, o dispositivo usado, o frasco que contém a solução parenteral e a tubulação, obrigatoriamente, têm de ser estéreis.

A quantidade de itens certos é igual a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q254081 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico Judiciário Enfermagem, TRF 4a, FCC

Na administração de medicamentos por via oral, intramuscular ou endovenosa, além de conhecer a indicação, o modo de preparo e os eventos adversos de tais medicamentos, é direito do profissional de enfermagem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q367870 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico de Enfermagem, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Acerca dos cuidados na administração de medicamentos, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q369040 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico, Prefeitura de Louveira SP, VUNESP

Foram prescritos 750 mL de solução glicosada 5% para ser administrada em 10 horas. O total de glicose que o paciente irá receber e o gotejamento por minuto a ser controlado, são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q22986 | Enfermagem, Administração de Medicamentos, Técnico de enfermagem, CAISM PHILIPPE PINEL, CETRO

A insulinoterapia é realizada pelo profissional de saúde ou pelo próprio paciente, através da via de administração subcutânea. Sabendo-se que há diferentes tipos de insulina, assinale a alternativa que apresenta o único tipo que pode também ser administrado por via endovenosa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

89Q845928 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Prefeitura de Passira PE Técnico de Enfermagem, CONTEMAX, 2020

O Sr. R.G.A, idoso, apresentou diarreia há 4 dias, por esse motivo ao dar entrada na Unidade de Saúde, o médico prescreveu 2000 ml de Soro Fisiológico 0,9% para correr em 24 horas. Nessa situação hipotética, é CORRETO afirmar que o profissional da enfermagem deverá instalar o gotejamento do soro aproximado de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q480083 | Farmácia, Administração de Medicamentos, Agente de Apoio à Saúde, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Na farmácia foi solicitado ao Agente de Apoio à Saúde a dispensação urgente da benzilpenicilina benzatina 1.200.000 UI injetável (Benzetacil). Em função disso, a aplicação deste medicamento no usuário deverá ser administrada por via

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.