Questões de Concursos Administração e Economia Farmacêutica

Resolva questões de Administração e Economia Farmacêutica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

101Q476391 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Farmácia, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

A administração de estoques de medicamentos compreende gerar estoques essenciais e padronizados, exigindo, para sua especialidade, a atuação de profissional qualificado e que conheça bem:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

102Q475747 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Farmácia, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

Os estoques são quantidades de produtos mantidos em disponibilidade para serem utilizados de acordo com as necessidades. Os dois métodos básicos de reposição de estoques para manter um nível de estoque que atenda às necessidades, com regularidade no abastecimento contínuo da rede de serviços farmacêuticos são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q476911 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Farmácia, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

No que concerne às vantagens de se praticar as compras de medicamentos por contratos de fornecimento com entregas parceladas, assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q475940 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Analista de Gestão Corporativa, Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia, CESPE CEBRASPE

A forma como são produzidos, inspecionados e administrados os produtos biológicos tornam necessárias certas precauções especiais. Ao contrário dos medicamentos quimicamente definidos, que normalmente são fabricados e controlados por técnicas químicas e físicas reprodutíveis, os produtos biológicos são fabricados com tecnologias que envolvem processos e materiais biológicos nem sempre reproduzíveis. Os processos de produção de biológicos têm uma variabilidade intrínseca e, portanto, a degradação e a natureza dos subprodutos não são constantes. Por esta razão, na fabricação de produtos biológicos é ainda mais crítico o cumprimento das recomendações estabelecidas pelas boas práticas de fabricação (BPF), durante todas as fases de produção. Acerca desses temas, julgue os itens de 108 a 113.

As BPF determinam que as etapas críticas dos processos de fabricação e suas modificações não devem ser validadas, pois este tipo de procedimento inviabiliza a rotina da produção e dificulta o atendimento da demanda.

  1. ✂️
  2. ✂️

105Q478446 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

O custo da saúde sempre se remete a algum pagador: o poder público, a operadora de plano de saúde, o segurado, o cidadão com a respectiva carga de impostos e, muitas vezes, algumas pessoas que acabam pagando o tributo da má assistência. Desse modo, gerir custos de matérias e medicamentos é, antes de tudo, uma obrigação e uma finalidade do profissional de saúde e do gestor hospitalar. Acerca da gestão farmacêutica, julgue os itens a seguir. O subsistema de controle deve responder à pergunta “o quê?” (comprar, armazenar e distribuir). Ele é composto das funções de normatização, que vão selecionar, padronizar e especificar os materiais.
  1. ✂️
  2. ✂️

106Q477413 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Analista de Gestão Corporativa, Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia, CESPE CEBRASPE

No processo produtivo de uma indústria são imprescindíveis a movimentação e o transporte de materiais que se destinam à transformação ou ao beneficiamento da matéria-prima. A influência, na produtividade industrial dos equipamentos e dos sistemas para a armazenagem pode ser observada em todas as suas frentes. Acerca desses aspectos logísticos, julgue os itens que se seguem.

Mensalmente a empresa deve efetuar inventários gerais para a verificação de discrepâncias entre os registros e o estoque físico.

  1. ✂️
  2. ✂️

107Q475800 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Técnico de Nível Superior, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Acerca de gestão em saúde, julgue os itens a seguir.

A análise de custo-benefício difere da análise de custoefetividade em sua aplicação, uma vez que a primeira é utilizada quando os resultados são dificilmente monetizáveis e a segunda destina-se a valorizar tanto os custos como os resultados em termos monetários.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.