Início

Questões de Concursos Administração de medicamentos

Resolva questões de Administração de medicamentos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


821Q1040761 | Enfermagem, Administração de Medicamentos, Técnico em Enfermagem, TJ PE, FCC

Foi solicitada ao técnico de enfermagem a administração de 25 gotas de determinado analgésico cuja apresentação é de 250 mg/mL. Essa dosagem corresponde a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

823Q1004494 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Enfermagem, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2024

Em relação aos medicamentos antidiabéticos disponíveis no Brasil, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

824Q890865 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico em Farmácia, Prefeitura de Pérola PR, UNIVIDA, 2024

Leia atentamente as afirmações a seguir em relação às vias de administração de medicamentos:

I - Muitos medicamentos podem ser administrados oralmente como líquidos, cápsulas, comprimidos ou comprimidos mastigáveis. Como a via oral é a mais conveniente e, geralmente, a mais segura e menos dispendiosa, ela é a via utilizada mais frequentemente.

II - Quando se toma um medicamento por via oral, alimentos e outros medicamentos no trato digestivo podem afetar a quantidade e a rapidez com que este é absorvido. Dessa forma, alguns medicamentos devem ser tomados com o estômago vazio, outros devem ser tomados com alimentos, outros não podem ser tomados com certos medicamentos e, em alguns casos, a via oral é contraindicada.

III - A via intramuscular é preferível à via subcutânea quando são necessárias maiores quantidades de um produto farmacêutico. Como os músculos estãoabaixo da pele e dos tecidos adiposos, utiliza-se uma agulha mais longa. Os medicamentos geralmente são injetados em um músculo do braço, coxa ou nádega. A rapidez com que o medicamento é absorvido na corrente sanguínea depende, em parte, do suprimento de sangue para o músculo: quanto maior for o suprimento de sangue, mais tempo o medicamento demora para ser absorvido.

IV - Para a via subcutânea, insere-se uma agulha entre duas vértebras na parte inferior da coluna vertebral dentro do espaço ao redor da medula espinhal. Neste caso, o medicamento é injetado no canal medular. Essa via é utilizada quando é necessário que um medicamento produza um efeito rápido ou local no cérebro, medula espinhal ou tecido que os envolvem (meninges) — por exemplo, para tratar infecções nessas estruturas.

V - Alguns medicamentos podem ser administrados a mulheres por via vaginal na forma de solução, comprimido, creme, gel, supositório ou anel. O medicamento é lentamente absorvido pela parede vaginal. Esta via é usada com frequência para administrar estrogênio a mulheres durante a menopausa para aliviar sintomas vaginais, como secura, dor e vermelhidão.

Estão corretas as afirmações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

825Q1040683 | Enfermagem, Administração de Medicamentos, Enfermagem, TRE AM, FCC

Texto associado.
Sr. Antônio, 72 anos, obeso, hipertenso, encontra-se na Unidade de Internação, acamado, no 3º pós-operatório de pancreatectomia. Ao avaliar o paciente, o profissional de enfermagem suspeitou de trombose venosa profunda (TVP), no membro inferior esquerdo.
Confirmado o diagnóstico de TVP, o médico prescreveu para o Sr. Antônio, 200 UI (Unidades Internacionais) de heparina, por via endovenosa. Havendo disponível na unidade, frasco-ampola de 5 mL com 5.000UI/mL e seringa de 10 mL, o paciente deverá receber
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

826Q1021247 | Enfermagem, Administração de Medicamentos, Técnico de Enfermagem, EBSERH, IBFC, 2022

A prescrição médica é administrar soro glicosado a 15%, 500ml. Temos soro glicosado 5%, 500ml, e glicose a 50%, ampolas com 50ml. Serão utilizados ________ampola(s) de glicose a 50% de 50ml cada para preparar a medicação prescrita. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

827Q1040491 | Enfermagem, Administração de Medicamentos, Enfermagem, TRT 16 REGIÃO MA, FGV, 2022

Alguns medicamentos requerem uma atenção e cuidado especial no processo de preparo e administração, pois apresentam riscos elevados, podendo resultar em efeitos adversos graves aos pacientes ou até mesmo leva-los a óbito. Tais medicamentos são denominados medicamentos de alta vigilância ou potencialmente perigosos.
Fazem parte dessa lista, na classe dos agonistas adrenérgicos endovenosos, os seguintes medicamentos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

828Q1040492 | Enfermagem, Administração de Medicamentos, Enfermagem, TRT 16 REGIÃO MA, FGV, 2022

Foi prescrito um medicamento por via endovenosa a ser administrado por infusão lenta e contínua. .
Conceitualmente, essa medicação deve ser administrada no seguinte tempo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

829Q1040574 | Enfermagem, Administração de Medicamentos, Enfermagem, TRT 5 Região BA, FCC, 2022

Após ser atendido no ambulatório do TRT, o trabalhador recebeu, por via endovenosa, 50 mL de determinado medicamento diluído em 500 mL de SG 5%, na vazão de 40 gotas por minuto. Nesta situação, a infusão endovenosa deve correr em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

830Q1040575 | Enfermagem, Administração de Medicamentos, Enfermagem, TRT 5 Região BA, FCC, 2022

Foram prescritas ao trabalhador 40 unidades de insulina NPH, por via subcutânea. O ambulatório do Tribunal Regional do Trabalho dispõe de seringa de 3 mL e frasco de insulina NPH com 100 unidades/mL. Para administrar a dose prescrita, o técnico de enfermagem deve aspirar o volume, em mL, correspondente a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

831Q1040580 | Enfermagem, Administração de Medicamentos, Enfermagem, TRT 5 Região BA, FCC, 2022

Para um trabalhador que faz uso contínuo de digitálico, mesmo que por via oral, é importante orientar que, antes de tomar o medicamento, ele deve verificar a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

832Q972805 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Enfermagem, TJDFT, FGV, 2022

Durante uma situação de emergência foi necessário administrar sulfato de atropina ao paciente.

