Início

Questões de Concursos Administração de medicamentos

Resolva questões de Administração de medicamentos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


721Q842477 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico de Enfermagem Diarista, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Os comprimidos sublinguais são aqueles que devem ser colocados debaixo da língua. São comprimidos solúveis que se desfazem debaixo da língua. Foram feitos para que o princípio ativo seja liberado na mucosa oral, que é um local bem irrigado e vascularizado, que absorve rapidamente o fármaco. A principal vantagem dessa forma farmacêutica é que sua administração não apresenta efeito de primeira passagem.

II. Em farmacologia, um medicamento é classificado como colerético quando a quantidade de substâncias ativas em uma determinada unidade de massa ou volume desse produto (como uma pílula, ou uma injeção) é superior ao nível de propagação do agente reativo principal no organismo humano.

III. A identificação do recém-nascido (RN) deve ser realizada mediante o registro de sua impressão plantar e digital e da impressão digital da mãe. Essa identificação é feita no prontuário e nas três vias da Declaração de Nascido Vivo. Pulseiras devem ser colocadas na mãe e no RN, contendo o nome da mãe, o registro hospitalar, a data e hora do nascimento e o sexo do recém-nascido.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

722Q367100 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico, Petrobras, CESGRANRIO

Quando o medicamento administrado foi calculado na dose necessária para manter os níveis desejáveis de medicamento na corrente sangüínea e nos tecidos, durante o tratamento, é porque a prescrição se refere à dose:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

724Q362574 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico 1, INCA, CESPE CEBRASPE

Ao preparar um meio de cultura para bactérias, o técnico de um laboratório utilizou protocolos que demandavam o preparo das seguintes soluções: NaCR 0,9% (massa/volume); glicose 50 mmol/L; etanol 70% (volume/volume), sendo que estavam disponíveis no laboratório NaCR e glicose em pó, e etanol 95% (volume/volume). Também havia informações disponíveis sobre a massa molecular dos compostos: NaCR = 58,44 g/mol; glicose = 180,16 g/mol; etanol = 46,07 g/mol.

Em relação aos procedimentos corretos para o preparo das soluções descritas no texto acima, julgue os próximos itens.

Para o preparo de 100 mL da solução de NaCl, deve-se diluir 90 mg de NaCl em 100 mL de água.

  1. ✂️
  2. ✂️

725Q361086 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A via de administração da insulina é a subcutânea. A lipodristrofia insulínica ocorre em conseqüência de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

726Q362548 | Enfermagem, Administração de medicamentos

Nas aplicações de insulina NÃO se deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

727Q479799 | Farmácia, Administração de Medicamentos, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

O controle de medicamentos e de insumos farmacêuticos é de responsabilidade do farmacêutico na farmácia de manipulação, devendo obedecer a critérios mínimos exigidos para o exercício da atividade de manipulação das preparações magistrais. Tais farmácias devem garantir, inclusive, a qualidade físico-química e microbiológica da própria água potável. Logo, todos os procedimentos de trabalho necessitam da atenção do farmacêutico e de condições especiais à respectiva manipulação e dispensação, com o objetivo de garantir a qualidade dos produtos manipulados. A partir desse tema, julgue os itens a seguir. Quando a prescrição apresentar concentração superior aos limites farmacológicos, incompatibilidade ou interações potencialmente perigosas, o farmacêutico deve solicitar a confirmação, por escrito, do profissional prescritor e, na ausência ou negativa de confirmação, a receita somente poderá ser aviada mediante autorização do paciente.
  1. ✂️
  2. ✂️

728Q362075 | Enfermagem, Administração de medicamentos

A administração de medicamentos líquidos em crianças deve ser feita com perícia, pois há vulnerabilidade de broncoaspiração. Sobre os cuidados para evitar essa complicação, é correto afirmar, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

729Q360543 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Recife PE, UPE UPENET IAUPE

Sr. Francisco está com a seguinte prescrição:

• 1000 ml de soro glicosado

• 500 ml de soro fisiológico

• 1000 ml de soro ringer com lactado, para ser administrado nas 24 horas. Calcule a quantidade de fases e o nº de gotas/ minutos

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

730Q365555 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O cuidado de enfermagem que antecede a administração de digitálico ao cliente é a verificação de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

731Q368240 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Os medicamentos agem prevenindo ou tratando doenças e atuam no organismo de várias maneiras. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Os medicamentos colocados em mucosas ou nas vias respiratórias são rapidamente absorvidos, pois esses tecidos contêm muitos vasos sanguíneos.

  1. ✂️
  2. ✂️

732Q362622 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Analista Judiciário, STM, CESPE CEBRASPE

No que se refere às vias e drogas utilizadas no atendimento a vítimas de PCR, julgue os próximos itens.

A adrenalina aumenta a pressão de perfusão coronariana por meio da vasoconstrição periférica seletiva, podendo ser administrada com soluções alcalinas.

