Início

Questões de Concursos Administração de medicamentos

Resolva questões de Administração de medicamentos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


761Q367559 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico de Enfermagem, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, que tratam da administração parenteral de medicamentos.

Para se preparar dois medicamentos em uma única seringa, no caso da insulina, é necessário aspirar inicialmente a insulina de longa duração e depois completar na mesma seringa a insulina de curta duração na dose prescrita.

  1. ✂️
  2. ✂️

762Q369128 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, a respeito do cuidado ao fim da vida.

Em pacientes que se encontram na fase final de vida, a via intramuscular é de primeira escolha para a administração de medicamentos, por ser de rápida absorção e por se ter maior disponibilidade de sítios de aplicação.

  1. ✂️
  2. ✂️

763Q363775 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Enfermeiro, Prefeitura de Nova União MG, FUMARC

Fatores de ordem geral podem ser considerados como possíveis contra-indicações comuns à administração de todos os imunobiológicos. Dos fatores descritos abaixo, marque aquele que NÃO se enquadra às contra-indicações gerais para a administração de imunobiológicos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

764Q366643 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

A hipertensão arterial e o diabetes melito representam dois importantes fatores de risco para as doenças cardiovasculares, sendo responsáveis por inúmeros agravos e perda da qualidade de vida de muitos indivíduos. O acompanhamento e o tratamento sistemático são fundamentais e os profissionais de saúde devem estar preparados para o atendimento dessa clientela. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir. Algumas condições clínicas, como insuficiência adrenal, tireoidiana, hipofisária, renal, ou hepática, e consumo frequente de álcool podem levar os indivíduos que fazem uso de insulina a apresentarem hiperglicemia.
  1. ✂️
  2. ✂️

765Q366102 | Enfermagem, Administração de medicamentos

A desidratação caracteriza grave distúrbio agudo em adultos idosos, principalmente, estando essa alteração associada à morbidade e à mortalidade da população acometida. O recurso da hipordermóclise pode fornecer uma via alternativa à intravenosa para hidratação desses indivíduos.

Sobre a hipordermóclise, é incorreto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

766Q363773 | Enfermagem, Administração de medicamentos

A administração de medicamentos é uma atividade exercida pelos diferentes profissionais de saúde, com acentuada ênfase na assistência de enfermagem. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes. Para a instilação auricular o enfermeiro deve puxar o pavilhão auricular para baixo e para trás, no adulto, e para cima e para trás, na criança.
  1. ✂️
  2. ✂️

767Q368834 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico 1, INCA, CESPE CEBRASPE

Em relação aos cuidados com o uso de hemocomponentes, julgue os itens seguintes.

de quimioterapia. 74 Os fatores de crescimento são administrados somente por via subcutânea, observando os efeitos colaterais, como dor óssea, letargia, rush cutâneo, febre, tromboflebite, retenção de líquido.

  1. ✂️
  2. ✂️

768Q367853 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico Municipal, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes que tratam da assistência ao paciente que apresenta cetoacidose diabética.

Considerando que a concentração plasmática de potássio na maioria dos casos é elevada, uma vez que a glicose leva o potássio do líquido extracelular para dentro das células, sua reposição é necessária somente quando o paciente apresenta quadro de desidratação.

  1. ✂️
  2. ✂️

769Q368956 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

A administração de medicação pode ser feita pelas vias (oral, sublingual, retal e parenteral). Como Técnico de Enfermagem, ele reconhece que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

770Q362507 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Analista Legislativo, CD, FCC

Nas crises convulsivas no adulto, a administração de Fenitoína requer, como cuidado,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

771Q361183 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Consultor Técnico Legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, referentes à assistência de enfermagem nos diferentes procedimentos. A técnica de administração otológica de medicamentos em adultos e crianças difere pela manipulação do pavilhão do ouvido externo a fim de deixar mais reto o canal auditivo. Para cima e para trás nos adultos e para baixo e para trás nas crianças.
  1. ✂️
  2. ✂️

772Q886080 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Adustina BA, MS CONCURSOS, 2024

Sobre administração de medicamentos, quais assertivavas estão corretas?

I- Os medicamentos são introduzidos no corpo por diversas vias. II- Cloreto de potássio 19,1% e a Heparina, não são exemplos de medicação de alta vigilância. III- A via intramuscular fornece uma absorção mais rápida do que a subcutânea. IV- O dorso glúteo suporta somente o volume de 3ml. V- A flebite é caracterizada por eritema, calor, dor e edema.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

773Q1040576 | Enfermagem, Administração de Medicamentos, Enfermagem, TRT 5 Região BA, FCC, 2022

O técnico de enfermagem verificou que havia em estoque no armário 5 ampolas de heparina contendo 5.000 UI/0,25 mL. Para administrar 10.000 UI de heparina pela via subcutânea, a quantidade de ampolas a ser utilizada e de mL de heparina a ser aspirada é, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

774Q912107 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Coração de Jesus MG, Prefeitura de Coração de Jesus MG, 2023

Senhor Modesto, 62 anos, é diabético e hipertenso. Ele foi ao seu endocrinologista, que lhe prescreveu insulina NPH e regular. Assinale a alternativa que contém informação CORRETA sobre o uso de insulina e seus cuidados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

775Q953172 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico de Enfermagem ESF, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Dentre os materiais e equipamentos utilizados nas práticas de enfermagem, especificamente a bolsa coletora drenável de colostomia e ileostomia, é verdadeiro afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

776Q1041857 | Enfermagem, Administração de Medicamentos, Enfermagem, TRT 20 REGIÃO SE, FCC

O médico prescreve 500 mL de soro fisiológico 0,9% para ser infundido em 6h, via endovenosa. Para atender a essa prescrição, o técnico de enfermagem deverá controlar o gotejamento para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

778Q1044122 | Enfermagem, Administração de Medicamentos, Auxiliar ou Técnico de Enfermagem do Trabalho, DATAPREV, FGV, 2024

Um trabalhador é atendido no ambulatório com quadro de hipoglicemia. Após a realização do teste de glicemia capilar, o médico solicita que administre imediatamente a dose prescrita de uma ampola (10 ml) de glicose hipertônica a 25%. Você identifica que no ambulatório só encontram-se disponíveis ampolas (de 10 ml) de glicose hipertônica a 50%. A enfermeira do trabalho orienta que é possível administrar a dose prescrita utilizando-se das ampolas disponíveis e recomenda a correção da prescrição pelo médico.
Assim, de acordo com a nova prescrição, você deve administrar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

779Q881665 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Técnicas de Enfermagem
Durante a administração de medicamentos, uma técnica de enfermagem percebe que a dose de heparina prescrita para um paciente foi calculada incorretamente, e a quantidade administrada é superior à indicada. Como a técnica deve proceder após identificar o erro?
Itens para Verificação:

1. Notificar imediatamente o enfermeiro responsável e o médico sobre o erro na administração da medicação.
2. Monitorar sinais de sangramento e outros efeitos adversos no paciente.
3. Registrar o erro no prontuário do paciente e no livro de ocorrências do setor.
4. Iniciar medidas de suporte ao paciente, conforme orientação médica.
5. Não relatar o erro, desde que o paciente não apresente sintomas.

Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

780Q1039014 | Enfermagem, Administração de Medicamentos, Especialidade Enfermagem do Trabalho, TRT 4 REGIÃO RS, FCC, 2022

Para um paciente diabético foi prescrito 10 UI de insulina regular por via subcutânea. A unidade dispõe apenas de seringa de 3 mL. Nessa situação, o Técnico de Enfermagem deve aspirar do frasco-ampola de insulina, em mL,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.