A respeito das especificidades desse medicamento, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

833Q1002635 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Enfermagem, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2025

Sobre a desintoxicação do trato gastrointestinal, analise as afirmativas a seguir.
I. A catarse consiste na indução de vômitos com substâncias específicas, como a ipeca, e é utilizada para remover toxinas ingeridas antes que sejam absorvidas pelo organismo.
II. A êmese é um método utilizado para acelerar o trânsito intestinal, auxiliando na eliminação de substâncias tóxicas ingeridas pelo paciente.
III. A lavagem gástrica é recomendada quando a êmese não foi eficaz, mas é contraindicada em casos de ingestão de substâncias corrosivas ou em pacientes inconscientes sem proteção adequada das vias aéreas.
Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

834Q1055935 | Enfermagem, Administração de Medicamentos, Auxiliar de Enfermagem, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

66 Paciente, masculino, 42 anos de idade, encontra-se em pós-operatório de microcirurgia para retirada de tumor de hipófise cerebral; está no segundo dia de internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e apresenta quadro agudo de letargia, apatia, desorientação, câimbras musculares, agitação psicomotora, respiração de Cheyne Stokes e, nas últimas 24 horas, dois episódios de convulsão. A equipe de cuidados intensivos, após discussão do quadro, adotou como hipótese diagnóstica uma hiponatremia, sendo confirmada através de exames laboratoriais e para o tratamento optou-se pela reposição cautelosa de sódio, a fim de corrigir o distúrbio em questão e evitar possíveis complicações. Para tanto, foi prescrito pelo médico 500 mL de soro fisiológico a 7,5% a ser administrado por via intravenosa em bomba de infusão contínua. No setor, há disponível ampolas de NaCl a 20% contendo 10 mL de solução e frascos de soro fisiológico 0,9% de 500 mL. Para a adequada administração da prescrição, assinale o volume correto de cada solução a ser utilizada, considerando a disponibilidade do setor e sem ponderar a reposição de sódio devido à perda durante o descarte de uma parte da solução do frasco de SF 0,9% de 500 mL.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

835Q1049319 | Enfermagem, Administração de Medicamentos, Saúde do Trabalhador, EBSERH, VUNESP, 2020

A prescrição médica é amoxicilina em suspensão por via oral, devendo ser administrada 380 mg de 12/12h. O frasco do medicamento possui uma apresentação de 250 mg/5 mL.
Quantos mL devem ser administrados em cada dose?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

836Q1040665 | Enfermagem, Administração de Medicamentos, Enfermagem, TSE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Uma mulher de 72 anos de idade foi internada em uma clínica médica por apresentar hemorragia causada por uma úlcera gástrica. É diabética e hipertensa e encontra-se com quadro de anemia. Há 5 dias, a paciente apresentou epigastralgia intensa que a fez procurar o hospital. Encontra-se consciente e com fraqueza excessiva, que a incapacita de deambular. Há 15 anos, participa de reuniões em um centro de saúde, para o acompanhamento da hipertensão e do diabetes. A prescrição médica inclui: cefalexina 500 mg, via oral, de 6 em 6 horas; insulina NPH, 42 unidades, às 7 horas; e insulina regular conforme esquema de glicemia capilar (acima de 201 administrar 4 unidades).
A insulina NPH prescrita à paciente poderá ser administradas pela via
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

837Q1051680 | Enfermagem, Administração de Medicamentos, Terapia Intensiva Pediátrica, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da terapia intravenosa em pediatria e de aspectos a ela relacionados, julgue o item subsequente.

Após a colocação do cateter venoso central de longa permanência totalmente implantável em centro cirúrgico, a sua primeira manipulação estará liberada a partir de 72 h a 96 h, devido à sensibilidade do paciente. Caso seja necessária sua utilização imediata após a colocação, o dispositivo deverá ser ativado no centro cirúrgico.

  1. ✂️
  2. ✂️

838Q1020738 | Enfermagem, Administração de Medicamentos, Técnico em Enfermagem, EBSERH, VUNESP, 2020

C.A, 18 anos, sexo feminino, portadora de diabete tipo 1, eutrófica, está internada para tratamento clínico. Ao verificar a prescrição médica, o técnico de enfermagem (TE) constatou que 30 minutos antes do almoço a paciente deveria receber 10 unidades de insulina simples, por via subcutânea. Para administrar corretamente essa medicação, o TE deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

839Q903580 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Especialidade: Enfermagem, TRF 1a, FGV, 2024

Um paciente adulto, com obesidade mórbida, internado com suspeita de intoxicação por benzodiazepínicos, apresentou os seguintes resultados de gasometria: pH = 7,29; p02 = 60; pCO2 = 57; HCO3 - = 26,5; BE= -1.
Com base nessas informações, é correto afirmar que esse paciente apresenta um quadro de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

840Q886469 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Barra de São Miguel PB, CONTEMAX, 2024

Para um paciente com Varicela, foi prescrito Permanganato de Potássio (KMnO4) a 1:40.000, que serão utilizados comprimidos de KMnO4 de 200mg cada. Quantos comprimidos serão necessários para preparar 4 litros da solução. Assinale a alternativa que corresponde a quantidade correta de comprimido.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.