  1. ✂️
  2. ✂️

733Q361672 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Consultor Técnico Legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

O paciente Antônio, de 63 anos de idade e com o diagnóstico médico de câncer de sigmóide, submeteu-se a cirurgia de ressecção anterior do reto e sigmóide, evoluindo bem até o quinto dia do pós-operatório. No sexto dia após a cirurgia, foi encontrado no chão da enfermaria, apresentando quadro de confusão mental e escoriação na cabeça. Nesse mesmo dia, foram detectadas hipertermia e alterações no padrão respiratório, sendo levantada a hipótese de pneumonia. Evoluiu com dificuldade respiratória, leucocitose, anemia, trombocitopenia e oligúria. Oito dias após a cirurgia, o paciente foi novamente encaminhado ao centro cirúrgico, quando procedeu-se lavagem exaustiva da cavidade abdominal em decorrência de peritonite pélvica fecal. Foram instaladas colostomia e dois drenos de Penrose em flanco esquerdo e o paciente foi encaminhado para UTI. Encontra-se consciente, acamado, dispnéico, pouco comunicativo e afebril. Ausculta pulmonar revelou presença de ruídos adventícios. Apresenta ainda perfusão periférica lenta, edema e oligúria. Além da colostomia e dos drenos, está com punção de subclávia esquerda e sonda vesical de demora. Os sinais vitais mantêm-se estáveis. Prescrição médica parcial: cefoxitina 2 g intravenosa de 6 em 6 horas; gentamicina 60 mg intravenosa de 12 em 12 horas; albumina humana 50 mL intravenosa, em 30 minutos, de 12 em 12 horas; solução glicosada a 10%, 500 mL, intravenosa, a 100 mL/h.

Com base na situação hipotética apresentada, referente ao paciente Antônio, julgue os itens subseqüentes.

Considerando o fator de gotejamento do equipo igual a 20, a albumina humana deverá ser mantida a uma velocidade de 16,66 gotas por minuto, para que seja atendida a prescrição médica.
  1. ✂️
  2. ✂️

735Q359806 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico de Enfermagem, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

Com relação à assistência de enfermagem na administração de medicamentos, julgue os itens a seguir.

Alguns medicamentos são administrados por via parenteral pois tornam-se ineficazes quando em contato com o suco digestivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

736Q362901 | Enfermagem, Administração de medicamentos

Um paciente de 76 anos de idade, emagrecido, acaba de retornar do centro cirúrgico após a realização de uma colecistectomia, onde foram administradas drogas para a anestesia: midazolam, vecurônio e fentanil. Na clínica, em sua admissão, apresentou dificuldades em acordar, mas respondeu à solicitação da enfermeira para virar-se e tossir. Ao mover-se, gemeu, como se estivesse com dor, o que levou a enfermeira a administrar 75 mg de meperidina intramuscular, seguindo a prescrição médica de medicação, se necessário. Veio do centro cirúrgico com sonda nasogástrica instalada. Mais tarde, os sinais vitais indicavam pressão arterial de 110/70 mmHg, pulso de 64 batimentos por minuto, respiração de 8 movimentos por minuto e temperatura de 35,3ºC. Ritmo e sons cardíacos estavam normais. Gases arteriais indicaram pH de 7,27; PO2 de 110 mmHg e PCO2 de 56 mmHg com oxigênio sob máscara a 40%. Sua pele apresentava-se pálida e fria ao toque e sua oximetria de pulso foi de 98%.

Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens a seguir.

A meperidina é um potente analgésico que pode induzir, como efeitos adversos, sedação, euforia e confusão mental.
  1. ✂️
  2. ✂️

737Q479441 | Farmácia, Administração de Medicamentos, Instituto Quadrix

Um paciente diagnosticado com sífilis tardia foi tratado com três injeções intramusculares de suspensões aquosas de penicilina benzatina (2.400.000 unidades cada) a cada sete dias. Um mês após o fim do tratamento, verificou-se que a carga bacteriana se manteve inalterada.

Com base nesse caso hipotético, julgue os itens subsequentes.

O regime de administração proposto para a penicilina é semanal porque a forma farmacêutica administrada pela via intramuscular torna a liberação do fármaco prolongada pelo período de sete dias.
  1. ✂️
  2. ✂️

738Q368343 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, que versam acerca da sedação paliativa.

Após o início da sedação paliativa, em caso de dor refratária, não se deve administrar medicações para controle da dor (opioides) devido ao risco de aceleração da morte.

  1. ✂️
  2. ✂️

739Q477658 | Farmácia, Administração de Medicamentos, Assistente de Farmácia, Secretaria Municipal de Saúde SEMUS ES, CESPE CEBRASPE

Entre as preparações farmacêuticas, as soluções injetáveis são as mais utilizadas. Julgue os itens a seguir, a respeito desse tipo de preparação. Uma preparação injetável de amoxicilina sódica que contenha 1 g de pó com 500 mg de princípio ativo e seja diluída em 5 mL de água possui 20% do princípio ativo.
  1. ✂️
  2. ✂️

740Q365566 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico Judiciário, TRT 24a, FCC

Um cliente apresenta sinais de intoxicação digitálica. A família informa que o cliente é portador de insuficiência cardíaca e faz uso de digitálico e diurético. Esta predisposição digitálica foi provocada pelo uso do diurético que causa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.