Questões de Concursos Administração e Economia Farmacêutica

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q475060 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Farmácia Cargo 7, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção incorreta acerca dos processos de armazenamento de medicamentos, fase importante do ciclo da assistência farmacêutica.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22 Q478490 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

O custo da saúde sempre se remete a algum pagador: o poder público, a operadora de plano de saúde, o segurado, o cidadão com a respectiva carga de impostos e, muitas vezes, algumas pessoas que acabam pagando o tributo da má assistência. Desse modo, gerir custos de matérias e medicamentos é, antes de tudo, uma obrigação e uma finalidade do profissional de saúde e do gestor hospitalar. Acerca da gestão farmacêutica, julgue os itens a seguir. Os custos indiretos são aqueles considerados comuns a diversos procedimentos ou serviços, podendo ser vinculados diretamente a um serviço ou um procedimento, e tendem a apresentar maior complexidade de cálculo, impondo uma série de processamentos paralelos.
  1. ✂️
  2. ✂️

23 Q475997 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Especialista em Regulação Sanitária, ANVISA, CESPE CEBRASPE

Com relação aos conceitos ligados à farmacoeconomia, julgue os itens a seguir.

A farmacoeconomia, por meio do uso de técnicas derivadas da economia como, por exemplo, avaliação custo-benefício, custo-efetividade, custo-utilidade e minimização de custos aplicadas ao uso de medicamentos, envolve tanto os aspectos macro, aplicando técnicas de epidemiologia e estudos de grupo de especialistas, em que são tomadas decisões após avaliação de risco/benefício/custo de equivalentes terapêuticos, bem como aspectos na área micro, onde a atenção concentra-se em poucos medicamentos, focalizando uma doença (sintoma).

  1. ✂️
  2. ✂️

24 Q474908 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Analista de Gestão Corporativa, Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia, CESPE CEBRASPE

Para que os processos sejam eficazes é necessário a liderança de pessoas constantemente atentas ao desempenho de pessoal de e de outros recursos. O líder do processo estabelece, junto com os demais componentes, a cadeia cliente/fornecedor, verificando se está recebendo os insumos de forma adequada e estabelecendo uma relação com o cliente do processo. Com base no tema cadeia cliente/fornecedor, julgue os itens seguintes.

A partir do cliente externo (cidadão/consumidor), os processos se comunicam: o anterior é cliente, o seguinte, fornecedor.

  1. ✂️
  2. ✂️

25 Q476110 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Farmácia, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESP

É um conceito correto de Farmacoeconomia:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26 Q476830 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Especialista em Regulação Sanitária, ANVISA, CESPE CEBRASPE

Com relação aos conceitos ligados à farmacoeconomia, julgue os itens a seguir.

Os custos diretos incluem tanto os pagamentos que implicam em uma retirada financeira real e imediata, como o uso de materiais e medicamentos, salários (horas trabalhadas), exames realizados, despesas administrativas e outros eventos bem como os ganhos não realizados, que envolvem a perda temporária ou definitiva da capacidade de trabalho do próprio paciente e de seus acompanhantes.

  1. ✂️
  2. ✂️

27 Q476601 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Especialista em Regulação Sanitária, ANVISA, CESPE CEBRASPE

Com relação aos conceitos ligados à farmacoeconomia, julgue os itens a seguir.

Diferenças substanciais nas preferências e na renda alteram, substancialmente, o horizonte de vida dos indivíduos já que as pessoas com rendas mais elevadas exigem preços menores para assumir um dado nível de risco dificultando, assim, os cálculos de valoração da vida, usados nas análises de custobenefício.

  1. ✂️
  2. ✂️

28 Q480373 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES, 2017

A coleta e a utilização de informações quanto a custos e benefícios das intervenções em saúde podem auxiliar no estabelecimento de prioridades para a alocação de recursos em saúde. Nesse sentido, os estudos de farmacoeconomia em ambiente hospitalar são cada vez mais necessários.

Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

No cuidado com o paciente, a tomada de decisão com critérios quantitativos inclui análise de custoefetividade, que descreve os custos financeiros necessários para a prevenção de desfechos clínicos.
  1. ✂️
  2. ✂️

29 Q477936 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Especialista em Regulação Sanitária, ANVISA, CESPE CEBRASPE

Com relação aos conceitos ligados à farmacoeconomia, julgue os itens a seguir.

A escolha apropriada de taxas de desconto torna a mensuração dos desfechos em saúde consistentes com as análises de custo-benefício impedindo, por exemplo, de dar um peso excessivo às mortes das pessoas mais jovens.

  1. ✂️
  2. ✂️

30 Q477974 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Farmácia, SEAD SE, CESPE CEBRASPE

A gestão de estoques se reveste de valor especial, pois é um elo importante para que o hospital alcance o seu propósito final, que é proporcionar ao seu cliente um atendimento com qualidade. Com relação ao abastecimento e gerenciamento de produtos para a saúde julgue os itens de 87 a 89.

O estoque mínimo tem a finalidade de garantir a continuidade do atendimento em caso de ocorrências não previstas como a elevação brusca no consumo e o atraso no suprimento.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.