Questões de Concursos Administração e Economia Farmacêutica

Resolva questões de Administração e Economia Farmacêutica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q475267 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Farmácia, Secretaria de Estado da Saúde CE, UECE

É através da farmacoeconomia que pela comparação entre dois ou mais medicamentos, se busca determinar qual deles apresenta menor custo, com maiores benefícios para a saúde. Numa avaliação econômica dos medicamentos podemos afirmar, corretamente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q475788 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Farmácia, Secretaria de Estado da Saúde CE, UECE

Marque a alternativa verdadeira sobre a manipulação de fórmulas magistrais e oficinais e a produção de medicamentos e correlatos na farmácia hospitalar.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q475242 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Farmácia, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

Leia as seguintes afirmações.

I- A atenção farmacêutica é definida como uma prática, na qual o farmacêutico assume a responsabilidade para com o paciente quanto às suas necessidades farmacoterapêuticas.
II- A atenção farmacêutica tem como objetivo garantir a eficácia do tratamento e a segurança da farmacoterapia, visando melhoria da qualidade de vida do paciente.
III- No processo de aquisição do medicamento, o farmacêutico é responsável por avaliar as condições de armazenamento do mesmo na distribuidora que deve obedecer aos requisitos estabelecidos pelas Boas Práticas de Estocagem de Medicamentos.
IV- Estabelecimentos farmacêuticos de qualquer natureza devem adquirir medicamentos em maior quantidade, armazená-los em um almoxarifado exclusivo para estocagem, em local com condições ambientais favoráveis.

Estão CORRETAS as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q477311 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Especialista em Regulação Sanitária, ANVISA, CESPE CEBRASPE

Com relação aos conceitos ligados à farmacoeconomia, julgue os itens a seguir.

As políticas de prevenção de doenças, por meio do tratamento da população exposta ao risco (screening), por reduzirem, substancialmente, as taxas de mortalidades, apresentam sempre elevados escores de custo-efetividade.

  1. ✂️
  2. ✂️

45Q478026 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Especialista em Regulação Sanitária, ANVISA, CESPE CEBRASPE

Com relação aos conceitos ligados à farmacoeconomia, julgue os itens a seguir.

O custo da assistência médica — incluindo-se, aí os gastos com medicamentos — corresponde a um desfecho em saúde e, portanto, deve ser investigado no âmbito da epidemiologia dos custos de saúde.

  1. ✂️
  2. ✂️

46Q475122 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Especialista em Regulação Sanitária, ANVISA, CESPE CEBRASPE

Com relação aos conceitos ligados à farmacoeconomia, julgue os itens a seguir.

O custo de oportunidade da adoção de uma alternativa terapêutica, que maximize os anos de vida da população afetada por uma determinada doença, por gerar aumentos significativos do orçamento de um sistema de saúde, é dado pela redução exigida de recursos necessários para o tratamento de outras enfermidades que teriam, por exemplo, um impacto populacional maior.

  1. ✂️
  2. ✂️

47Q476721 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Farmacêutico, Prefeitura de Louveira SP, VUNESP

Na dispensação de medicamentos a pacientes internados, o sistema no qual a enfermagem transcreve as prescrições de todos os pacientes de uma ala, consolida-as em um único pedido que a farmácia separa e envia em suas embalagens originais é denominado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q478891 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Farmacêutico, FEAES PR, PUC PR

A estocagem de medicamentos é a guarda organizada e deve ser feita em condições que permitam preservar a sua estabilidade e qualidade, de modo a protegê-los contra riscos de alterações físico-químicas e microbiológicas. A respeito das condições de armazenamento de medicamentos, avalie as assertivas a seguir:

I. Os medicamentos que necessitam de conservação sob refrigeração exigem uma cadeia de frio. A temperatura do refrigerador deve ser mantida entre 2ºC a 8ºC, sendo necessário verificar diariamente a temperatura empregando termômetro de máxima e mínima.

II. Segundo a Organização Mundial de Saúde, as condições normais de armazenamento correspondem a locais secos e bem ventilados, temperatura de 15ºC a 25ºC ou até 30ºC em algumas zonas climáticas.

III. Segundo a terminologia relacionada à conservação de medicamentos adotada na Farmacopéia Brasileira (quarta edição) e no Regulamento Técnico de Medicamentos Genéricos, local fresco é o ambiente cuja temperatura permanece entre 15ºC e 20ºC.

IV. Segundo a terminologia relacionada à conservação de medicamentos adotada na Farmacopéia Brasileira (quarta edição) e no Regulamento Técnico de Medicamentos Genéricos, o armazenamento de medicamentos em congeladores é realizado sob temperaturas inferiores a -30ºC.

Está(ão) CORRETA(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q474955 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Policial Civil Perito, Polícia Civil PE, IPAD

A monitoração do ambiente de trabalho, também conhecida por Monitoração Ambiental, diferencia-se da Biológica por ocupar-se do xenobiótico fora do organismo, não devendo ser confundida com a monitoração do ambiente geral, como o ar de uma comunidade. Neste contexto, assinale a alternativa incorreta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q480418 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES, 2017

A coleta e a utilização de informações quanto a custos e benefícios das intervenções em saúde podem auxiliar no estabelecimento de prioridades para a alocação de recursos em saúde. Nesse sentido, os estudos de farmacoeconomia em ambiente hospitalar são cada vez mais necessários.

Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Nos estudos de farmacoeconomia, as formas de mensuração dos desfechos diferem-se, definindo quatro tipos de análise: custo-minimização, custo-efetividade, custo-utilidade e custo-benefício.
  1. ✂️
  2. ✂️

51Q476919 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Farmácia, Prefeitura de Amargosa BA, MOVENS Instituto

Em relação ao cálculo de níveis de estoque, pela fórmula simples, são tomadas por base as seguintes variáveis:

I - consumo médio mensal;

II- estoque máximo;

III- tempo de reposição;

IV- ponto de pedido;

V- estoque mínimo.

Estão corretos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q480744 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Farmacêutico, FEAES PR, PUC PR

Os itens de um estoque apresentam normalmente diferentes posições no fluxo de materiais e variados graus de utilização. O estudo técnico dessas ocorrências por meio do agrupamento de itens de acordo com seu custo, preferentemente, anual, permite a elaboração da curva ABC, também chamada de curva 80-20 ou gráfico de Pareto. Com relação à curva ABC, avalie as afirmativas a seguir:

I. A classe A é composta pelos itens mais importantes que devem ser tratados com atenção especial pela administração.

II. A classe A representa 20% dos itens em estoque, que correspondem a 50% do investimento.

III. A classe B é composta por 50% do total de itens e essa classe representa 20% do investimento.

IV. A classe C da curva detém maior importância administrativa e é composta por 30% dos itens que representam 30% do investimento.

Está(ão) CORRETA(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q479355 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Farmacêutico, Prefeitura de Barueri SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Analise as alternativas abaixo a respeito da Farmacoeconomia, e assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q475198 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Farmácia, Secretaria de Estado da Saúde CE, UECE

Dentre os objetivos da farmácia hospitalar, podemos citar o planejamento, a aquisição, o armazenamento e o controle de medicamentos e correlatos. Com relação ao armazenamento e os fatores que provocam alterações nos medicamentos e correlatos, podemos afirmar, corretamente

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q480240 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Com o surgimento do perfil de farmacêutico generalista, desde 2002, houve o fortalecimento da farmácia clínica, que atualmente exige dos profissionais farmacêuticos atuação de forma sistemática para o acompanhamento e a avaliação da farmacoterapia. Há algumas ferramentas de trabalho para essa atuação: a farmacovigilância, ciência, ou o conjunto de atividades relativas à detecção, à avaliação, à compreensão e à prevenção dos efeitos adversos ou qualquer outro possível problema relacionado ao medicamento. A farmacoepidemiologia é definida como o estudo da utilização e dos efeitos de medicamentos em um grande número de pessoas. E a farmacoeconomia é considerada a aplicação de economia da saúde especificamente aos medicamentos, mediante análises econômicas; não pode ser considerada uma ciência individualizada, pois são utilizadas metodologias derivadas das áreas de economia, epidemiologia, farmácia, medicina e ciências sociais.

BISSON, M. P. Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica. 3. ed. Barueri: Manole, 2016, com adaptações.

Considerando os conceitos apresentados, julgue os itens a seguir.

O custo que não varia com quantidade ou volume o resultado gerado em curto prazo, por exemplo, um ano, é o custo fixo.
  1. ✂️
  2. ✂️

57Q477742 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Farmácia, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

A seleção de medicamentos traz vantagens administrativas e relacionadas ao processo assistencial, reduzindo custos e melhorando a qualidade da farmacoterapia desenvolvida na instituição. São vantagens da seleção de medicamentos, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q478039 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Especialista em Regulação Sanitária, ANVISA, CESPE CEBRASPE

Com relação aos conceitos ligados à farmacoeconomia, julgue os itens a seguir.

Contrariamente às decisões realizadas no âmbito dos mercados privados, a análise de custo-benefício social aplica-se quando os mercados privados não são capazes de apreçar a totalidade dos benefícios e custos associados a determinados programas públicos, incluindo-se aí, os tratamentos médicos realizados no sistema de saúde pública.

  1. ✂️
  2. ✂️

59Q476659 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Farmácia, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, que versam sobre a seleção de medicamentos.

Uma seleção de medicamentos adequada proporciona ganhos terapêuticos e econômicos. Os ganhos terapêuticos referem-se à promoção do uso racional e à melhoria da resolutividade terapêutica por meio do acesso a medicamentos eficazes, seguros e voltados às doenças prevalentes. Os ganhos econômicos referem-se à racionalização dos custos dos tratamentos e, conseqüentemente, à otimização dos recursos humanos, materiais e financeiros disponíveis.

  1. ✂️
  2. ✂️

60Q479118 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Com o surgimento do perfil de farmacêutico generalista, desde 2002, houve o fortalecimento da farmácia clínica, que atualmente exige dos profissionais farmacêuticos atuação de forma sistemática para o acompanhamento e a avaliação da farmacoterapia. Há algumas ferramentas de trabalho para essa atuação: a farmacovigilância, ciência, ou o conjunto de atividades relativas à detecção, à avaliação, à compreensão e à prevenção dos efeitos adversos ou qualquer outro possível problema relacionado ao medicamento. A farmacoepidemiologia é definida como o estudo da utilização e dos efeitos de medicamentos em um grande número de pessoas. E a farmacoeconomia é considerada a aplicação de economia da saúde especificamente aos medicamentos, mediante análises econômicas; não pode ser considerada uma ciência individualizada, pois são utilizadas metodologias derivadas das áreas de economia, epidemiologia, farmácia, medicina e ciências sociais.

BISSON, M. P. Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica. 3. ed. Barueri: Manole, 2016, com adaptações.

Considerando os conceitos apresentados, julgue os itens a seguir.

Os gastos são reconhecidos como custos variáveis, quando aumentam conforme o crescimento do número de pacientes atendidos em uma clínica ambulatorial.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.